A Casa dos Espíritos

A Casa dos Espíritos Isabel Allende

Resenhas - A Casa dos Espíritos

Aline 17/12/2023

Meu segundo melhor do ano
Que leitura maravilhosa?
Nada do que eu escreva aqui fará jus ao que esta história apresenta.
Temos aqui um romance político e uma história meio mágica, mas ao mesmo tempo real.

Só posso dizer que as mulheres são sensacionais e poderosas, os homens, mais ou menos!!!
Não consegui simpatizar com o protagonista, Esteban Trueba, pra mim nada apagou o seu passado bárbaro.

Não é uma leitura fácil, do meio pro fim, fica bem pesada, mas é esplendorosa, super recomendo!!!!

GihdeVdd 17/12/2023

Gostaria de começar essa resenha contando um fato curioso desse livro, de acordo com a minha experiência de leitura: embora ele seja bem descritivo e denso, me proporcionou uma leitura muito agradável. Quando eu parava para lê-lo, ficava horas entretida com a história (que, por sinal, é muito interessante).
Eu curti muito o estilo de escrita da autora e do recurso que ela usa de mencionar eventos que serão abordados no futuro - não sei se é algo recorrente em suas obras. E ela consegue amarrar direitinho todos os acontecimentos (é uma escritora muito habilidosa, pelo que pude perceber).
A cada capítulo parecia que o rumo da história mudava, de tanta coisa que acontecia, e ficou muito bom o desenrolar dos acontecimentos. As questões abordadas foram bem interessantes e, por cada personagem ter uma visão particular, foram muito bem exploradas.
Tiveram certas partes que não me agradaram tanto (tipo o desfecho da Clara), mas nada que atrapalhou a minha experiência. O final eu achei ótimo, fez total sentido com o caminho que a história tomou e isso não é algo que eu vejo com frequência em outros livros. Enfim, é uma ótima obra!
Isadora 17/12/2023minha estante
É um dos meus livros favoritos

Beatriz3345 17/12/2023

É uma história para se sentir desconfortável. mais do a história de uma família, é a narração das raízes, contradições e violências que compõe a história de uma país (mesmo que nunca seja nominado, a gente entende que é sobre o Chile), onde o realismo fantasma anda paralelamente, em uma relação indissociável, com as experiências absurdas que são muito baseados na realidade da América latina do século XX. Está lá o terror da ditadura militar, assim como o que estava antes dela: a estrutura de uma sociedade classista, racista, misógina, e que abraça todos os seus privilégios mais e mais num contexto capitalista com heranças do colonialismo.

A narrativa alterna pontos de vistas e às vezes parece passar da primeira para a terceira pessoa, quando na verdade é sempre em primeira. Os parágrafos e capítulos são um pouco longos e, assim como os diários de Clara, nem tudo está em ordem cronológica, sendo uma trilha de acontecimentos .

O final tem um quê de visão histórica cíclica, mas me confundiu que a nota de perdão (que eu não sei se é retratado da melhor forma) do final, cria a ilusão de que se pode vencer ole esgotar o ódio (o que interromperia o ciclo). Fica para interpretações mais aprofundadas do que posso fazer agora.

Então no fim acho que é uma obra muito boa, mas tenho algumas ressalvas sobre as quais tenho que pensar mais.

Giully 14/12/2023

Uma narrativa majestosa que me encantou do começo ao fim.
Em vários momentos parei minha leitura pra pensar sobre a habilidade da autora em contar a história, conduzindo o leitor por meio da magia e do caos da vida, graças à maestria na construção dos personagens, tão verossímeis que provocam medo.
desde o começo a ficção é mesclada com a vida real e mantém o equilíbrio harmoniosamente, destoando, na minha opinião, só no final, mas sem apagar os méritos do conjunto de toda a narrativa.

Heloisa198 14/12/2023

O Espiritismo em forma de ficção
Tenho um sério problema em ler livros de autores latinos porque demoro meses para conseguir concluir a leitura. A escrita desse livro é um pouco arrastada e com muita detalhismo. Isso dificultou que eu pudesse terminar essa leitura, levei longos NOVE MESES!

Foi uma grande oportunidade de conhecer um pouco mais dos países latinos, e achei muito parecido com o livro ?Violeta? da Isabel, então a história fluiu com mais interesse da minha parte.

Eu achei muito cômico como as coisas de desenrolaram, e como acabei gostando do realismo mágico da história. Em muitas vezes me identifiquei com a Clara, porque acredito em tudo que ela acreditava e achava muito interessante a censura dos outros personagens referente às suas crenças!

É um livro para ler devagar e conhecer os personagens aos poucos. Um livro para conhecer uma cultura e uma crença nova e diferente. Eu gostei.

Gabs 13/12/2023

Mas isso aqui não é um livro, é uma obra de arte
Que privilégio ler Isabel Allende, melhor descoberta de 2023 e atualmente a minha escritora favorita.
Amei ter lido sua mais famosa obra e o fato de ter lido após Paula e Mulheres de minha alma fez A casa dos Espíritos fazer ainda mais sentido.
Que escrita deliciosa, repleta de História, memórias e personagens cativantes e complexos. Maravilhoso!

Sadrak 13/12/2023

Espirituosidade
Uma tragédia entrecortada por uma descrição de eventos políticos. Se suas páginas forem abertas à procura de uma espiritualidade anunciada em seu título, essa obra irá revelar outra coisa que não o espiritual, mas a realista face humana e sua maldade.

Às vezes o cenário tem ternura e amor, porém não passa de névoa que nos devolve a dor e ao sofrimento de seus personagens.

Quem gosta de um belo drama escrito com maestria, boa leitura.

Júlia 12/12/2023

Bom, mas esperava outra coisa ?
Gostei muito do livro, porém, achei que, a partir de certo ponto, ele toma um rumo totalmente diferente do começo e do que se espera. Isso poderia ser até bom, se fosse surpreender de outra forma, mas nesse caso achei que ficou mais cansativo toda a conotação política que toma e se arrasta até o final. E, veja bem, não é que não gosto de ler sobre temas políticos, é que o começo do livro dá a entender algo completamente diferente, esperei pela história com doses de magia e humor familiar em que se inicia. Talvez tenha sido erro meu não saber que se tratava da Ditadura Chilena na verdade. Eu fui ler o livro sabendo 0 sobre ele ?
A partir de um pouco antes da parte da ditadura se instalando, tornou-se arrastado para mim, e perdi um pouco o interesse, tanto que tive que fazer um certo esforço para terminar. Apesar disso, não quis largar ele.
Mas estou aliviada por finalmente ter acabado, o que pra mim não é um bom sinal, já que sei que, normalmente, quando de fato me apaixono por uma leitura do começo ao fim, o que sinto é o exato oposto, a vontade de que não acabe.
Uma coisa preciso reconhecer: acho a escrita de Isabel incrível! Ela tem uma maneira de descrever as coisas muito única e cativante, realmente te prende e te mergulha.
Gostaria muito que o livro tivesse sido até o final como o começo, com as pitadas de magia que havia nele com mais presença e a leveza dos temas de uma família peculiar. Isso foi algo que amei, minha parte preferida!
Claro que achei muito interessante saber mais sobre a Ditadura Chilena através da perspectiva da autora, e de fato ela trás a aura latina pra obra de uma forma que qualquer Sul-Americano pode se ver um pouco ali. Também é impactante como essa parte política se relaciona ainda com os dias de hoje, tão triste e difícil relfetir sobre isso enquanto lia.
Enfim, no mais é um bom livro, mas eu só o recomendaria fazendo sempre essas ressalvas de como me senti, e avisando a quem não sabe (como eu não sabia kkkk) que na verdade a história contada é sobre uma parte da história do Chile. Ainda sim achei que valeu a pena a leitura.

babi 11/12/2023

Leitura densa
Gosto muito do realismo fantástico latino, sinto que faz parte da nossa essência como povo latino-americano. Isabel Allende retrata bem várias fases de uma família chilena mas que poderia ser de qualquer outro país sul-americano. Boa leitura para quem gosta de fortificar nossas raizes sudacas :)

Juliana 11/12/2023

Isabel Allende RAINHA
Simplesmente eu engoli esse livro e fui engolida pela trama. Tudo que acontece é interessante, é bem escrito; tem ligação e relevância entre cada pessoa e ação dessa saga. Eu adorava o filme mas lendo o livro percebi o quanto é cortado, existem tramas inteiras extremamente importantes que não estão nele. É muito bom mesmo. E alguns acontecimentos são tão atuais que parecem que foram escritos sobre o Brasil em 2018. Dá até uma sensação de surrealidade. Isabel Allende se tornou uma das minhas escritoras favoritas com essa obra.

Gian Lucas 10/12/2023

Incrível!
Estou simplesmente apaixonado pela história, pelos personagens, pelos elementos místicos... por tudo. Muito delicada e tocante a forma como Allende descreve os acontecimentos do Chile e como tudo isso reflete na família Trueba. Fiz questão de ler sem presa, levei pouco mais de um mês, para poder desfrutar da companhia dos personagens todo fim de tarde.

CinMeireles 09/12/2023

A Casa dos Espíritos é a história da família Trueba, e a história da família Trueba é a história do Chile.
Embora narrado em primeira pessoa, os verdadeiros protagonistas são as questões sociais do Chile do início ao meio do século XX. Cada personagem e cada acontecimento está profundamente atrelado ao que estava acontecendo no contexto social e político do país naquela época. Seus personagens são profundamente humanos, em todos os seus defeitos, desgraças e virtudes. Como na vida real, não existem heróis e vilões - é fácil odiar um personagem em um momento e sentir compaixão e simpatia por ele em outro. Claramente é um livro que será odiado por aqueles leitores que gostam de livros com lições de moral e bem e mal bem definidos.

joaoggur 08/12/2023

Apaixonante apneia na Latino-América.
A casa dos espíritos é aquele tipo de livro que não importa o seu nível de (in)sensibilidade; é impossível não terminar com os olhos cheios de água, com os pelos do braço e das pernas completamente eriçados.

Passei um bom tempo acompanhando a família Trueba, e este tempo foi cada vez mais postergado pela minha própria pessoa. Em toda a leitura fiquei em dúvida se persistia mais rapidamente, deleitando-me com avidez, ou se simplesmente optaria por aproveitar aos poucos, observando cada minúcia? e esta última opção caíra como uma luva.

Me apaixonei por Clara na mesma intensidade que odiei Esteban (ouso elegê-lo como um dos personagens mais complexos da literatura contemporânea; ficamos, por todo o livro, oscilando entre odia-lo e sentir compaixão pelo homem; poucas vezes vi autores conseguirem desenvolver esta humanidade em seus personagens), mas, principalmente, me senti como membro da família Trueba. O triunfo de um personagem causava-me vivas, tal como a morte de outros me afligia.

Tal como uma outra história oriunda do boom latino-americano (impossível não emocionar-se com os elementos chilenos, como o referenciado ?Poeta? sendo Neruda e o suposto ?Presidente? sendo o próprio Allende), ?Cem Anos de Solidão?, sinto que ambos os livros são exímios em nos envolver por uma simples questão; enganam-se aqueles que elegem a família ?Buendia? naquele e os ?Trueba? neste como os reais protagonistas?.

Pois o maior protagonista, neste livro, é o tempo.

E o tempo é capaz de maturar cada sentimento, cada pulsão em nossos corações em meio a leitura. O ritmo que o mainstream considera ?lento? vai, cada vez mais, nos tragando para dentro da obra, até que percebe-se que nossa leitura é sinônimo de participar da história.

Terminei a obra com lágrimas nos olhos; um misto de tristeza e felicidade, quase como uma nostalgia por algo que acabei de ler. Um livro pesadíssimo que merece todos os seus louros.

Favoritado.

Lari Guimarães - @lendocomanatureza 08/12/2023

Chocada e triste e triste e chocada.
O meu livro preferido da autora até agora. Apesar de não ter sido uma leitura rápida, já que comecei a ler em agosto (?) até 60%, fiz uma pausa e só retomei em novembro, quando finalmente terminei.

Nessa leitura conheci várias gerações da família Del Valle e esse livro parece uma temporada de episódios do programa Casos de Família, tem de TUDO!

No geral achei esse livro incrível, me apeguei aos personagens, amei e odeie alguns personagens, fiquei triste, triste e triste mais umas 19488439x. Mas amei as tristezas e sofrimentos que senti (o famoso, quanto mais traumatizada um livro te deixa, mais a gnt ama, é sobre isso).

Indico muito a leitura para quem nunca leu nada da autora, quem gosta de livros com muitos conflitos familiares, drama e política, ele entrega tudo isso e muito mais. Agora preciso ler os outros livros sobre a família Del Valle, o próximo será A filha da fortuna, aguardem mais atualizações...

alex 07/12/2023

A casa dos espíritos, de Isabel Allende (1982)
Livrão.

Acompanha, com primor, 4 gerações da família DelValle/Trueba.

A parte final tem uma mudança mais clara em relação ao restante da narrativa, ao se afastar da narrativa mais voltada ao realismo fantástico. Isso porque se volta a um realismo nada fantástico para descrever os horrores de uma ditadura que tirou do poder um governo socialista democratmente eleito.

Uma interessante mistura narrativa latino americana.