A Casa dos Espíritos

A Casa dos Espíritos Isabel Allende

Resenhas - A Casa dos Espíritos

Bibi 03/12/2023

Belo e brutal
"A Casa dos Espíritos", obra magistral da autora chilena Isabel Allende, tece uma narrativa envolvente que se revela tão bela quanto brutal.
Publicada há quatro décadas, a trama permanece surpreendentemente atual. Allende constrói personagens complexos, cujas vidas entrelaçadas oferecem uma reflexão profunda sobre as consequências de nossas escolhas e ações no curso da História.
A obra transcende o tempo, explorando temas como poder, amor e justiça social, proporcionando uma leitura cativante e provocativa que ressoa com o leitor mesmo após tanto tempo.

brenobebeto 03/12/2023

Um marco na literatura latino americana
Fui surpreendido por este livro desde sua primeira página. Leitura envolvente que prende o leitor. Fiz uma resenha do livro no meu Podcast: Teimosia Literária: https://anchor.fm/brenobebeto/episodes/A-casa-dos-espritos--de-Isabel-Allende-e2cnefi

Jenny 01/12/2023

[...] havia invocado para ajudá-la a morrer, informando-a de que a graça não estava em morrer, porque isso aconteceria de qualquer maneira, mas, sim, em sobreviver, o que era um milagre [...]

Stefany 27/11/2023

Comecei a ler esse livro sem saber nada a respeito, apenas com a promessa de que seria bom, e foi uma grata surpresa! No início eu estava meio perdida e os primeiros capítulos achei um pouco lentos, mas depois que entendi a pegada do livro ele foi de 0 a 1000 rapidinho.

Essa é uma história que acompanha a trajetória da família Trueba, de suas mulheres fortes e do patriarca da família que representa a figura conservadora, tanto na politica quanto nos costumes. Esteban é um homem que enriqueceu e conseguiu se tornar um das maiores figuras políticas do país (cujo nome nao é mencionado, mas tudo indica ser o Chile), cometeu inúmeros erros e é um personagem difícil de gostar. A autora, no entanto, consegue fazer um trabalho muito bom de humanização de Esteban, porque é possível odiar tudo o que representa e ao mesmo tempo sentir empatia por ele.

Clara, por outro lado, é a personificação de tudo que esse livro se propôe a ser. Ela é o alicerce da família e traz o tom do realismo mágico retratado no título. Clara é essa mulher excêntrica, que parece viver em um plano diferente dos outros porque enxerga aquilo que ninguém consegue ver e, com seus cadernos de anotar a vida, temos uma vaga ideia de que mesmo o mais insignificante dos fatos foi importante para o resultado final. Quem diria que um envenenamento acidental poderia mudar toda a trajetória de uma família (e quiçá de um país também)!

O livro tem um apelo político muito forte, então para quem não tem interesse em ler sobre a historia do século XX no Chile, esse não é o livro indicado.

Termino essa história com a sensação de que vivi 100 anos em 10 dias e de que tudo o que aconteceu até aqui - seja no Brasil, Chile, na família Trueba, ou na minha - é porque tinha que acontecer e remoer o passado não significa apagá-lo. Como diz Alba Trueba: "É um traço rude e torcido, mas nenhuma pincelada é inútil".

Dayane.Farinacio 26/11/2023

Que sabor
Meus anjo. Se um dia eu escrever um primeiro livro DESSE JEITO, poderei me considerar completamente satisfeita e em paz comigo mesma. Por quê? Porque A Casa dos Espíritos é o primeiro livro escrito pela Isab Allende e assim, é um livro absolutamente perfeito? Não. Mas tá favoritado do mesmo jeito. Alguns elementos importantes lá da primeira metade do livro voltam no final de uma forma que eu não achei tão bem costurada, e por isso as 4,5 estrelas. Mas nem por isso deixa se der um livro maravilhoso.

A Casa dos Espíritos não é uma história sobre espíritos, ou pelo menos não SÓ sobre espíritos ou pelo menos os espíritos não são o ponto central da história em si. E também não é um livro espírita, como eu achava na minha adolescência como leitora hehe.

É a história de uma família muito doida, com um bom tanto de realismo mágico, o que eu costumo gostar bastante, e todos os dramas que essa família passa, sendo muito doida e com eles elementos de realismo mágico misturados à trama. É uma história que, apesar de não se passar explicitamente no Chile, parece muito com a história do Chile (o que faz todo o sentido porque a Isabel Allende é chilena) e aí, exatamente por isso, a história toma um rumo mais pro final que você não espera (apesar de também fazer todo o sentido). E aí, o que vinha sendo uma história incrível de uma família muito doida, que te faz sentir de um tudo, toma um rumo que você fica: caraaaai véi, tô em choque.

Vocês têm que ler pra descobrir, mas o que eu posso dizer é que tinha horas que eu esquecia que eu estava lendo, quando parava de ler, parecia que tinha saído de um transe, e que eu me envolvi com TODOS os personagens enquanto eu estava ali com eles. Uns são mais presentes e foram mais marcantes que outros pra mim, mas eu me envolvi com todos. Enfim, gente, QUE SABOR!!

E informação bônus: a Isabel não é filha do Salvador Allende, que foi presidente do Chile, como muita gente pensa. Ela é prima de segundo grau do homem.

Beeeeijo, tchau.

Luiz692 24/11/2023

É um livro de realismo fantástico que conta a história de seu tempo, a autora tem ligação familiar e portanto bastante da arquitetura e costumes da época são adequadamente relatados, e conforme as gerações passam, as decisões do passado afetam os novos integrantes. Bom livro, começo excelente

Gustavo Carnelós 22/11/2023

Montando o quebra-cabeça da vida
"A casa dos espíritos" ficou marcado para mim como um livro de jornadas, através da árvore genealógica de uma família cuja trajetória de três gerações acompanhamos.

Pegando o gancho da espiritualidade, que na obra não é nada mais do que um plano de fundo para os acontecimentos mundanos (mas nem por isso pouco importante), ao longo da leitura é possível identificar em cada personagem, cedo ou tarde, uma missão ou uma prova, suas fraquezas e suas forças. Munidos de características marcantes e naturezas singulares, eles se harmonizam ou se conflitam a depender do contexto. Em outras palavras, é um livro de "carmas", para quem tiver essa visão, ou se não, um livro de vidas.

Mas o seu ponto chave é justamente o que uma das personagens percebe: são carmas ou vidas emaranhadas, que tecem um labirinto de causas e consequências cujo futuro é impossível de se prever (ou se é possível para a personagem clarividente, pouco ou nada se pode fazer para alterá-lo). Somente se pode entender esse labirinto depois que seus corredores foram percorridos, tornando-se passado, e daí aprender suas lições, compreender o encaixe de suas peças e assim extrair um pouco de alívio para o sofrimento.

Apesar de extenso, o livro tem um ritmo veloz - os fatos são apresentados em sequência acelerada, que se constitui predominantemente pela narração de personagens e pouco por diálogos, o que estimula a continuidade nessa longa viagem no tempo que não perde tempo.

Além do sobrenatural, o panorama de cada fase também é fortemente constituído de elementos históricos, econômicos, políticos e sociais baseados no Chile (país do livro, embora não seja citado na obra), mas que se assemelham a qualquer sociedade. Tem-se assim a mistura que resulta em seu realismo fantástico, uma das características que fazem essa obra ímpar, além de se tornar um dos meus livros preferidos.

Deghety 22/11/2023

A Casa dos Espíritos
A Casa dos Espíritos é um romance sócio-político com aspectos do Realismo Fantástico.
Digo "com aspectos" porque , diferente de outras obras do gênero, esse aspecto é esquecido por um longo período.
O livro conta a saga da Família Trueba, a ascensão e a queda. O personagem principal é Esteban Trueba, que desperta empatia do leitor pelo protagonismo e pelo autoconflitos do mesmo em relação ao seu caráter, mas desperta muito mais ódio pelas atrocidades que comete.
Muitos personagens são bem destacados na obra, trazendo inúmeras personalidades e diferentes ideiais que vai moldando os acontecimentos decisivos do romance.
Excelente livro, só deixando, minimamente, a desejar quando perde um pouco de intensidade no realismo fantástico e na manutenção de alguns personagens.

4,6/5

Marcianeysa 21/11/2023

Maravilhoso
Isabel Allende escreve muito bem e esse livro é sua obra-prima. É tão bom que dá pena de terminar. Virou favorito.

Vitor Dilly 21/11/2023

Um caderno pra anotar a vida
Este baita livraço sul-americano assemelha-se a um dos caderninhos para anotar-a-vida que passam pelas mãos das personagens... Nívea, Clara, Blanca, Alba, etc, lá no casarão onde vagam os espíritos...E é como um compilado destes, a nós servindo para esquecer todos os nossos ódios, acumulados ciclicamente, geração após geração, "numa história infindável de dor, de sangue e de amor." Anotando nossos medos, deixamos de ter medo deles.

Não tenha medo do medo!
isisfy 21/11/2023minha estante
Perfeito esse livro ??

Vitor Dilly 21/11/2023minha estante
Sim, Isisfy, esse livro é de arrepiar. Você não quer largar!

Vania.Cristina 22/11/2023minha estante
Eu aamoo esse livro! No título da minha resenha escrevi que se eu fosse um livro, seria esse...rs

Vitor Dilly 22/11/2023minha estante
Boa escolha, Vânia. É um livro representativo de todo povo latino-americano.

Rego0 22/11/2023minha estante
Tentei muito ler. A escrita maravilhosa, de uma crueza que nos tira da zona de conforto. Infelizmente, me gerou gatilhos que ainda precisam ser curados, por isso não consegui continuar. Quem sabe um dia... uma nova tentativa.

Raquel.Costa 20/11/2023

Que livrão
Quantos sentimentos intensos senti lendo esse!!!! em vários momentos me sentia como os personagens, me imaginava nos cenários e nas situações descritas, fiquei ansiosa, me deu taquicardia, nervoso, felicidade, angústia, tristeza, amor, paixão, revolta... que livro! daqueles que a gente reza pra esquecer e depois ler novamente pra sentir as coisas como da primeira vez.

Kérolin 20/11/2023

Que história forte e profunda
Eu vou ser obrigada a fazer uma resenha sobre esse livro, porque com toda certeza é uma das minhas melhores leituras de 2023. Eu não esperava gostar tanto.
Quantas personagens femininas fortes, em todas gerações. A Isabel Allende tem um talento sobrenatural na criação dos personagens, porque eu me apeguei tanto com essas mulheres ao ponto de sentir que as conhecia a vida toda. Tantas histórias tristes, de luta e sofrimento. Os relatos de torturas foram extremamente dolorosos de ler.
Muito amor pelo querido cãozinho Barrabás, que me encantou muito. E o trecho final me levou às lágrimas com uma sensação de nostalgia por todos personagens que conheci e convivi nesses dias de leitura.
Não importa o quanto escreva aqui, sou incapaz de dizer o que estou sentindo ao terminar esse livro. Só posso dizer que me impactou muito, de uma forma que nunca vou esquecer essa história.

Zé Vinicius 18/11/2023

Intenso e memorável
A casa dos espíritos é um daqueles livros que fala sobre o cotidiano e relações familiares, para mim é o melhor estilo de leitura e escrita, encontrei durante boa parte da obra um prazer e alegria sem igual motivado pelas brigas e peculiaridades daquela família, a autora constrói os personagens de uma maneira tão boa que faz com que desejamos ler mais rápido a história daquele povo, porém chega um momento do livro que a autora simplismente esquece os personagens e começa a narrar situações tristes, revoltantes e políticas de seu país no período ditatorial, isso é feito de maneira correta, intensa e muito bem feita porém faz com que o leitor mergulhe em um tédio e se sinta em aula obrigatória. Somente no fim eu senti de volta aquela vontade do início, apesar disso, o livro é ótimo e vale muito a pena!

Anne - @literatura.estrangeira 16/11/2023

A autora tem um jeito de escrever que prende demais. Apesar de a narrativa não vir recheada de incógnitas, ela sabe fazer o cotidiano mais simplório do mundo se tornar excitante.

Esse foi o terceiro livro dela que eu li e foi o que menos gostei. Achei que em uns 75% do livro ele destoou muito do ritmo do início, mas enfim, a escrita da autora me surpreende sempre.