Anne de cabelos ruivos

Resenhas -

1 | 2 | 3 | 4

Leidiane58 21/04/2020

Surpreendente
Leitura maravilhosa, simples, calma e cativante. Te faz querer voltar a infância e ter a capacidade de imaginar tanto e se alegrar com coisas tão pequenas como Anne fez durante todo o livro. Inspirou uma tranquilidade e um gostinho de querer acompanhar toda a trajetória dessa menina singular.

Claudia Christian 12/04/2020

Anne falante
Apesar de não ter tido muito apego pela Anne, com e, falastrona, acabei gostando de ritmo de leitura, com seus personagens pacatos e dilemas do dia a dia, pq é assim que o livro é tranquilo e bem cotidiano, que cresce aos pouquinhos como um bolo no forno.

Bruna 07/04/2020

Que livro, a história da Anne é linda, fofa e tocante.

Karina 24/03/2020

Anne é literalmente o lado bom da vida
Eu tava com medo de tomar ranço desse livro porque a Anne é muito tagarela meu Deus kkjk. Todo mundo achava ela louca e mal-comportada. Mas ela é uma nenê e apesar desse livro ter sido escrito a anos atrás os temas colocados nele são bem atuais, e a Anne é uma pessoa que todo mundo merecia ter na vida. Ela trás alegria, a todos ao seu redor e se sacrifica tanto por quem ela gosta e luta pelo seu lugar no mundo. Perfeita, livro perfeito e mal posso esperar pra ler as continuações e saber como ela e o Gilbert vao se desenvolver ❤

Karine 06/03/2020

Anne uma garota muito especial
No começo foi difícil me acostumar com o jeito que Lady Lucy narrava o texto, mas no terceiro capitulo já estava perdidamente apaixonada pela sua escrita e sua maneira de transformar o leitor em um participante da estória, as vezes até nos incluindo, quebrando assim a quarta parede.
Anne é uma menininha de cabelos ruivos com 11 anos de idade órfã, ela perdera seus pais ainda cedo quando bebê, e desde então nunca teve uma familia e vivia no orfanato.
Marilla e Mathew são um casal de irmãos idosos que queriam adotar um menino para ajudar Mathew na fazenda, mas o envio de um bilhete causa uma confusão e eles acabam recebendo Anne em casa em vez de um garoto. No começo Marilla é contra a permanência de Anne na casa, mas aos poucos ela cai no encanto da menininha de cabelos ruivos.
E por ai a estória se segue. No começo é deveras irritante pois Anne fala em demasiado, mas devo admitir que isso é o que a torna tão especial: a maneira de como a vida dela foi tão difícil mais ainda assim ela persiste em vero lado bom ou apenas imagina-lo.
O que mais gostei foi com certeza a maneira que Anne conquista o coração de todos a sua volta, derretendo- os suavemente, principalmente o coração dessa que vos fala.

Samanta.Godoy 05/03/2020

Que maravilhoso e triste, quero muito ler os outros livros e acompanhar o crescimento da Anne.

Daíse 24/02/2020

Livro fascinante! indico a todos
alissonferreira.c1 24/02/2020minha estante
Quero muito ler esse!

Dime 23/02/2020

Um escopo para imaginação
Olá meus querid@s!

Hoje venho comentar sobre o livro que originou a série Anne With An E.

Essa incrível história foi escrita por Lucy Maud Montgomery, com título original de Anne of Green Gables e chegou no Brasil como Anne dos Cabelos Ruivos.

Eu assisti todas as temporadas na Netflix e me apaixonei pela linda história da menina Anne. Como um leitor compulsivo, não pude deixar de ler o livro. Durante a leitura, contastei de cara que a série foi muito fiel ao livro. Tudo que tem no livro acontece na série, não na ordem que aparece no livro, mas acontece. Também foi fiel às caracteristicas e personalidades dos personagens principais. Começando por Anne. Ela é uma menina com uma imaginação incrível e com uma língua tão grande quanto. As falas de Anne ocupam uma página interia e mais um pouco da outra. É muito incrível ler as falas dela, com toda a energia, imaginação e bordados que ela dá para o seu discurso. Marilia é uma personagem que se mostra fria e imparcial, mas no fundo esconde um coração gigante. Já Mathew, oh, Mathew! Ele é um homem velho, tímido e de uma doçura incrível, de um coração muito bom.

"Sabe, eu jamais fui de ninguém... não de verdade."

As experiências que Anne teve em sua infância é de se cortar o coração. Lendo o livro é possível saber mais do passado dela do que na série ( só na terceira tempora da série que eles mostram mais do passado dela, ao passo que no livro, é revelado nos primeiros capítulos.)

"É fácil demais ser mau sem se dar conta disso, não é?"

Anne chega à Green Gables e já causa impacto na senhorita Rachel. Por muitas passagens, Anne é julgada como uma criança malcriada, por cometer muitos erros e se envolver em muitas confusões. A tragetótia de Anne é muito bonita, e o leitor vai aprendendo junto com a Anne sobre as coisas da vida. A vida de Anne é como se fosse uma fábula com várias morais no final de cada encrenca.

"Um escopo para imaginação"

A imaginação de Anne sempre foi uma característica ímpar de sua personalidade. Durante a história essa imaginação vai sendo podada, do mesmo modo que o sistema educacional do Brasil faz com as nossas crianças nos primeiros anos escolares. Quando Anne cresce, ela mesma fala que ela foi podada, quando Marilia a questiona o porquê de ela não estar tão falante quanto antes. Mas ainda assim, Anne passa uma mensagem muito bonita sobre as maravilhas que se há em estar envolto por pessoas e lugares que há escopo para a imaginação.

"Se o teu inimigo tiver fome, dá-lhe pão para comer... Provérvio 25:21-22"

A presença religiosa no livro é muito forte. Eles são protestantes. Anne tem que frequentar a escola dominical e depois disso, é percepitível que Anne usa várias referência bíblicas em seus discursos, de modo sutil, que sempre vêm a calhar nas situações ou encrencas em que ela se encontra. Além de referências religiosas, ainda há várias alusões há obras clássicas como Hemlet.

"Erámos bons-inimigos"

Gilbert Blythe se torna um inimigo de Anne logo nas primeiras páginas. Anne e ele seguem em uma rivalidade saudável durante o livro todo. Ela sempre ignorando a sua existência e ele sempre competindo com ela pelo título de melhor da sala. Quando Anne cresce, o sentimento que ela tem por Gilbert muda e ela se arrepende de não o ter perduado quando teve a chance. Mas depois de um relato de Marilia, Anne decide tomar uma decisão que muda a relação dos dois.

Sem dúvidas, Anne de Cabelos Ruivos é um livro maravilhoso, um livro muito lindo, que nos permite sentir diversas emoções. A gente ri, chora, se diverte, e se encanta com a história magnífica dessa orfã que foi adotada e amada por um casal de irmãos em uma fazenda chamada Green Gables, cuja eu guardarei para sempre na minha mais ávida memória juntamente com a menina Anne, que mudou o meu modo de olhar para as coisas que há escopo para a imaginação.

site: https://www.dimecitou.com.br/post/anne-dos-cabelos-ruivos-uma-hist%C3%B3ria-linda-de-se-ler

Nayara 16/02/2020

Li depois de ter assistido a série na Netflix e amei conhecer um pouquinho mais da Anne e acompanhar o crescimento dela. Ri, chorei (principalmente nos últimos capítulos) e me emocionei muito durante a leitura. Valeu muito a pena, e por favor, salvem minha ANNE WITH AN E

Ally 14/02/2020

Anne de Cabelos Ruivos
Amei o livro. Divertido, fofo e sensível ao mesmo tempo, uma leitura para relaxar e refletir. A Anne é maravilhosa e sua personalidade única cativa o leitor logo de cara. Super recomendo!

Tayline.Torres 03/02/2020

null
Assisti a série "Anne with an E" e o fim da terceira temporada deixou "um gostinho de quero mais".
O livro possui uma leitura agradável e bem fluida.
Recomendo este livro para quem conhece (o livro contém algumas aventuras diferentes) ou não a série.

Elo 14/01/2020

Um clássico para todos, em todas as épocas. A jornada de amadurecimento da "menina anne" é linda, especialmente na forma como ela transforma os personagens ao seu redor. Incrível a forma como Anne transforma a opinião que a pequena Avonlea tinha sobre ela, bem como na maneira com que ela admira o mundo e a natureza.
A escrita da autora, no meu ponto de vista, tem apenas um defeito: nada é muito passível de acreditar, tudo é "perfeito demais", incluindo a própria Anne, todos são bondosos demais e tudo da certo pra ela a todo momento.

Larissa | @paragrafocult 07/01/2020

"Anne tem tantas nuances quanto o arco-íris, e cada nuance é a mais bonita que há enquanto dura."
Por conta da série Anne With an E da Netflix, eu me apaixonei por Anne Shirley e Green Gables. Não fazia ideia de que se tratava de uma série literária até pouco tempo atrás e quando descobri, já me pus a procurar os livros para poder ler sobre, afinal, queria saber o que aconteceria nas próximas temporadas caso a mesma se mantivesse fiel a obra original.Infelizmente a série foi cancelada agora na terceira temporada mas as obras literárias são em torno de 6 ou 7 sobre Anne. O livro é todo focado nela, a garotinha tagarela de cabelos vermelhos, rosto sardento e imaginação fértil. Anne consegue conquistar todos que a cercam. Apesar de ter tido uma vida difícil, a garota se ateve fortemente a sua imaginação fértil pois isso lhe permitia viajar para outras realidades, ser o que quisesse, fugir mesmo que por alguns momentos de onde se encontrava.
Anne é doce. Um amor de criança com seus onze anos de idade. É bem madura porém ao mesmo tempo é pura inocência. Ela só quer ser amada e ter um lugar para chamar de casa e por conta disso, vai aos céus quando vê que será adotada. Ao menos até perceber que tudo não passou de um engano. Os irmãos Matthew e Marilla já não eram mais jovens e por isso planejavam adotar um garoto para ajudá-los nos trabalhos da fazenda. Porém, Matthew, que fora buscar o "garoto", foi completamente fisgado por Anne, que não parava de tagarelar sobre tudo que via. Pronto. Ele fora fisgado ali. Sabia que Marilla, que era bem mais fria do que ele, não aceitaria ficar com uma orfã que fora enviada por engano para a fazenda de Green Gables em Avonlea, porém ele a queria. Já sentia que Anne pertencia a ele e vice-versa. A relação paternal entre Anne e Matthew me emocionou em muitos momentos. O amor de um pelo outro é nítido, cheio de parceria e carinho. Marilla também não fica para trás porém não é tão mole quanto o irmão. Ela é mais rígida e não sabe expressar muito bem o que sente mas em seu coração, não consegue mais se imaginar sem a criança que já amava como filha.A obra toda se passa até Anne fazer 16 anos. Apesar disso, não é um livro corrido. O tempo passa naturalmente e você nem percebe, as passagens de tempo não incomodam. Vemos a garotinha cheia de sardas se meter em muitas confusões por conta de seu temperamento e imaginação fértil, isso se não contarmos também as suas respostas rápidas e impulsividade. Uma das que mais ri, foi quando ela pintou seu cabelo de verde em uma tentativa de deixar os fios pretos, o que acaba fazendo com que Marilla tivesse que cortá-lo já que o mesmo ficara em um estado tão crítico que não tinha mais salvação. Apesar de tudo, Anne é só uma criança e portanto, em muitos momentos ela age como uma. Me irritei um pouco com a birra dela com seu colega de classe, o Gilbert Blythe, por ele tê-la chamado de "Cenouras" e puxado uma de suas tranças. Dois anos de birra com o garoto só por conta disso, mesmo ele pedindo desculpas e tentando se aproximar. Ficou bem óbvio que quando ela respondeu a provocação batendo com sua lousa no rosto dele - na época em que o livro se passa, não era comum a utilização de cadernos em sala de aula, e sim de um pequeno quadro-negro por aluno -, Gilbert caiu de amores por ela. Anne amava e odiava com a mesma intensidade, portanto o garoto teve que se esforçar de verdade para conseguir sua amizade. Aqui no livro ele não só é bem mais presente na vida da menina, como seu amor por Anne fica bem na cara desde o início, ao contrário da série. Ele corre bastante atrás dela e quando finalmente consegue seu perdão, vira um querido amigo, do tipo paciente, esperando seu momento e oportunidade de entrar no coração da jovem. Seus cabelos ruivos e sardas a incomodavam muito e isso era algo que ela sempre comentava, sobre o quanto queria que seus cabelos fossem escuros como o de sua amiga Diana ou que suas sardas sumissem e os cabelos ficassem em um lindo tom acaju. Falando nisso, a amizade dela com Diana é linda. As duas realmente se amam e em nenhum momento dessa irmandade há algum espaço para inveja ou qualquer coisa do tipo. Uma está sempre tentando deixar a outra bem e isso é muito fofo de se ler.

O livro não é tão militante como a série, que aborda temas feminismo, racismo e homossexualidade - entre outros tópicos importantes - porém tem seus momentos e quando quer falar sobre algum tema do tipo, isso é feito de forma bem sutil. Não podemos esquecer que a obra original, conhecida como Anne de Green Gables foi originalmente escrita em 1908 e portanto, apesar de ter assuntos muito avançados para a época, ele não é tão atual como na série mas para 1908, ele estava bem a frente de seu tempo. É uma leitura bem leve e gostosa para quem curte o gênero infanto-juvenil. Anne Shirley é uma personagem maravilhosa, inteligente, querida e desastrada, completamente fácil de amar. Mas não nego que não acho que todos os leitores amariam esse tipo de leitura, com muitos momentos parados sobre o cotidiano dela em meio a devaneios infantis.

site: https://paragrafocult.blogspot.com/2020/01/resenha-anne-de-cabelos-ruivos-de-lucy.html

Kellsin | @blogumaamanteliteraria 16/12/2019

Um livro para todas as idades.
Anne é uma jovem órfã que vai parar na quinta dos irmãos Cuthbert por engano, já que eles estavam esperando um menino a acabam recebendo Anne uma mocinha de 11 anos.

Anne é sonhadora, romântica e cheia de ideias, sua imaginação está sempre pronta para novas aventuras.

Marilla e Matthew acabam se encantando pelo jeito de Anne e decidem adota-la. Anne fica muito feliz pois está encantada pela fazenda de Green Gables. A menina logo começa a dar nome a tudo a sua volta, como rios, árvores e os demais elementos daquele lugar.

Quando eu li esse livro fiquei encantada com a escrita da autora e me vi com dificuldades de por em palavras os meus sentimentos em relação a leitura. É uma obra maravilhosa, que reúne muitos elementos que eu aprecio em uma boa história, tudo com uma dose certa e sem exageros.

Eu acompanho a série na Netflix e confesso que amo muito, mas essa experiência de ler a obra me deixou mais apaixonada pela personagem e por toda a trama! É um livro que irei indicar muito por ser uma leitura prazerosa e envolvente!

Essa edição da @editoracirandacultural está lindaaaaaaa e eu estou muito apaixonada! Tanto pela capa quanto pela diagramação!

site: https://www.instagram.com/p/B4SJvOAFQL1/

1 | 2 | 3 | 4