Pedagogia da autonomia

Pedagogia da autonomia Paulo Freire

Resenhas - Pedagogia da Autonomia

Monique.Dias 13/05/2022

Primeiro livro do Freire
Fiz essa leitura para ter mais contato com Paulo Freire, visto que estudo licenciatura. Nao achei um livro muito simples de ser lido, mas ele faz diversas reflexões que nos fazem parar para analisar. Umas das coisas que mais gostei foram os exemplos.

larissards 09/05/2022

Pedagogia da Autonomia - Paulo Freire
Não sabia que Paulo Freire era tão repetitivo hehe. Mas tirando esse fato que me deixou um pouco cansada da leitura, o conteúdo do livro, mesmo que breve, é muito enriquecedor e essencial para entender os mecanismos da educação libertadora e não menos importante, como assegurá-la. O livro discorre sobre os limites da autoridade do professor, a influência positiva/negativa que ele pode levar para a vida dos alunos e principalmente sobre a importância dos docentes respeitarem os saberes populares com que os estudantes chegam nas escolas e de induzir que esses conhecimentos se tornem objeto de reflexão, investigação e aprofundamento nas salas de aula. Para ele, isso caracteriza a transição da ?curiosidade ingênua? do discente para uma ?curiosidade epistemológica? e científica.

Vih 08/05/2022

Encorajamento à prática educativa
O autor desta obra complexa e reflexiva foi professor da UNICAMP e da PUC, atuou como Secretário de Educação da Prefeitura de São Paulo de 1989 a 1991, a obra em questão foi sua última publicação ainda vivo, por sua grande contribuição em trabalhos de cunho educacional, crítico e político, foi reconhecido mundialmente e contemplado com títulos de doutor honoris.
Pedagogia da Autonomia é um livro complexo e reflexivo que produz indagações sobre práticas pedagógicas e saberes necessários à pratica docente. O autor explana suas reflexões, experiências e criticas à respeito do sistema capitalista e como o professor progressista pode ajudar e incentivar a autonomia dos educando em detrimento do pensamento fatalista, de que “ as coisas são assim mesmo”.
Paulo Freire atribuiu o fracasso educacional ao ensino tecnicista ultrapassado e à métodos engessados que negligenciam o contexto social e econômico do aluno, ou seja o ensino tradicional ( bancário ) que mantém o aluno voltado para os interesses do Estado, tornando o educando como um simples reprodutor das ideologias que o conectam apenas aquilo que esta na superfície de uma sociedade moldada pelo lucro e pelo consumo, aceitando o neoliberalismo e o que o circunda e impondo-o ao alunado em detrimento do incentivo à liberdade e de construções epistemológicas advindas de sua bagagem prévia.
O filósofo reconhecido pelas ideias radicalmente progressistas, aos quais deixa claro, que devem ser construídos por meio da curiosidade
Se, de um lado, não posso me adaptar ou me “converter” ao saber ingênuo dos grupos populares, de outro, não posso, se realmente progressista, impor-lhes arrogantemente o meu saber como o verdadeiro. (FREIRE, 2016, pg.79)
Esta obra retoma diversos pontos levantados em outras obras e embora tenha me incentivado em diversos pontos sobre meu futuro acadêmico, eu planejei compor essa resenha critica de uma forma muito mais elaborada mas, por tratar-se da minha segunda leitura de Paulo Freire (a primeira foi “ A importância do ato de ler”) senti a densidade dos temas e do teor filosófico e político da obra, o que me fez chegar à ideia de que Paulo Freire, faz diversas provocações ao leitor, para que a obra seja lida com criticidade, o que não me deixou muito feliz, pois fui em busca de uma leitura academia mais leve e me ferrei, concluindo que eu tenho MUITAS responsabilidades quanto à pratica docente e MUITO à aprender nessa trajetória, ainda mais no que tange ao tema : política.
Paulo Freire enfatiza a importância do conhecimento ou leitura de mundo. Este livro me incentivou à buscar mais conhecimento e reforçou a minha ideia à respeito de produção cientifica, cultural e educacional em meu país, levantando uma centelha de esperança e gana para prosseguir com a pratica docente e acadêmica. EU PRECISO LÊ-LO NOVAMENTE, de maneira mais fluida pois fiz várias pausas e preciso analisá-lo melhor, com mais repertório e embora alguns pontos sejam radicais, sonhadores e utópicos, o Patrono da Educação do Brasil deixa evidente seu posicionamento; “Prefiro ser criticado como idealista e sonhador inveterado por continuar, sem relutar, a apostar no ser humano (...)”.

Thami 06/05/2022

Esperança
Em tempos tão desesperadores que presente foi ler palavras esperançosas, carinhosas e com conhecimento honesto de Freire. Essencial.

Barbs 03/05/2022

"Prefiro a rebeldia que me confirma como gente e que jamais deixou de provar que o ser humano é maior do que os mecanicismos que o minimizam"

Primeira vez que leio Paulo Freire. Que leitura gostosa! Como é revigorante ler esse autor, aquele sacolejo que a gente precisa quando está desanimado com a situação. Risquei praticamente todas as páginas enquanto lia, pois sempre me deparava com algo que me exaltava, tamanha a intensidade de suas palavras. Como pessoa, cidadã, estudante e aspirante aos caminhos da docência, me sinto orgulhosa e agraciada com a sabedoria e a humildade vinda de um brasileiro, realmente um tesouro pra nossa biblioteca nacional.
Sara 04/05/2022minha estante
que lindo!

Tiffanipompeu 03/05/2022

Superou minhas expectativas
A escrita do autor é muito culta, utiliza vários termos rebuscados, mas a obra em si é de fácil entendimento. Esse livro me inspira a buscar mais como educanda e ao mesmo tempo ressignifica o que é um verdadeiro educador.

Malu 29/04/2022

Abrindo caminhos
Um livro que fala sobre a educação e que muda e derruba alguns pensamentos equivocados de nós educadores.

Antônio 27/04/2022

Um livro em forma de aula: uma aula sobre a vida, a prática docente e a vida que se encontra dentro dessa atividade. Também é uma aula sobre a esperança de dias melhores, mas que só virão através do trabalho em conjunto de mulheres e homens determinados a mudar o próprio destino, aliás, como o Paulo Freire nos ensina, nada está dado, pois somos seres feitos para mudar a história. É uma aula contra o fatalismo do discurso neoliberal da globalização. Uma aula sobre materialismo histórico-dialético? e como tudo isso está (ou deveria estar) dentro de uma prática docente progressista.

Camila1856 21/04/2022

Maravilhoso
Esse livro é um deleite, apenas.
Quanta sabedoria e amor emanam dele...
É pra ler e reler sempre ?

Mary 19/04/2022

Este foi o meu primeiro contato com a obra de Freire, e é maravilhoso poder ler e conseguir entender a maneira leve como ele escreve sobre coisas que fazem tanto sentido quando explicadas por ele. Um grande educador, com certeza, já coloquei mais livros dele na lista.

Laryssa 19/04/2022

Mais um texto brilhante de Paulo Freire. Preciso ler todas as obras dele. Como ele discute educação de uma forma diferente, como ele une teoria e prática, como ele sabe que a realidade pode ser unida a práticas que achamos difíceis, mas são possíveis. Sou apaixonada nesse moço!

Jaque.Reis 18/04/2022

Inspirador
Paulo Freire é, sem dúvidas, um grande conhecedor da prática educativa e de como é importante, como educadores, saber vive-la de forma pedagógica e política.

É importante dar a liberdade necessária aos discentes para que eles possam criar sua própria criticidade de mundo, sem que essa liberdade vire licenciosidade.

Trata-se de um livro que mostra diversas perspectivas que vale a pena a reflexão de professores que buscam fazer a diferença na vida de seus alunos e quem sabe no mundo.

Iury 12/04/2022

Primeiro contato com Paulo Freire e a obra superou as grandes expectativas que já possuía. O olhar verdadeiramente democrático sobre a educação proporciona uma esperança a ser conquistada. A capacidade de adequar o ensino às particularidades socioeconômicas dos educandos revela a necessidade de um aprendizado conectado com a realidade e não focado exclusivamente na repetição de teorias tradicionais. A obra de Paulo Freire deve inspirar educadores, educandos e instituições de ensino a fim de desenvolver a educação, principalmente no Brasil, país repleto de tantas peculiaridades.
Mateus.eu 14/04/2022minha estante
Superou porque você não começou pelo Pedagogia do Oprimido. Se tivesse, tu ia estar se perguntando um "é o quê?". Brincadeira. Quão mais perto do fim, melhor fica a obra de Paulo Freire. Já diria o outro.

Morganna 07/04/2022

É sobre ler sobre a máfia mas também ler as coisas da faculdade:').
Só pra atualizar a (re)leitura de semana passada que eu esqueci

Isa 28/03/2022

Em memória de Paulo Freire
Na época em que eu sonhava em me tornar professora em prol da classe trabalhadora e sonhava com uma educação de qualidade, pública e emancipatória, esse livro encheu meu coração de esperanças, por enquanto ainda vivemos em tempos sombrios e cada vez mais desoladores. Esse livro expandiu os horizontes acerca do didatismo e da dinâmica professor-aluno-aprendizagem, demonstrando que o antro escolar e acadêmico não se resume à balbúrdia, nem a um simples microcosmo refletor da sociedade. Não se trata de utopia, sonha-se em concreto. Por enquanto, meu sonho descansa (frustrado pela execrável reforma do ensino médio), mas a leitura vale a pena e desperta. Em memória de Paulo Freire, pois politizar-se é mais que saber, é cidadania.