Pedagogia da autonomia

Pedagogia da autonomia Paulo Freire

Resenhas - Pedagogia da Autonomia

Tainateixeira92 09/08/2021

Simbólico para Educação
Ler Paulo Freire é ampliar a visão de mundo. Pois, o que não passa pela educação? Tudo, na minha concepção! Educar é o melhor caminho para a mudança. O livro aborda essa percepção de como o conhecimento precisa ser alimentado, e a escola deve ter a liberdade de agir com seus princípios educativos. A educação nos ensina a ler o mundo e desenvolver as capacidades do estudante.

A prática educativa freireana é não-violenta. Esse é um dos grandes conflitos do educador com a sociedade atual. O Brasil tem um histórico autoritário e desigual em diversos contextos. Logo, a pedagogia de Freire se torna inadequada para alguns. O que valida ainda mais a importância de Paulo Freire.

Winícios 02/08/2021

Todos aqueles que criticam Paulo Freire deveria ler essa obra, é magnífica e me fez ver com uma outra percepção a forma de educação nacional. Não é atoa que é considerado o patrono da educação, seus ideias revolucionários refletem até hoje na sociedade e em Pedagogia da Autonomia não seria diferente "A autonomia, enquanto amadurecimento do ser para si, é processo, é vir a ser. Não ocorre em data marcada." (FREIRE, 1996, p.72)

Tai.Sueð 27/07/2021

Revolucionário
Este é meu primeiro contato com uma obra completa de Freire e certamente não será o último. No livro o autor discorre sobre a nobreza do ser professor, bem como a importância de se colocar como tal. Freire fala sobre a imprescindível observação do ser humano como ele é de fato, um ser curiosopor natureza.

Rayanne 26/07/2021

Excelente
O livro apresenta reflexões bastante pertinentes sobre a educação. É uma leitura essencial para futuros docentes.

Rennanzinho 25/07/2021

Saberes necessários à prática educativa: é isso e não só isso
Ensinar não é transferir conhecimento, mas possibilitar sua construção. Ensinar exige aprender, e vice-versa. A ética e o respeito à autonomia do educando são imperativos. Bom, isso só para mencionar alguns aprendizados brilhantemente desenvolvidos por Paulo Freire nessa obra. O texto de Freire é repleto de humanismo, de culto à liberdade e nos leva ao máximo da experiência pedagógica-educativa. Acredito ser o auge do amadurecimento de um educador. Por isso, pra mim foi muito instrutivo e inspirador. Recomendo!
Em tempos como os nossos, vale destacar que Paulo Freire nunca esconde suas intenções e não se exime de posicionamento político. Deixa claro, no início do livro, que seus ensinamentos são indispensáveis aos educadores progressistas. No entanto, grande parte dos saberes aqui dispostos são inerentes à prática educativa em si, qualquer que seja a opção política/ideológica do educador, portanto os educadores conservadores também podem se beneficiar com o texto. E é exatamente essa honestidade na linguagem, junto com a defesa da autonomia e liberdade do educando, que é absurdo considerar a obra de Freire como dogmática.
A crítica que faço é que o texto de Freire é demasiado prolixo, repleto de marcas de oralidade e arcaísmo, o que o torna cansativo e pouco acessível.

@limasamara__ 19/07/2021

SURPREENDENTE
Que livro incrível, se você tiver a oportunidade de ler ele somente leia e absorva seus conhecimentos, as marcações que fiz nesse livro, olha incriveis, não sei por que demorei tanto para ler esse livro e uma verdadeira absorção de conhecimento. Paulo Freire dá o nome, para quem é educador e educando indico muito, leia e reflita sobre os ideais que Paulo Freire dá. Sensacional e FAVORITADO.

Amanda 15/07/2021

A pedagogia da autonomia
Foi meu primeiro contato com o autor, e como não tenho muito costume de ler livros nessa temática, rendi pouco e demorei mais do que deveria pra terminar. Achei ele bem denso também, mas no geral gostei da leitura.

laly 10/07/2021

Paulo Freire é cirúrgico, porém repetitivo... Mas de fato esse livro não se lê apenas lendo as linhas, apesar de pequeno, vc passa horas refletindo sobre os capítulos

Ariadne 06/07/2021

Educação para a autonomia
Eu precisava ler somente três partes do capítulo dois para uma disciplina da faculdade, mas acabei lendo o livro inteiro porque o Paulo Freire escrevia muito bem. O livro é de fácil leitura, mas não menos complexo.

Freire discute o papel do professor na construção da autonomia do aluno enquanto constrói sua própria como educador que não é neutro e sim participativo na construção de educandos melhores, uma sociedade e mundo melhores.

Recomendo para todos os professores de todas as áreas e também para quem não é professor já que todos nós já fomos alunos algum dia.

Maria.Gabrielly 03/07/2021

Incrível
Uma leitura que todo docente devia realizar. É uma leitura facil e, mesmo que teórica, muito fluida e de extrema relevância.

Letícia 03/07/2021

Pedagogia da Autonomia foi o último livro de Paulo Freire publicado em vida, em 1996. Neste livro, o patrono da educação brasileira apresenta, com base em suas experiências, um conjunto de conhecimentos que julga necessários ao educador progressista em formação.

Tendo como premissas o “inacabamento” do ser humano e sua vocação ontológica para “ser mais”, Freire argumenta que a educação é uma atividade permanente e que quanto mais nos tornamos sujeitos do processo de aprendizagem, mais e melhor aprendemos.

Nesse sentido, a função do educador não pode ser “depositar” conhecimento em um educando passivo, mas sim construir sua autonomia, estimulando-o a produzir ativamente sua própria compreensão do que foi comunicado em sala de aula. Cabe, assim, ao educador não apenas comunicar, mas também saber escutar, respeitando o educando sem se colocar em posição de superioridade.

Contra o conformismo alienante, a burocratização da mente e a desumanização promovidos pela era neoliberal, o autor defende a liberdade de assumirmos a responsabilidade pelos nossos próprios atos.

Seguindo essa linha de pensamento, Freire aponta a importância de aliar o conhecimento de vida do educando ao conteúdo disciplinar a ser ensinado. Dessa forma, o educador auxilia o educando a transformar sua curiosidade espontânea - isto é, a inquietação indagadora inerente ao ser humano - em curiosidade epistemológica, pautada na criticidade e no rigor dos métodos de apreensão da realidade.

Reconhecendo a impossibilidade de uma educação não ideológica ou neutra, o educador deve fornecer ao educando as ferramentas de avaliação da sua condição social, para que esse seja capaz de resistir e superar as violências às quais é subjugado.

Se é certo que todo educador dito progressista deveria ler Paulo Freire, sua obra não se restringe àqueles que se dedicam ao magistério. Ao contrário, esta é uma leitura válida para quem quer refletir sobre como lemos, como aprendemos e como enxergamos o mundo. É, principalmente, para todos que acreditam na capacidade transformadora da educação.

site: https://www.instagram.com/pulsaoliteraria/

dia 21/06/2021

Pedagogia da Autonomia
Esse foi o primeiro livro que li do autor. Comecei a lê-lo para um trabalho que estava fazendo para uma disciplina na faculdade. Há várias coisas interessantes em sua metodologia.

13/06/2021

Necessário
Foi o primeiro livro do autor que li,e já tinha ouvido falar muito bem. Realmente todas minhas expectativas foram bem sanadas. A linguagem é bem fácil,e o conteúdo riquíssimo. Uma leitura bem necessária para todos.