Pedagogia da autonomia Paulo Freire

Resenhas - Pedagogia da Autonomia

Cesar 27/08/2023

Pedagogia da autonomia
Essa é uma obra que se manifesta com vigor sobre os pilares da educação e da ética docente, sem se transformar em um mero manual instrutivo. O autor instiga reflexões através de uma escrita fluente e acessível, ainda que, por vezes, redundantes na repetição de suas ideias sobre ensino e educação. Em sua abordagem, ele destaca a vital importância de uma relação professor-aluno saudável e coerente, baseada na interrelação e no alinhamento entre teoria e prática. O livro desafia a noção de que somos determinados por fatores biológicos e sociais, enfatizando a capacidade humana de construir ativamente seu destino por meio de escolhas e ações.

O pronto principal da obra reside na visão do ser humano como um ser inacabado e na essencialidade desse entendimento para o processo educativo. Dessa forma, o autor afirma que o professor, longe de ser neutro, é um agente central na formação de indivíduos autônomos e pensadores críticos. Defendendo, com fervor, um ambiente educacional inclusivo e diversificado, que estimule a tolerância e evite qualquer inclinação ao totalitarismo. Ele discute também a dualidade entre o pensamento ingênuo e o rigor científico, argumentando que é papel do educador conduzir os alunos de um para o outro, através do diálogo e da demonstração das limitações do primeiro em relação à realidade.

A abordagem é ética é sempre retomada e reforçada, já que é indispensável que os educadores ajam alinhados com suas convicções teóricas, promovendo uma ação pedagógica congruente. Por outro lado, a curiosidade é aclamada como mais um pilar vital, não apenas para os alunos, mas também para os próprios professores, pois ela serve como motivadora para a saída do conhecimento ingênuo, por isso sempre deve ser incentivada. Este livro, portanto, não é somente um guia para a prática docente, mas um chamado apaixonado por uma educação que fomente autonomia e respeito pela diversidade.

site: https://www.somenteumfilosofo.com/post/pedagogia-da-autonomia

Agata.KAssler 27/08/2023

Freire fala sobre a importância de conhecermos o ambiente em que os estudantes vivem e como foram levados a esta realidade, ele defende a necessidade de escuta e respeito pelas opiniões individuais e defesa de duas convicções pessoais.

JAlia 08/08/2023

? o professor que não leva a sério sua formação, que não estuda, que não se esforce para estar á altura de sua tarefa não tem força moral para coordenar as atividades de sua classe. Isto não significa, porém, que a opção e a prática democrática do professor ou da professora sejam determinadas por sua competência científica. Há professores cientificamente preparados mas autoritários a toda prova. O que quero dizer é que a incompetência profissional desqualifica a autoridade do professor?.

Nina 24/07/2023

Maravilhoso e necessário!
"Me movo como educador porque, primeiro, me movo como gente."

Um livro brilhante, que todo mundo deveria ler. Mas, principalmente, todo professor. Paulo Freire reflete, de forma precisa e poética, sobre a prática educativa. Um livro escrito ha muitos anos, mas ainda atual e preciso.

Gustavo Inútil 17/07/2023

Pra faculdade
É um livro que aborda a forma correta de entendermos o aluno, de nos entendermos como educadores mas não como donos da verdade, como seres que ainda estão em construção e que necessitam do laudo de certa forma pra esta construção.

R.H N'fer 16/07/2023

HUMANIZANTE
Um livro acima de qualquer pecha política e/ou ideológica. Apesar de Freire utilizar em partes específicas do livro de sua militancia, esse fator não chega nem perto de rebaixar a qualidade e importância desta obra. O livro traz o ideal de Freire sobre como a educação deveria acontecer no Brasil, sim, o próprio autor entende que sua tese é um sonho para aquela - e ainda esta - realidade do Brasil. Contudo, sua escrita é humanizante e educativa, recomendo a todos esta leitura não só para docentes pois há uma formação crítica sendo discutida pelo autor, diferentemente do que muitos ignorantes tentam negar, talvez por não terem lido a obra antes.

Dearibeiro 10/07/2023

Dos livros que a escola me apresentou
Essa foi uma leitura obrigatória na escola e me lembro de começar a ler e não entender nada. Com certeza me faltava maturidade na época pra entender as ideias de Freire.

Reli depois de um tempo sem a cobrança da escola e por pura curiosidade. Todas aquelas ideias foram ficando mais claras e fazendo muito mais sentido na releitura.

carbononh 06/07/2023

Maravilhoso!
"Não junto a minha voz à dos que, falando em paz, pedem aos oprimidos, aos esfarrapados do mundo, a sua resignação. Minha voz tem outra semântica, tem outra música. Falo da resistência, da indignação, da ?justa ira? dos traídos e dos enganados. Do seu direito e do seu dever de rebelar-se contra as transgressões éticas de que são vítimas cada vez mais sofridas. [...]

Sou professor a favor da decência contra o despudor, a favor da liberdade contra o autoritarismo, da autoridade contra a licenciosidade, da democracia contra a ditadura de direita ou de esquerda. Sou professor a favor da luta constante contra qualquer forma de discriminação, contra a dominação econômica dos indivíduos ou das classes sociais. Sou professor contra a ordem capitalista vigente que inventou esta aberração: a miséria na fartura. Sou professor a favor da esperança que me anima apesar de tudo. Sou professor contra o desengano que me consome e imobiliza. Sou professor a favor da boniteza de minha própria prática, boniteza que dela some se não cuido do saber que devo ensinar, se não brigo por este saber, se não luto pelas condições materiais necessárias sem as quais meu corpo, descuidado, corre o risco de se amofinar e de já não ser o testemunho que deve ser de lutador pertinaz, que cansa mas não desiste."

Belluci0 02/07/2023

Uma verdadeira aula!
Todo professor deveria, não só ler, mas entender e pôr em prática as lições desse livro.
Parabéns, Paulo Freire!! Você é um titã da educação brasileira

taissa 30/06/2023

Como sempre, as ideias do Paulo e seu posicionamento sobre os temas que ele se propõe a trabalhar são claras e precisas. Gostei do livro.

Bel 26/06/2023

Pedagogia da autonomia
Paulo é um mestre e o seu livro tem diversas passagem importantes e essências para todo mundo. Porém quando comprei não esperava ser tão direcionado a educadores como é.?

Syntia Tainan @pequeninaestante 16/06/2023

Pedagogia da autonomia
Livro de leitura necessaria para todo ser humano, quando começei a ler pensei ser para quem esta inserido na edfucação, ao findar percebo o quanto é necessario para todo e qualquer profissional exercer bem a sua profissão e conviver em sociedade.

Mandy 12/06/2023

"A prática docente, especificamente humana, é profundamente formadora, por isso, ética. Se não se pode esperar de seus agentes que sejam santos ou anjos, pode-se é deve-se deles exigir seriedade e retidão"

rute_bina 12/06/2023

Paulo Freire não teve medo nesse livro
Aqui vemos o verdadeiro espírito de Paulo Freire, em seu último livro ele não deixou nada a desejar. Se colocou perfeitamente e tomou partido de uma maneira linda! E utilizando suas palavras para resumir essa obra prima: “quando se ensina apenas o técnico e o científico, não se forma, se domestica” (p.63)

Roberta 05/06/2023

Essencial
Essencial à prática educativa. A única crítica que tenho é referente a repetição. Acredito que o tamanho do livro poderia facilmente ser reduzido pela metade se Freire tivesse sido mais conciso.