Pedagogia da autonomia

Pedagogia da autonomia Paulo Freire

Resenhas - Pedagogia da Autonomia

mari 12/09/2022

redundante
É inegável que Paulo Freire traz muitos ensinamentos valiosíssimos com esse livro, porém sinto que ele repetiu os mesmos pontos muitas vezes sem realmente aprofunda-los. Assim, mesmo antes de chegar na metade, já estava achando bem maçante, só terminei porque era leitura pra faculdade.
Léia Saturno 07/01/2023minha estante
eu senti a mesma coisa...foi bem dificil terminar

Mareufq 11/09/2022

Responsabilidade de ser gente.
?É na minha disponibilidade permanente à vida a que me entrego de corpo inteiro, pensar crítico, emoção, curiosidade, desejo, que vou aprendendo a ser eu mesmo em minha relação com o contrário de mim. (?)? (p. 131)

Tarciane.Farias 10/09/2022

Paulo Freire
Paulo Freire explana sobre a teoria progressivista e orienta de forma clara a importância do papel do professor na vida social e educacional dos seus alunos. Indico para todos aqueles que desejam conhecer um pouco mais do nosso patrono da educação.

Dime 10/09/2022

Curiosidade e Autonomia
Um livro que nos proporciona muitas reflexões. Já havia o lido na graduação e voltei a lê-lo no mestrado na disciplina sobre autonomia. Foi muito rica a leitura, pois a curiosidade descrita em Freire casa muito com a autonomia discutida nas aulas.

Isadora Silva 10/09/2022

Sinônimo da educação
Pedagogia da autonomia é um livro pequeno com muitas informações, mesmo a leitura sendo fluida, não deve ser rápida pra gente não perder tudo o que está sendo dito.

Paulo Freire é sensacional, gosto da escrita que parece uma conversa e de como ele é direto e necessário em vários pontos. Sinto que de certa forma o livro me transformou e todos deveriam ler.
Jardim de histórias 10/09/2022minha estante
Mestre Paulo Freire!!!!

Jonathan Vicente 09/09/2022

Viva Paulo Freire
Posso dizer que foi uma das leituras mais emblemáticas e gostosas que já tive esse ano. Com mais de vinte anos do lançamento do livro, ele continua extremamente presente.

Leitura essencial para futuros professores ou pesquisadores, diria, leitura essencial para todos(as).

tufão 04/09/2022

é meio chato, mas vale muito a pena ler para entender sobre a educação. reconheço que é um livro genial (só não é a minha vibe).

Georgia Patrici 29/08/2022

Indicação da faculdade
Livro que todo futuro professor deveria ler, para mim foi uma leitura obrigatória da disciplina de didática da facul, porém nem por isso foi uma leitura ruim. Paulo Freire fala de forma bem didática sobre como ser um professor que estimula a crítica e a curiosidade de seus alunos.

null 10/08/2022

Parece que não li
Li faz alguns anos. Mas como disse Tatiana Feltrin, um livro é ruim quando ao terminar de ler não fica nada.
Com frases mirabolantes e vazio de sentido fala esse "enrolador" da educação.

Ana 26/07/2022

Um bom livro para começar a conhecer o pensamento e a escrita de Paulo Freire. Aborda suas concepções sobre educar, em que explica alguns dos seus conceitos. Um dos que estou levando para o meu caminhar como educadora, é a diferença entre licenciosidade, autoritarismo e autoridade, que Freire explica nesse livro. A leitura é muito válida para pensar a qual tipo de educação podemos nos dedicar.

Lilian 17/07/2022

Pedagogia da autonomia
Quem se propõe a ensinar tem de está aberto a aprender.
Não há quem não tenha algo a ensinar ou alguém que não tenha nada a aprender.
A postura digna é expressão real e legítima da humildade.
Essas são algumas reflexões que a leitura desse livro nos trás. Não são frases retiradas na íntegra do texto de Paulo Freire mas reflexão pessoal e crítica que minha lente me possibilitou nesse contexto tão caótico em que vivemos.
Obrigada professor.

Bruna.Cristina 12/07/2022

Não concordo
O livro mostra a prática docente e suas exigências. Porém, não concordo com fato que devemos adotar uma posição . Penso que o professor deve adotar uma posição neutra.
lyz 16/08/2022minha estante
a neutralidade ja é uma posição!

Arlete49 11/07/2022

Não há o que falar. Esse livro, esse autor, já falam por si. Mesmo quem não é educador conhece o valor histórico e social a que pertence.
A maior parte das discussões são extremamente necessárias apesar de conter obviedades.
A única crítica que consigo fazer a esse livro, que me desmotivou na leitura, foi o excesso de repetições dos temas.
Recomendo a todos.

Marcio440 11/07/2022

Fundamental para todos os professores
Além de necessário para formação profissional do docente. Traz lições para a humanidade, serve para formação do ser humano. Fantástico. Obra espetacular do Mestre Paulo Freire.