Pedagogia da Autonomia

Pedagogia da Autonomia Paulo Freire

Resenhas - Pedagogia da Autonomia

felipe.cesar 23/10/2020

MANUAL DOS EDUCADORES
Paulo Freire nos ensina como devem ser guiadas as ações educativas para a transformação do educando, sendo este um ator participativo na sua própria transformação! Viva Paulo Freire!

Thamara 27/10/2020

Muito bom e explicativo
Nem a arrogância é sinal de competência, nem a competência é causa de arrogância. Não nego a competência, por outro lado, de certos arrogantes, mas lamento neles a ausência da simplicidade que, não diminuindo em nada seu saber, os faria gente melhor. GENTE MAIS GENTE.

lourenco.isaa 28/12/2020

Paulo Freire SEMPRE necessário!
Não tem como esperar algo ruim de um livro que termina da seguinte maneira: "Nem a arrogância é sinal de competência, nem a competência é causa de arrogância. Não nego a competência, por outro lado, de certos arrogantes, mas lamento neles a ausência de simplicidade que, não diminuindo em nada seu saber, os faria gente melhor. Gente mais gente."

Mas na verdade, não tem como esperar algo ruim de Paulo Freire.

Lais Duanne 04/01/2021

Me encheu de esperança
Esse é um livro sobre uma educação livre, com escolhas e troca constante.
Através desse livro Freire me fez ter um pouco mais de esperança na sociedade.

Amanda.Ruvina 12/01/2021

Todos devem ler
Por mais que seja um livro voltado ao público acadêmico, acho válido todos os públicos lerem, ultimamente andam demonizando muito o titio Freire e assim podem ver que sua metodologia não passa de uma educação mais humana. Leiam e tenham uma nova visão de mundo ?

Paula Satie 17/02/2021

Pedagogia da autonomia - Paulo Freire 4,5/5
Pegagogia da autonomia foi o meu primeiríssimo contato com Paulo Freire e estou impactada com a obra dele. A maneira como ele expõe o tema pedagogia que é um solo complexo, relevante e profundo, que exige responsabilidade, consciência, aprofundamento, consistência, cientificidade, proximidade para e com o leitor me fez transbordar de inspiração. É uma honra poder entrar em contato com uma mente tão brilhante e conterrânea como a de Paulo Freire e espero que mais pessoas de diversas áreas de formação tenham a chance de conhecer os trabalhos realizados e escritos por ele.

carolina 19/02/2021

Essencialmente, nada essencialista, para a prática docente e a prática humana! Coisa linda é poder ler Paulo Freire! ?

Ariane.Porto 04/10/2022

Ensinar requer uma série de quesitos para haver reciprocidade de sucesso.

Engraçado como muitos criticam Freire sem nunca ter lido nenhuma das suas obras, sem conhecer as suas teorias, atribuem a ele ideias deturpadas que em nada comungam com seus ensinamentos.

Paulo Freire, Grande Professor.

Brenda Silva 15/03/2021

Ler Paulo Freire comove e humaniza. Um homem a frente de seu tempo e de sábias palavras.

Edy Marques 02/04/2021

uma miríade de ensinamentos
Uma das melhores leituras que já fiz. Enquanto professor, me arrependo o quanto que eu demorei pra ler Paulo Freire. Sim, demorei, mas escolhi um livro que caiu como uma luva para pensar, repensar, refletir minha prática não apenas como professor, mas como humano, como gente inacabada que sempre deve está disposta a aprender e evoluir e quem não posso aceitar a história como determinismo, mas como possibilidade.

A cada página lida era uma frase ou parágrafos sublinhados, pois de fato é uma miríade de ensinamentos. Para quem está lecionando em sala de aula - agora, talvez de maneira online ou híbrida- é sem dúvida uma leitura mais que necessária. Seja você um professor democrata progressista ou não. Vale a pena demais. Esse livro que irei reler muitas vezes, tornou-se um dos meus favoritos.

Deeh 03/04/2021

Foi lançado em 1996, último livro o qual Paulo Freire publicou. No ano de 1997 , o educador faleceu.
Esta obra é uma convocação que o autor busca fazer, em especial, a professores e acadêmicos de licenciaturas. Ele convoca- os para uma reflexão- crítica diante de sua profissão, das posturas que devem ser feitas através dela, dos desafios, e dos conflitos existentes.
Para ele, a educação é uma arma de transformação social, sendo assim, não deve ser trabalhada de forma " bancária" e isolada da realidade social, mas sim vinculada a ela.
Paulo Freire acredita numa educação interacionista , crítica e democrática e por isto dialoga bastante com seu leitor sobre a importância do equilíbrio da relação social dos educadores e dos discentes, pois ambos necessitam um do outro.
Antes de ler este livro obra eu achava que ele teria uma linguagem mais rebuscada e que fosse mais longo também. Mas , no fim a linguagem é acessível e bem interessante para quem prefere conhecer os fatos em vez de ser " Maria vai com as outras " .

Amanda 03/09/2021

Necessário
Uma obra repleta de ensinamentos aos mestres e aqueles que desejam galgar o caminho da docência. Ler uma vez não basta, é preciso repetir a dose.

Antônio 27/04/2022

Um livro em forma de aula: uma aula sobre a vida, a prática docente e a vida que se encontra dentro dessa atividade. Também é uma aula sobre a esperança de dias melhores, mas que só virão através do trabalho em conjunto de mulheres e homens determinados a mudar o próprio destino, aliás, como o Paulo Freire nos ensina, nada está dado, pois somos seres feitos para mudar a história. É uma aula contra o fatalismo do discurso neoliberal da globalização. Uma aula sobre materialismo histórico-dialético? e como tudo isso está (ou deveria estar) dentro de uma prática docente progressista.

Priscila 19/09/2021

Livro que todo professor deveria ler
Paulo é criticado por ser idealista e sonhador. Eu concordo, muito de seu livro possue essa atmosfera.

Sua teoria pedagógica é muito válida e entende a educação como uma ferramenta de transformação das pessoas que as torne sujeitas da sua própria história e na luta dos seus sonhos.

Oct 21/09/2021

Esse livro é incrível. Não só para quem quer ser professor. Muitas vezes senti que o que estava sendo colocado ali não diz, exclusivamente, respeito à prática docente.

Inúmeras características que são colocadas como fundamentais ao professor progressista podem e devem ser adquiridas por todos aqueles que acreditam e lutam por um mundo mais humano.

O respeito, capacidade de ouvir, de dialogar, exercício de autoridade, liderança.

Livro com lições que carrego pra vida. Paulo Freire está muito além da sala de aula.