Pedagogia da Autonomia

Pedagogia da Autonomia Paulo Freire




Resenhas - Pedagogia da Autonomia


359 encontrados | exibindo 136 a 151
10 | 11 | 12 | 13 | 14 | 15 | 16 |


Emyli 18/06/2022

Uma super conversa com os profissionais da educação. Livro rico de conhecimento educacional e muito bem explicado
comentários(0)comente



Léo 09/02/2020

Pequena resenha
Pedagogia da autonomia é uma obra extremamente necessária não só para estudantes que pretendem exercer uma docência, mas para todos que pretendem discutir sobre os rumos da educação no Brasil, principalmente em um momento tão conturbado como este.

Aqui, Freire discute a relação entre dois sujeitos, professor e estudante, cada qual com suas necessidades para o "crescimento" na educação. Para Freire, a educação numa perspectiva liberal e tecnicista fere, além do princípio de autonomia do indivíduo, uma ética humana - baseada no respeito, no amor, na humildade, na tolerância (bela visão de humanidade do Freire). Ademais, há uma consideração importante do Freire de que somos seres inacabados, seres em constante transformação e que necessita de um ensino que entenda isto.

Por fim, afirmo que o papel do professor a partir de Freire não é de um treinador, mas também não é de obsolescência. Na verdade, o professor, mas sim aquele que ajuda na formação do estudante e que, por ser inacabado, também é um estudante em construção.

"Ninguém é sujeito da autonomia de ninguém. Por outro lado, ninguém amadurece de repente, aos 25 anos."
comentários(0)comente



mateusdaua 30/03/2020

Começou chato e pesado, terminou incrível!
No começo não estava gostando, achando chato e com uma escrita 'pesada', mas, antes da metade e até o final, ficou incrível! São tantas coisas que nos fazem, como educadores, refletir sobre a nossa profissão, sobre o mundo, sobre quais são os nossos objetivos como professores. Sensacional!
comentários(0)comente



felipe.cesar 23/10/2020

MANUAL DOS EDUCADORES
Paulo Freire nos ensina como devem ser guiadas as ações educativas para a transformação do educando, sendo este um ator participativo na sua própria transformação! Viva Paulo Freire!
comentários(0)comente



lourenco.isaa 28/12/2020

Paulo Freire SEMPRE necessário!
Não tem como esperar algo ruim de um livro que termina da seguinte maneira: "Nem a arrogância é sinal de competência, nem a competência é causa de arrogância. Não nego a competência, por outro lado, de certos arrogantes, mas lamento neles a ausência de simplicidade que, não diminuindo em nada seu saber, os faria gente melhor. Gente mais gente."

Mas na verdade, não tem como esperar algo ruim de Paulo Freire.
comentários(0)comente



Lais Duanne 04/01/2021

Me encheu de esperança
Esse é um livro sobre uma educação livre, com escolhas e troca constante.
Através desse livro Freire me fez ter um pouco mais de esperança na sociedade.
comentários(0)comente



Amanda.Ruvina 12/01/2021

Todos devem ler
Por mais que seja um livro voltado ao público acadêmico, acho válido todos os públicos lerem, ultimamente andam demonizando muito o titio Freire e assim podem ver que sua metodologia não passa de uma educação mais humana. Leiam e tenham uma nova visão de mundo ?
comentários(0)comente



Antônio 27/04/2022

Um livro em forma de aula: uma aula sobre a vida, a prática docente e a vida que se encontra dentro dessa atividade. Também é uma aula sobre a esperança de dias melhores, mas que só virão através do trabalho em conjunto de mulheres e homens determinados a mudar o próprio destino, aliás, como o Paulo Freire nos ensina, nada está dado, pois somos seres feitos para mudar a história. É uma aula contra o fatalismo do discurso neoliberal da globalização. Uma aula sobre materialismo histórico-dialético? e como tudo isso está (ou deveria estar) dentro de uma prática docente progressista.
comentários(0)comente



Sandro 10/07/2022

Referência
Paulo Freire é é continuará sendo uma grande referência para mim. Este livro é maravilhoso. Ajudou-me a perceber nuances não pedagógicas em minha ação e a melhora-lá.
comentários(0)comente



Paula Satie 17/02/2021

Pedagogia da autonomia - Paulo Freire 4,5/5
Pegagogia da autonomia foi o meu primeiríssimo contato com Paulo Freire e estou impactada com a obra dele. A maneira como ele expõe o tema pedagogia que é um solo complexo, relevante e profundo, que exige responsabilidade, consciência, aprofundamento, consistência, cientificidade, proximidade para e com o leitor me fez transbordar de inspiração. É uma honra poder entrar em contato com uma mente tão brilhante e conterrânea como a de Paulo Freire e espero que mais pessoas de diversas áreas de formação tenham a chance de conhecer os trabalhos realizados e escritos por ele.
comentários(0)comente



carolina 19/02/2021

Essencialmente, nada essencialista, para a prática docente e a prática humana! Coisa linda é poder ler Paulo Freire! ?
comentários(0)comente



Giovana.Sabino 12/06/2022

Só vá ler
Leitura absolutamente necessária não apenas para aqueles que virão a ser ou já são docentes, mas para todos aqueles que estão em busca de autonomia e práticas éticas que sejam primordialmente críticas de si e do mundo. Absolutamente abalada e finalmente entendendo porque ele é o cara.
comentários(0)comente



Brenda Silva 15/03/2021

Ler Paulo Freire comove e humaniza. Um homem a frente de seu tempo e de sábias palavras.
comentários(0)comente



Edy Marques 02/04/2021

uma miríade de ensinamentos
Uma das melhores leituras que já fiz. Enquanto professor, me arrependo o quanto que eu demorei pra ler Paulo Freire. Sim, demorei, mas escolhi um livro que caiu como uma luva para pensar, repensar, refletir minha prática não apenas como professor, mas como humano, como gente inacabada que sempre deve está disposta a aprender e evoluir e quem não posso aceitar a história como determinismo, mas como possibilidade.

A cada página lida era uma frase ou parágrafos sublinhados, pois de fato é uma miríade de ensinamentos. Para quem está lecionando em sala de aula - agora, talvez de maneira online ou híbrida- é sem dúvida uma leitura mais que necessária. Seja você um professor democrata progressista ou não. Vale a pena demais. Esse livro que irei reler muitas vezes, tornou-se um dos meus favoritos.
comentários(0)comente



Deeh 03/04/2021

Foi lançado em 1996, último livro o qual Paulo Freire publicou. No ano de 1997 , o educador faleceu.
Esta obra é uma convocação que o autor busca fazer, em especial, a professores e acadêmicos de licenciaturas. Ele convoca- os para uma reflexão- crítica diante de sua profissão, das posturas que devem ser feitas através dela, dos desafios, e dos conflitos existentes.
Para ele, a educação é uma arma de transformação social, sendo assim, não deve ser trabalhada de forma " bancária" e isolada da realidade social, mas sim vinculada a ela.
Paulo Freire acredita numa educação interacionista , crítica e democrática e por isto dialoga bastante com seu leitor sobre a importância do equilíbrio da relação social dos educadores e dos discentes, pois ambos necessitam um do outro.
Antes de ler este livro obra eu achava que ele teria uma linguagem mais rebuscada e que fosse mais longo também. Mas , no fim a linguagem é acessível e bem interessante para quem prefere conhecer os fatos em vez de ser " Maria vai com as outras " .
comentários(0)comente



359 encontrados | exibindo 136 a 151
10 | 11 | 12 | 13 | 14 | 15 | 16 |


Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com a Política de Privacidade. ACEITAR