Pedagogia da Autonomia

Pedagogia da Autonomia Paulo Freire

Resenhas - Pedagogia da Autonomia

dehtavi 09/01/2021

Autonomia, práxis e amor
Muitos dos que recomendam Paulo Freire, recomendam-no para educadores que pretendem melhorar ou transformar seus métodos educativos. Eu discordo dessas pessoas, pois os ensinamentos estruturados por Freire transformam toda e qualquer forma do processo educativo. Desde o aprender, até o ensinar. E foi lendo essa obra que eu aprendi à me ensinar de forma certa e coerente com a prática em suma educativa! Leiam Paulo Freire, ele muda vidas??

Iury 12/04/2022

Primeiro contato com Paulo Freire e a obra superou as grandes expectativas que já possuía. O olhar verdadeiramente democrático sobre a educação proporciona uma esperança a ser conquistada. A capacidade de adequar o ensino às particularidades socioeconômicas dos educandos revela a necessidade de um aprendizado conectado com a realidade e não focado exclusivamente na repetição de teorias tradicionais. A obra de Paulo Freire deve inspirar educadores, educandos e instituições de ensino a fim de desenvolver a educação, principalmente no Brasil, país repleto de tantas peculiaridades.
Mateus.eu 14/04/2022minha estante
Superou porque você não começou pelo Pedagogia do Oprimido. Se tivesse, tu ia estar se perguntando um "é o quê?". Brincadeira. Quão mais perto do fim, melhor fica a obra de Paulo Freire. Já diria o outro.

Liv 10/03/2022

Enriquecedor
Um livro que todos deveriam ler, em especial aos educadores, independentemente da área, é de um aprendizado imenso. A leitura é fluída mas é necessário a pesquisa de alguns termos caso, assim como eu, não tenha lido nenhuma obra anterior dele.
Em resumo, é uma leitura que vale muito a pena, recomendo demais e com certeza lerei outras obras dele.

O Pedro Dark 09/04/2021

A auto-avaliação e o ato de escutar.
Esse livro ensina que antes de educar, precisamos nos educar. Mostra a importância da educação ser uma via de mão dupla entre estudante e professor, e não aquela autoridade do professor ser o dono de todo o conhecimento. O estudante também tem seu conhecimento a cerca do mundo, e é este saber, e os demais saberes de todos do ambiente escolar que precisam ser levados em consideração, serem escutados.
Já debati com vários sobre o assunto, sobre a diversidade que existe no ambiente escolar. No Instituto que estudo, tem uma diversidade grande, de pessoas de classes diferentes, cidades diferentes, crenças diferentes, e o mais importante, histórias únicas, particulares de cada um, e é claro que haverão pontos de vistas diferentes a cerca do mundo, e todos estes pontos de vista são relevantes na construção de cada um de nós como pessoas tolerantes com as diferenças, e agregar a noção de que não somos únicos.
Uma outra lição importante que Paulo Freire deixa em sua obra é a de que, para escutar, precisamos nos despir de nossos preconceitos sobre determinados assuntos, pois muitas vezes somos carregados de conceitos que, como citei na minha resenha de "O mundo assombrado pelos demônios - de Carl Sagan", crescemos com preconceitos moldados ao nosso conhecimento. Escutar alguém precisa ser de forma limpa e livre, para podermos absorver, entender e debater, de maneira que vá agregar ao outro sem desmoralizar.

Ana 26/07/2022

Um bom livro para começar a conhecer o pensamento e a escrita de Paulo Freire. Aborda suas concepções sobre educar, em que explica alguns dos seus conceitos. Um dos que estou levando para o meu caminhar como educadora, é a diferença entre licenciosidade, autoritarismo e autoridade, que Freire explica nesse livro. A leitura é muito válida para pensar a qual tipo de educação podemos nos dedicar.

Léia Saturno 07/01/2023

Necessário, porém repetitivo
Eu precisei ler esse livro para realizar o THE para licenciatura de teatro da Unirio e tenho que admitir que foi muito difícil ler ele todo. Só foi possível com a ajuda da minha namorada, que leu muitas partes para mim (improvisamos um audiobook kkk). Freire é fora da curva, um visionário pedagógico, concordei com ele em todo o livro. Não dá pra negar que o cara era uma lenda, mas eu achei que ele se repetiu muitas vezes no livro. Eu lia e pensava "nossa, ele já falou isso" ou "o que isso ajuda na discussão?" e isso impede a fluidez da leitura. Como foi dito do prólogo, da pra perceber que foram textos soltos que depois os editores juntaram, mas dava pra ter cortado e juntado muitos tópicos. Não sei se por ja ser progressista e de esquerda que achei muito óbvio toda a discussão kkkkk. Enfim, uma leitura diferente.

Mary 19/04/2022

Este foi o meu primeiro contato com a obra de Freire, e é maravilhoso poder ler e conseguir entender a maneira leve como ele escreve sobre coisas que fazem tanto sentido quando explicadas por ele. Um grande educador, com certeza, já coloquei mais livros dele na lista.

Lerefalar 15/03/2022

Paulo Freire
Nesse livro podemos entender claramente como o conhecimento está dentro de cada um e que, não existe saber maior ou menor.
Paulo Freire nos ensina que não há professor sem aluno e que, o professor mais aprende que ensina porque cada individuo carrega uma vida de saber dentro de si.

Para mais resenhas e conversas sobre livros me siga nas minhas outras redes sociais:
Instagran: https://www.instagram.com/lerefalar/
Youtube: https://www.youtube.com/channel/UCgoBP_1zSMYLRezqlvDrYGQ
Podcast: https://anchor.fm/ler-e-falar
Espero vocês lá!

Léo 09/02/2020

Pequena resenha
Pedagogia da autonomia é uma obra extremamente necessária não só para estudantes que pretendem exercer uma docência, mas para todos que pretendem discutir sobre os rumos da educação no Brasil, principalmente em um momento tão conturbado como este.

Aqui, Freire discute a relação entre dois sujeitos, professor e estudante, cada qual com suas necessidades para o "crescimento" na educação. Para Freire, a educação numa perspectiva liberal e tecnicista fere, além do princípio de autonomia do indivíduo, uma ética humana - baseada no respeito, no amor, na humildade, na tolerância (bela visão de humanidade do Freire). Ademais, há uma consideração importante do Freire de que somos seres inacabados, seres em constante transformação e que necessita de um ensino que entenda isto.

Por fim, afirmo que o papel do professor a partir de Freire não é de um treinador, mas também não é de obsolescência. Na verdade, o professor, mas sim aquele que ajuda na formação do estudante e que, por ser inacabado, também é um estudante em construção.

"Ninguém é sujeito da autonomia de ninguém. Por outro lado, ninguém amadurece de repente, aos 25 anos."

mateusdaua 30/03/2020

Começou chato e pesado, terminou incrível!
No começo não estava gostando, achando chato e com uma escrita 'pesada', mas, antes da metade e até o final, ficou incrível! São tantas coisas que nos fazem, como educadores, refletir sobre a nossa profissão, sobre o mundo, sobre quais são os nossos objetivos como professores. Sensacional!

Jaque.Reis 18/04/2022

Inspirador
Paulo Freire é, sem dúvidas, um grande conhecedor da prática educativa e de como é importante, como educadores, saber vive-la de forma pedagógica e política.

É importante dar a liberdade necessária aos discentes para que eles possam criar sua própria criticidade de mundo, sem que essa liberdade vire licenciosidade.

Trata-se de um livro que mostra diversas perspectivas que vale a pena a reflexão de professores que buscam fazer a diferença na vida de seus alunos e quem sabe no mundo.

Brenda Silva 15/03/2021

Ler Paulo Freire comove e humaniza. Um homem a frente de seu tempo e de sábias palavras.

Edy Marques 02/04/2021

uma miríade de ensinamentos
Uma das melhores leituras que já fiz. Enquanto professor, me arrependo o quanto que eu demorei pra ler Paulo Freire. Sim, demorei, mas escolhi um livro que caiu como uma luva para pensar, repensar, refletir minha prática não apenas como professor, mas como humano, como gente inacabada que sempre deve está disposta a aprender e evoluir e quem não posso aceitar a história como determinismo, mas como possibilidade.

A cada página lida era uma frase ou parágrafos sublinhados, pois de fato é uma miríade de ensinamentos. Para quem está lecionando em sala de aula - agora, talvez de maneira online ou híbrida- é sem dúvida uma leitura mais que necessária. Seja você um professor democrata progressista ou não. Vale a pena demais. Esse livro que irei reler muitas vezes, tornou-se um dos meus favoritos.

Deeh 03/04/2021

Foi lançado em 1996, último livro o qual Paulo Freire publicou. No ano de 1997 , o educador faleceu.
Esta obra é uma convocação que o autor busca fazer, em especial, a professores e acadêmicos de licenciaturas. Ele convoca- os para uma reflexão- crítica diante de sua profissão, das posturas que devem ser feitas através dela, dos desafios, e dos conflitos existentes.
Para ele, a educação é uma arma de transformação social, sendo assim, não deve ser trabalhada de forma " bancária" e isolada da realidade social, mas sim vinculada a ela.
Paulo Freire acredita numa educação interacionista , crítica e democrática e por isto dialoga bastante com seu leitor sobre a importância do equilíbrio da relação social dos educadores e dos discentes, pois ambos necessitam um do outro.
Antes de ler este livro obra eu achava que ele teria uma linguagem mais rebuscada e que fosse mais longo também. Mas , no fim a linguagem é acessível e bem interessante para quem prefere conhecer os fatos em vez de ser " Maria vai com as outras " .