Pedagogia da Autonomia

Pedagogia da Autonomia Paulo Freire

Resenhas - Pedagogia da Autonomia

Bruna.Cristina 12/07/2022

Não concordo
O livro mostra a prática docente e suas exigências. Porém, não concordo com fato que devemos adotar uma posição . Penso que o professor deve adotar uma posição neutra.
lyz 16/08/2022minha estante
a neutralidade ja é uma posição!

Ana 26/07/2022

Um bom livro para começar a conhecer o pensamento e a escrita de Paulo Freire. Aborda suas concepções sobre educar, em que explica alguns dos seus conceitos. Um dos que estou levando para o meu caminhar como educadora, é a diferença entre licenciosidade, autoritarismo e autoridade, que Freire explica nesse livro. A leitura é muito válida para pensar a qual tipo de educação podemos nos dedicar.

Tom 25/07/2020

Um livro necessário
É óbvio que quando pensamos em Paulo Freire e seus livros, pensamos em educação e formação docente. Mas seria muito bom, que todo cidadão lesse nem que fosse um resumo dessa obra.
Paulo Freire mostra e aponta o olhar humano que devemos ter ao ensinar. Destaca os pontos fracassados do Capitalismo/Neo Liberalismo e nos faz pensar que não somos conhecedores absolutos da nossa área, ainda que tenhamos certificação nela.

O livro só não é perfeito, pois é um livro muito cansativo de ler. A escrita é redundante. Poderia ter sido "mais direto" ao escrever sua teoria.

Nick 13/01/2023

como disse meu amigo:

Paulo Freire basicamente falando "Gente e se o professor começar a tratar o educando enquanto gente e entender a realidade dele para poder ajudar o mesmo a dar um salto qualitativo na curiosidade inata?? Só falando assim..."

tha 04/09/2020

Fundamental
Independente da área de atuação, esse livro é pra vida! Todo mundo tem que ler.

Danylo 29/09/2020

Necessário a todos os educadores
Freire se propõe refletir sobre a prática educativa de maneira profunda e apaixonada. Em seu discurso é inevitável acabar analisando nós mesmo e o que queremos enquanto educadores, o que nossos alunos merecem e qual a nossa real função. Em forma de pequenas "broncas" e conselhos, somos levados a entender a interação professor-aluno em outro grau, de diversas outras maneiras e por resultado, temos uma transformação naqueles que se permitem realmente se debruçar sobre os problemas de que fala Freire.
Freire da ao docente, mais responsabilidades e afirma (muito bem argumentado) que conteúdos de matérias específicas que assumimos, são apenas uma parte do trabalho. Somos convidados a gerar autonomia e criticidade no alunado. Discutir fome, miséria, emprego, realidade e meio de sermos transformadores, não só enquanto professores, mas enquanto cidadãos. A prática docente se mistura a nossa vida e convívio social. Somos convidados a refletir sobre a nossa índole, nossa integridade e nosso exemplo. Não nos é permitido senão o mais alto grau de integridade uma vez que o nosso fazer pedagógico está em todas as nossas ações. Não nos é permitido apatia nem despreocupação frente às injustiças que limitam nossos alunos. Não nos cabe só ensinar matemática, física, ou alfabetização, mas também cidadania, empatia e combatividade.
Pedagogia da Autonomia é sobre estarmos cientes, enquanto professores, que podemos fazer um mundo melhor, e para isso, sejamos nós, primeiro, muito melhor professores, defendendo (verbalmente e na nossa prática educativa) a criticidade e a autonomia das nossas próximas gerações.

kessia18 23/10/2020

Outro livro inspirador
Se todos os professores seguissem pelo menos um pouco dos conselhos que tem nesse livro, estariam formando pessoas, seres humanos capazes de lutar por um mundo melhor, lutar por ser alguém nesse mundo tão competidor.

Liv 10/03/2022

Enriquecedor
Um livro que todos deveriam ler, em especial aos educadores, independentemente da área, é de um aprendizado imenso. A leitura é fluída mas é necessário a pesquisa de alguns termos caso, assim como eu, não tenha lido nenhuma obra anterior dele.
Em resumo, é uma leitura que vale muito a pena, recomendo demais e com certeza lerei outras obras dele.

EvaíOliveira 29/01/2023

Nesse livro, Paulo Freire fala como os professores devem ensinar os alunos. A sugestão do autor é que os professores incentivem uma ação transformadora. Ele explica a importância da ética crítica, a competência científica e a amorosidade autêntica, com base em engajamento político

Ursa_Menor 08/01/2021

Mais que necessário
Minha primeira leitura de 2021 não poderia ter sido melhor. Paulo Freire faz jus ao título de patrono da educação, mesmo que poucos brasileiros deem valor aos seus ensinamentos. Como uma futura professora, me senti impelida a lê-lo, algo que todos professores e alunos de licenciatura deveriam fazer, repensar e problematizar o estilo de ensino atual buscando sempre construir uma educação libertadora, nas próprias palavras do autor.
É uma leitura mais que necessária para todos aqueles ligados a educação e que acreditam que o ensino tem o poder de mudar toda uma nação.

dehtavi 09/01/2021

Autonomia, práxis e amor
Muitos dos que recomendam Paulo Freire, recomendam-no para educadores que pretendem melhorar ou transformar seus métodos educativos. Eu discordo dessas pessoas, pois os ensinamentos estruturados por Freire transformam toda e qualquer forma do processo educativo. Desde o aprender, até o ensinar. E foi lendo essa obra que eu aprendi à me ensinar de forma certa e coerente com a prática em suma educativa! Leiam Paulo Freire, ele muda vidas??

charlie 03/10/2021

"só somos porque estamos sendo."
aqui paulo freire nos conduz por um caminho de saberes essenciais, não somente para àqueles interessados pela área da pedagogia, mas também para aqueles que são, foram ou serão alunos do mundo.

de fato, não sabia que precisava tanto deste livro até lê-lo e fico muito feliz de tê-lo lido agora. foi como o abraço de um amigo e um bate-papo interessantíssimo sobre ter esperança nesses dias caóticos que temos vivido há anos.

recomendo fortemente este livro, caso estejam interessados em saber mais sobre como pensava paulo freire de uma maneira um pouco mais sucinta.

Maria11159 13/09/2023

Paulo freire.
Este é um livro essencial para professores e para leitores que gostam de estudar sobre a educação. Paulo Freire trás de uma forma bem simplista, educada e generosa temas relacionados a educação. Mas o tema central é sobre o comportamento do professor na sala de aula, como deve se portar, trazendo exemplificações sucintas sobre as temáticas. Algo que Paulo Freire discorre bastante ao decorrer do livro é o mandonismo e o autoritarismo, citando que essa era uma prática antiga que não funcionava, explicando que o professor não é o principal agente de transmissão de conhecimento, então ele não deve ser autoritário, mas sim flexível, trazendo como pauta central o protagonismo por parte do discente.