Pedagogia da Autonomia

Pedagogia da Autonomia Paulo Freire

Resenhas - Pedagogia da Autonomia

Oct 21/09/2021

Esse livro é incrível. Não só para quem quer ser professor. Muitas vezes senti que o que estava sendo colocado ali não diz, exclusivamente, respeito à prática docente.

Inúmeras características que são colocadas como fundamentais ao professor progressista podem e devem ser adquiridas por todos aqueles que acreditam e lutam por um mundo mais humano.

O respeito, capacidade de ouvir, de dialogar, exercício de autoridade, liderança.

Livro com lições que carrego pra vida. Paulo Freire está muito além da sala de aula.

Mary 19/04/2022

Este foi o meu primeiro contato com a obra de Freire, e é maravilhoso poder ler e conseguir entender a maneira leve como ele escreve sobre coisas que fazem tanto sentido quando explicadas por ele. Um grande educador, com certeza, já coloquei mais livros dele na lista.

Giovana.Lagranha 02/02/2023

Paulo Freire absolutamente incrível. Lembro-me de uma formação que participei e que a mediadora disse "Para que buscar tantos autores fora do Brasil se aqui nós temos o Freire para nos falar sobre educação?"
E realmente, temos embasamento e respaldo com a obra de Freire, pois elas propiciam reflexões ímpares sobre a prática pedagógica.
Adorei a leitura, permitiu que eu refletisse sobre o que fui, sou e quero ser enquanto educadora.

Verissimo 23/05/2022

Necessário!
É impossível ler Paulo Freire e não sentir uma inquietação por estar simplesmente parado, e ao mesmo tempo percebendo como tanta coisa é possível.

Antônio 27/04/2022

Um livro em forma de aula: uma aula sobre a vida, a prática docente e a vida que se encontra dentro dessa atividade. Também é uma aula sobre a esperança de dias melhores, mas que só virão através do trabalho em conjunto de mulheres e homens determinados a mudar o próprio destino, aliás, como o Paulo Freire nos ensina, nada está dado, pois somos seres feitos para mudar a história. É uma aula contra o fatalismo do discurso neoliberal da globalização. Uma aula sobre materialismo histórico-dialético? e como tudo isso está (ou deveria estar) dentro de uma prática docente progressista.

Morganna 24/11/2021

Uma leitura importantíssima, com saberes que agregam não somente àqueles que querem lecionar. Tive dificuldade em engatar apenas porque não faz meu estilo, mas vale a pena ler

Siliane.Ferrari 29/11/2021

Nota 10/10
Li alguns livros do Paulo Freire para minha dissertação. Agora, estou relendo com mais calma, com tempo para parar e pensar em casa subtítulo.
Leitura densa, que vale cada reflexão. Seja para educadores e educadoras, ou para o dia a dia.

Rafa569 16/03/2023

Desperto meu amor por educação
Admito que é o primeiro livro que eu leio, mas já tô querendo comprar outros livros do autor. A escrita é apaixonante e ele é uma grande reflexão sobre a nossa educação.

Gleiciane23 20/12/2021

Pedagogia da Autonomia é um livro curto mas que trata de assuntos relevantes para o contexto educacional, onde ele fala de experiências, para mim poderia ser mais curto ainda porque ele fala as mesmas coisas de formas diferentes sem necessidade.

Lerefalar 15/03/2022

Paulo Freire
Nesse livro podemos entender claramente como o conhecimento está dentro de cada um e que, não existe saber maior ou menor.
Paulo Freire nos ensina que não há professor sem aluno e que, o professor mais aprende que ensina porque cada individuo carrega uma vida de saber dentro de si.

Para mais resenhas e conversas sobre livros me siga nas minhas outras redes sociais:
Instagran: https://www.instagram.com/lerefalar/
Youtube: https://www.youtube.com/channel/UCgoBP_1zSMYLRezqlvDrYGQ
Podcast: https://anchor.fm/ler-e-falar
Espero vocês lá!

Salino 07/01/2022

Manual para a vida!
Eu, particularmente por dar aulas, achei extremamente importante essa leitura. É realmente um manual docente, em que traça os caminhos possíveis para que o professor tenha êxito em sua prática pedagógica. Quanta lástima dá saber que Freire é julgado injustamente, em sua maior parte por quem nem o lê. Essencial, indico a todos e um ótimo presente para quem está começando esse caminho de leitura.

RAGGI0 08/01/2022

RESENHA CURTA, POIS NÃO POSSO AVALIAR A OBRA FREIREANA
Tenho até temor em escrever sobre Paulo Freire. Ele foi um monstro (no bom sentido da palavra) da educação brasileira. O nosso patrono. Tanto que me faltam palavras para descrever a incompletude a qual me sinto no momento, que, no entanto, estou consciente, de que nada sei sobre ensinar e muito há a aprender. No entanto, muito além de ensinar, nada sei sobre viver, e isto é o que mais me dói, mas também me constrói.

Acredito ser essa a essência de ?Pedagogia da Autonomia?, visto que sem inacabamento, por se saber inacabado, não há curiosidade a se tornar epistemológica. E sem curiosidade epistemológica, não existe construção da autonomia que, por sua vez, se transforma em conhecimento.

Sadrak 30/05/2022

É preciso ir além da imposição ideológica
Que magistral leitura e geradora de reflexão sobre o ato de educar, ensinar/aprender.

Paulo Freire, inegavelmente, tem compromisso com um pensar libertário. Seus arrazoados sobre a pedagogia confrontam com uma atualidade profética os nossos dias. Marcados que são pelas desigualdades e desnivelamento social.

Boa leitura!

Nika 24/04/2023

Sobre o ensinar progressista
A Pedagogia da Autonomia é um manual ético-prático do ensinar, porém não conta com etapas, processos mecânicos, instruções ou dicas. Nas poucas páginas, o patrono da educação brasileira propõe reflexões essenciais para docentes atuantes e em formação. Durante a leitura, pude refletir sobre o papel do educador, na escola e dentro da sociedade; sobre como ser um/a melhor educador/a; sobre a educação para além das tecnicidades neoliberais; sobre a educação como formação de indivíduos; entre tantas outras coisas. Apesar de às vezes parecer idealista, como ele mesmo pontua, Freire mantém os pés no chão ao exemplificar com problemáticas reais e tangíveis, além de propor soluções e questionamentos que buscam a mudança necessária. A obra nos faz esperançar e valorizar a educação e o trabalho de professores. Bem, finalizei a obra com vontade de ler as outras Pedagogias escritas pelo autor.