O instituto

O instituto Stephen King
Stephen King

Resenhas - O Instituto

bruna 02/09/2020

Instigante do começo ao fim
Não esperava menos do Stephen King, mesmo que, no decorrer dessa leitura, eu tenha sentido muita (muita) raiva dele, no final tudo vira admiração.
A história te prende e te surpreende em níveis que nem consigo explicar. Numa mistura de terror clássico, que abrange manipulação e tortura, com algo muito parecido com a série Stranger Things, é um livro agonizante que você não consegue parar de ler até ver o final. Sensacional!

Dhiego Morais 12/09/2020

O Instituto
Escondido nas profundezas de uma floresta no Maine, o Instituto se ergue silencioso, imponente e misterioso, tão desconhecido da população quanto se poderia imaginar. Embora persista nas sombras da ignorância humana, sua influência se estende longe e mortal. Entrar para o Instituto é como entrar para a máfia: uma vez lá, não se consegue mais sair.
“Sabe, Jamieson, essa vida que achamos que levamos não é real. Não passa de uma brincadeira de sombras e eu vou ficar bem feliz quando as luzes se apagarem. No escuro, todas as sombras desaparecem.”
Lançado em 2019, praticamente em simultâneo aos Estados Unidos, O Instituto é a obra mais recente de Stephen King, trazido em terras tupiniquins pela editora Suma, um braço da Companhia das Letras. Enquanto If we bleed, previsto para meados de 2020 – e ainda sem título no Brasil – não sai, comentemos um pouquinho sobre este romance que, já adianto, é muito bom. Bora lá?
Assim como Stephen King já fez anteriormente em IT, a Coisa e em O Talismã, por exemplo, O Instituto promoverá o encontro do público leitor com protagonistas crianças, e, se há algo que o autor faz muito bem – normalmente bem – é desenvolver crianças cativantes e tão complexas quanto seus personagens adultos.
Luke Ellis é um garoto de doze anos e bastante especial: além de ter uma inteligência extremamente elevada, de tal modo que é capaz de resolver testes universitários e se propor a concorrer a duas bolsas de graduação e estudá-las concomitantemente, ele também possui uma habilidade paranormal fraca, latente. E é justamente por este último detalhe que Luke se torna alvo do Instituto, uma organização científico-militar secreta e sinistra.
No Instituto, após ser sequestrado, Luke passará a conviver com outros jovens, mais novos e mais velhos na mesma situação de clausura que está. Ali, todos são recrutas, todos serão guardiões de sua nação, reunidos para um bem maior – pelo menos é isso que os funcionários querem que eles acreditem. No interior daquelas paredes, médicos executam experimentos cruéis com as crianças, aplicam substâncias desconhecidas, agridem e violentam quem age em desacordo. A punição é realizada com bons olhos e sorrisos no rosto dos cuidadores.
A leitura se torna dolorosa em alguns momentos. King transforma o Instituto e seus funcionários em vilões dignos de nota – e desafeto. No entanto, vale ressaltar que esses fatos não são usados em desarmonia com a construção das personagens, nem com o tom da história.
Avery Dixon é outro dos jovens raptados pelo Instituto. Mais novo que Luke, a situação em que se encontra o torna mais mimado e assustado de início. Mas o pequeno esconde uma habilidade telepática extremamente poderosa e, unido a Luke e sua mente, talvez exista algo que possam fazer para virar o jogo.
Pode parecer “chover no molhado”, mas não posso deixar de citar as personagens tão bem construídas e que fazem de O Instituto um livro tão delicioso de se ler. Boa parte da história ocorre no interior dessa organização, o que permite que investiguemos a vida daquelas crianças, criando um vínculo de empatia que se estende até o final da história. Enquanto as crianças dão um tom mais ameno e ágil à trama, as personagens adultas promovem o rebuliço, as reviravoltas revoltantes e angustiantes. Entre as crianças, vale manter o olho aberto para Kalisha, George e Nick, por exemplo.
Não poderia ser uma história de Stephen King se não tivesse uma trama dentro da trama, certo? É aqui que entra Tim Jamieson, um ex-policial que segue sem rumo certo, até aportar em DuPray, uma cidadezinha na Carolina do Sul. Lá, trabalhando como vigia noturno para o xerife John, o destino se mostrará para ele definitivamente. Às vezes estamos no lugar certo para na hora certa as coisas andem como devem andar.
Um ponto interessante para se comparar é a história de A Incendiária e O Instituto. Embora nada esteja confirmado, há quem sugira que a Oficina tenha ligação com o Instituto. Talvez sim, talvez não, mas a verdade é que ambas as instituições tem o seu interesse em crianças com habilidades incomuns.
“Ocorreu a ele de repente que era preciso ficar preso para entender de fato o que era liberdade.”
Outro ponto bacana de citar é como o autor encaixou bem as referências a vários livros. Em determinado momento, cita-se, por exemplo, As Crônicas de Gelo e Fogo. Há, é claro, referências ao kingverso – universo compartilhado das obras de Stephen King –, com lembretes a Salem.
Com um ritmo que aumenta gradativamente, O Instituto assegura mais uma vez ao leitor saudoso das obras dos anos 70 e 80 de Stephen King, tais como O Iluminado, IT e Salem, que King ainda tem boa mão para histórias eletrizantes, cheias de suspense e personagens complexos. Dos finais, que sempre dividem opiniões, em O Instituto o autor amarra bem a história, ressalta críticas políticas, mas deixa espaço para um saboroso – e se...?

site: https://skullgeek.com.br/resenhas/resenha-o-instituto-de-stephen-king/

Isis.Gomes 21/03/2021

Interessante
Instituto é aquele lugar #sinistro que rapta #crianças especiais, com poderes paranomais. Lá elas são submetidas a inúmeros testes com a desculpa que estão ali para ajudar o governo. O lugar só não contava com Luke, que além da habilidade de telecinese, tem um QI fora do normal, e que não sossega enquando não dá um jeito de escapadar daquele inferno.
A #história é envolvente e interessante, porém #stephenking enrola demais nos acontecimentos, na minha opinião ele poderia resumir muitos trechos, segundo alguns amigos, outros #livros dele também são assim.

MArcio183 10/01/2021

No começo a história é um pouco lenta e a leitura custa a desenvolver depois que luke é sequestrado em diante as páginas voam nas mãos, segunda obra que leio do autor Stephen King me identifiquei com os personagens Avery, kalisha, Nick e Luke senti todas as emoções junto com eles e no final fica aquela sensação despedida de quatro amigos.

eduarda 29/03/2021

o instituto
esse foi o meu primeiro contato com a escrita de stephen king e só o que tenho a dizer sobre é: sensacional!
dois pontos sobre a obra:
1. sempre tive receio de ler a obra de king pq sabia que ele era mt detalhista e eu não gosto tanto disso. com essa leitura, percebi que todos os detalhes em excesso apenas somam na obra e não tornam a leitura cansativa;
2. a história é extremamente envolvente e genial mas aconselho a vc n ler tantas páginas por dia pq alguns momentos são, pelo menos para mim, delicados.
para quem gosta desse universo de telepatia e telecinésia, o livro é excelente e faz a gente refletir muito sobre várias coisas.
(ps. king reizinho conquistou meu coração)

Emilia.Reis 08/12/2023

Adorei!
Gostei da parte da ficção científica, às crianças tinham poderes (sem parecer um x-men meia boca). Não teve enrolação, os momentos de ação chegaram na hora certa.
As crianças são encantadoras, a gente sofre junto com elas ( incrivelmente o King não estragou tudo com coisas inapropriadas como fez em IT).
A amizade é um dos pontos fortes do livro.
Um enredo bem comum (infelizmente) de quanto as pessoas se apegam à idéias malucas e usam e descartam outros indivíduos como se não fossem humanos e dizem que isso é pelo bem maior ( que ódio desse tipo de discurso)

Marcos.Alexandre 25/02/2020

Um King diferente
Garotos com poderes paranormais são levados para uma instalação secreta do governo. Lá existe a parte da frente e a parte de trás. Vale a pena conferir o que acontece.

Bicalho 16/10/2020

Excelente
Muito bom, lembra bastante stranger things misturado com x men, as crianças são ótimos personagens

Milli 20/01/2023

so de pensar que se o tim tivesse pegado aquele voo tudo seria diferente?
amei demais esse livro!
a construção dos relacionamentos muito linda! amei demais essas crianças e passei o livro inteiro torcendo por elas!
muito muito muito lindo!! recomendo!!!
história muito boa também!!! como esse cara consegue ter tanta ideia boa e executar tao bem?

souza263 18/03/2023minha estante
finalmente achei um comentário que falou tudo que eu penso, essas facilitações foram simplesmente ridículas, tiraram toda a credibilidade da história

Elebasi 25/03/2023minha estante
Que bom que voce pensa igual ? quando eu terminei e não vi ninguém falando disso me questionei seriamente se eu que tava procurando pelo em ovo. Como pode não ter uma segurança reforçada ou no minimo decente num lugar com crianças paranormais e revoltadas, pelo amooooor

dani 07/05/2021

Que livro!
Com certeza um dos melhores livros que eu já li. Stephen king cirúrgico, cad parte do livro faz total sentido. PERFEITO.

obs: esse foi meu primeiro contato com o autor.
matt 16/05/2021minha estante
esse tá sendo o meu primeiro livro da vida, eu tô gostando demaissss, ainda tô na página 31, mas tá sendo incrível

Geo 19/05/2021minha estante
Qual a faixa etária?

matt 28/05/2021minha estante
não sei amg

Jeny 01/11/2021

O instituto, minha primeira leitura do Stephen King, e eu amei. Já estava querendo ler algum livro dele, as pessoas botam muito hype, e por isso fui com expectativas, mas não me decepcionei.

Achei que a leitura iria ser difícil, mas nem foi, bom, no começo foi um pouquinho complicado, mas depois me acostumei, e eu acabei gostando dela, é algo que te prende, sabe? E te faz querer continuar mais.

Gostei dos personagens, e acabei me apegando a eles, Sha, Tim, Nicky, Luke, e o Avery... Avery, meu queridinho, amei demais esse lindo (óbvio q eu amei os outros, mas ele era meu bb).

Comecei a ler por recomendações, e também por lembrar um pouco de Stranger Things, sem arrependimentos com esse livro, muito bom.
Acho que vou começar a ler mais livros do Stephen king, eu realmente gostei desse, e talvez eu goste dos outros.

Thiago.Wriel 25/06/2021

Bom começo
Um otimo livro para quem quer começar a se interessar por King
É um misturão de várias coisas, mas nenhuma delas sao clichê ou deixam a desejar
Trabalha muito com o sentimento do leitor, porque, vindo de King, nao podemos esperar que algo vai ou não dar certo
Gostei que não teve aquele estilo de desventuras em serie, que é bem forçado
A forma que as histórias se conectam é linda e o final... é um bom final
Agora ele é um dos meus livros favoritos de King, ficando atrás de Novembro de 63 e It
Nota 11 de 10.
Dante 26/06/2021minha estante
Mds já acabou, amg?? Leu muito rápido!

Macedo 01/07/2021

Meu segundo do S.K.
Confesso que não teve um momento em que não me senti preso ao livro!

O contesto, a história e os personagens me deixaram a cada capítulo querendo mais e mais respostas!

Amo os mundos que o S. cria e sempre me dá vontade de viajar ou ser um dos personagens do livro.

Lari 31/07/2020

É com o coração muito dolorido que eu escrevo essa resenha para vocês hoje. O Instituto foi provavelmente um dos livro mais bonitos que eu já li, só não passou a ser meu livro favorito da vida porquê IT tem muitas razões por estar ali, mas podem ter certeza que entrou no meu top5.
Como de costume, o livro nos apresenta dois pontos de vista, o ambientado em uma pacata cidade da Carolina do Sul chamada DuPray e a visão de Luke Ellis. Luke more em Minnesota, é um gênio e quer se matricular em duas faculdades simultaneamente aos 12 anos. Infelizmente, seus planos mudam quando ele é sequestrado e acorda no Instituto rodeado de mais algumas crianças que, como ele, além de inteligentes possuem talentos especiais. Nessa instituição sinistra, a equipe se dedica impiedosamente a extrair dessas crianças toda a força de seus poderes paranormais. Não existem escrúpulos. Luke fica mais e mais desesperado para escapar e procurar ajuda. Mas até hoje ninguém nunca conseguiu fugir do Instituto.
O livro é aterrorizante, e de uma crueldade que só o Stephen King consegue colocar em páginas, mas ao mesmo tempo é lindo. Novamente o autor coloca a força da amizade e do amor como a nossa única maneira de superar certas barreiras em nossas vidas e isso me deixou muito abalada. Não sei se eu tivesse lido em outro momento eu teria a mesma opinião, mas estando em momento tão fragilizada me deixou completamente espantada com a grandiosidade que me foi apresentada e este livro tomou um lugar enorme no me coração.
Vitorin 31/07/2020minha estante
Esse livro é perfeito