Cinco Júlias

Cinco Júlias Matheus Souza

Resenhas - Cinco Júlias

Hellen @Sobreumlivro 04/10/2019

DEUS ABENÇOE A LITERATURA NACIONAL!
Com essa frase de introdução, vamos a resenha...

Começo essa resenha com um alerta! Esse é um livro feliz e tudo vai ficar bem no final. Assim como o autor me alertou no início do livro, achei importante compartilhar com vocês. Este é um livro feliz, mas para chegar até o ?felizes para sempre? a gente precisa passar por algumas coisinhas, né? Então, é claro que rola muito drama, muitas indicações de músicas, autores e filmes, alguns momentos de choro aqui e acolá e muita, muita risada. Porque, apesar de todo o drama, esse é um livro feliz. E é um daqueles livros que você começa e termina com aquele sorrisinho louco de quem está amando tudo (ps. evite ler em ônibus porque gargalhar quando todos estão em silêncio parece coisa de louco. E é.).

Mas, vamos a sinopse?
Sabe todas as conversas que você já teve com suas BFF no whatsapp e todos os memes bobocas que vocês compartilham e os segredos e as fofocas que contam? Então, imagina tudo isso compartilhado na internet para qualquer pessoa ver?
[você está surtando? Porque eu estou]
É assim que essa história começa. Um site onde você pode ver todas as conversas de todas as pessoas na internet. Jogadas ao relento para quem quiser.
E é nesse cenário de horror que conhecemos ?As Júlias?. No meio de uma chuva torrencial no Rio de Janeiro, alguns incidentes fazem com que essas garotas se encontrem. E assim, dentro de um carro de altoescola furtado por Júlia 1, elas partem numa viagem de autoconhecimento, loucuras, bebidas e karaokê - exatamente como a adolescência deve ser [cheia de surtos e sofrências, dramas e amizades inesquecíveis]

Ok, eu vou parar essa premissa por aqui, porque já estou atingindo os limites de carácteres do instagram. Mas o que você precisa saber para embarcar nessa viagem com as Cinco Júlias é:
a. Esse livro é incrível e merece muita visibilidade.
b. Encontramos muitas temáticas interessante no meio da história - feminismo, aceitação, racismo, gordofobia, homobofia e saúde mental. Embora esses temas não sejam aprofundados, o autor soube abordar todos eles com segurança.
c. Todas as personagens são bem desenvolvidas e é incrível como essas cinco garotas tem personalidades completamente diferentes e conseguem ser desenvolvidas com autonomia.
d. No mais, LEIA ESSE LIVRO E SALVE A LITERATURA NACIONAL, tem muitos livros nacionais incríveis sendo lançados e precisamos dar visibilidade a eles.
Obrigada,
Beijos da Julia 6!

Ludy @emalgumlugarnoslivros 05/11/2019

Tão perfeito que nem sei
Cinco Júlias - Matheus Souza
328 páginas/Editora Seguinte

"Somos pequenos universos cheios de erros e inseguranças. E a melhor parte dos filmes, séries, livros e histórias que contamos e ouvimos é a esperança de que a gente pode mudar e melhorar."

De maneira inesperada, o site Uleaked vaza nas redes todas as mensagens privadas já enviadas. Caos total!
Vocês teriam algo temer?
5 Júlias, sim. E é nessa situação que elas se entrelaçam.
Juntas, vão embarcar em uma fuga/aventura e nos fazer rir, questionar e aprender. Preparem-se!

O que dizer de um livro que me conquistou na primeira página?
Cinco Júlias, com sua premissa original, é assim: viciante e cativante.
Júlia 1 é a mais sensata.
Júlia 2 é quase um alter ego da população. Boa pessoa quando está on, mas no off...
Júlias 3 e 4 são fofas. Ambas pensam e imaginam demais.
Júlia 5 é a rebelde, está passando por um momento depressivo.
Quando se juntam, se encaixam. Uma completa a outra. No início não há uma amizade, apenas a necessidade de fugir.
Achei incrível conhecer essas meninas - impossível não se identificar. Todas são imperfeitas, são jovens errando e tentando fazer o melhor para acertar - nem sempre é fácil, nem sempre conseguimos.
E elas vivem, erram, crescem, se conhecem, se entendem, se apoiam; nesse meio, há até um romance fofo.

Dizer que estou apaixonada pela escrita do Matheus é pouco, pois estou transbordando de amor. Fascinada pela leveza de suas palavras, pela maneira que ele faz refletir e questionar através de um texto totalmente divertido.
Ele construiu essa história com verdade; gostei dele ter desenvolvido um estilo de narração para cada Júlia. Elas conversam com o leitor, e isso é intimista.
Além do mais, a escrita dele é atual, informal e repleta de referências.
Ele traz sororidade, diversidade e representatividade.
Porém, Matheus e eu temos um conceito diferente de final feliz. Me senti enganada!

Cinco Júlias é uma leitura que, entre risos e reflexões, emociona. Tem um tom esperançoso.
É sobre o consumo excessivo das redes sociais. Mas, principalmente, é sobre ser honesto com os outros e com você.
Que o mundo leia essa maravilha!

#resenhaemalgumlugar

site: @emalgumlugarnoslivros

Rodolfo_Domingos 26/11/2019

Um recorte deste tempo
O fato é que este é um dos livros mais legais do ano. É brasileiro, é feminista, é divertido, engraçado e dialoga com as dores e as delícias de ser jovem nos dias de hoje.
É a história de 5 garotas que se encontram por acaso e embarcam numa viagem não programada para São Paulo depois de uma invasão hacker vazar todas as conversas já trocadas na história da internet, no mundo todo.
Cada Júlia tem uma história: J1 quer encontrar o pai que não vê há anos quando descobre que está com uma doença terminal. J2 é uma popular influenciadora que foge depois de ter seus nudes vazados. J3 trai compulsivamente o namorado que ama. J4 nunca se sentiu especial em nada. J5 tentou se matar por não receber o apoio de sua família quanto a sua sexualidade.
Se, por acaso, existe em você, futuro leitor desse livro, alguma ideia de que reunir 5 protagonistas mulheres vai soar como uma tarde num salão de beleza, re-pense isso.
O livro é um recorte deste tempo, e demonstra como as relações interpessoais ganhou, na era da internet, um mediador perigoso, que é o uso das redes sociais. Estamos sempre em busca de alcançar um padrão, seja visual, comportamental, intelectual. E, muitas vezes, esquecemos que existe todo um mundo de carne e osso, aço e concreto, sustentando isso tudo.
É divertido, sensorial, cheio de referências da cultura pop que ajudam a tornar cada protagonista bastante tridimensional. É um dos melhores livros do ano.

PorEssasPáginas 05/01/2020

Resenha: Cinco Júlias - Por Essas Páginas
Entre uma leitura e outra mais pesada (afinal, eu sou a garota dos livros de terror e suspense aqui no blog, não é mesmo?), adoro relaxar com uma leitura mais leve, e YAs são meus preferidos nessas horas! Quando fui este ano à FLIPOP (confira nosso post sobre o evento) vi uma mesa com alguns autores, entre eles, o Matheus Souza, que estava fazendo sua estreia no mundo da literatura, apesar de já ser experiente em roteiros de teatro e cinema. Ele comentou sobre seu livro – Cinco Júlias -, que primeiro nasceu como um roteiro de uma peça teatral, e naquele instante fui capturada pela essência dessa obra incrível! E devo dizer, foi tudo que eu esperava e bem mais – uma delicinha de leitura!

Em um belo dia entra no ar um site chamado uLeaked, onde qualquer um pode procurar conversas privadas – de e-mail, WhatsApp, direct de redes sociais – de qualquer pessoa no mundo; isso inclui, além de políticos e celebridades, pessoas comuns, como eu e você. E, a partir dessa premissa de “Vaza Jato de todo mundo”, a história dessas cinco garotas chamadas Júlia começa. Na noite daquele dia que mudou o mundo, uma série de coincidências reúne as cinco personagens, cada uma bem diferente da outra, com suas próprias histórias e dramas pessoais, mas com uma coisa em comum: a vontade de dar uma virada em suas vidas. Juntas, elas embarcam em um carro de auto-escola rumo à São Paulo e uma semana inesquecível.

Cada capítulo é narrado por uma das Júlias, e o mais legal é que todas possuem vozes bem diferentes e você logo percebe quem é quem (e se afeiçoa por todas elas!). Mas, para facilitar (até mesmo entre elas, dentro da história), as próprias fazem um sorteio e se nomeiam como Júlia 1, Júlia 2 e assim por diante (mas acabam dando apelidos entre si mais tarde, como Ju Two ou J4). E, logo de cara, já me apaixonei por cada uma dessas personagens; é como se cada uma completasse a outra de um jeito especial (como a gente faz na vida?). É inevitável ficar torcendo por todas elas, rir e chorar das aventuras e desventuras dessas meninas.

Com um ritmo gostoso e uma escrita despretensiosa, o autor nos conduz em uma viagem maravilhosa. É um livro fácil e super agradável de ler, as páginas vão passando e quando você se dá conta, já está no final, com um sorriso (e algumas lágrimas) no rosto e morrendo de saudade dessas personagens queridas e da história. Foi minha última leitura de 2019 e terminei abraçando o livro com a certeza de que fechei o ano com chave de ouro!

site: http://poressaspaginas.com/resenha-cinco-julias

Lucas1429 06/02/2020

Muito bom e divertido
4 estrelas

Raianne Viana 22/02/2020

Zero defeitos
O livro é maravilhoso. Você se identifica um pouco com cada Júlia.
É leve, divertido, vai te fazer chorar e rir. Representatividade pra dar e vender.
Único problema pra mim foi o excesso de referências. Se reduzisse pra metade das referências que tinha a leitura teria sido bem melhor

rafazaakar 27/02/2020

JULIA 1, 2 e 3, OBRIGADO POR TUDO, VOCÊS SÃO MARAVILHOSAS!!!
#resenha - ?Cinco Júlias? (Matheus Souza, 2019) #14

Esse é o livro que eu posso dizer que tive a sorte de encontrar. Já tinha visto ele em algumas postagens aqui e ali, sempre via alguém comentando sobre, mas nunca parei pra ver realmente do que se tratava. Até que achei ele na livraria, e a capa me fez ficar apaixonado! Levei.

Ai, que acerto foi! Sério, que livro maravilhoso de se ler! Eu entrei na história achando que seria uma versão BR daquele filme da Britney que ela sai pelo mundo com as amigas. Já entrei esperando narrações longas dentro de um carro quente percorrendo as estradas do Rio de Janeiro.

Errei profundamente! O autor nos apresenta de forma descontraída, e totalmente caricata, cada uma das Júlias que vamos passar a acompanhar. Cada uma com suas manias, trejeitos, formas de escrever, de falar, de raciocinar - menos a Julia 3, ela não raciocina muito não -, e com isso, com esse jeito de caracterizar cada uma, Matheus Souza nos obriga a gostar de cada uma delas, de suas histórias e da sua aventura - que não se resume a 5 garotas e um carro quente na estrada.

A narrativa é fluída, é rápido, é engraçada e só no final é que fica triste e completamente inesperada - se o autor estiver lendo isso eu te odeio, mas eu te amo. Passamos pelo trauma das mensagens vazadas, chegamos a São Paulo, curtimos e conhecemos essas cinco garotas incríveis e, por fim, entendemos a importância que uma aventura de verdade, que as amizades verdadeiras, têm em nossas vidas.

Repleto de referências ao mundo Pop, geek e alternativo, essa com toda certeza é aquela leitura que você não espera, mas acaba amando cada página lida. @netflixbrasil é a sua obrigação adaptar essa pérola literária em um filme. Não enrola, não, que aqui a gente tem pressa!

#editoraseguinte #seguinte #cincojulias #matheussouza #resenha #leitura

vivic.png 12/05/2020

O autor sabe conduzir a narrativa muito bem, tornando livro muito fácil de ser lido, as personagens sao cativantes e é interessante poder ver como elad evoluem ao longo da historia

valadão 11/11/2020

muito divertido
um livro que fala sobre assuntos delicados de uma maneira cômica e nos dá esperança de que a vida talvez não seja tão ruim assim

Malu 14/07/2020

Ele é perfeito. Sério, perfeito. Eu amei conhecer as Júlias. Eu amei a história e o desenvolvimento de cada uma. Acabei a última parte do livro agora (5/5). Chorei pra caramba. E digo com muito carinho que esse livro vai me marcar pra sempre.
O jeito que o Matheus escreve é mágico, é fluído e é jovem. Indico esse livro pra qualquer adolescente acima de 15 anos. Não importa se você só consegue ler 2 livros por ano, não importa o seu gênero e nem sua classe social, Cinco Júlias é curto e fácil de ler.

Ivan.Delmondez 04/08/2020

Um livro perfeitamente nacional
E impressionante como mesmo o livro trazendo as Cinco Júlias, onde cada uma tinha uma vivência, uma realidade, um problema e uma personalidade diferente, eu me consegui me identificar com todas elas. Os problemas familiares da Um, a dificuldade de ter iniciativa da Dois, os problemas de autoestima e vergonha corporal que a Três passou. Até a falta de novidades na vida da Quatro e as dificuldades com sexualidade e psicológicos da Cinco. O livro e uma obra perfeita que aborda todos os assuntos atuais que precisam ser discutidos pelas crianças nascidas depois dos anos 2000

jjjjjulias2 24/08/2020

Incrível
Eu amei tanto esse livro e a mensagem que ele passa. É tão leve de ler, tão engraçado.
Me chamo Julia também e confesso que comprei o livro pela emoção do nome (e pela capa perfeita). Me identifiquei com todas as Julias e senti que tinha um pouco de cada personalidade delas. Me emocionei demais com o final, tudo pra mim! (chorei ate com os agradecimentos). É isso gente, LEIAM LIVROS NACIONAIS!

LAmethista 24/08/2020

"A vida pode ser incrível."
A história das Cinco Júlias é uma verdadeira tempestade, mas o desenrolar dela é o dia ensolarado que se segue! Com um final feliz [na medida do possível], essa história é um mix de risos, choros, romances enrolados, reflexões e embriaguez. Eu diria que esse livro trás um balanceamento quase perfeito entre tragédia e comédia com pequenos caos no meio.

Caos é uma palavra que pode resumir o livro [mas não é no sentido de ofensa!]. O enredo é super caótico, com varias reviravoltas analisadas através de vários pontos de vista, pois o livro inteiro oscila entre narrações das cinco Júlias, sejam sozinhas ou umas com ajuda das outras.

Na minha opinião pessoal, esse é um dos livros com a narrativa mais criativa que li! Cada Júlia possuí uma identidade totalmente única e isso se reflete, inclusive, na forma de escrita e nas estruturas dos capítulos. Seja na forma de escrever o título [Júlia Um, Júlia 3, J4...], como na estruturação dos parágrafos e diálogos.

Claramente, como estamos falando de cinco narradoras distintas com personalidades muito distoantes, acaba-se criando uma maior afeição por certas personagens e até um certo ranço por outras. [me perdoem Júlias dois e três!]

Por exemplo, as narrações da Júlia 3 me cativaram muito no início, porém no desenvolver do livro ela se tornou uma personagem incômoda. Para mim pareceu que a personagem foi mal aproveitada e permaneceu sempre girando em torno de discursos feministas que eu, pessoalmente, achei batidos. Essa foi uma das únicas decepções que tive com o livro.

Júlia 2, porém, seguiu o caminho oposto, sendo uma personagem que, de início, eu achava bem chatinha mas que logo no finalzinho criei uma afinidade [mas demorou viu? kk].

Quanto as outras Júlias, para mim foram todas bem trabalhadas. Diferente das Júlias 2 e 3, que tiveram suas narrativas basicamente voltadas para o feminismo [do qual a abordagem em questão eu, pessoalmente, não curti], através das Júlias 1, 4 e 5, tivemos debates mais enriquecidos acerca de racismo, questões familiares, sexualidade, suicídio e saúde mental. Através da Júlia 3 também tivemos um debate muito importante sobre autoestima e gordofobia. Nesses pontos o livro me ganhou 100% pela diversidade e responsabilidade e cuidado com os assuntos.

A mensagem principal do livro, que é basicamente um grande "vai ficar tudo bem", é simples, porém muito importante e reforçada em cada página da história. No geral, Cinco Júlias é uma rápida e divertida viagem pelos pensamentos e vidas dessas cinco adolescentes bem diferentes que se uniram ao acaso e descobriram que só precisavam de uma mão amiga para segurar nos momentos difíceis.

Mesmo dando 4 estrelas eu definitivamente recomendo esse livro a todes que procurem uma leitura mais tranquila, divertida e breve!

[E quem já leu, provavelmente percebeu que eu, assim como Júlia Um, fiz um bom uso de colchetes nessa resenha! kkk]

× se gostaram dessa resenha, me sigam no instagram! @L.Amethista

b.furrtado 28/08/2020

Cinco Júlias
É um livro bom, a idéia e a história são ótimas mas não acho que tenha sido executado da melhor forma. Amo a idéia de cada capítulo ter uma formatação e escrita diferente dependendo de quem narra, mas isso atrapalhou um pouco em alguns momentos da leitura. Em alguns capítulos a escrita é meio confusa e a falta de descrições e os acontecimentos muito rápidos me dão a impressão de estar lendo um rascunho.

Outro ponto que me incomodou foi a superficialidade dos temas. Temos cinco protagonistas, com histórias diferentes, mas que parecem ter sido exploradas muito brevemente. Duas das personagens são meio estereotipadas e isso me incomodou bastante.

Entretanto, o casal principal é muuuito fofo, apesar do desenvolvimento rápido, eu gostei muito! O final da história foi bom, apesar de ter achado um pouco superficial.

brinaw 22/09/2020

é a vida...
esse livro teve uma dose de tudo um pouco e é isso que o torna tão especial, ele é engraçado triste e o mais importante, todas as narrativas parecem de pessoas tão reais que é dificil imaginar que não existam cinco julias andando por ai, não conectadas apenas pelos nomes idênticos mas sim por experiências inesquecíveis, daquelas que definem a vida entre antes e depois, e o final, é de chorar olha, nesse livro consegui reafirmar de que o que realmente importa na vida são as pessoas e as experiências, nada substitui isso. As musicas espalhadas pelos capitulos (principalmente os da julia 5) realçaram ainda mais a experiência. nunca vou esquecer desse livro e as coisas que ele me mostrou, o final me lembrou muito de raio de sol (um dos meus livros favoritos) e é um dos motivos porque esse livro me cativou tanto, enfim amei muito.