Cinco Júlias

Cinco Júlias Matheus Souza

Resenhas - Cinco Júlias

Luhran 14/06/2020

Cinco Júlias
O uLeaked.com é um site que invadiu a sociedade expondo todas as mensagens privadas que qualquer pessoa já trocou na internet. Basta digitar um nome, e todas as suas confissões, intrigas, máscaras e depoimentos estarão diante de seus olhos.

Julia Um é uma jovem negra de dezoitos anos, que adora colchetes, tem uma mãe professora de autoescola e sonha em escrever seu próprio musical. Mas é confiscando o nome de sua mãe no uLeaked que ela descobre algo que mudará sua vida e decide partir para São Paulo em busca de seu pai, que a tempos tinha perdido o contato.

E é durante sua fuga com o carro da autoescola, que ela acaba por encontrar com outras quatro garotas, coincidentemente, com o mesmo nome que o seu. E juntas, decidem partir do Rio de Janeiro e refrescar suas mentes num novo estado.

Julia Dois é uma garota que se acha a princesa do Rio e seus noventa e um mil seguidores são o suficiente para que ela mesmo se coroasse uma divindade. Mas suas fotos vazadas no uLeaked tornam ela uma vergonha para sua família e talvez fama na internet não seja tudo, quando seu corpo é exposto aos quatro ventos.

Julia três traiu seu namorado inúmeras vezes, Julia quatro não tinha segredos já que sua vida é estacionada e vive para enaltecer Taylor Swift e por fim Júlia Cinco, uma garota lésbica, que não tem apoio de seus familiares e acaba por se afundar na depressão e em pensamentos de autossabotagem.

Cinco garotas totalmente diferentes, com personalidades únicas, que abandonarão suas vidas atuais e embarcarão numa jornada em busca de se auto encontrar novamente.

O livro é bem dinâmico, alternando os capítulos na visão de cada personagem, e chega a ser bem divertido e fofo. As referências são incríveis e talvez meu lado Swift tenha gritado de emoção em algumas partes. Eu estava gostando bastante e relevando algumas coisinhas e coincidências demais que me incomodam geralmente.

Talvez eu tenha dificuldade para aceitar um cenário brasileiro lindo e maravilhoso, sem as dificuldades que a gente vê todo dia por aqui. Até porque, pedir iphone para um estranho para mexer em suas redes sociais e obter sucesso no pedido é algo que, infelizmente, eu não pude relevar.

A nota 3,5 é devido a uma contradição do próprio autor nos últimos capítulos que me tirou uma noite de dúvidas e fui atrás de outros leitores para realmente saber se aquilo estava acontecendo, ou se era uma interpretação errônea vinda de mim. Mas não era, e a maioria, se não unânime, concorda comigo e identificaram a falta de coesão e senso crítico em uma determinada fala deste livro.

Fora isso, Cinco Júlias é um livro esteticamente perfeito, fofo e agradável.
tine 18/06/2020minha estante

amigo qualfala

Jú <3 14/02/2022minha estante
que fala??

Carolina 22/06/2022minha estante
Luhran do céu fala logo que fala é essa, tem criança chorando querendo saber

Manuella @olivreirodanu 27/02/2023minha estante
Vindo aqui 3 anos depois pra perguntar 'que fala??' ?

bealami 11/04/2023minha estante
que fala??

claris 19/05/2023minha estante
que falaaaa

Julia1342 10/05/2022

uma obra de arte
não tenho muito a dizer, mas preciso falar que todo mundo deveria ler esse livro, é simplesmente perfeito.
Márcia 10/05/2022minha estante
Tô namorando esse livro faz tempo

Rafaela 10/05/2022minha estante
Comprei hoje aaa

Julia1342 12/05/2022minha estante
leiam!!! vcs não vão se arrepender

Dani 04/01/2022

legal, só não pra mim
não sei se curti ou se não curti o livro. a ideia dele é MUITO boa eu achei genial, mas no geral, não gostei muito das personagens (talvez a imperfeição, os erros, fossem pra que a gente se identificasse/visse humanidade(?) nelas, mas só me fizeram querer que acabasse logo). achei o ?arco de redenção? meio mal feito; o livro corrido demais e a passagem de tempo bem confusa. acho que era a intenção do autor escrever as júlias com opniões que mudam assim como as nossas, mas pra mim não ficou legal porque eu não quero ler sobre uma pessoa que eu não gostaria de ter por perto e a maioria delas são pessoas que no geral eu gostaria de manter a distância.
rebeca 09/01/2022minha estante
nossa eu só assim tb, quando eu não gosto da protagonista fica quase impossível de ler o livro

rebeca 09/01/2022minha estante
eita ent sera q o fato de eu não ter conseguido comprar foi um livramento da amazon?

o plot incrível desperdiçado

isa 29/01/2023

júlias um carro e um sonho
meu deus como esse livro me surpreendeu. juro que nao achei que ia gostar tanto, é uma escrita muito envolvente, leve e gostosa, eu de verdade amei a energia que ele traz.
nao dou mais estrelas pelas duas coisas que poderiam ter sido mais bem trabalhadas: o?low point?, como diz a júlia 5, e um dos relacionamentos principais pq eu odeio insta love ??. outra coisa que me incomodou demais foi uma das main characters e o desfecho dela com o par romântico (pra mim isso foi uma falta de vergonha na cara)
chorei lendo o último capítulo e acho que isso entrega que eu me apeguei à história ne? apesar das falhinhas, um dos melhores nacionais que eu ja li, com certeza vai ocupar um espacinho no meu coração.
Nathalia 16/02/2023minha estante
nossa sim o desfecho do casal la fingi que não li

isa 20/02/2023minha estante
@Nathalia o maior corno manso da história

bela.c 20/03/2023minha estante
não estou criticando sua opinião pq concordo com alguns (poucos) pontos, mas esse diálogo com a mãe aconteceu na cabeça dela, não foi verbalizado/não aconteceu de fato

Lelêti 07/04/2023minha estante
Esse diálogo entre mãe e filha foi imaginário

juli 27/02/2022

juliaverso
leve, humorado e interessante. os 3 adjetivos que vou começar falando desse livro.
é incrível a capacidade que esse livro teve de me fazer rir em parágrafos bobos e minutos depois me fazer repensar minha vida. foi um misto de emoções que passei com as cinco júlias. eu queria entrar no grupinho delas e nos tornamos cinco júlias e uma juliana, pq não??
todas as 5 tem coisas especiais e também uma história trágica que serve de lição para o leitor, até mesmo na Júlia 4, que vivia a vida mais monotóna de todas. consegui me sentir desafiada, motivada e até mesmo me senti amada com as páginas que foram feitas literalmente para mim, que estava lendo.
e aí entra em um ponto muito interessante desse livro, a interação com o leitor. eu nunca tinha lido algo assim e foi muito engraçado e gostoso essa sensação de estar em "conjunto" durante uma leitura. eu e a narradora.
me apeguei a literalmente todas elas, queria muito protegê-las de todo mal, mas a graça da vida é justamente ter um mal para enfrentar, ter emoção que nos faça sentir vivos, como bem exemplifica Júlia 4. Acho que ela foi a que eu mais me identifiquei, e nem só pelo sentimento de ausência de emoções reais na vida, mas como pessoa em si. mas eu acredito que eu consegui me encontrar em um pouquinho das 5. elas representaram algum ponto falho (e também bom) da personalidade humana. e foi importante e responsável como o autor soube levar isso de uma maneira certa, apesar de esperar algo bem mais elaborado no final.
talvez se eu tivesse um cinco júlias parte 2 eu me sentiria satisfeita 100%, é um livro bem viciante e que me prendeu muito. recomendo para quem gosta de livros bobos, leves e que possuam uma lição de moral no fundo.
por último, irei mencionar que achei o contexto da história (um site que vazou informações de todo mundo) incrível, eu não sou muito fã de enredos que seguem essa linha de expor segredos triviais de alguém, mas eu adorei a forma escolhida de abordar. acho que o mundo liga demais para o que tem na internet, e isso me inclue, mas de fato, como vou ignorar algo que está na minha vida 24h por dia. somos forçados a nos preocupar com opiniões na web. enfim, li esse livro bem rapidinho porque como já disse, é uma leitura bem leve que prende bastante. indico para quem está de ressaca literária.
colly 27/02/2022minha estante
amei deu vontade de ler ???

juli 27/02/2022minha estante
eh mt bom!!

leticia 28/12/2022minha estante
nao seria a primeira julia sem julia no nome kkkk

amirelle 13/05/2023minha estante
exatamente KKKKK

Gio 21/06/2021

Eu amei, de verdade, no início quase abandonei, mas depois de ler o capítulo de todas as Júlias, fica mais, emocionante, eu gosto, que por ser uma obra brasileira me senti meio, representada. Em algumas partes eu achava muito dramático, mas eu sou muito dramática e gosto de drama, foi um plot que eu não esperava, o que me deu uma quebra de expectativa, mas me cativou, e a leitura é rápida, bem dinâmica, com certeza é um dos meus livros favoritos.
julia 21/06/2021minha estante
esse livro eh tudo?

Lari 28/02/2022

Sem palavras...
Eu juro que não consigo falar desse livro de forma que eu meu corpo ta sentindo os efeitos dele e minha mente ta processando cada parte. Eu não sei se eu choro, se eu rio ou se eu apenas saio gritando de "sla que sentimento é esse". Até a entrevista com o autor me deixou empolgada e eu AMO os agradecimentos nos finais dos livros, e até isso nesse livro é perfeito.

Cara, eu realmente não sei o que falar, mas quem tiver lendo isso PELOS ASTROS DO MEU CÉU LEIAM ESSE LIVRO!!!
ferreira83 28/02/2022minha estante
esse livro é meu tudo

sophlovegood 01/09/2021

cinco julias
tô chorando escrevendo isso
esse livro é incrível demais
to sentindo tanta coisa
j5, minhas musicas foram:
matt maltese - as the world caves in
winter aid - the wisp sings
lorde huron - the night we met
bruno mars - marry you
cayote theory - this side of paradise
voltando
me apeguei TANTO a esse livro meu deus
cada segundo que eu li valeu muito apena de verdade
meu livro favorito, agora eu posso falar sem me sentir culpada
agora a parte em que eu viro critica
diálogos incríveis, amei como mostrou como cada uma pensou, o jeito diferente de cada uma, o tamanho dos capítulos ,amei tudo
LEIAM CINCO JULIAS
(+14, pesquisem os gatilhos)
ps: j5, eu juro que vou ouvir todas as musicas que vc indicou ok?
sophlovegood 01/09/2021minha estante
(spoiler)

j1 era minha favorita, poise, to acabadissima

julinvhs 15/07/2022

De: Julia 6
Gostei muito do livro, é bem rapidinho de ler, e cada Júlia faz você se apegar a ela de um jeito diferente, uma das coisas mais legais que me chamou atenção foi que cada Júlia tinha sua personalidade definida até mesmo na forma de escrever, não é tudo uniforme, cada capítulo tem a característica da Julia que escreveu ele, eu achei isso muito incrível.
nokie 22/07/2022minha estante
MN SOU JULIA TBM E LI JUSTAMENTE POR ISSO

butzkeisa 07/04/2022

meudeus, um dos melhores livros da minha vida, serio mesmo. trata de vários assuntos complicados mas de uma maneira muito leve. ri e chorei muito
.Ju 07/04/2022minha estante
pronto, agora quero ler um livro só pq tem meu nome

letticia 28/09/2021

É muito rápido de ler e é bem divertido mas poderia ter sido tão melhor.

O começo é incrível. A apresentação das personagens, a forma q elas acabam se encontrando é tudo muito legal mas tem tanta coisa q ñ fez sentido.

Exemplo, uma das Júlia é uma ridícula no começo, tá que ela sofreu etc mas ñ é motivo pra ficar tratando as namorada daquele jeito e ao longo do livro ela ñ vira boa nem nada não, o autor só deixou de ficar tocando muito nesses assuntos meio q pros leitores esquecer disso mas ñ teve desculpa arrependimento nem nada.

Tem um negócio q acontece com a J3 e a J2 que foi muito do nada nem fez sentido.

A j1 e j4 ñ tenho nada a reclamar mas tbm não me apeguei a nenhuma delas.

A Júlia 2 ficava falando uns negócio de ajudar as mana #grlpwr em uns momentos nada a ver acho q o autor só queria encaixar "feminismo" de qualquer jeito.

MAS eu até q gostei do final, foi legal, e tem tantas músicas q elas pedem pra eu escutar, ñ escutei nenhuma mas irei!!!
letticia 28/09/2021minha estante
Ah e a Júlia 4 é fã da taylor e as músicas favoritas dela da loirinha são só os singles mais famosos!!! nem pra pesquisar um pouco né matheus

rayssa 03/09/2021

Gente, que livro perfeito, incrível pra ler, cheio de representatividade, cada julia com o seu jeitinho, sua história, seus problemas... impossível não gostar delas. (as vezes não, e tá tudo bem kkkkkkk)
Esse livro com certeza merece mais reconhecimento, pois não vejo tanta gente falando dele.

*contém gatilhos*
Nico/Evy 20/09/2021minha estante
oii, c poderia me dizer quais os gatilhos? quero muito ler esse livro?

Farofinha 30/04/2021

Maravilhoso!
Um livro curto e bem rapidinho de ler, mas com uma história maravilhosa. Aborda questões de preconceito, depressão, arrependimentos e sexualidade. Assuntos que são mostrados de uma maneira simplesmente perfeita.

A história se inicia falando de um surto, um site é lançado expondo todos os emails que já foram enviados, com isso além de grandes descobertas o desespero chega. Mas tudo realmente começa quando 5 garotas se encontram através de diversos acontecimentos e digamos que uns acidentes. Cada uma vive em um mundinho diferente, com problemas diferentes e até doenças diferentes e esse encontro vai mudar a vida delas completamente. Elas decidem fazer uma viagem juntas o que as aproxima ainda mais e trás um romance e uma amizade linda.

Recomendo, leiam por favor!!
Luu 01/05/2021minha estante
ai eu te amo