Cinco Júlias

Cinco Júlias Matheus Souza

Resenhas - Cinco Júlias

Line Ls 13/08/2020

uma adaptação desse livro SERIA INCRÍVEL!
Esse é um daqueles livros que vc sabe que vai ser bom só pela sinopse,e quando lê,AMA DESDE A PRIMEIRA PÁGINA PQ ELE SURPREENDE ..

é uma montanha russa de emoções que quando acaba,deixa UMA SAUDADE TÃO GRANDE!

Há muito tempo não leio um livro tão gostoso e tão cheio de coisas boas como esse

É DEFINITIVAMENTE meu novo queridinho nacional!

jjjjjulias2 24/08/2020

Incrível
Eu amei tanto esse livro e a mensagem que ele passa. É tão leve de ler, tão engraçado.
Me chamo Julia também e confesso que comprei o livro pela emoção do nome (e pela capa perfeita). Me identifiquei com todas as Julias e senti que tinha um pouco de cada personalidade delas. Me emocionei demais com o final, tudo pra mim! (chorei ate com os agradecimentos). É isso gente, LEIAM LIVROS NACIONAIS!

LAmethista 24/08/2020

"A vida pode ser incrível."
A história das Cinco Júlias é uma verdadeira tempestade, mas o desenrolar dela é o dia ensolarado que se segue! Com um final feliz [na medida do possível], essa história é um mix de risos, choros, romances enrolados, reflexões e embriaguez. Eu diria que esse livro trás um balanceamento quase perfeito entre tragédia e comédia com pequenos caos no meio.

Caos é uma palavra que pode resumir o livro [mas não é no sentido de ofensa!]. O enredo é super caótico, com varias reviravoltas analisadas através de vários pontos de vista, pois o livro inteiro oscila entre narrações das cinco Júlias, sejam sozinhas ou umas com ajuda das outras.

Na minha opinião pessoal, esse é um dos livros com a narrativa mais criativa que li! Cada Júlia possuí uma identidade totalmente única e isso se reflete, inclusive, na forma de escrita e nas estruturas dos capítulos. Seja na forma de escrever o título [Júlia Um, Júlia 3, J4...], como na estruturação dos parágrafos e diálogos.

Claramente, como estamos falando de cinco narradoras distintas com personalidades muito distoantes, acaba-se criando uma maior afeição por certas personagens e até um certo ranço por outras. [me perdoem Júlias dois e três!]

Por exemplo, as narrações da Júlia 3 me cativaram muito no início, porém no desenvolver do livro ela se tornou uma personagem incômoda. Para mim pareceu que a personagem foi mal aproveitada e permaneceu sempre girando em torno de discursos feministas que eu, pessoalmente, achei batidos. Essa foi uma das únicas decepções que tive com o livro.

Júlia 2, porém, seguiu o caminho oposto, sendo uma personagem que, de início, eu achava bem chatinha mas que logo no finalzinho criei uma afinidade [mas demorou viu? kk].

Quanto as outras Júlias, para mim foram todas bem trabalhadas. Diferente das Júlias 2 e 3, que tiveram suas narrativas basicamente voltadas para o feminismo [do qual a abordagem em questão eu, pessoalmente, não curti], através das Júlias 1, 4 e 5, tivemos debates mais enriquecidos acerca de racismo, questões familiares, sexualidade, suicídio e saúde mental. Através da Júlia 3 também tivemos um debate muito importante sobre autoestima e gordofobia. Nesses pontos o livro me ganhou 100% pela diversidade e responsabilidade e cuidado com os assuntos.

A mensagem principal do livro, que é basicamente um grande "vai ficar tudo bem", é simples, porém muito importante e reforçada em cada página da história. No geral, Cinco Júlias é uma rápida e divertida viagem pelos pensamentos e vidas dessas cinco adolescentes bem diferentes que se uniram ao acaso e descobriram que só precisavam de uma mão amiga para segurar nos momentos difíceis.

Mesmo dando 4 estrelas eu definitivamente recomendo esse livro a todes que procurem uma leitura mais tranquila, divertida e breve!

[E quem já leu, provavelmente percebeu que eu, assim como Júlia Um, fiz um bom uso de colchetes nessa resenha! kkk]

× se gostaram dessa resenha, me sigam no instagram! @L.Amethista

b.furrtado 28/08/2020

Cinco Júlias
É um livro bom, a idéia e a história são ótimas mas não acho que tenha sido executado da melhor forma. Amo a idéia de cada capítulo ter uma formatação e escrita diferente dependendo de quem narra, mas isso atrapalhou um pouco em alguns momentos da leitura. Em alguns capítulos a escrita é meio confusa e a falta de descrições e os acontecimentos muito rápidos me dão a impressão de estar lendo um rascunho.

Outro ponto que me incomodou foi a superficialidade dos temas. Temos cinco protagonistas, com histórias diferentes, mas que parecem ter sido exploradas muito brevemente. Duas das personagens são meio estereotipadas e isso me incomodou bastante.

Entretanto, o casal principal é muuuito fofo, apesar do desenvolvimento rápido, eu gostei muito! O final da história foi bom, apesar de ter achado um pouco superficial.

brinaw 22/09/2020

é a vida...
esse livro teve uma dose de tudo um pouco e é isso que o torna tão especial, ele é engraçado triste e o mais importante, todas as narrativas parecem de pessoas tão reais que é dificil imaginar que não existam cinco julias andando por ai, não conectadas apenas pelos nomes idênticos mas sim por experiências inesquecíveis, daquelas que definem a vida entre antes e depois, e o final, é de chorar olha, nesse livro consegui reafirmar de que o que realmente importa na vida são as pessoas e as experiências, nada substitui isso. As musicas espalhadas pelos capitulos (principalmente os da julia 5) realçaram ainda mais a experiência. nunca vou esquecer desse livro e as coisas que ele me mostrou, o final me lembrou muito de raio de sol (um dos meus livros favoritos) e é um dos motivos porque esse livro me cativou tanto, enfim amei muito.

zenik 28/10/2020

meu queridinho
acabei cinco julias e eu tô com o coração quentinho. e nem foi pq tudo ficou bem no final foi pq a história eh incrível. cada detalhe dessa história mexeu comigo.
eu me identifiquei com cada uma das cinco julias e isso foi tão especial. eu adorei ver a representatividade, eu amei as referências, eu amo que a Julia 5 colocou dicas de músicas em cada narração dela, amei o jeitinho bobo da julia 3,
me apaixonei na julia 4 e fiquei surpresa com o quanto a Julia 2 cresceu. A Julia 1 tem um lugar mais do que especial no meu coração.
a escrita eh perfeita, envolvente as personagens são cheias de personalidade e vida

valadão 11/11/2020

muito divertido
um livro que fala sobre assuntos delicados de uma maneira cômica e nos dá esperança de que a vida talvez não seja tão ruim assim

Fer 19/02/2021

Que livro gostoso! Sensível, leve e ao mesmo tempo forte. Uma temática importante que é retratada de um modo tão gostosinho e simples que fica impossível de não se apaixonar por cada uma dessas Júlias. Viva autores nacionais!!!

Carolinda 09/07/2020

Um dos melhores livros lido em 2020
Resenha ?
?????????????????????????????
Olá, meus amores! Hoje (finalmente!) venho postar a resenha desse livro maravilhoso, que já é um dos melhores desse ano, e que eu amei demais! Esse eu recomendo MUUUUUITO! Se você quer dar uma chance para os nacionais, eu te aconselho começar por ele, e ver como os nacionais são uma delícia.
?????????????????????????????
? Cinco Júlias (Matheus Souza) @editoraseguinte ? 5/5 ?+??
?????????????????????????????
O livro traz a história cinco meninas num momento épico (e trágico) do mundo. Que momento? Um grupo da hackers simplesmente fez um site que revelava as contas de todo mundo! Se você quisesse era só digitar o nome da pessoa e aparecia TU-DI-NHO, pois é, já estou pensou?! ? Mas aí é que começa esse rolo todo, cada uma da meninas tem a vida afetada de uma maneira diferente, e em meio ao caos elas acabam se encontrando e embarcando numa viagem louca para conhecer o pai da Júlia Um (sim, elas se nomeiam por Júlia 1, 2, 3, 4 e 5).
?????????????????????????????
O livro é contado por todas as meninas, alternando a narrativa entre os capítulos. Isso faz com que a gente conheça e se conecte muito com cada uma das protagonistas. Eu quase virei a 6ª Júlia, pareciam minhas amigas! E a escrita do autor é bem leve e fluída, ele aborda temas super importantes de uma jeito simples e bonito, é super cativante.
?????????????????????????????
Pensa numa história divertida!? Genteeee! Eu nunca ri tanto na minha vida com um livro, eu cheguei a chorar de rir ? é um livro muito contagiante, eu me envolvi muito com as meninas e quando terminou meu coração estava quentinho, não porque foi um final ?feliz? (ela já começa avisando que nada vai dar certo mas vai ficar tudo bem), mas porque eu aprendi muito com essa leitura. Eu cheguei a acabar com os post-it laranja de tanta marcação kkkkkk, eu amei demais, sério.
?????????????????????????????
Como eu já falei no início eu supeeeerrr recomendo, e acho que você deveria dar mais valor aos nacionais, tá? Leia, leia, leia!
#resenhascarollivro

vivic.png 12/05/2020

O autor sabe conduzir a narrativa muito bem, tornando livro muito fácil de ser lido, as personagens sao cativantes e é interessante poder ver como elad evoluem ao longo da historia

rafazaakar 27/02/2020

JULIA 1, 2 e 3, OBRIGADO POR TUDO, VOCÊS SÃO MARAVILHOSAS!!!
#resenha - ?Cinco Júlias? (Matheus Souza, 2019) #14

Esse é o livro que eu posso dizer que tive a sorte de encontrar. Já tinha visto ele em algumas postagens aqui e ali, sempre via alguém comentando sobre, mas nunca parei pra ver realmente do que se tratava. Até que achei ele na livraria, e a capa me fez ficar apaixonado! Levei.

Ai, que acerto foi! Sério, que livro maravilhoso de se ler! Eu entrei na história achando que seria uma versão BR daquele filme da Britney que ela sai pelo mundo com as amigas. Já entrei esperando narrações longas dentro de um carro quente percorrendo as estradas do Rio de Janeiro.

Errei profundamente! O autor nos apresenta de forma descontraída, e totalmente caricata, cada uma das Júlias que vamos passar a acompanhar. Cada uma com suas manias, trejeitos, formas de escrever, de falar, de raciocinar - menos a Julia 3, ela não raciocina muito não -, e com isso, com esse jeito de caracterizar cada uma, Matheus Souza nos obriga a gostar de cada uma delas, de suas histórias e da sua aventura - que não se resume a 5 garotas e um carro quente na estrada.

A narrativa é fluída, é rápido, é engraçada e só no final é que fica triste e completamente inesperada - se o autor estiver lendo isso eu te odeio, mas eu te amo. Passamos pelo trauma das mensagens vazadas, chegamos a São Paulo, curtimos e conhecemos essas cinco garotas incríveis e, por fim, entendemos a importância que uma aventura de verdade, que as amizades verdadeiras, têm em nossas vidas.

Repleto de referências ao mundo Pop, geek e alternativo, essa com toda certeza é aquela leitura que você não espera, mas acaba amando cada página lida. @netflixbrasil é a sua obrigação adaptar essa pérola literária em um filme. Não enrola, não, que aqui a gente tem pressa!

#editoraseguinte #seguinte #cincojulias #matheussouza #resenha #leitura

Raianne Viana 22/02/2020

Zero defeitos
O livro é maravilhoso. Você se identifica um pouco com cada Júlia.
É leve, divertido, vai te fazer chorar e rir. Representatividade pra dar e vender.
Único problema pra mim foi o excesso de referências. Se reduzisse pra metade das referências que tinha a leitura teria sido bem melhor

Lucas1429 06/02/2020

Muito bom e divertido