Tristão e Isolda

Tristão e Isolda Fernandel Abrantes

Resenhas - Tristão e Isolda

@Estantedelivrosdamylla 13/09/2020

Tudo por amor
A minha curiosidade por essa história se deu em virtude de saber que Ariano Suassuna usou essa lenda como inspiração para sua obra "A história do amor de Fernando e Isaura" que eu simplesmente amei.

Na lenda de Tristão e Isolda, mostra a história de um casal que, por meios alheios a suas vontades, se apaixonam de maneira avassaladora, sendo capazes de arriscar até suas próprias vidas para ficarem juntos.

Eu gostei bastante do enredo, tenso me surpreendido as artimanhas que o casal usava para se livrarem de grandes perigos, eu cheguei a pensar que era a história de dois bons mentirosos kkkkkk. Mas não, era apenas de duas pessoas que faziam de tudo por amor.

Por fim, recomendo a leitura por ser rápida, ter uma história interessante e por ser uma lenda super popular. Além de, claramente, ter sido inspiração para outras grandes obras modernas.

AllineP 18/07/2021

Clássico. Muito bom. Não gostei.
Tradução graciosamente escrita. A linguagem utilizada é bem bonita de se ler, a gente realmente sente o feeling do romance de época (Pode chamar tempo medieval de "de época?" ?). Não tenho o que reclamar da qualidade do livro, só não é o tipo de romance que me cativa.

O foco do livro clara e o obviamente é o romance. Isso por si só já me cansa bastante. Tudo gira em torno de Tristão e Isolda, mais nada parece ser importante. O amor deles não me convenceu. Começou com esse negócio de erva mágica e daí em diante meu interesse neles foi por água abaixo.

Já falei antes e repito: Não suporto traições. Não suporto ver isso sendo romantizado. Encaro como meu gosto pessoal, entendo a beleza que muitos vêem nessa história e entendo que para a época é o tipo de romance que muitos sonhavam. Não adianta querer ver muito feminismo e razoabilidade romântica na idade média ?

Não gostei da personalidade da Isolda, mas entendo que essa era maneira como idealizavam as "damas" dessa época. (Meio arrogante, vazia e egoísta. Só tinha beleza.)

Em resumo, não gostei do romance super meloso e dramático que ao mesmo tempo sempre pareceu não ter fundamento nenhum.

júlia 22/02/2021

Por ser um livro obrigatório na escola em que estudo eu sinceramente não esperava gostar, mas me surpreendi e acabei me apegando aos protagonistas e torcendo muito por eles, claro que para fazer isso tive que deixar de lado o que carrego como certo ou errado tendo nascido nos anos 2000. Porém, de qualquer forma, recomendaria o livro para alguém que não tem muita simpatia por clássicos, mas gostaria de mudar isso.

Regiane.Oliveira 04/03/2021

Uma lenda
Não diria ser o melhor , já li outras versões que me prenderam um pouco mais , o filme baseado na história me conquistou de uma forma tão forte que o livro não conseguiu superar .

Thaisliz 10/03/2021

Nesse romance celta, Tristão e Isolda vivem um amor impossível marcado por desventuras e desencontros. A loucura do amor que os consome é tão grande que leva o casal a passarem por diversas provas e viver perigosamente para tentar esconder seu romance do rei Marcos, marido de Isolda.

Andressa 11/03/2021

Eu sempre gostei muito dessa história, conheci através do filme e confesso que achava a coisa mais linda... até ler o livro kkkj
Quer falar que seu amigo é corno manso? Apelida ele de Rei Marcos.
Oh homem cego! Mesmo com a corte toda dizendo que ele é corno, o cara não acreditava!
Não consigo mais acreditar que é uma história de amor verdadeiro, já que tudo tem início com uma poção e segue na obsessão mesmo quando o efeito termina, porém continua sendo algo incrível.

Lulu 05/06/2021

Desafiador
Nunca havia lido um livro com uma escrita tão diferente do que estou acostumada. Não aproveitei tanto a leitura pois senti muita falta de um detalhamento e maior desenvolvimento dos personagens e suas ações. Mas o plot geral do livro eu gostei.

Vanessa Vieira 28/06/2011

Tristão e Isolda - Lenda Medieval Celta de Amor
O livro Tristão e Isolda - Lenda Medieval Celta de Amor, nos conta a estória do amor impossível e dramático dos jovens de Tintagel. Ocorre um triângulo amoroso entre o rei Marcos, o príncipe Tristão e a princesa Isolda. Tudo acontece acidentalmente e toma proporções imensas.

Tristão é encarregado de encontrar uma esposa para o rei Marcos, seu tio, e derrota um dragão para conseguir a princesa Isolda, a Loura. De volta á terra do seu tio, Tristão e Isolda acabam bebendo o vinho do amor, uma mistura preparada pela mãe de Isolda, uma feiticeira medieval, que faz com quem prove da poção juntos, se enamorem eternamente. Acidentalmente, os jovens ingerem a bebida e se apaixonam ardentemente.

Voltando da viagem, Isolda casa-se com o rei Marcos, que instantaneamente se apaixona por ela. Porém, o coração dela pertence a Tristão e ele também a ama mais do que tudo. Eles não conseguem controlar a sua paixão e continuam se encontrando, às escondidas, debaixo de um grande pinheiro.

Um romance medieval, que retrata um pouco da cultura celta e dos povos considerados pagãos, que habitavam a terra muito antes do Cristianismo. A estória de Tristão e Isolda é trágica e cheia de remorsos e culpa, já que eles se apaixonaram de uma forma "anti-natural" por assim dizer, através de feitiçaria, e não conseguem se perdoar pelo sofrimento causado ao rei Marcos, que é um bom homem. O amor deles é forte e não se acovarda independente da situação e do grau de dificuldade imposto. Recomendo a todos!