Brisingr

Brisingr Christopher Paolini

Resenhas - Brisingr

Maria Bia 15/04/2017

90% odeia, mas...
...já sentiu como se o personagem deixasse pontas soltas? Como se ele se esquecesse do que prometeu lá no primeiro livro ou no início da história?
Pois é!

SEMPRE TIVE ESSA SENSAÇÃO COM TODOS AS SAGAS QUE JÁ LI: mas não com Eragon.

A esmagadora maioria dos leitores acredita que Brisingr é um livro desnecessário e que a saga poderia perfeitamente ser composta de apenas três livros. Eu discordo.
As minhas primeiras impressões com Brisingr foi a de que ele é um livro extremamente político. E quem tem a ilusão de que guerra é feita apenas de batalha e sangue, sabe menos sobre a vida do que eu, e por esse motivo não gostou de Brisingr...
Genial! Essa é a palavra pra descrever Brisingr.
O autor tem uma mania chata de descrever excessivamente tudo o que acontece? Sim. Mas se você não se acostumou com isso até o terceiro livro, não sei nem o motivo pelo qual vai iniciar o quarto.
Teve algumas coisas que não gostei? Teve. Mas bem poucas. Pra mim, foi o melhor livro da saga.
Há quem pense que a escolha do novo Rei anão foi entediante, eu achei genial.
Há quem pense que a confecção da espada do Eragon foi monótona, eu penso que não.
Há quem pense que o Roran matar quase 200 soldados foi forçado, eu concordo! O que foi aquilo?!
Enfim, têm coisas que eu concordo, mas a maior parte das críticas eu discordo profundamente.
Brisingr é necessário. Essa é a palavra que melhor o descreve. Em uma batalha, uma preparação é essencial. Em uma guerra, fatores políticos tomam mais da metade do tempo dos comandantes, dos monarcas, dos presidentes... Nem só de sangue se faz uma luta. E essa percepção do autor só o deixa mais inteligente aos meus olhos.
Não vou dar spoilers, mas fiquei com raiva de não ter desconfiado da paternidade do Eragon, e é uma coisa tão óbvia... Tá tão óbvio e ninguém percebe.

TO AMANDO A SACADA DOS DRAGÕES NAS CAPAS...
Não vejo a hora de descobrir sobre qual dragão se trata o quarto livro... Amei, amei, amei essa sacada.
Em resumo: adorei Brisingr, espero q Herança seja uma leitura tão boa quanto.
Lightwood 01/05/2017minha estante
Penso exatamente como você. As resenhas alheias deixaram minha expectativa para esse livro lá em baixo. Ele é de fato necessário. Como você disse, não só de sangue se faz uma guerra. Isso valoriza muito o autor e seu trabalho.

Thata 04/05/2017minha estante
Sou louca pra terminar essa saga. Só li Eragon e Eldest, achei perfeito. Com a sua resenha só aumentou ainda mais a minha vontade de ler.

Maria Bia 08/05/2017minha estante
Pois termine! Não vai se arrepender, prometo.
Me conta o que achou, quando continuar a leitura. Bjo.

Noronha 28/03/2017

A história continua boa, mas...
No terceiro volume da saga herança. O livro começa bem, com Eragon e Roran (meu personagem favorito) indo para as fortalezas do Ra´zac resgatar Katrina. Aqui Eragon tem o reencontro com Sloan, pai de Katrina que estava perdido. Esse reencontro faz Eragon ser obrigado a resolver questões do passado. Ai a história volta aos Varden e o livro toma um rumo politico, com os Varden tentando conquistar povos. A eleição do novo rei dos anões e a introdução dos Urgals na sociedade humana. Em resumo o livro é uma grande história politica com varias batalhas, o que seria muito bom, se o autor não enchesse tanta linguiça.

-PONTO FORTE -> A história em si é muito legal, misturar politica e ação é realmente muito bom. Tem bons eventos interessantes, que mostram a formação de carater dos personagens, seus desejos e o que vem pela frente. A gente fica o livro todo esperando pra entender o nome do livro e no final se surpreende, isso é bom. As melhores partes do livro são as de Roran, que é um lider e um guerreiro nato.

-PONTO FRACO -> A quantidade imensa de discrições que o autor faz. São paginas e mais paginas descrevendo coisas que as vezes são bem inuteis, como a forma que um camponês ''figurante'' esta vestido, casas, muros, roupas e armaduras, tudo muito detalhado, o que faz a leitura ficar chata e longa. Você quase não usa a imaginação nesse livro, é tudo tão real, tão bem detalhado que chega a ser chato.

-PERSONAGEM QUE MAIS GOSTEI: RORAN.
-PERSONAGEM QUE MENOS GOSTEI: ARYA.
-MINHA NOTA FINAL: 5,5/10

Gustavo 30/10/2016

Não gostei por 3 motivos, sem spoiler. E um elogio.
1. Viagem pela Viagem.
No tipo de saga "a grande jornada" como em O Senhor dos Anéis, os personagens caminham em direção a um objetivo e em cada trecho da viagem existem acontecimentos importantes para a saga. Já havia percebido isso em outros livros do ciclo da Herança, mas em Brisingr é acentuada a "viagem pela viagem" tornando a obra longa e cansativa... capítulos e capítulos dos personagens se deslocando em que nada de relevante é acrescido na trama.

2. 193 mortos
Ok, o Roran é foda. Mas, por favor, mantenha a proporcionalidade, sob pena de termos um personagem imbatível. Vamos lembrar que até os 300 de Esparta e seu rei Leônidas morreu, por serem humanos. Outra coisa, meu palpite é que ele será o último cavaleiro, tudo aponta pra isso. Se isso for verdade, só realça como esse livro foi longo e infrutífero, pois o autor deixara para um só volume o desenvolvimento do relacionamento de Roran com seu dragão e o grande embate entre todos e o vilão... aff.

3. Galbatorix
Uma coisa é o voldemort, dado por morto e só ser lembrado, citado e temido, como o diabo ... outra coisa é esse vilão, vivinho da silva, poderoso mago dos magos, que não se manifesta contra uma insurreição em seu reinado. A claro, o rei, não vai partir para o ataque, vai mandar os peões, mas ele vai deixar pra agir no último livro? Parece redação do vestibular em que o cara deixa pra apresentar os argumentos na última linha...

4. Elogio
ADOREI a cena envolvendo o espectro.
Jeniffer 04/04/2017minha estante
Nossa tu disse tudo sobre o Roran... serio eu achei isso muito forçado.. eu li o livro e achei TODOS os capítulos dele forçados, vamos lembrar que ele era um fazendeiro que nunca tinha pegado em alguma arma antes, ai do nada ele tem mais experiencia no campo de batalha que homens que lutam antes mesmo de ele nascer, eu achei isso forçado demais, ele podia sim ter um talento com lutas e tal, mas a esse ponto achei muito forçado.

Marina 11/08/2018minha estante
To rindo muito muito do terceiro motivo... Kkkk
Penso o mesmo, você tem toda razão.

Gustavo 12/08/2018minha estante
nunca terminei de ler essa saga... falta o último livro

Marina 13/08/2018minha estante
Eu já estou lendo herança... Ta bem interessante até agora, ao menos mais realista nas partes do Roran, porque 193 soldados foi tenso. Kkkk

Gustavo 13/08/2018minha estante
legal! um dia quero terminar a saga, mas sempre surgem outras coisas... e espero que o autor não deixe tudo pras ultimas linhas do livro final

Wolff 16/09/2016

ESPETACULAR.

Sil 05/05/2016

A ESPERA PODE PREJUDICAR
Olá leitores queridos,

sabe aquela série que você fica esperando lançar o próximo livro, e esse dia não chega nunca? Quando a diferença entre os lançamentos é entre um ano, a espera já é interminável, e o que fazer quando a espera é de três anos? Escrito pelo norte americano, Christopher Paolini, o ciclo da Herança, inicialmente seria uma trilogia, mas no meio do caminho, tinha uma pedra o autor mudou de ideia, e acabou escrevendo quatro livros, o que deixou uma folga de três anos para os leitores da série. Para mim, isso foi muito negativo, tornou as coisas bem sem graça (fica a dica George Martin), mas mesmo assim não foi uma série ruim, o que mudou, foi a animação e a expectativa de ler, quando enfim estava com Herança em mãos.

O primeiro livro chamado Eragon, o garoto Eragon encontra uma pedra azul na floresta, esta é muito bonita, e ele pretende vendê-la para comprar carne para sua família (que consiste em Eragon, seu primo Roran, e seu tio Garrow). A pedra foi classificada como sem valor, da pedra nasce um dragão azul, que Eragon decide chamar de Saphira. E assim, ele descobre que é o cavaleiro de seu dragão azul. Após um acontecimento terrível, Eragon parte do vilarejo com Saphira e Brom, o contador de histórias. Eragon aprende á usar magia, á lutar como cavaleiro, e aprende cada vez mais sobre sua ligação com Saphira. O rei tirano Galbatorix, está atrás de Saphira, pois ele precisa dela para criar novos dragões.

O segundo livro, tem o nome de Eldest (não sei por que o livro tem esse nome), Eragon inicia seu treinamento com um verdadeiro cavalheiro de dragão (que estão praticamente extintos). Durante uma celebração, Eragon é curado e transformado. Seu primo Roran tem participações maiores nesse livro. Eragon descobre uma traição, um novo dragão surge, e pra variar, com más intenções. Uma batalha termina muito mal.

Brisingr é o terceiro livro, e significa fogo, ter o poder de manipular o fogo, é uma coisa muito poderosa. Esse livro já começa com um resgate, uma líder mulher mostra cada vez mais lealdade ao seu povo. Uma personagem chamada Elva (que tem uma história muito interessante), continua á sofrer sua maldição, um antigo amigo pode ser resgatado, e Eragon descobre quem é seu pai.

Herança é o último livro, Eragon se vê no meio de mais uma batalha, Saphira quase é morta, Eragon cura uma menina, e melhora suas habilidades, conhecemos o dragão do rei tirano, e ele o usa em combate.

A história termina de uma maneira fantástica e totalmente inesperada para mim. Fiquei bastante surpresa com o destino que o autor deu aos personagens, e acredito que foi uma escolha muito sensata. A série é muito bem construída, e todas as perguntas são respondidas, (menos o título do segundo livro, que ainda é um enigma para mim), os personagens são muito bem detalhados e seus papéis são decisivos. Uma leitura muito recomendada.

Abraços.

site: http://www.colunadovale.com.br/a-espera-pode-prejudicar/

Stephanie.Soares 04/02/2016

Grande Livro
Do começa até o meio a história chega a ser muito cansativa, mas depois ela te envolve de uma maneira, que você dificilmente consegue se desprender.

Ary Jr 29/01/2016

Cansativo demais!
É cansativo pra caramba! Fiquei preso a leitura mais pelo desafio de terminar o livro do que por gosto. Pretendo terminar de ler a saga e dar um fim nisso... Existem passagens que são pura enrolação. Bate aquela sensação de que o livro poderia ser menor e não perderia em nada o ritmo da estória... Se você quer ler um livro cheio de aventuras e fantasias bla bla bla... Leia O Hobbit que vai sair no lucro. Repito: Esse livro é o típico caso que o sujeito só lê pra dar fim ao que começou (e é por isso que vou até o último volume).

Carlos 20/10/2015

Um livro que quer ser adulto, mas é infantil.
Eragon não tinha sido nenhum primor. Mas deu para ler. Eldest foi bastante cansativo, mas os dois capítulos finais empolgaram. Agora ler Brisingr foi absurdamente chato.
Começa com tudo com a luta contra os Ra'zac. E depois descamba.
A trama com o Sloan = chata.
Todos os capítulos que apresentam a ligação entre o Eragon e a Saphira são enojantes. O "amor" entre os dois é tão bobinho.
Eles não conseguirem se separar e os dramas infantis do Eragon quanto a isso foram absurdamente cansativos.
O conselho dos anões foi outro porre tremendo, e a "briguinha" entre o Eragon e Orik foi de uma infantilidade grotesca.
O Cavaleiro do Dragão supostamente é um ser sábio e altivo, mas o que se vê no Eragon é um adolescente mimado e chato.
O Roran (que foi o ponto alto em Eldest) ficou escanteado.
O capítulo que demonstra perfeitamente o quão chato é Brisingr, foi a confecção da mesma (espada). Me deu três tipos de sono ao ler esse capítulo.

O livro tem 706 PÁGINAS, e a história não evoluiu em praticamente nada.
Só foi interessante o final.

Vou ficar uns meses esperando para ler Herança.
ConradoNV 30/12/2016minha estante
undefined

Maria 13/09/2015

Brisingr
Gostei bastante do livro. No entanto, penso que o autor usou grande parte deste livro para descrever e esclarecer algumas cenas, o que pode não cativar tanto a leitura mas que, na minha opinião, não deixa de ser importante.
Por outro lado, nas cenas finais do livro acontecem grandes e importantes acontecimentos, o que dá ao livro um ótimo final!

RECOMENDO!

Jordana 31/05/2015

A resenha pode ser conferida no link:

site: http://addictionforbooks.blogspot.com.br/2015/05/resenha-brisingr-christopher-paolini.html

Nathi 16/02/2015

Enrola, enrola, enrola...

Não sei qual foi a do livro Brisingr (Christopher Paolini). Certemente não é ruim, mas acho que Paolini poderia ter feito uma trilogia mesmo.

Brisingr é um alongamento da série, nada de muito importante acontece. O final é que compensa o livro todo, que passa a maior parte de suas seiscentas e poucas páginas com burocracia, descrição de vestuários e coisas que em nada acrescentam a série.

Achei o livro mais fraco da série.

site: feitico-literario.blogspot.com.br

Helô 22/12/2014

Podia ser melhor, mas gostei.
Geralmente eu leio livros rapidamente, mas já faz mais de quatro meses que estou presa em "Brisingr", não que eu não esteja gostando de lê-lo (eu tenho um problema de gostar de praticamente tudo o que eu leio), mas é que ele não dá aquela vontade de deitar no sofá e ler até dormir, você simplesmente lê... Acho que talvez tenha ficado um tanto monótono, só fica naquela história de defender o acampamento, fazer uma missão e tals... poderia ser melhor. Mas se tem algo que eu achei muito interessante no ciclo são as cenas de batalhas, acho que o Chritopher Paolini descreve bem as lutas, além disso eu achei que ele fez uma coisa bem legal quando se trata das diferentes raças da Agalaesia, todas são bem definidas, com costumes interessantes, e etc., é algo bem amplo. Também gostei das línguas que as mesmas trazem, só acho chato ter de ir láááá no final do livro procurar o que diabos o anão (/elfo) falou, e isso eu digo isso para todos os livros até agora.