Batman: A Piada Mortal

Batman: A Piada Mortal Alan Moore...

Resenhas - A Piada Mortal

vinicorrea 25/01/2022

Apenas um dia ruim
A história é maravilhosa e respeita demais o Coringa.

O que mais me chamou a atenção é a relação do Batman com o Coringa, até mesmo os sentimentos do herói em relação ao vilão.

É incrível também como as falas do Coringa fazem sentido e como um dia ruim pode tirar a sanidade de um homem.

Paulo 26/11/2016

Por trás de um grande herói existe um grande vilão.
Nesta HQ além de nos entretermos com uma ótima estória, conhecemos a origem de um dos maiores vilões dos quadrinhos do Homem-Morcego, o Coringa.

Depois de fugir do Asilo Arkham onde cumpria sua pena, Coringa tem um plano. Ele quer provar que um dia ruim é o que separa um homem são da loucura. E para provar sua teoria ele quer enlouquecer o maior aliado de seu inimigo, o comissário Gordon. Cabe ao cavaleiro das trevas impedir que isso aconteça.

Uma característica interessante é que durante toda a ação da estória temos alguns flashes do passado do Palhaço do Crime e conhecemos a sua trajetória e o que levou a se tornar alguém tão insano. Foi uma experiência de leitura bem diferente por que conhecemos um lado humano onde hoje aparentemente só existe maldade, raiva e loucura (pelo menos isto é o que me vem a cabeça quando penso no Coringa).

Nunca havia lido algo escrito por Alan Moore e me surpreendi com a forma como ele escreveu o roteiro da HQ, mesmo com uma premissa simples, ele nos apresenta uma obra profunda e intrigante com diálogos sensacionais. E o que posso falar da arte de Brian Bolland, ele desenha incrivelmente bem, e consegue captar bem as expressões de cada personagem. Piada Mortal é uma HQ fantástica, indispensável para qualquer fã do Batman.

A edição que li da editora Panini Books é muito linda, capa dura, folha de rosto personalizada e ainda contém diversos extras tais como: introdução, posfácio e rascunhos do próprio desenhista e ainda traz uma estória extra do Batman e Robin escrita pelo criador do homem morcego, Bob Kane.
teapacks18 01/01/2017minha estante
s2

Nivia 01/07/2020

Gostei!
Não sou muito fã dos HQ da DC, e muito menos das histórias do Coringa. Mas esse realmente me surpreendeu e a ilustração é muito boa.

Ana 17/10/2020

Gostei de tudo
Eu gostei da tensão que foi criada, da história do Coringa que foi contada, da arte, o final então...

Thais 07/09/2022

Só precisa de um dia ruim para um homem perder a sanidade
"Só precisa de um dia ruim para um homem perder a sanidade" é o que o Coringa afirma, esse hq traz uma das origens do Coringa e acontecimentos que mudam a Batfamília.
Gostei muito da leitura, tem muito tempo que eu queria ler, mas só consegui agora. É uma leitura que prende o leitores, eu achei que foi muito bem desenhada e escrita, pena que eu achei curta e um pouco atropelada.

Gomes109 30/07/2022

Batman - A Piada Mortal
Um dia ruim. Para o Coringa, isso é tudo o que é necessário para transformar a vida de uma pessoa. Não só isso, mas basta um dia desses para que uma pessoa completamente sã perca toda a sua sanidade e adentre os caminhos sem volta da loucura. Basta uma tragédia para que uma pessoa prefira o conforto da loucura ao tormento das lembranças daquele dia.

Enquanto isso, no entanto, o Coringa já está colocando seu plano à prova. Ele quer mostrar ao Batman que até mesmo a mais sã das pessoas pode enlouquecer.

A grande reviravolta no fim de A Piada Mortal, o que torna ela tão brilhante, é que o Coringa nos engana. Ele não estava tentando levar o Batman à loucura, mas sim mostrar que ele já foi consumido por ela. É esse o fato que ele quer provar. O herói vai prender o vilão, o vilão vai escapar, e o ciclo se repete.

30/07/2022

Samuel920 25/02/2021

A piada mortal
Traz consigo uma história simples de origem do coringa,mas que consegue ser sombria, macabra e cruel.

artemiz 27/01/2021

Como uma leitora iniciante de hqs, eu gostei bastante. Porém, não isso tudo que a maioria falam. Mas recomendo. Muito bom mesmo ver como o Coringa se transformou no Coringa kkkk. Posso está falando merda? Posso! ? Mas sou iniciante, lembrem.

Jaci Lira 13/01/2021

Minha primeira HQ da DC
Só assisto aos filmes da DC, então este foi meu primeiro quadrinho da editora. Foi ótimo descobrir a origem do Coringa, um dos personagens mais emblemáticos e misteriosos da cultura Pop. É incrível como o autor coloca questões tão genuinamente humanas ? o que não quer dizer que são boas ? em seus personagens, que em algum momento nos faz concordar com Coringa, mas no momento seguinte, já estamos discordando.

"O que separa você de mim é um dia ruim".

Caio 26/03/2021

Um de meus livros preferidos
É um de meus melhores quadrinhos, pecando apenas em sua curta duração, o que foi compensado pela minha versão ter tido algumas histórias do Batman antigas, alguns esboços e declarações do próprio Alan Moore, o decorrer da história é muito intuitiva com acontecimentos marcantes e que nos deixa com dúvida sobre o que o morcegão irá fazer, leitura simples e arte muito única conseguindo passar muito bem os sentimentos e pensamentos dos personagens. Considero um de meus livros perfeitos. (-:

Guilherme 11/01/2023

Ao colocar os dois maiores ícones dos quadrinhos num embate de visões de mundo do qual um completa o outro e, por isso, não podem se separar, Alan Moore e DC mostram como é contar uma história adulta sobre diferentes pontos de vista que são necessários para a coexistência um do outro.

A Piada Mortal é a genialidade de narrativa visual e escrita.

Amandinha 28/04/2021

Sombrio.
Eu li poucas HQs até hoje. Acabo de ler pela segunda vez essa.
Sem dúvidas essa história a parte do morcego é sinistra e sombria além do comum.
Em certo ponto, as frases ditas pelo Coringa refletem o realismo da sanidade do homem, ainda hoje.
Por fim, achei o desfecho bem criativo e com margens para imaginação.
Para quem é fã do Batman essa história é imprescindível.

Lucas.Oliveira 09/05/2021

Clássico
Um classico que mudou toda a história do Batman e é sempre referênciada e muito reflixiva, o plot dessa HQ, é de mexer com a nossa cabeça, é algo que refletimos até mesmo depois de ler, escolher o coringa para protagonizar esse drama é excelente e muito condizente com toda a história do vilão, Alan Moore é um gênio, fico facinado por cada obra dele, sempre com discurssões filosóficas, éticas e sociais, gosto muito como essa HQ é enigmática, nada é concreto preto no branco, é cheio de peça para encaixar o quebra cabeça.

Lays 31/05/2021

Coringa x Batman
Achei legal essa resposta ao porque do Coringa ter se tornado o Coringa, mas por existir diversos universos que contam esse mesmo mistério acabou não me surpreendendo e, como o Brian Bolland diz, existem numerosas possibilidades de origens criadas pela mente doentia do Coringa, não é um personagem confiável então voce não sabe se foi ou não verdade na história que ele contou.
Mas a HQ é ótima com um belo trabalho com as cores.