Guia Para Assassinos Sobre Amor e Traição

Guia Para Assassinos Sobre Amor e Traição Virginia Boecker

Resenhas - Guia Para Assassinos Sobre Amor e Traição

1 | 2 | 3 | 4 | 5

Andréa Araújo 27/10/2020

Exatamente o que eu estava precisando
Esse livro foi muito bem indicado por uma amiga que eu sempre escuto, então eu estava bem ansiosa para a leitura e com altas expectativas. E ainda assim, foram superadas.

Eu não esperava que fosse uma leitura tão rápida, fácil e gostosa, não sei porquê, mas a impressão que a capa me da é de ser uma leitura densa, mas eu estava completamente errada e graças a Deus por isso.

Eu amo Shakespeare Apaixonado e quando o livro faz menção a troca de identidade, teatro, rainha Elizabeth e Shakespeare como pano de fundo eu já amei! Os personagens principais são simplesmente maravilhosos, me apeguei muito fácil a Kit e Toby, e por quem quer que eles estivessem interpretando ou sendo no momento.

O livro já começa com algo acontecendo, o que eu particularmente gosto bastante, sem muita introdução, mas com as informações aparecendo no momento certo e em nenhum momento se torna uma leitura parada, acontece muitas coisas o tempo todo, até quando é apenas uma caminhada pela cidade, nunca é apenas uma caminhada pela cidade. A trama é envolvente e a dinâmica dos personagens é perfeita. Me apaixonei perdidamente.

Além de tudo, a história se passa no fim da época de ouro de Elizabeth Tudor, com uma Inglaterra protestante e tramas católicas em todo lugar. Ver por trás das redes de espionagem da rainha foi um plus na história e eu simplesmente amei.

Indico esse livro para todo mundo e tenho certeza que ele é o tipo de livro certo para tirar qualquer um de uma ressaca literária.

Ana 27/10/2020

Esse livro começou um pouco lento, confuso, mas depois o ritmo melhorou e eu só queria saber como essa história ia terminar. No geral eu gostei desse livro, é uma ficção histórica bem interessante e divertida.
CRIS LI 03/11/2020minha estante
Que bom! Vou atrás dele, então.

Ket 26/10/2020

Divertido, mas peca no final
Queria primeiro deixar meu agradecimento ao livro porque ele me tirou de uma ressaca literária enorme e isso já conta de forma positiva pra mim! A leitura é leve e fluída, ótima para quem curte uma trama histórica com um toque de humor e drama.

Pois bem, Guia para assassinos sobre amor e traição é uma ficção histórica que vai falar sobre uma conspiração que tem por objetivo matar a rainha Elizabeth I e restaurar o trono católico na Inglaterra. O ano é 1601 e os humores estão alterados em virtude da perseguição e execuções impostas pela regente a este grupo. De um lado temos Toby, um jovem agente da rainha que trabalha para desmantelar uma possível conspiração contra ela e do outro temos Kit ou Katherine, uma católica, filha de um nobre assassinado que faz parte da trama para assassinar a regente. Ambos vão se encontrar no palco do Globo, teatro elizabetano comandado por ninguém menos que William Shakespeare... Então o jogo de sombras e mentiras começa!

A parte que mais adorei no livro foi a histórica, sem sombra de dúvidas. Apesar das liberdades ficcionais tomadas pela autora, é possível compreender um pouco das tensões que existiam na época, as injustiças e perseguições infundadas que destruíam a vida de todos. O que menos me chamou atenção (não por ser ruim, mas porque não era meu foco na leitura), foi o romance entre Toby e Kit. Aqui cabe ressaltar que ela se veste como garoto durante quase toda a trama então quando Toby começa a desenvolver sentimentos por ela, Kit é na verdade "ele" e há um debate sobre bissexualidade na história.

Em relação ao final, eu esperava uma conclusão mais fechada. Levando em conta que a trama de assassinato de uma rainha não é algo trivial, tudo se resolveu sem grandes problemas e fiquei com a sensação de que a autora não queria lidar com a situação kkkkkkkkkkk

De qualquer forma, foi divertido e me deixou ainda mais interessada por este momento conturbado da história inglesa!

Mariana113 29/09/2020

Ela é O cara
Desde do primeiro momento que li a sinopse desse livro minhas expectativas estavam altas, por conta de falar sobre a noite de Reis que Tbm inspirou um dos melhores filmes já feitos ? ela é o cara ? e eu amo demais esse filme então obviamente corri para ler esse livro, e meu deus que leitura fluida e maravilhosa! Mesmo não entendendo muito de história consegui me situar, ver Toby se apaixonar por kit (Katherine)e se assumir bissexual foi tudo! Enfim uma ótima leitura nem vi 400 páginas passarem, recomendo demais! Só não deixei 5 estrelas pois senti que no final deixou pontas soltas que poderiam ser faladas mas nada que faça desmotivar a leitura.

Mariana 27/09/2020

3,5
Devo confessar que minhas expectativas para este livro estavam um pouco mais elevadas que o normal, devido a algumas indicações que recebi. Talvez isso tenha atrapalhado o começo da história, pois eu estava esperando algo que não recebi e isso me frustrou em vários capítulos.

Em "Guia para Assassinos sobre Amor e Traição" conhecemos a Inglaterra protestante do século 17, liderada pela rainha Elizabeth I. No enredo, os católicos do país eram perseguidos e proibidos de praticar a sua fé, correndo o risco de serem presos e condenados a forca se forem pegos. Achei bem curioso a autora colocar os católicos como os perseguidos, quando na verdade foram eles que perseguiram e queimaram pessoas inocentes por mais de um século. Pois bem, nesse cenário, os personagens principais estão de lados oposto: uma moça nobre, praticante cristã, e um rapaz que atua como vigia da coroa, interceptando a movimentação dos rebeldes. Eles se conhecem ao participarem de uma peça de teatro, que tem o objetivo de prender conspiradores do reino.

O livro tem muitos pontos positivos. O mais interessante deles é que Toby, o personagem principal masculino, é bissexual. Homossexualidade, bissexualidade ou qualquer homoerotismo nessa época – na Inglaterra, assim como em toda a Europa – era um crime punido com a morte, e teria sido uma grande preocupação para qualquer um identificado como tal. A relutância de Toby em admitir publicamente sua bissexualidade é apenas em função disso: uma medida de autoproteção, não de arrependimento pessoal.

Muitos dos nomes utilizados no texto são de pessoas que realmente existiram, como os ministros da coroa, a própria rainha Elizabeth e William Shakespeare, o que eu achei bem bacana da autora. Na nota escrita por ela no final do livro, podemos perceber a pesquisa feita por ela e como isso a ajudou a construir sua história.

Porém, mesmo abordando temas bastante interessantes, o seu desenvolvimento deixou a desejar em, bem, tudo. A trama para assassinar a rainha, mote principal da história, foi morrendo aos poucos, a ponto da gente terminar o livro sem saber o que acontece com os personagens envolvidos nisso. O romance entre os personagens principais também não foi bem desenvolvido, não consegui sentir a conexão entre eles, eu não vi isso acontecendo nas páginas. Um dia eles se conheceram, no outro se apaixonaram e no terceiro já estavam dando a vida um pelo outro. O final, entretanto, foi o mais decepcionante para mim. Dois capítulos curtos, que não explicam quase nada e em que não acontece quase nada.

A leitura foi ok, deu para passar o tempo e me diverti em algumas páginas. Mas, da próxima vez que for ler algo sobre o tema, acho que vou escolher algo mais adulto.

Lauraa Machado 02/08/2020

Apaixonante! Queria mais!
Eu esperava muito, mas muito deste livro. Minhas expectativas raramente já estiveram tão altas e mais raramente ainda já foram atendidas do jeito que foram com este livro! Ele não é como eu esperava, é bem melhor! É divertido, mas não é engraçado, apesar de ter um tom de ironia discreto em alguns momentos que é muito legal! A ambientação é perfeita, a narrativa é ótima, a escrita é ideal. Este livro é excelente!

Tem alguns livros que, quando você lê, percebe que o autor é inteligente, que tem uma inteligência na história e em seus detalhes que te faz se apegar aos personagens logo no começo! Foi muito interessante ver Shakespeare e a Rainha Elizabeth I como personagens, e adorei os paralelos com a obra do dramaturgo. Mas os narradores são simplesmente perfeitos, marcantes e únicos.

Eu poderia resumir minha opinião em uma única frase: todo mundo deveria ler este livro o quanto antes! Esqueça todos os outros e compre este! O livro é perfeito e vai fazer te fazer se apaixonar facilmente!

Mas, já que é legal dar mais detalhes, quero dizer que ver a Katharine ir de garota protegida a parte principal de um plano de assassinato da Rainha Elizabeth I foi inspirador! Do outro lado, Toby é um dos meus personagens favoritos da vida! Ele é bem complexo e interessante! Bem mais interessante do que eu esperava no começo da história! A interação dos dois foi a parte mais apaixonante de tudo!

Foram tantas emoções! Apreensão, medo de me decepcionar, raiva, confusão, ansiedade, falta de ar, animação, amor... Vou reler algum dia, certeza! E notar todos os detalhes brilhantes que merecem releitura. A trama é realmente uma trama, toda amarrada em várias pontas e detalhes. A melhor sensação do mundo é ler um livro incrível e apaixonante assim, e sou eternamente grata por ter encontrado este livro!

Ele vai te fazer questionar o que é certo e errado, mentiras e verdades, até onde ir, como lutar, o que é justo, o que significam relações complicadas demais entre duas pessoas com mais segredos do que conseguem aguentar. Meu deus, este livro é maravilhoso!

Tenho uma crítica para ele: eu queria que uma coisa que aconteceu no final tivesse sido descrita devagar e não só deixada em entrelinha. Mas isso é tão pequeno no meio de um livro praticamente perfeito, que nem dá para reclamar! Aliás, outra crítica: por que a autora não transformou esse livro em uma série? Teria sido perfeito! Queria mais, queria muito mais!

Absolutamente recomendo! Leia o quanto antes, você não vai se arrepender!

Luisa168 21/07/2020

Foi uma ótima experiência de leitura, apesar de que em alguns momentos eu senti meio arrastada, mas gostei bastante desse livro. Achei a história super interessante, cheia de detalhes sobre a época, acontecimentos parecidos com a vida real e ainda por cima com um romance fofo e diferenciado. Confesso que amei o fato de ter um personagem bissexual (identificação né gente) e também amei demais a protagonista. Foi tudo de bom.

Cami 29/06/2020

58%
Enredo
Esse livro fala sobre uma menina cujo pai foi morto por ser católico durante o reinado de Elizabeth Tudor e agora quer vingança. Do outro lado, temos Toby, um espião da rainha que tem que descobrir quem está participando da conspiração para matar-lá. Então, basicamente, eles estão de lados opostos do enredo.
Para matar a rainha, Katherine finge ser um menino para que ela possa participar da mais nova peça de Shakespeare que será performada na frente se Sua Majestade, que na verdade não é uma uma peça de verdade, mas sim um plano para pegar os católicos que estão conspirando contra ela.

Execução
Eu não posso mentir, esse enredo não é o meu favorito, mas chamou minha atenção por causa da parte histórica. Seria muito legal se não tivesse alguns furos de enredo muito problemáticos: primeiro de tudo, Katherine, que supostamente deveria matar a rainha, não tem capacidade para matar nada. Eles têm três meses para transformar ela, uma garota nobre, em uma assassina e ninguém parece notar que isso é uma péssima ideia.
Outra coisa problemática é que o plano é muito simples. Quer dizer, o peça é feita para pegar os conspiracionistas (detalhe: eles já tinham feito isso antes) e mesmo assim todos eles caem no plano facilmente. E, para piorar, a rainha parece não dar a mínima com o fato de ela estar em perigo, ela apenas se expõe como se não fosse nada demais.
Por mais que o livro seja uma leitura rápida, o começo é bem lento e nada parece acontecer por 150 páginas.

Personagens
Eu gostei de Toby. Ele é um cara inteligente, legal e se importa com as pessoas. É muito interessante que ele não tenha problemas com a sua bissexualidade, ele só a esconde porque, bem, nesse contexto é um crime.
Por outro lado, Katherine é um pouco entediante. A autora tenta mostrar que ela mudou, que ela não é mais a mesma menina nobre e frágil que ela era, mas tudo acontece muito rápido e nós não podemos ver como ela era antes.
Mas, para mim, Shakespeare roubou o show. Ele é engraçado, inteligente e legal. Ele é o estereotípico artista louco que e eu amei, para mim ele foi a melhor parte.

Romance
Esse é, sem dúvida, um livro de romance e não é amor instantâneo. Eles na verdade desenvolvem o relacionamento lentamente e de um jeito acreditável. Mas eu odeio que Katherine tenha fingido ser um menino. Eu sei, essa era a ideia, mas o único fato que me fez não odiar isso é o fato que Toby é bissexual.
No começo, eu achei que ele não gostava de meninas, então eu estava muito preocupada, mas bem, pelo menos isso não era tanto um problema se você soubesse desde o início que ele também gostava de meninas.

Representação
Um dos personagens principais é bissexual, mas não há pessoas de cor nesse livro.

giovanna | @theuniverse_bookshelf 24/06/2020

Amor e conspirações com uma pitada de Shakespeare
@theuniverse_bookshelf

"Guia para Assassinos sobre Amor & Traição" é um livro lançado em 2019 pela Plataforma 21 e ambientado na Inglaterra do século XVII, onde praticar a fé católica era crime; é neste cenário que grupos de católicos se formam clandestinamente com o intuito de elaborar planos para assassinar a rainha Elizabeth I e poder praticar sua fé livremente. Um desses católicos era o pai de Katherine Arundell, sir Richard Arundell, um nobre da Cornualha acusado de traição contra a sua majestade e morto na frente de sua própria filha. Katherine consegue fugir e vai até Londres em busca dos antigos aliados de seu pai para se vingar e assumir seu lugar na conspiração contra a rainha, mas agora como um garoto, Kit Alban.

Ao mesmo tempo, temos Toby Ellis, um aspirante a escritor que atua como espião para a coroa interceptando mensagens que podem revelar planos contra a rainha. Após uma recente traição contra vossa majestade, Toby e outros nobres de confiança decidem usar a nova peça de Shakespeare, "Noite de Reis", como isca para atrair católicos que estejam planejando um novo atentado. É por meio dessa peça que Toby e Kit se conhecem e precisam lidar com suas missões - um tentando proteger a rainha e o outro, tentando matá-la - e com a atração que sentem mutuamente.

Trata-se de um livro único, com começo, meio e fim, e capítulos intercalados entre a perspectiva de Kit (no começo ainda como Katherine) e de Toby. Confesso que achei a narrativa um pouco lenta e cansativa, porém não desagradável. Há um humor sutil, e a presença de Shakespeare, com uma personalidade meio maluca e inventando palavras, é sensacional, um dos pontos mais altos do livro - embora ele não apareça muito.

Apesar de eu ter percebido alguns pontos um tanto incoerentes na história, foram detalhes, e gostei muito do livro. Achei essa premissa de juntar fatos históricos e personagens reais com uma trama de ficção bacana demais! Também gostei que ao final do livro a autora colocou uma nota explicando o que era real ou baseado em fatos e o que foi mais da criatividade dela. Adoraria ler mais livros nesse estilo!

4⭐️/❤️

Fernanda309 23/06/2020

O que achei de... Guia para assassinos sobre amor e traição (+ quotes)
EDIÇÃO: É o primeiro livro que leio da Plataforma21, e estou encantada com o esmero da edição. É simples, mas linda, e combinou com o livro. Achei a tradução bem de acordo com o enredo e a época do livro, tomada algumas liberdades criativas que a autora explica no fim do livro.

ESCRITA: Mais uma estreia: nunca tinha lido nada da autora, e só depois que acabei foi que vi que ela tem uma série que já quero ler há anos. O escrita é boa, um bom equilíbrio entre diálogos e observações, uma boa ambientação. Minha reclamação vai para o fato de o livro não parecer em nada com um guia, como o título sugere. Tirando alguns momentos em que o personagem se dirige diretamente ao leitor (e podemos contar essas vezes nos dedos das mãos), a parte esmagadora do livro é um romance com uma narrativa comum. Eu amo ficção histórica, e mais ainda quando se trata da Inglaterra dos séculos XVI e XVII, então, estava empolgada com a parte histórica, e foi uma grata surpresa ver que a autora apresentou tudo de forma muito confortável até pra quem nunca ouviu falar da rainha Elizabeth. Gostei como a autora expôs suas críticas através de pequenas observações e cenas dos personagens, para ir encorpando os fatos. É uma ótima ambientação, a descrição não é exagerada nem insuficiente, e eu valorizo muito isso.

ENREDO: A ficção histórica foi um ótimo pano de fundo para um enredo perigoso, e em alguns momentos senti tensão de verdade pelo o que estava por vir. Porém, o ritmo do livro deixou a desejar, e pior, o final não me agradou. Sabem, eu nem sabia do que se tratava o livro, não tinha lido sinopse ou resenha nenhuma, fui às cegas. Mas, a medida que fui lendo as datas e locais no início de cada capítulo (adoro isso) e fui me situando, fui criando boas expectativas, admirada com a interligação dos fatos que a autora apresenta. Apesar de ter lido em quatro oportunidades, os ritmos foram muito diferentes entre si, e me perguntei se o fato de não ter lido só de uma vez foi o que me fez desgostar do ritmo do final (leia-se os sete últimos capítulos), mas isso não muda o final em si. Então só posso supor que se tivesse lido de uma só vez, minhas expectativas estariam lá em cima, e o baque teria sido muito pior. Lamentável, mas foi o que aconteceu. O final poderia ter sido mais longo e bem melhor construído. Foi tudo muito fácil e ao invés de dar uma explicação mais detalhada (como as partes anteriores), ela simplesmente pulou no tempo e deixou por isso mesmo.

PERSONAGENS: Ah, meu Deus, o trunfo do livro. Virginia Boecker me entregou nada mais nada menos que meu segundo personagem masculino favorito de todos os tempos, só fica atrás de Gene (trilogia A caçada do Andrew Fukuda). Toby Ellis me intrigou já no prólogo, e a cada capítulo eu ficava mais fascinada com sua perspicácia e sensatez. Seu personagem é tão profundo, tão complexo, tão crível, que sua evolução é mínima - ele já chega perfeito na história. Fiquei encantada com cada aspecto de sua mente e seus sentimentos. O romance entre os protagonistas é MARAVILHOSO, no ritmo certo, e com certeza muito possível de acontecer.
Katherine Arundell é a que evolui mais, e a ideia de fazê-la dividir sua voz com Kit Alban foi sensacional. Gostei muito de sua maneira de encarar o mundo, seu aprendizado valioso, a pureza dos seus sentimentos, tudo fazendo com que seja uma personagem notável. Uma pena que, lá no final, no ápice do livro, ela tenha jogado todas as suas melhores estratégias no lixo - mais uma motivo para não ter gostado do final. Quando eu percebi o que ia acontecer, soltei um "ah, não" porque não foi isso que a autora me fez esperar do comportamento de Katherine. Digo novamente: lamentável. O livro tinha potencial para ter levado cinco estrelas.

+: A despeito do título não se adequar ao enredo (não consigo entender nada no título como justificável pra este livro) e o final ter sido rápido e raso demais, eu recomendo demais a leitura do livro. Personagens complexos numa ambientação histórica absolutamente fascinante sem dúvidas vão nos fazer voltar num tempo que aparentemente é tão diferente do nosso, mas que se assemelha bastante com conflitos inerentes a todas as sociedades: lealdade, identidade e coragem para fazer o que é certo, mesmo que parecemos estar sós no mundo.

"Se aprendi alguma coisa em minha posição, é que não há nada mais enganoso que o óbvio."

"Ideias são o sangue que dá vida a uma história."

"Se algo tão puro quanto as próprias ideias é conspurcado, o que mais pode restar?"

"Tudo começa com uma ideia. Ideias são infalíveis, são indestrutíveis; a única coisa mais forte que um exército de homens é uma ideia cuja hora chegou."

"Mas ideias, fortes como são, não escrevem a história; homens escrevem. Mulheres [...]. Somos o que dá vida às ideias. Se uma ideia morre, não podemos pranteá-la. Mas podemos prantear um homem. Podemos dizer seu nome e nos lembrar dele. O que é história, afinal de contas, se não as biografias dos maiores de nós?"

"Amei as palavras e as odiei, mas nunca fui indiferente a elas. Passei os últimos anos a temê-las, o modo como têm o poder de dar a vida a coisas que você sente, coisas que são mais seguras se deixadas sem nome."

"Acho que, quanto mais você sente, menos palavras há para descrever isso. É como se as palavras não fizessem justiça; você só pode escrever o que já está morto em seu coração."

"Acho que se pode dizer muito sobre uma pessoa pelo jeito como ela escreve."

"[...] este não é uma mundo que dá liberdade facilmente, não sem tomar algo em troca."

"[...] é nesses momentos que as coisas acontecem com as pessoas: quando não esperam que aconteçam."

"Mas isso não é a mesma coisas que eles fazem conosco? [...] Eles nos perseguem, tornam nossa religião ilegal, matam nossos padres, e então fazemos a mesma coisa com eles? Você não pode simplesmente se vingar de alguém fazendo a mesma coisa que fizeram com você;"

"Sabia que a tinha naquele lugar pnde uma palavra é forte como um feitiço e um olhar tão íntimo quanto um beijo, conhecia a onda de sentimentos quando você sabe que alguém tem consciência de tudo o que você faz, quando um toque significa tudo, e, às vezes, é tudo."

"[...] houve uma mudança, e mudança, como sempre, é um prenúncio de perigo."

"Liberdade [...]. Não servir ninguém além de mim mesma. Fazer, pensar e dizer o que me dá vontade e não responder a ninguém. [...] Egoísta, não é? E tolo. Todos respondemos a alguém, não é?"

"A palavra deve, [...], é tão perigosa quanto a esperança, pois dá poder a coisas externas e além do nosso controle."

bru 11/06/2020

Esse livro é um amorzinho, a narrativa é bem construída e envolvente. Gostei do romance, o casal tem bastante química.

Camila Kilian Mallet 25/05/2020

Com uma trama leve e envolvente Guia Para Assassinos tem personagens bem construídos em um romance de época que envolvem questões de gênero, jogos políticos, intrigas e conflitos religiosos

Danyelle.Gardiano 26/04/2020

Um bom livro
Confesso que me irritou com o começo desse livro. Porém do meio pro final engatou a leitura. Um bom livro para se distrair.

50livros 20/04/2020

Livro bom para quem ama ficção histórica
Confesso que não sou lá muito fã de ficções históricas. Vivo penando para me conectar com alguma e a prova disso é a quantidade infindável de livros começados e não terminados e uma extensa lista de abandonados do gênero. Mas esse aqui me surpreendeu demais. Com uma narrativa leve, mas ao mesmo tempo extremamente correta, me vi completamente imersa na leitura. Os personagens são cativantes e, apesar da história ser um tantinho revisitada, a escrita da autora é maravilhosa e consegue fazer o leitor se dividir entre torcer pelo assassinato da Rainha Elizabeth I e a investigação contra esse assassinato também dar certo. O romance dentro da história é bem engendrado e não tira os holofotes do cerne do enredo. Foi uma leitura muito boa, fácil de fazer e que flui maravilhosamente bem.

site: https://www.50livros.com/single-post/2020/04/14/RESENHA-de-Guia-para-assassinos-sobre-amor-e-trai%C3%A7%C3%A3o-de-Virginia-Boecker---TURISTALITERARIO

Michelle.Cristina 30/03/2020

A história sendo passada em um cenário que eu particularmente adoro, Londres.
Pegando fatos e acontecimentos reais, e criando a história em cima das leis e costumes que existiam. Cheio de tramas, amores, traições e também lealdade

1 | 2 | 3 | 4 | 5