O bem-amado

O bem-amado Fabrício Carpinejar
Dias Gomes

Resenhas - O Bem-Amado

zbll 18/10/2023

Não esperava por nada, e superou as expectativas. é um livro incrível, na verdade peça, me fez ter mais vontade de ver a adaptação!! favoritado!

prada0 12/03/2022

Bom pra passar o tempo
Li o livro para o colégio e não esperava que eu ia gostar, mas a verdade é que ele surpreendeu.
O livro é mega curto e da pra ler em meia-hora, sem brincadeira. O livro é narrado como uma peça de teatro, então a experiência definitivamente é melhor por causa disso.
Tem umas falas super machistas e problemáticas, mas acho a leitura válida justamente pra entender o pensamento precário da época retratada.
Você vai dar umas gargalhadas aleatórias, pois tem uns momentos tão absurdos que você vai pensar ?NÃO É POSSÍVEL KKKKKKKJKKKKKKKK?
Não é nada genial, mas pra aqueles 40 minutos que você não tá fazendo nada, vai ser uma boa distração e passa tempo (:

Ana 08/06/2022

QUE LIVRO CÔMICO!!!
Eu li porque era paradidático na escola, mas é um livro muito bom e engraçado e rápido de ler, além do plot que eu já esperava mas foi ainda sim muito engraçado!!! Recomendo

Luciano 04/07/2022

Pra sempre Odorico
Dias Gomes criou um mito,um personagem que exemplifica milhares de políticos pelo país, os anos passam e isso só confirma que quanto mais o tempo passa,a essência de Odorico sempre estará presente nesse meio político.

Ana Paula 08/10/2023

A hilária história do prefeito quer inaugurar à qualquer custo o cemitério em sua cidadezinha. Um clássico da leitura que fez rir do começo ao final.

Fipa 31/08/2022

Rapidin de ler, e é até que legalzin
Essa é uma obra sobre politica que conta à respeito do prefeito Odorico, que constrói um cemitério na cidade que ngm morre ?

A trama gira em torno do prefeito e suas tramóias em busca de um defunto para enterrar

Os personagens são únicos e a história tem seus momentos de comédia

Algo simples e gostosinho de ler pra quem quer aquelas leituras de uma tarde sabe???

pam :) 03/04/2023

O bem-amado
É até gostosinho de ler, mas não acrescentou nada da minha vida. O final é bem satisfatório e o livro é bom, recomendo como uma leitura rapidinha.

Soda Káustica 08/12/2022

Maravilhoso
Essa peça é tão simples, mas ao mesmo tempo faz tudo certo. É concisa, divertida, e muito bem escrita no geral. Não mentiram pra mim quando falaram bem do Dias Gomes

Kaire 12/12/2022

Que leitura divertida, meu deus!
A história não é nenhuma novidade, visto que já foi adaptada para a televisão e o cinema, mas saber o que acontecia não mudou em nada a diversão que foi acompanhar essa saga do prefeito em busca de um defunto.

Décadas se passaram desde a publicação e tudo continua tão atual que em alguns momentos eu ria de nervoso com a similaridade de algumas recentes situações.

Dias Gomes não foi conhecido como maioral à toa e o único lamento é que a história é curta demais. Tirando isso, é realmente ótima e vale muito a pena a leitura.

Sammy 31/12/2022

aiai, essa literatura do interior é até reflexiva, só acho ela mto simplificada. nn é pq tem alguma crítica ou caricatura social dentro de um livro que necessariamente vai ser o epiteto da literatura. além disso, nem é algo implícito e imperceptível, é algo claro e bem retratavel, é só uma descrição do interior político brasileiro.

Weiglersoares 04/01/2023

Farsa sócio-político-patológica
Parafraseando Ferreira Gullar: Embora bastante modificada na presente versão, a peça já continha então os elementos fundamentais que lhe asseguram a atualidade. Uma felicidade para o autor e uma desgraça para o Brasil que, mais de sessenta anos depois, continua a ser manobrado por demagogos e corruptos, em que pese às honrosas exceções.

OCautum 12/01/2023

Dias Gomes escreveu uma comédia alegórica (chamada "farsa") infelizmente atemporal sobre políticos demagógicos e seus delírios, tão comuns nos dias de hoje (vide o ex-presidente e sua corja de apoiadores na Câmara e no Senado). É uma leitura simples, rápida e, em vários momentos, hilária que trás a cidadezinha de Sucupira como cenário, uma metonímia que representa todo o Brasil.
Recomendo demais essa leitura, mas sempre mantendo em mente que figuras como o Odorico são tão perigosas como ridículas.

Renan 20/01/2023

Muito bom.
Um livro engraçadissimo. Li sem muitas expectativas, mas se tornou uma leitura muito proveitosa e cheia de críticas à uma parte da política que cria elefantes brancos.