O bem-amado

O bem-amado Fabrício Carpinejar
Dias Gomes

Resenhas - O Bem-Amado

Clara 31/10/2022

odorico tem que morrer mesmo
gente li esse livro em menos de 2 horas. amei quero muito ver a peça. li mais por causa de uma prova, mas gostei muito. nunca odiei tanto uma pessoa como o odorico sério, pedaço de 🤬 #$%!& tinha que tá na prisão e não morto ele parece muitos políticos por aí ? enfim gostei muito, um clássico da literatura quero ver a peça

Karenzei 25/02/2023

O bem-amado e o seu projeto de governo
Essa peça é uma sátira político-social que conta a história do projeto de governo municipal de Odorico Paraguaçu: a construção e, principalmente, a inauguração do cemitério de Sucupira, pois é o seu legado para a cidade. A crítica está centrada nesse político demagogo que quer a todo custo enterrar alguém no cemitério.
Para Odorico, é de suma importância que alguém morra em Sucupira para que seja inaugurada a sua grande obra e que ele seja lembrado como um dos prefeitos que mais fez por seu município. Por isso, não mede esforços para ter um morto na cidade e afirma: "Em política, Dona Dorotéa, os finalmentes justificam os não-obstantes."
Tudo nessa peça (as questões políticas, o duplo sentido de algumas frases, os planos de Odorico para ter um morto na cidade) é de forma leve e divertida. Ótima leitura para uma ressaca literária e/ou para se descontrair.

site: https://sonhareoqueimporta.blogspot.com/2023/02/o-bem-amado-e-o-seu-projeto-de-governo.html

david andriotto 28/02/2023

Farsa sócio-político-patológica
Que prazer é ler dias gomes, ele é realmente um querido. pensei não ser possível à uma obra teatral superar o status de o pagador de promessas, mas o bem-amado me cativou tanto quanto. arrisco dizer que me fez dar mais risadas.

akemi 15/03/2023

Essa peça <3 simplesmente incrível!
Que leitura prazerosa foi essa. Amei muito a história, apesar de ser escrita em forma de uma peça teatral, não perdeu a magia. Simplesmente incrível. Tem um grande significado por trás de cada coisa, cada personagem.

ga.galvao 27/03/2023

Da Comedia ao Trágico
Até onde se pode ir para se manter em posição de poder?

Odorico Paraguaçu se supera ao tratar de forma insensível todos ao seu redor por uma causa pouco nobre, um defunto. Ou melhor, um cemiterio.

Todas as frustrações de seus planos trazem humor consigo, que diria ir de 8 a 80 em uma obra lida em um dia.

É tudo contagiante, e se questiona se algo serio ocorreria nessa peça. Mas o bom (ou mau) humor promete um final advinhavel mas pouco esperado.

Ao menos esses pobres coitados podem descansar na terra em que nasceram.

user1305 27/04/2023

Primeiro Brasileiro
Ótimo livro, com construção de personagens, desenvolvimento, reviravoltas, contexto bem encaixado, comédia e suspense inesperado diversas vezes. Maravilha essencial a todos os brasileiros!

Sofi 28/05/2023

Li porque era livro obrigatório da escola e até que gostei, é bem rapidinho. A história é interessante e até tem senso de humor. Único ponto negativo foi que me perdi no início pra metade do livro com a quantidade de personagens, fora isso, gostei!

Starfire 30/05/2023

O livro é interessante e enredo também. Mas não é cativante nem engraçado como as pessoas dizem. Apresenta bastante uma crítica social em questão de política.
Poderia ser bem melhor!

Gabrielle 06/06/2023

Gostei muito da narrativa. Foi uma indicação que eu recebi há um tempinho e os comentários políticos sobre o livro são muito importantes para a formação desse ser.

Carol.mozz 19/06/2023

Acido, engraçado, irônico e ATUAL!
Genial, a maneira que a historia é contada e que os personagens são construídos só enfatiza as criticas feitas. Mesmo antigo, critica a politica atual, a corrupção, a hipocrisia... Simplesmente maravilhoso o final com o discurso de Neco, é a chave de ouro.

EduardoCDias 11/07/2023

Hilário
A história do prefeito da cidadezinha que quer inaugurar o cemitério à qualquer custo já virou um clássico. Garantia de boas risadas e de associações com a novela da década de 70. Imperdível

samy 30/08/2023

Mímese do povo brasileiro
Retrato da política brasileira, de forma cômica, sarcástica e irônica. Realmente muito engraçada e bem rapidinha de ler, muito boa.

yas201 16/09/2023

Muito legal!
Li com zero expectativas, por ser leitura obrigatória da escola, mas achei ótimo pra ler rapidinho (li em cerca de uma hora). O formato é bem legal, e achei bem engraçado também

raissa barreto 30/09/2023

Eu li por causa da escola KKKKK! eh meio chatinho e sem graça, mas eh pequeno e super rápido de ler!