O bem-amado

O bem-amado Fabrício Carpinejar
Dias Gomes

Resenhas - O Bem-Amado

Guilherme 02/03/2023

Curto, mas entrou para os favoritos
Apesar de ser uma história curta, o livro não deixa de ser envolvente e encatador. Outro fator que não atrapalhou a leitura foi a forma como o livro é escrito, acredito que só contribuiu na formação da história.
O enredo, como é de se imaginar, é curto, porém me agradou bastante. O melhor para mim foi o nosso Bem Amado, que foi icônico do começo ao fim da obra. Sinceramente, tenho um apreço especial por este tipo de personagem em diversas histórias, apesar de não concordar completamente com as ações dos mesmos.
Recomendo esse livro para aqueles que querem ler um livro agradável e rápido para sair da ressaca literária.

Lerinha80 26/01/2021

O bem amado
Muito bom livro! Escrito na década de 60 e tão atual! Confesso que ri em diversas passagens do livro, por situações completamente surreais e bizarras. Infelizmente, o político personificado na figura de Odorico Paraguaçu, demagogo e metido a sabichão, que ainda se vê muito por esse país.

alex 14/12/2020

O bem-amado, de Dias Gomes
Dias Gomes é sensacional. Brilhante!

Livro para ser lido de um único respiro. Breve, ágil, magnífico.

Diogo 01/04/2021

O teatro brasileiro em alto patamar
O Bem-Amado é um dos livros mais engraçados que já li. Sem dúvida é um clássico brasileiro e além de cômico traz uma crítica social pertinente através de personagens estereotipados e icônicos, atemporais.

Marcelo.Alencar 18/10/2023

O Teatro do Brasil
A espetacular história de um lugar remoto do Brasil. Uma sátira aos costumes da vida em um lugar no interior da Bahia.
Diversão à vista!

Daniel.Malaquias 18/06/2020

Eterno Odorico Paraguaçu
O Bem Amado, peça de um único ato e nove quadros, brilhantemente escrita por Dias Gomes, um dos mais exímios autores brasileiros, é um retrato fiel de nossa política e sociedade. Texto atemporal, reflete muito bem nossos costumes, modos de vida e principalmente nossos políticos. Dotada de um humor ácido, irônico e transgressor, essa peça teatral, transformada em novela de enorme sucesso, é pra ser aparecida por todos, ainda mais em tempos pandêmicos em que vivemos.

igsuehtam 19/12/2022

O honesto, o bravo, o bem-amado
Essa peça escrita pelo nosso grande Dias Gomes nos mostra o que a política é capaz de fazer para se conseguir tudo o que deseja. Em alguns partes lembrei de incidente em antares, mas esse livro soa mais humorado, sem carga pesada. Em vários trechos eu ri muito. Espero ter outras oportunidades para ler outro do Dias Gomes.

hevyy 15/09/2023

Divertido!
Esse foi um dos livros que li mais rápido, mas decerto foi uma leitura muito divertida!
Eu amei ler esse livro, que ao mesmo tempo que foi divertido foi engraçado!

Niclqr 02/10/2023

Comecei a ler na eletiva da escola e não imaginei que gostaria tanto, nunca tinha lido uma peça antes e amei essa. Engraçada, divertida e rapida de ler, recomendo muitooo.

Aline 01/07/2021

Farsa sociopolítico-patológica
Eu me diverti e me indignei com as safadezas de Odorico Paraguaçu. A peça foi escrita em 1962, mas é atual. Os políticos que só pensam em votos, custe o que custar, fazem parte da nossa política, infelizmente.

Letícia 18/04/2022

Texto atual!
Excelente texto de Dias Gomes!
Assisti a novela recentemente e agora li a peça.
Infelizmente é um texto atual.
Recomendo a leitura e quem puder assistir à novela, assista.

Mari kkc 09/04/2021

Me surpreendi
Por ser considerado um clássico e minha escola ter indicado, eu estava receosa de ler ele, mas eu até que gostei bastante, da história no geral, mesmo ela sendo um teatro

Gilvan 25/08/2011

Dias Gomes presenteia o leitor com uma sátira maravilhosamente bem escrita. Retratados comicamente através da figura de Odorico Paraguaçu, os políticos brasileiros ganham uma face notória, que perdurará entre várias gerações, face que oscila do burlesco para o hilário, ou seja, uma gama de meios encontrados por Dias Gomes para nos entreter e fazer rir à beça.

Coruja 14/09/2011

Outra peça de teatro - engraçado como este ano elas entraram com força em meu cardápio literário...

O Bem-Amado é, provavelmente, a obra mais conhecida do baiano Dias Gomes, tendo sido adaptada para a televisão e o cinema várias vezes, a última no ano passado, com Marco Nanini no papel do prefeito Odorico Paraguaçu.

Retrato de uma situação inteiramente comum e atual da política brasileira, a peça conta a história dos esforços de Odorico em inaugurar o cemitério de Sucupira, cidade de veraneio onde todos parecem gozar de saúde invejável, as taxas de homicídio são nulas, doentes desenganados recuperam-se e assassinos confessos reformam-se.

Convenhamos que esse ão é o melhor quadro a se apresentar à oposição quando o cemitério - que consumiu e desviou todas as verbas do município - espera sua inauguração há mais de ano, sem nem um único defunto para enterrar.

A peça não é apenas atual, levando à reflexão da situação cada vez mais desalentadora da política brasileira, mas também é uma curiosa brincadeira lingüística, rica em neologismos a reforçar o caráter demagógico do bom prefeito Odorico, que ao fim e a cabo, conseguirá seu morto para enterrar... mas não do jeito que esperava.

(resenha originalmente publicada em www.owlsroof.blogspot.com)