O bem-amado

O bem-amado Fabrício Carpinejar
Dias Gomes

Resenhas - O Bem-Amado

OCautum 12/01/2023

Dias Gomes escreveu uma comédia alegórica (chamada "farsa") infelizmente atemporal sobre políticos demagógicos e seus delírios, tão comuns nos dias de hoje (vide o ex-presidente e sua corja de apoiadores na Câmara e no Senado). É uma leitura simples, rápida e, em vários momentos, hilária que trás a cidadezinha de Sucupira como cenário, uma metonímia que representa todo o Brasil.
Recomendo demais essa leitura, mas sempre mantendo em mente que figuras como o Odorico são tão perigosas como ridículas.

Ana Paula 08/10/2023

A hilária história do prefeito quer inaugurar à qualquer custo o cemitério em sua cidadezinha. Um clássico da leitura que fez rir do começo ao final.

@Matcholo 22/11/2016

Sou suspeito pra falar de Dias Gomes, mas mais uma vez fiquei apaixonado por uma obra dele, e essa coleção com capas meio fluorescentes são demais.

prada0 12/03/2022

Bom pra passar o tempo
Li o livro para o colégio e não esperava que eu ia gostar, mas a verdade é que ele surpreendeu.
O livro é mega curto e da pra ler em meia-hora, sem brincadeira. O livro é narrado como uma peça de teatro, então a experiência definitivamente é melhor por causa disso.
Tem umas falas super machistas e problemáticas, mas acho a leitura válida justamente pra entender o pensamento precário da época retratada.
Você vai dar umas gargalhadas aleatórias, pois tem uns momentos tão absurdos que você vai pensar ?NÃO É POSSÍVEL KKKKKKKJKKKKKKKK?
Não é nada genial, mas pra aqueles 40 minutos que você não tá fazendo nada, vai ser uma boa distração e passa tempo (:

Pedro Matias 25/06/2021

Inauguração de um Cemitério
A peça versa sobre a inauguração de um cemitério; enquanto isso, somos apresentados a uma galeria de personagens que criticam tipos de nossa sociedade com muito humor. Uma peça rápida de ler e divertida.

Ana 03/04/2023

O BEM-AMADO ?
Não esperava nada desse livro, até por que tive que ler por conta da escola e os livros indicados nunca são muitos bons.

Esse foi totalmente contrário!
A escrita dele é muito boa, é constituído somente por diálogo o que facilita a leitura e torna também mais fluída pra quem não tem o costume.

Enfim, gostei muito como ele fala da polícia brasileira de forma abrangente e humorada. O que torna esse assunto tão chato e repetitivo as vezes em uma história mais leve e de fácil entendimento.

regifreitas 26/01/2020

O BEM-AMADO (1962), de Dias Gomes.

A primeira leitura do ano na verdade foi uma releitura - a terceira desta obra. E ela continua divertidíssima!

Dias Gomes é um dos nossos mais importantes dramaturgos. Ele sabia muito bem se utilizar do humor para debater situações sociais e políticas do país. E quase 60 anos após o seu surgimento, a peça continua atualíssima.

isabellebessaa 28/12/2021

Esperava mais
Fui fazer uma viagem de 20 horas e estava atrás de um livro que pudesse me divertir nesse meio tempo kkkkk acabei escolhendo esse.

Acabou sendo uma boa escolha por ser curtinho, ser uma peça de teatro e ter uma pitada de humor. Mas, fiquei desejando que a história se aprpfundasse mais nos personagens. Acabou ficando raso.

De toda forma, pra quem quiser ler algo leve e de quebra identificar os políticos de interior no Odorico Paraguaçu (adoro esse nome) fica a dica

Namira 27/03/2021

Incrível
Eu nunca vi uma obra tão ativa e tão cheia de plots antes, é maravilhoso. Provavelmente é assim por ser um teatro. É a primeira vez que leio uma obra nesse estilo de roteiro. Foi confuso no começo, mas depois não tem como parar. É bem curtinho também, então vale a pena

CAsar.Vinicius 20/02/2020

Clássico
Clássico da literatura brasileira. Livro curto e gostoso de ler.

Bel 15/03/2020

O autor faz críticas às questões sociais e políticas de forma humorada, trazendo também os costumes de vida da Bahia.

LetAcia716 10/10/2023

O bem amado
Livro que foi escrito para ser adaptado para o teatro. Possui nove quadros (lugares de cena) e conta a história de Odorico, prefeito da cidade fictícia de Sucupira- interior da Bahia- que é um homem extremamente corrupto. Ele faz de tudo para se promover com a construção do cemitério, mas acaba não conseguindo inaugurá-lo.

Rafael.Montoito 12/04/2020

Retrato sempre atual da política brasileira
Creio que uma das características pela qual podemos identificar um clássico é sua atemporalidade e, se assim for, pelo menos no que diz respeito à política brasileira, este texto de Dias Gomes pode ser chamado como tal. A história de Odorico Paraguassu, "Dotô-Coroné-Prefeito" de uma perdida cidade baiana, continua sendo a mesma de vários políticos brasileiros que, colocando a honestidade de lado, pensam em tirar proveito da vida política.
Após cumprir a promessa que fizera durante as eleições - construir um cemitério -, o prefeito se vê acuado pela oposição pois, como ninguém morre na tranquila cidade nem de doença e nem de discórdias, a obra recém feita não serve para nada. Disposto a tudo para conseguir um defunto e poder inaugurar o cemitério, Odorico faz intrigas entre os moradores e até mesmo manda chamar o matador profissional Zeca Diabo, um conhecido "fazedor de defuntos".
Este texto (escrito originalmente para o teatro e anos depois adaptado para a tv) mostra bem o poder crítico e questionador das palavras do genial Dias Gomes; é acerca de textos como esse que às vezes me pergunto: "por que não se lê teatro na escola?" ou "por que Dias Gomes não é estudado nas aulas de literatura?".
O cemitério, construído com o desvio das verbas que seriam destinadas para a iluminação pública e para melhorar a distribuição da água (bem tão necessário e raro no interior do nordeste brasileiro) ainda representa tantas obras não concluídas, o recorrente desvio de dinheiro público e a tamanha desonestidade dos políticos brasileiros.

Wanessa.Caldeira 12/03/2023

Perfeito!
O autor consegue, com maestria, escrever suas críticas e alfinetadas com humor. Impossível não sorrir ao ler esse livro.

A escrita, apesar se ser em formato de teatro, e tranquila e flui muito bem, deixando a leitura rápida.