O bem-amado

O bem-amado Fabrício Carpinejar
Dias Gomes

Resenhas - O Bem-Amado

Viviane @resenhasdaviviane 08/04/2023

A política que sempre existiu
Realizei a leitura dessa peça de teatro, juntamente com os integrantes do grupo SLI Clube de Leitura, administrado pela Janeh Barros. Eu não esperava uma história tão atual, com cenas engraçada e uma narrativa fluída como escontrei, fiquei tão apaixonada por ela que resolvi assistir a série disponível no GloboPlay.

Em resumo o livro conta a história de Odorico Paraguaçu, o Bem-Amado, que é a encarnação em escala provinciana de personagens bem mais sinistros da vida política latino-americana, ditadores, caudilhos, demagogos de todos os tipos e cujo perfil é ora cômico e ora patético.

Esse político muito bom de lábia se torna prefeito de Sucupira com a promessa de construir um cemitério na cidade, uma vez que, para enterrar seus famíliares os moradores precisam ir para a cidade vizinha. Assim que toma posse do novo cargo, descobre que a cidade não tem dinheiro em caixa e começa a desfalcar as secretárias para cumprir a promessa de campanha.

Com o cemitério pronto é preciso inaugurá-lo e nada melhor do que um defunto para abrilhantar a comemoração mas, cadê o defunto? Não morre ninguém na cidade há mais de um ano e o jornal local (que é oposição ao prefeito) começa a fazer publicações sobre os gastos realizados para a construção de um cemitério sem utilidade, apresentando os problemas na saúde, educação, DAE, etc.

Para consegui limpar o seu nome e inaugurar a maior obra pública do seu mandato, Odorico precisa de um defundo e para conseguir irá até as últimas consequências. Dias Gomes foi um escritor incrível, que conseguiu apresentar a realidade política do país de uma maneira engraçada. Recomendo o livro e a série do GloboPlay, onde o ator Marco Nanini interpreta o Coronel Odorico Paraguaçu.

Inhazinha 26/04/2021

gostei bastante
Um livro rápido mas que, ao mesmo tempo, consegue tratar de um assunto tão problemático de maneira tão leve. Uma linguagem gostosa e uma sátira de primeira classe.

thai 03/05/2021

No ar, água e clima da cidade
A leitura dessa peça foi meu primeiro contato com o bem-amado, entrei livre de spoilers, por assim dizer.
Acompanhamos Odorico, um político empenhado em cumprir o que prometeu à cidade. Acontece que tal promessa não é das mais beneficiadoras pro povo. Mesmo com as verbas da escola, água e ate luz em baixa, Odorico faz questão de construir e inaugurar o cemitério que havia prometido ao povo da cidade na época de sua candidatura.
Mestre da retórica, o demagogo Odorico não mede esforços pra que o tal cemitério seja inaugurado, mesmo que a cidade não tenha sido assolada por morte alguma em um ano.
Uma sátira engraçadíssima e um bom passa-tempo, esse clássico da literatura brasileira ganhou meu apreço.

huntero 26/10/2021

Sessão da tarde
Ótima comédia, me lembrou as novelas do vale a pena ver de novo. Não sei porque na minha imaginação o saudoso Lima Duarte deveria ter sido Odorico.

Rafael1906 24/02/2023

Só tu, Odorico.
O bem-amado, de Dias Gomes, é uma peça de teatro que narra o desejo de um político demagogo de inaugurar um cemitério na cidade de Sucupira. Ele faz de tudo para conseguir um defunto para seus planos, sendo que há um ano não morre ninguém na cidade. Cidade pacata de boa água, bom clima, bons ventos. É nesse intento que Odorico orquestra um jogo de peças que valha por um morto. O desfecho é impressionante. Odorico se mostra o grande vilão sem sentimentos. Uma leitura muito divertida, que nos remete às muitas sacanagens políticas do nosso país.

denianmartini 23/10/2023

Retrato do Brasil
"Em política, Dona Dorotéa, os finalmentes justificam os não-obstantes."

Que obra engraçada, que vai do sútil ao escrachado, do engraçado ao trágico, tudo isso na mesma linha. Um retrato da política brasileira e também do povo, por quê não? Muito bom!

Moises Celestino 19/08/2020

Revisão do Livro...
"O Bem Amado", continua marcante e inesquecível, o saudoso autor e dramaturgo Dias Gomes elaborou uma obra genial, bem humorada, irônica e divertida. As estripulias e maracutaias do célebre coronel Odorico Paraguassú e sua ambição pelo poder são risíveis e icônicas. As demais personagens se destacam com força total na trama rocambolesca e fora de série. Vale a pena reler!

Liv 15/07/2021

To fazendo a resenha no dia errado kkkk tem muito tempo que li esse livro, e confesso que lembrar perfeitamente da história já não lembro, mas lembro que o final me surpreendeu bastante. Gostei da escrita dele, ri bastante com esse livro, e refleti muito sobre ele. Muito bom

Alvaro 03/05/2020

Atemporal.
?Farsa sociopolítico-patológica?. Grande obra, diz muito sobre nossa história política (desvio de finalidade no uso do dinheiro público, pessoalidade, ataque à imprensa, paranóia, alienação, etc). De leitura obrigatória nos dias de hoje.

Livroseliteratura 16/12/2020

Resenha do Livros & Literatura
Caso o formato peça teatral não agrade, melhor não cogitar ler a obra. Tal estilo não me seduz mas, ainda assim, foi uma leitura que valeu a pena.

Vann.Deodato 04/07/2023

Muito engraçado, favoritei.
Que livro maravilhoso! De rir do começo ao fim!

Odorico, o coronel da cidade de Paraguaçu, não gosta nada da situação da cidade: ela não tem cemitério. Ele se candidata a prefeito, ganha, faz a cidade e espera o primeiro a morrer. Mas aí é que está o grande problema: não tem ninguém nem perto de morrer.

Eu amei cada detalhe deste livro. Foi muito bem escrito. É hilário.

Feito em forma de peça teatral, Dias Gomes é surpreendente na criação dos personagens. Cada um com sua característica mais hilária. É impossível não dar uma gargalhada com o Odorico ou até mesmo com o Moleza.

Eu já sabia como era a história por causa da novela da Globo. Minha mãe falava muito dessa novela (não sou tão velha assim a ponto de ter visto na época). Então, fiquei curiosa com a história e, para falar a verdade, eu nem sabia que tinha livro. Agora quero ler mais do autor.

Sério, este se tornou um dos meus queridinhos da vida.

AlvaroHorjas 08/12/2021

Muito bom sksksks
Eu li esse livro pela primeira vez na época de vestibular e assim como dessa vez eu li em uma sentada só.
É um livro/peça/novela muito bom.
Você se envolve na história, por causa dos próprios personagens. São muito engraçados e muito característicos. E a história em si se baseia em uma narrativa muito bem definida:

Odorico aspirante a prefeito indignado por não ter um cemitério na cidade. Eleito como prefeito, constrói o cemitério mas não tem ninguém pra nele ser enterrado. E a história se desenrola na busca de Odorico por inaugurar o cemitério, sendo capaz de fazer de TUDO, literalmente, TUDO pra conseguir um defunto.

O final, só você lendo pra saber.

Marta Skoober 24/02/2021

E no final qualquer semelhança será mera coincidência, ou será que qualquer coincidência será mera semelhança?
24.02.21
regifreitas 28/02/2021minha estante
essa é uma obra que releio de vez em quando, e nunca cansa! felizmente (para a literatura), infelizmente (para nossa realidade), é daquelas que serão atemporais!

Marta Skoober 28/02/2021minha estante
Verdade!

EvaíOliveira 12/06/2022

A peça retrata o típico político brasileiro que não mede esforços para atingir seus objetivos.
Odorico desvia verbas da iluminação, da educação, para realizar a única promessa de campanha. Além tramar mortes, foi capaz de planejar um atentado a fim de culpar a oposição e "conquistar" o povo.
60 anos depois do lançamento dessa peça, algumas situações ainda se repetem.