O bem-amado Fabrício Carpinejar
Dias Gomes

Resenhas - O Bem-Amado

strawberryjuju 08/02/2023

Eu não esperava que esse livro fosse realmente bom... eu li por causa da escola e apesar de ser um roteiro de uma peça, e a escrita ser diferente da escrita que normalmente lemos em livros, a história é bem legal! É curta mas interessante. Você consegue lê-la em até 2 horas!
Eu achei engraçado que no meio do livro Odorico estava esperando alguém morrer, é meio estranho isso né? Ele estava reclamando que em cidades pequenas não tem nenhum assasinato e etc. E foi meio estranho pensar nisso como uma coisa ruim.
Eu gostei bastante da história, não leria de novo, mas achei interessante.

Inaiara.LAbo 27/03/2020

O bem-amado
Ler peças é sempre divertido pela dinâmica diferente de outros livros, isso já me atrai bastante.
A história se passa em uma cidade litorânea cuja problemática é não ter um cemitério, até que um politico promete que se eleito iria fazer esse tal cemitério. E aí o autor explora os caminhos que os políticos fazem pra dizer que estão fazendo algo/cumprirem suas promessas.
É engraçado em diversas partes, mas me deu uma pontada uma frase que ele descreve uma personagem como pouco feminina e depois acrescenta que ela tinha espírito de liderança.
Apesar disso fiquei curiosa de ler outras obras do autor, pois ele tem um histórico interessante, e uma curiosidade sobre essa obra é se tornou a primeira novela em cores da tv brasileira.

chuwi2 10/05/2023

Bem bom
Tive que ler porque é um livro didático e até achei que seria bem chatinho e que eu teria dificuldade em ler o livro, mas achei muito bom de ler. Acho que talvez eu tenha passado algumas coisas, mas a crítica do livro é bem clara e eu gostei do humor do livro. Eu quis marcar várias partes e até houve um momento em que eu não quis parar de ler kkkkk

Simone Pagliari 28/07/2023

O bem-amado
O bem-amado - Conta a vida de Odorico Paraguaçu, de sua eleição para prefeito de Sucupira até sua queda. Eu não esperava uma história tão atual, com cenas engraçadas e uma narrativa fluída como encontrei. Muito bom o livro.

lua 06/05/2021

Uma história bem brasileira, que não deixa de ser atual.
A trama entrega momentos de reflexão e personagens cômicos, que me arrancaram gargalhadas!
O texto em seu formato teatral, é uma leitura rápida e fluída: em menos de 1 dia você pode concluí-lo.

Lena 04/05/2021

Eu achei o livro super engraçado do começo ao final. Ele é bem rápido de ler e o final é surpreendente. Recomendo!

Jamilly 14/10/2023

Essa festa virou interro
Eu AMEI essa peça, li tudo em menos de uma hora, porque não consegui parar antes de acabar.
É incrível e assustador pensar em como a história ainda é tão atual. Que mesmo apesar de terem se passado anos desde sua publicação, conseguimos enxergar claramente Odorico em qualquer outro político hoje em dia.
Extremamente rápido e divertido, me tirou altas risadas. Recomendo muito.

Camila 02/09/2010

Pensei que o livro fosse ser chato,mas é muito bom. O final é surpreendente!

beta 10/05/2022

Perfeito
Li para uma atividade da escola, e é uma peça teatral perfeita, adorei saber q era inspirado em uma história real. Um livro bem curtinho, e muito bom, que mesmo depois de tanto tempo continua atual.

Ana Ceci 06/05/2023

Dias Gomes foi genial!
Dividido em nove quadros, ficamos sabendo de toda a vida de Odorico Paraguaçu, de sua eleição para prefeito de Sucupira até sua queda. O ‘Bem-Amado’, como Odorico era conhecido, foi eleito a partir da promessa de construir um cemitério para a cidade, porém os problemas começam quando ninguém mais m0rre e a inauguração não acontece! Odorico fará de tudo para cumprir sua promessa ao povo, mesmo que tenha que fazer uso do famoso “jeitinho brasileiro” para isso!

Eu simplesmente AMEI a leitura! É uma peça teatral muito bem construída por Dias Gomes com ótimas críticas ao sistema político e com diálogos bem divertidos e inteligentes!

A leitura é fácil e rápida, tanto que fiz em um dia! Achei incrível como, por mais que o livro tenha sido escrito na década de 1960, a realidade tratada ainda é tão atual! Por se tratar de uma sátira política e uma peça de teatro, todos os personagens merecem atenção e todos têm papel importante no desenvolvimento e desfecho da trama!

Odorico Paraguaçu é um personagem extremamente carismático que aparece em todos os quadros do livro e consegue cativar a todos pelas suas promessas e por seu vocabulário inventado, mesmo sendo manipulador, corrupto e mesquinho!

“Agoramente”, corram para conhecer essa história que vale muito a pena! Inclusive, a obra já foi adaptada para TV e cinema!

>>> Vejam mais resenhas no Instagram de @Territoriodoslivros!

site: https://www.instagram.com/territoriodoslivros/

Mandy 15/03/2021

Que delícia de obra!
Livreto curto e divertido, com estrutura de peça teatral (não é em prosa), porém de leitura fluida. Até me apeguei a Odorico Paraguaçu e a Zeca Diabo.

Trata-se de sátira em que o autor fez da figura do candidato de discurso empolado/preciosista lembrar muito alguns políticos "coronéis" de ainda hoje.

Não à toa esse livro mereceu ser o enredo da primeira novela a cores do Brasil. É uma obra que mora no coração dos brasileiros até hoje.

Depois de ler o livro, assita ao filme homônimo dirigido por Guel Arraes. Ele captou muito o espírito da obra.

Théo 21/01/2022

crítica interessante
Li esse para a escola, é um livro escrito em forma de peça teatral e é obviamente uma sátira.
Ri demais com alguns trechos do final, que me lembraram muito uma pessoa aí??,.
os personagens são bem caricatos.
leitura válida e bem levinha, tem umas partes bem características da época.
Nunca tinha lido nenhuma obra desse autor e foi legal conhecê-lo, vou procurar mais obras dele.
No geral é um bom livro, nota 3.5

DaniBooks 08/03/2020

O Bem-Amado
Divertido e atual, O Bem-Amado nos apresenta a um personagem já bastante conhecido por nós: Odorico Paraguaçu.

Ambientada em Sucupira, Bahia, Odorico se elege prefeito com a promessa de construir um cemitério na cidade. E, para cumprir sua promessa de campanha, ele desvia umas verbas por aí - prática estranha a nós, não?

Construído o cemitério, vamos inaugurá-lo. Mas cadê que ninguém morre naquela cidade? Mais de um ano e nenhum morto. Odorico se desespera. Inaugurar o cemitério virou ideia fixa e obsessiva. Afinal, o impeachment dele já está sendo cogitado.

Assim, ele faz de tudo para que alguém morra na cidade. Inclusive, transformar um famoso e temido assassino em delegado: Zeca Diabo. E, no fim, quem vcs acham que inaugura o cemitério?

O Bem-Amado traz uma caricatura dos políticos brasileiros, de forma leve e bem-humorada. A linguagem peculiar de Odorico vai te proporcionar boas risadas. Mas, por trás de todo o humor, há uma forte crítica sócio-política: demagogia, legislar em causa própria, corrupção, povo alienado, tudo isso e muito mais se nos depara nessa história.

O livro é uma peça teatral, gostosa e rápida de ler, que faz o leitor se divertir e refletir sobre questões relevantes. Adorei!

Gogó 18/01/2021

Meu primeiro Dias Gomes
O Bem-Amado estava em uma das listas obrigatórias de um dos vestibulares que prestei, mas confesso que me encantei bem mais do que esperava com o livro. A organização textual em forma de roteiro teatral, os personagens construídos e o desenvolver do governo de Odorico, me fizeram querer ler mais obras de Dias Gomes.
Em meio à atualidade do tema abordado, faz-se necessário refletir sobre o papel dos políticos eleitos e a relação disso com a mentalidade da sociedade somada aos interesses ?públicos? que, na realidade, escondem o visceral egocentrismo de vontades particulares.

Wolsey 03/12/2021

Eterno.
Dias Gomes era maravilhoso. Assim como na obra de Ariano Suassuna, a caracterização e a peculiaridade de cada personagem, é exacerbada na forma caricata, típica de cada um.
O político demagogo, o religioso interesseiro, a imprensa oportunista, a falsa moralista, entre outros.
Como se trata do texto da peça, a leitura pode parecer estranha, mas não há dificuldade. A leitura é muito rápida e bem divertida, ainda que se saiba o desfecho.
É um clássico do teatro brasileiro e deve ser reverenciado.