O bem-amado

O bem-amado Fabrício Carpinejar
Dias Gomes

Resenhas - O Bem-Amado

Sammy 31/12/2022

aiai, essa literatura do interior é até reflexiva, só acho ela mto simplificada. nn é pq tem alguma crítica ou caricatura social dentro de um livro que necessariamente vai ser o epiteto da literatura. além disso, nem é algo implícito e imperceptível, é algo claro e bem retratavel, é só uma descrição do interior político brasileiro.

igsuehtam 19/12/2022

O honesto, o bravo, o bem-amado
Essa peça escrita pelo nosso grande Dias Gomes nos mostra o que a política é capaz de fazer para se conseguir tudo o que deseja. Em alguns partes lembrei de incidente em antares, mas esse livro soa mais humorado, sem carga pesada. Em vários trechos eu ri muito. Espero ter outras oportunidades para ler outro do Dias Gomes.

Kaire 12/12/2022

Que leitura divertida, meu deus!
A história não é nenhuma novidade, visto que já foi adaptada para a televisão e o cinema, mas saber o que acontecia não mudou em nada a diversão que foi acompanhar essa saga do prefeito em busca de um defunto.

Décadas se passaram desde a publicação e tudo continua tão atual que em alguns momentos eu ria de nervoso com a similaridade de algumas recentes situações.

Dias Gomes não foi conhecido como maioral à toa e o único lamento é que a história é curta demais. Tirando isso, é realmente ótima e vale muito a pena a leitura.

Soda Káustica 08/12/2022

Maravilhoso
Essa peça é tão simples, mas ao mesmo tempo faz tudo certo. É concisa, divertida, e muito bem escrita no geral. Não mentiram pra mim quando falaram bem do Dias Gomes

Clara 31/10/2022

odorico tem que morrer mesmo
gente li esse livro em menos de 2 horas. amei quero muito ver a peça. li mais por causa de uma prova, mas gostei muito. nunca odiei tanto uma pessoa como o odorico sério, pedaço de 🤬 #$%!& tinha que tá na prisão e não morto ele parece muitos políticos por aí ? enfim gostei muito, um clássico da literatura quero ver a peça

Mariana 18/10/2022

A genialidade de Dias Gomes ?
A genialidade de Dias Gomes, mestre do teatro e da contestação política social.

Não poderia começar uma análise dessa obra sem minha fala favorita, logo a última do nono quadro da conhecida farsa sócio-político -patológica, ademais,do meu personagem favorito, Neco Pedreira:

? Só tu, Odorico, mais ninguém, podias merecer a subida honra de inaugurar este campo-santo, que foi a grande obra do seu governo, o grande Sonho de sua vida, afinal realizado! Adeus, Odorico, o Grande, o Pacificador, o Desbravador, o Honesto, o Bravo, o Leal, o Magnífico, o Bem-Amado..!?

O Bem-Amado foi uma obra apresentada a mim por grandes professores da literatura que tive. Que paixão a primeira leitura, diga-se de passagem! Eu, sempre muito contra a questões políticas, principalmente relacionadas ao Brasil, senti minha opinião sobre a política representada por uma obra.
Ela te faz rir e, ao mesmo tempo, refletir sobre a tristeza que é a situação política, culpa da própria malícia do homem. É, de fato, triste a situação.
O Bem-Amado traz, de forma humorada e caricata, a realidade da política brasileira.
É impressionante como a obra, apesar de escrita em 1962, torna-se atemporal, uma ?carapuça perfeita para os políticos dos dias atuais, como um terno feito sob medida, Odorico Paraguaçu veste muito bem a maioria deles.

?Odorico Paraguaçu, é protótipo do político interiorano, com vocação para a verborragia e demagogo por natureza, espelho do homem público de província latino-americano?.

Dias Gomes,em 1970, deu uma entrevista e relatou exatamente isso, em suas palavras:

? Odorico Paraguaçu é um tipo de político que - embora a prática das eleições pareça já coisa do passado - é bastante comum, não só no interior como nas grandes cidades. É claro que o grau de demagogia e paranoia é variável. Mas o processo é o mesmo. E não se pense que a proibição do povo de eleger livremente seus candidatos nos livra dos Odoricos provincianos ou citadinos, estaduais ou federais. Eles existem e continuarão existindo, com maior ou menor extroversão, porque são frutos não da prática da democracia, mas da alienação e do oportunismo dos governantes, eleitos ou nomeados, escolhidos ou impostos?.

maria1408 14/09/2022

o bem amado
li porque era a leitura obrigatória desse trimestrekkkk mas assim, não é um livro ruim mas tb nao é sensacional. por ser em formato de um roteiro (só tem um pouquinho de ambientação e as falas) é bem rapidinho de ler, além de ser bem curtinho, vai de gosto

Fipa 31/08/2022

Rapidin de ler, e é até que legalzin
Essa é uma obra sobre politica que conta à respeito do prefeito Odorico, que constrói um cemitério na cidade que ngm morre ?

A trama gira em torno do prefeito e suas tramóias em busca de um defunto para enterrar

Os personagens são únicos e a história tem seus momentos de comédia

Algo simples e gostosinho de ler pra quem quer aquelas leituras de uma tarde sabe???

Brunov 27/07/2022

Tragicomédia
Leitura leve retratando a malandragem do poder. Pena que acaba rápido.

Apesar da história ser bastante conhecida, eu tomei um spoiler desnecessário no próprio livro.

Se você enxerga situações que acontecem ainda hoje é porque são práticas comuns na esfera política.

As personagens, no entanto, acabaram ficando rasas, se você procura algo além e, toda trama decorre a partir do protagonista que move as circunstâncias.

Destaco que aquele que teve o direito de contar sua história negado para servir apenas de instrumento das conveniências do poder é quem autoridade moral para medidas extremaa e quem dá desfecho ao problema central, seja sujeito ou objeto.

Luciano 04/07/2022

Pra sempre Odorico
Dias Gomes criou um mito,um personagem que exemplifica milhares de políticos pelo país, os anos passam e isso só confirma que quanto mais o tempo passa,a essência de Odorico sempre estará presente nesse meio político.

EvaíOliveira 12/06/2022

A peça retrata o típico político brasileiro que não mede esforços para atingir seus objetivos.
Odorico desvia verbas da iluminação, da educação, para realizar a única promessa de campanha. Além tramar mortes, foi capaz de planejar um atentado a fim de culpar a oposição e "conquistar" o povo.
60 anos depois do lançamento dessa peça, algumas situações ainda se repetem.

Ana 08/06/2022

QUE LIVRO CÔMICO!!!
Eu li porque era paradidático na escola, mas é um livro muito bom e engraçado e rápido de ler, além do plot que eu já esperava mas foi ainda sim muito engraçado!!! Recomendo

beta 10/05/2022

Perfeito
Li para uma atividade da escola, e é uma peça teatral perfeita, adorei saber q era inspirado em uma história real. Um livro bem curtinho, e muito bom, que mesmo depois de tanto tempo continua atual.

Letícia 18/04/2022

Texto atual!
Excelente texto de Dias Gomes!
Assisti a novela recentemente e agora li a peça.
Infelizmente é um texto atual.
Recomendo a leitura e quem puder assistir à novela, assista.

Michele 14/03/2022

A politicagem de ontem, de hoje e de sempre
E quem não conhece um Odorico Paraguaçu? Aquele que faz propaganda de uma ideia como a solução dos problemas de um povo, ganha a população com essa apelação e não abre mão dela, mesmo quando ela se torna inconveniente pro bem comum. A coisa toda sai do controle, mas o discurso ainda assim não muda, já que a preocupação nunca é de fato garantir esse bem comum, mas sim a sua imagem imaculada daquele que faz, mesmo quando esse fazer traz mais ônus que bônus ao povo.