O bem-amado

O bem-amado Fabrício Carpinejar
Dias Gomes

Resenhas - O Bem-Amado

Michele 14/03/2022

A politicagem de ontem, de hoje e de sempre
E quem não conhece um Odorico Paraguaçu? Aquele que faz propaganda de uma ideia como a solução dos problemas de um povo, ganha a população com essa apelação e não abre mão dela, mesmo quando ela se torna inconveniente pro bem comum. A coisa toda sai do controle, mas o discurso ainda assim não muda, já que a preocupação nunca é de fato garantir esse bem comum, mas sim a sua imagem imaculada daquele que faz, mesmo quando esse fazer traz mais ônus que bônus ao povo.

prada0 12/03/2022

Bom pra passar o tempo
Li o livro para o colégio e não esperava que eu ia gostar, mas a verdade é que ele surpreendeu.
O livro é mega curto e da pra ler em meia-hora, sem brincadeira. O livro é narrado como uma peça de teatro, então a experiência definitivamente é melhor por causa disso.
Tem umas falas super machistas e problemáticas, mas acho a leitura válida justamente pra entender o pensamento precário da época retratada.
Você vai dar umas gargalhadas aleatórias, pois tem uns momentos tão absurdos que você vai pensar ?NÃO É POSSÍVEL KKKKKKKJKKKKKKKK?
Não é nada genial, mas pra aqueles 40 minutos que você não tá fazendo nada, vai ser uma boa distração e passa tempo (:

marina698 19/02/2022

Em uma cidade onde não há cemitério, um candidato a prefeito promete ao povo a construção de um lugar em que seus habitantes possam descansar um dia. Mas logo após a construção desse cemitério, o prefeito se depara com um problema: não há mortes na cidade. Ele e sua equipe fazem de tudo para encontrar ou fazer um defunto para estreiar a nova construção pública.

O bem amado, de Dias Gomes, é uma peça que retrata situações políticas na sociedade brasileira, com um toque de humor. Mesmo tendo sido escrito na década de 1960, as semelhanças com a atualidade são bem notáveis. A leitura é muito divertida e contagiante e ótima para passar um tempo se entretendo.

Mari 10/02/2022

Botando de lado os entretantos, partindo para os finalmentes
Uma obra bem curtinha e leve de ler, que traz a sátira de um político que promete a construção de um cemitério para a cidade de Sucupira.

Eleito, desvia todo tipo de verba para cumprir a promessa, mas ninguém morre para inaugurar a grande obra do novo prefeito.

O resto do enredo se desenvolve com muita comédia e reviravoltas, tornando a peça muito divertida.

Mari 29/01/2022

Li esse livro em poucas horas, e achei bem interessante. A história mostra bastante alguns assuntos da realidade, por exemplo, como a ambição excessiva pode afetar a vida de uma pessoa, e de uma forma irônica demonstra como funciona a política no Brasil, super recomendo?

Théo 21/01/2022

crítica interessante
Li esse para a escola, é um livro escrito em forma de peça teatral e é obviamente uma sátira.
Ri demais com alguns trechos do final, que me lembraram muito uma pessoa aí??,.
os personagens são bem caricatos.
leitura válida e bem levinha, tem umas partes bem características da época.
Nunca tinha lido nenhuma obra desse autor e foi legal conhecê-lo, vou procurar mais obras dele.
No geral é um bom livro, nota 3.5

isabellebessaa 28/12/2021

Esperava mais
Fui fazer uma viagem de 20 horas e estava atrás de um livro que pudesse me divertir nesse meio tempo kkkkk acabei escolhendo esse.

Acabou sendo uma boa escolha por ser curtinho, ser uma peça de teatro e ter uma pitada de humor. Mas, fiquei desejando que a história se aprpfundasse mais nos personagens. Acabou ficando raso.

De toda forma, pra quem quiser ler algo leve e de quebra identificar os políticos de interior no Odorico Paraguaçu (adoro esse nome) fica a dica

AlvaroHorjas 08/12/2021

Muito bom sksksks
Eu li esse livro pela primeira vez na época de vestibular e assim como dessa vez eu li em uma sentada só.
É um livro/peça/novela muito bom.
Você se envolve na história, por causa dos próprios personagens. São muito engraçados e muito característicos. E a história em si se baseia em uma narrativa muito bem definida:

Odorico aspirante a prefeito indignado por não ter um cemitério na cidade. Eleito como prefeito, constrói o cemitério mas não tem ninguém pra nele ser enterrado. E a história se desenrola na busca de Odorico por inaugurar o cemitério, sendo capaz de fazer de TUDO, literalmente, TUDO pra conseguir um defunto.

O final, só você lendo pra saber.

Wolsey 03/12/2021

Eterno.
Dias Gomes era maravilhoso. Assim como na obra de Ariano Suassuna, a caracterização e a peculiaridade de cada personagem, é exacerbada na forma caricata, típica de cada um.
O político demagogo, o religioso interesseiro, a imprensa oportunista, a falsa moralista, entre outros.
Como se trata do texto da peça, a leitura pode parecer estranha, mas não há dificuldade. A leitura é muito rápida e bem divertida, ainda que se saiba o desfecho.
É um clássico do teatro brasileiro e deve ser reverenciado.

Aly 30/11/2021

Não estava acostumada com a escrita do autor. Mas eu amei demais o livro, e como foi feito em forma de teatro, sem contar na parte da política.

huntero 26/10/2021

Sessão da tarde
Ótima comédia, me lembrou as novelas do vale a pena ver de novo. Não sei porque na minha imaginação o saudoso Lima Duarte deveria ter sido Odorico.

Eduardo.Arruda 12/10/2021

Esta obra entrará para os anais e os menstruais de Sucupira
Impressionante como o texto de Dias Gomes escrito em 1962, permanece atual. O Brasil de 2021 é uma grande Sucupira, com vários "Odoricos" demagogos, falso moralistas e que atacam a imprensa livre.... Texto satírico e atemporal de Dias Gomes
PS: "Vamos botar de lado os entretantos e partir para os finalmente".

Odorico Paraguaçu é eleito prefeito de Sucupira, tendo como principal proposta, o ?construimento? do cemitério da cidade. No entanto, depois que fica pronto, faltam defuntos para inaugurar a obra.

Raphael Rasse 02/10/2021

Caricatura tragicômica da política nacional
História muito bem construída e escrita com leveza. Apesar da quantidade significativa de personagens, com o desenrolar da história todos mostram a sua importância na trama e existem muitos pontos hilários durante a história.

Uma dica pra quem tem dificuldade em imaginar o personagem sem ter a descrição do autor, basta dar ao personagem em questão a feição de um ator (de preferência brasileiro).

Leitura rápida e excelente.

Ro 20/09/2021

Alguém precisa morrer!!
Caminhar três quilômetros para enterrar os seus mortos é o cúmulo da humilhação pós-morte. E para solucionar tal problemática, nada é mais acertivo do que a construção de um cemitério municipal, correto? Partindo dessa perspectiva, é assim que o Coronel Odorico Paraguaçu lança sua campanha para prefeito da cidade de Sucupira.
Eleito prefeito, e após desviar verbas para a construção do seu cemitério, Odorico se vê preso a um pequeno problema: há um cemitério, mas não há mortos em Sucupira para inaugurá-lo. E agora??
A nossa trama fica cada vez mais interessante a medida em que acompanhamos as trapalhadas do prefeito ao tentar conseguir um corpo para enfim enterrar e inaugurar o cemitério de Sucupira. A oposição o está pressionando, os cidadãos já desacreditam a relevância da obra, o que faz com que só reste uma opção para Odorico: contratar um matador de aluguel.
A obra é sarcástica e engenhosa na medida certa. Não desacreditam quem aponta como "atual" tal leitura, pois, querendo ou não, os nossos políticos ainda vivem a lógica de criar grandes elefantes brancos como itens de máxima relevância social. A forma como Odorico só pensa em validar as suas necessidades também nos leva a refletir bastante sobre a natureza das relações político-sociais.
Enfim, leiam para conhecer mais das nossas obras nacionais, para ser crítico e também para dar boas gargalhadas.