O bem-amado

O bem-amado Fabrício Carpinejar
Dias Gomes




Resenhas - O Bem-Amado


167 encontrados | exibindo 76 a 91
6 | 7 | 8 | 9 | 10 | 11 | 12


Soda Káustica 08/12/2022

Maravilhoso
Essa peça é tão simples, mas ao mesmo tempo faz tudo certo. É concisa, divertida, e muito bem escrita no geral. Não mentiram pra mim quando falaram bem do Dias Gomes
comentários(0)comente



Clara 31/10/2022

odorico tem que morrer mesmo
gente li esse livro em menos de 2 horas. amei quero muito ver a peça. li mais por causa de uma prova, mas gostei muito. nunca odiei tanto uma pessoa como o odorico sério, pedaço de 🤬 #$%!& tinha que tá na prisão e não morto ele parece muitos políticos por aí ? enfim gostei muito, um clássico da literatura quero ver a peça
comentários(0)comente



Mariana 18/10/2022

A genialidade de Dias Gomes ?
A genialidade de Dias Gomes, mestre do teatro e da contestação política social.



Não poderia começar uma análise dessa obra sem minha fala favorita, logo a última do nono quadro da conhecida farsa sócio-político -patológica, ademais,do meu personagem favorito, Neco Pedreira:

? Só tu, Odorico, mais ninguém, podias merecer a subida honra de inaugurar este campo-santo, que foi a grande obra do seu governo, o grande Sonho de sua vida, afinal realizado! Adeus, Odorico, o Grande, o Pacificador, o Desbravador, o Honesto, o Bravo, o Leal, o Magnífico, o Bem-Amado..!?

O Bem-Amado foi uma obra apresentada a mim por grandes professores da literatura que tive. Que paixão a primeira leitura, diga-se de passagem! Eu, sempre muito contra a questões políticas, principalmente relacionadas ao Brasil, senti minha opinião sobre a política representada por uma obra.
Ela te faz rir e, ao mesmo tempo, refletir sobre a tristeza que é a situação política, culpa da própria malícia do homem. É, de fato, triste a situação.
O Bem-Amado traz, de forma humorada e caricata, a realidade da política brasileira.
É impressionante como a obra, apesar de escrita em 1962, torna-se atemporal, uma ?carapuça perfeita para os políticos dos dias atuais, como um terno feito sob medida, Odorico Paraguaçu veste muito bem a maioria deles.

?Odorico Paraguaçu, é protótipo do político interiorano, com vocação para a verborragia e demagogo por natureza, espelho do homem público de província latino-americano?.


Dias Gomes,em 1970, deu uma entrevista e relatou exatamente isso, em suas palavras:

? Odorico Paraguaçu é um tipo de político que - embora a prática das eleições pareça já coisa do passado - é bastante comum, não só no interior como nas grandes cidades. É claro que o grau de demagogia e paranoia é variável. Mas o processo é o mesmo. E não se pense que a proibição do povo de eleger livremente seus candidatos nos livra dos Odoricos provincianos ou citadinos, estaduais ou federais. Eles existem e continuarão existindo, com maior ou menor extroversão, porque são frutos não da prática da democracia, mas da alienação e do oportunismo dos governantes, eleitos ou nomeados, escolhidos ou impostos?.
comentários(0)comente



maria1408 14/09/2022

o bem amado
li porque era a leitura obrigatória desse trimestrekkkk mas assim, não é um livro ruim mas tb nao é sensacional. por ser em formato de um roteiro (só tem um pouquinho de ambientação e as falas) é bem rapidinho de ler, além de ser bem curtinho, vai de gosto
comentários(0)comente



Fipa 31/08/2022

Rapidin de ler, e é até que legalzin
Essa é uma obra sobre politica que conta à respeito do prefeito Odorico, que constrói um cemitério na cidade que ngm morre ?

A trama gira em torno do prefeito e suas tramóias em busca de um defunto para enterrar

Os personagens são únicos e a história tem seus momentos de comédia

Algo simples e gostosinho de ler pra quem quer aquelas leituras de uma tarde sabe???
comentários(0)comente



Brunov 27/07/2022

Tragicomédia
Leitura leve retratando a malandragem do poder. Pena que acaba rápido.

Apesar da história ser bastante conhecida, eu tomei um spoiler desnecessário no próprio livro.

Se você enxerga situações que acontecem ainda hoje é porque são práticas comuns na esfera política.

As personagens, no entanto, acabaram ficando rasas, se você procura algo além e, toda trama decorre a partir do protagonista que move as circunstâncias.

Destaco que aquele que teve o direito de contar sua história negado para servir apenas de instrumento das conveniências do poder é quem autoridade moral para medidas extremaa e quem dá desfecho ao problema central, seja sujeito ou objeto.
comentários(0)comente



Luciano 04/07/2022

Pra sempre Odorico
Dias Gomes criou um mito,um personagem que exemplifica milhares de políticos pelo país, os anos passam e isso só confirma que quanto mais o tempo passa,a essência de Odorico sempre estará presente nesse meio político.
comentários(0)comente



EvaíOliveira 12/06/2022

A peça retrata o típico político brasileiro que não mede esforços para atingir seus objetivos.
Odorico desvia verbas da iluminação, da educação, para realizar a única promessa de campanha. Além tramar mortes, foi capaz de planejar um atentado a fim de culpar a oposição e "conquistar" o povo.
60 anos depois do lançamento dessa peça, algumas situações ainda se repetem.
comentários(0)comente



Ana 08/06/2022

QUE LIVRO CÔMICO!!!
Eu li porque era paradidático na escola, mas é um livro muito bom e engraçado e rápido de ler, além do plot que eu já esperava mas foi ainda sim muito engraçado!!! Recomendo
comentários(0)comente



beta 10/05/2022

Perfeito
Li para uma atividade da escola, e é uma peça teatral perfeita, adorei saber q era inspirado em uma história real. Um livro bem curtinho, e muito bom, que mesmo depois de tanto tempo continua atual.
comentários(0)comente



Letícia 18/04/2022

Texto atual!
Excelente texto de Dias Gomes!
Assisti a novela recentemente e agora li a peça.
Infelizmente é um texto atual.
Recomendo a leitura e quem puder assistir à novela, assista.
comentários(0)comente



Michele 14/03/2022

A politicagem de ontem, de hoje e de sempre
E quem não conhece um Odorico Paraguaçu? Aquele que faz propaganda de uma ideia como a solução dos problemas de um povo, ganha a população com essa apelação e não abre mão dela, mesmo quando ela se torna inconveniente pro bem comum. A coisa toda sai do controle, mas o discurso ainda assim não muda, já que a preocupação nunca é de fato garantir esse bem comum, mas sim a sua imagem imaculada daquele que faz, mesmo quando esse fazer traz mais ônus que bônus ao povo.
comentários(0)comente



prada0 12/03/2022

Bom pra passar o tempo
Li o livro para o colégio e não esperava que eu ia gostar, mas a verdade é que ele surpreendeu.
O livro é mega curto e da pra ler em meia-hora, sem brincadeira. O livro é narrado como uma peça de teatro, então a experiência definitivamente é melhor por causa disso.
Tem umas falas super machistas e problemáticas, mas acho a leitura válida justamente pra entender o pensamento precário da época retratada.
Você vai dar umas gargalhadas aleatórias, pois tem uns momentos tão absurdos que você vai pensar ?NÃO É POSSÍVEL KKKKKKKJKKKKKKKK?
Não é nada genial, mas pra aqueles 40 minutos que você não tá fazendo nada, vai ser uma boa distração e passa tempo (:
comentários(0)comente



spoiler visualizar
comentários(0)comente



marina698 19/02/2022

Em uma cidade onde não há cemitério, um candidato a prefeito promete ao povo a construção de um lugar em que seus habitantes possam descansar um dia. Mas logo após a construção desse cemitério, o prefeito se depara com um problema: não há mortes na cidade. Ele e sua equipe fazem de tudo para encontrar ou fazer um defunto para estreiar a nova construção pública.

O bem amado, de Dias Gomes, é uma peça que retrata situações políticas na sociedade brasileira, com um toque de humor. Mesmo tendo sido escrito na década de 1960, as semelhanças com a atualidade são bem notáveis. A leitura é muito divertida e contagiante e ótima para passar um tempo se entretendo.
comentários(0)comente



167 encontrados | exibindo 76 a 91
6 | 7 | 8 | 9 | 10 | 11 | 12


Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com a Política de Privacidade. ACEITAR