Torto arado

Torto arado Itamar Vieira Junior

Resenhas - Torto arado

Marcus 17/04/2024

Torto caminho
Racismo, violência, cultura antepassada extraviada, escravização das pessoas, das nossas origens brasileiras na Bahia?

Dri 17/04/2024

Demorei de organizar minhas ideias em relação a Torto Arado devido à intensidade e significado que carrega. É um livro esclarecedor de muitos aspectos da nossa história, escancara as dores de um povo ruralizado, escravizado, que tem a terra como mãe.

A maneira como Itamar inicia o livro e vai construindo as relações, resgatando a ancestralidade desse povo, suas crenças, amores e gratidão pelos frutos provenientes do seu esforço no plantio e cultivo é simplesmente impecável.

Acompanhar a narrativa pelo olhar de duas irmãs como Bibiana e Belonísia é uma experiência única. A simbiose que se estabelece entre elas nos cativa e emociona.

Torto Arado é potente. Uma força que vem do íntimo, do coletivo, dos ancestrais. A escrita do autor é fincada nas raízes, uma reverência às personas responsáveis por engrandecer e dar vida a esta história, a esta luta.

Itamar nos faz entender a conexão do trabalhador rural com a terra, o significado de família para além do sangue, os perigos de emudecer a alma e nossa essência. Quem quer ser transformado e trabalhar o olhar para o real... Leia Torto Arado.

Mariana113 17/04/2024

Um livro que vai te prender desde o primeiro capítulo. Juro. Um dos melhores livros que ja li. Escrita fluída e expressão do Brasil real, uma verdadeira história passada atravéz da oralidade do povo que formou esse país. Lindo demais.

soso_rs 17/04/2024

Torto Arado
Foi uma leitura lenta, pois tinhs criado muits expectativa devido as ótimad rrcomendações. O fato de swr um genero qq não gosto muito, influenciou também.

Lizandra24 17/04/2024

Arado
Torto arado é um que podemos chamar de um clássico contemporâneo. Um livro conta a história de duas irmãs que vivem uma época extremamente difícil e um acidente liga as duas de uma forma única.
Ela retrata às vivências dessas duas irmãs negras que vivem um fazenda trabalhando em situações extremamente precárias. Mostra a realidade chocante de fatos que aconteceram e ainda acontecem no Brasil.

Luciana 16/04/2024

Uma obra belíssima, que retrata um pedacinho do Brasil e seu povo explorado durante anos. Os grandes proprietários de terras que ainda tratam os trabalhadores como escravos, mas que fingem sem bons porque permitem moradia e plantações para o próprio sustento.
Leitura obrigatória para todo mundo.

Enillaa 16/04/2024

Uma obra prima.
Essa história é tão real e tão única que parece uma biografia.
Fiquei encantada desde o início com toda trama que só quem viveu em um sertão se identifica com tanta realidade exposta.
Joao.Lucio 17/04/2024minha estante
É excelente mesmo, se há algo em que o Brasil está em pé de igualdade com os melhores é em escritores.

Chai B 16/04/2024

Este livro é maravilhoso !
Um livro que no começo não estava colocando muitas expectativas nele, não é um livro para pessoas sensíveis ler a cada cena descrita por vezes muito pesada eu chorei, Era algo que nunca tinha acontecido comigo, eu gritei, chorei, senti nojo e repensei toda a historia sobre os escravos que já nos foram contatas. Esse livro é maravilhoso e me arrependo de não o ter lido antes.

Malu_mizuno 16/04/2024

Clássico contemporâneo ?
Que história triste, sofrida e real ?? Acabou comigo.

A forma como retrata o país é perfeita e por isso é dilacerador. ?Um Brasil dolorosamente encalhado no próprio passado escravista?.

A escrita é poética e a história aborda vários temas além da escravidão: violência contra mulher, religião, resistência, educação, família, liberdade de expressão.

Demorei para terminar porque é um livro difícil de digerir, mas vale muito a pena! Merecedor dos prêmios que ganhou! ??

Danilo18 16/04/2024

Moderno, forte, bonito, subjetivo, triste e lírico.
Torto arado superou as expectativas que eu tinha. O texto surpreende de muitas formas diferentes, do poder de imersão à organização dos capítulos.

marcos.barbosa. 16/04/2024

"Essa terra mora em mim, brotou e enraizou"
Torto Arado me deixou tão intrigado, ele me ganhou logo na primeiras páginas com a narração misteriosa e envolvente, descrevendo uma tragédia em meio ao sertão nordestino de um tempo antigo, pós escravidão, mas ainda com muitas sequelas desse período absurdo.
Esse livro me marcou para sempre, nunca vou esquecer de tudo que senti durante essa leitura. Devemos preservar nossa cultura, nossas raízes,  respeitar nossos antepassados, carregar suas memórias e não deixar isso se perder com o tempo, com certeza essa foi a principal lição que aprendi com Todo Arado, assim como lutar pelos nossos direitos, sem medo de dar o sangue pelo que é certo. A dívida histórica desse país com pretos, indígenas, nativos e quilombolas é imensurável, que bom ver autores ressaltando a importância disso e a grandiosidade da cultura que nosso povo carrega.
Terminei ob livro com meu coração apertado, quebro abraçar e chorar junto com cada personagem, uma das escritas mais envolventes que já vi na vida, só lendo esse livro pra entender do que estou falando.

Safira 15/04/2024

Livro maravilhoso, merece todos os prêmios que ganhou e ainda vem ganhando. Uma aula sobre racismo, seca, conflito de terra, escravidão, cultura e religião de matriz africana. Leitura fluida e envolvente

Danilo 15/04/2024

Um livro necessário e empolgante!
Ao ler esse livro, entendi porque ele é um best-seller.
A partir de um acidente com uma faca envolvendo as irmãs Bibiana e Belonísia, Itamar consegue contar uma história, ambientada na Bahia, que trata sobre diversos temas, como a questão quilombola, religiões de matriz africana, a organização dos trabalhadores rurais em sindicatos, a escravidão que ainda persiste no Brasil e a necessidade de uma boa educação.
E ele faz isso contando a história da família e de uma forma que vc não quer parar de ler (eu não quis). Uma leitura densa, mas que flui bem e te prende no livro.