Torto arado

Torto arado Itamar Vieira Junior

Resenhas - Torto arado

Luh~ 04/05/2024

Quanta coisa descritiva meudeus
Gente do céu, eu nunca li um livro tão descritivo como esse. Tipo assim, eu não tenho problema em ler livros assim, mas meudeus gente, TRÊS PÁGINAS PRA DESCREVER UMA CASA!!!!! TRESSSSSS. PUTAQUEMEPARIU. Eu até gostei assim (mais ou menos) da escrita do Itamar, porém várias vezes eu larguei o livro por conta do quanto ele descrevia (até demais) as coisas. Gostei de toda a história, principalmente do final (apesar do plot ter sido previsível, pelo menos pra mim). Mas tirando essas partes, é um livro realmente bom

Amani.Cruz 04/05/2024

Uma herança não tão desejada
Depois de terminar a leitura desse livro, posso afirmar que os prêmios que ele ganhou foram muito bem entregues.

Balonísia e Bibiana são as peças mais importantes dessa historia, mas posso dizer sem os outros personagens elas estariam incompletas.

Nessa história pude acessar realidades que estão tão longe da minha que por muitas vezes me peguei refletindo como eu reagiria se estivesse vivendo tudo aquilo.

Tem muita dor e sofrimento, mas também tem muita força e resiliência aqui e que bom que li esse livro que me trouxeram questões de escravidão, religião, racismo e muitas outras questões que estavam esquecidos.

Indico muito.

Camila.Mendes 02/05/2024

Impactante
Como assim casa de barro, roupas surradas, nao ter espelhos, trabalhar na roça de domingo a domingo...até entender q é um pós escravidão recente ?
Fiquei chocada com a descrição sofrida desse povo. Sabemos que aconteceu e acontece, mas com tantos detalhes chega a doer.
Livro necessário.
Final muito ruim para as religiões de matriz africana e indígenas.

Lindsey 02/05/2024

Consequências da colonização
É uma história tão bem contada que é difícil acreditar que não seja um relato e sim uma ficção (apesar de ser baseado em fatos muito reais). Aqui o escritor Itamar dá voz a duas irmãs, Bibiana e Belonísia, que apesar de terem sofrido um acidente na infância que dificultou o ato de falar, não as impediu de contar sua história de vida, num sofrido sertão baiano. Repleto de fortes personagens femininos, o livro relata a vida de descendentes de escravos, que vivem em uma terra que não é deles, onde precisam dar aos donos o que produzem, em pagamento pelo direito de viver lá. Em resumo, trata assuntos como trabalho servil, latifúndio, desigualdade social, violência doméstica, seca, mas também sobre os laços de amor, amizade, família e muito da ancestralidade africana. O autor, que foi funcionário do INCRA (Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária), contou que se inspirou nas comunidades quilombolas da Bahia para essa história. E o título do livro, Torto Arado, é o nome de um instrumento agrícola que não é mais utilizado, já que deixa a terra infértil. Ele vem aqui representando as marcas do passado colonial, que com a escravidão marcou para sempre a formação da nossa sociedade, deixando de herança as mazelas e desigualdades.

* Leia mais resenhas na minha página do Instagram @livro100spoiler

site: www.instagram.com/livro100spoiler

Marianna170 02/05/2024

Como esse livro me tocou, de tão profundo...
Mais do que isso, ele me atravessou!

Quero ler mais obras desse autor, sem dúvidas.
Já consigo imaginar uma adaptação pras telas... e meus olhos brilham.

É maravilhoso!
Uma leitura que te entretém, que te envolve.
Eu recomendo.

Dudinha 01/05/2024

Espetacular
Gostei muito do livro. A leitura foi mais fácil do que eu imaginava. Mas mesmo assim, muito complexa e profunda. É um livro muito rico, em vários aspectos. Senti que fui sendo preenchida de cultura e conhecimento. Confesso que ali por 2/3 do livro eu me arrastei um pouco, mas por questões minhas mesmo. No geral, é um livro fantástico e que merece todo o sucesso que tem.

Duda698 01/05/2024

A terra, o homem, a luta.
O que dizer dessa perfeição? Uma professora me indicou esse livro e me interessei por ele ser contemporâneo e lembrar o estilo dos clássicos. Comecei a ler sem a menor expectativa ou ciência do que seria a narrativa, e com toda certeza valeu cada capítulo.

De caráter crítico, Torto Arado expõe uma realidade vivida pelas pessoas pretas do nosso país em um passado nem um pouco distante (e que se repete até os dias de hoje).

Acompanhamos a história de duas irmãs, negras, descendentes de quilombolas, que por causa de um acidente advindo de uma brincadeira de criança, a vida das duas é mudada para sempre, além de se tornarem parte uma da outra unidas pelo amor.

A dificuldade da vida precária na roça, o excessivo trabalho exaustivo sem fim, a exclusão de raça e a conformidade com sua situação lamentável passa a mudar a partir do momento que a educação, mesmo que mínima, chega até esse povo, que toma consciência de sua própria exploração e começam a questionar tudo a sua volta.

Esse livro é perfeito. O choque de realidade que nos é inserido tantas vezes ao longo dessa narrativa tão dura e realista cria em nós uma consciência complexa acerca dessa realidade que foi tão presente no nosso país por séculos, e que hoje é esquecida e menosprezada por muitos.

Enfim, leiam Torto Arado.

Italo 01/05/2024

Um clássico parido
As primeiras páginas de torto arado nos revelam aquilo que será do livro no futuro: um clássico.

A literatura brasileira é capaz de produzir muitos livros bons. Essa geração tem nomes espetaculares.

É bem verdade que no início da terceira parte não gostei muito, mas logo depois o livro voltou a ter aquela pegada que eu gostei (isso é muito pessoal).

E finaliza o livro bem. Uma história que todo Brasil deveria estudar.

Aryane 01/05/2024

Um dos melhores livros que já li nos últimos tempos
Quando o autor publicou sua primeira obra, eu não quis ler. Sendo sincera, eu espero um livro sair do hype literário para eu começar a ler. Coloquei ele na minha lista, na versão física mesmo e, de longe, foi uma leitura incrível! O Itamar Vieira Jr tem uma forma de escrever autêntica, que não se assemelha a nenhum outro autor (pelo menos, não os que eu tenha lido).

Mas vamos ao que interessa (sem spoilers).

O livro traz a história da família de Bibiana e Belonísia, duas irmãs que são acometidas por uma fatalidade (que já sabemos no fim do primeiro capítulo), que as unem ainda mais, além dos laços sanguíneos. Filhas de Zeca Chapéu Grande e Salustiana, e irmas de Domingas e Zezé, elas vivem em Água Negra, em uma casa de barro, dentro de uma fazenda. Passam pela fome, pela seca, pelos mais diversos tipos de violência. Mas,fiquem calmos: o livro não é tão pesado como eu imaginava. É poético, sem romantizar nada. Até porque romantizar o racismo e a escravidão seria, no mínimo, horrível.

O livro, divido em três partes, versa sobre todos os personagens, que foram muito bem construídos e atravessa os tempos e as gerações da história.

Milena 01/05/2024

"Cada mulher sabe a força da natureza que abriga na torrente que flui de sua vida"
Um livro lindo que me deixou com lágrimas nos olhos algumas vezes.

Kety! 01/05/2024

Finalizando o abril br!
Torto arado foi um dos livros mais magníficos e surreal que eu já li em toda a minha vida! em todas as entrelinhas que valem de sua própria interpretação existe um enredo cheio de cultura e uma dolorosa realidade dos povos mais explorados e marginalizados dentro da sociedade desde que Brasil é Brasil. logo de cara uma situação que marcou a vida das duas irmãs mas que o livro trouxe muito mais que isso, uma religiosidade forte e a luta pelos direitos trabalhistas é algo fundamental nesse livro, me arrependo de não ter lido antes e ter usado na minha redação do enem kkkkkkkkkkkkkkk enfim, torto arado deveria ser leitura obrigatória pra todo brasileiro.

Ana Flavia 30/04/2024

Meu deus!!! Impecável, forte e potente! Leitura que prende do início ao fim.
Com a escrita sensível e emocionante, não consegui parar de ler enquanto não terminasse, e o final encerra a história com chave de ouro.
Vale a pena demais a leitura.