Torto arado

Torto arado Itamar Vieira Junior

Resenhas - Torto arado

dibookclub 20/01/2024

A escravidão que foi abolida, mas nunca acabou.
Uma narrativa genuinamente brasileira, nos mostra a perspectiva do sertão escravocrata, onde até os dias atuais diversas famílias, descendentes de escravos africanos e indígenas continuam vivendo em situações análogas a escravidão. Sem saneamento básico, educação, remuneração, casa própria; uma vida digna que lhes foi roubada.
Ao correr da leitura temos as emoções quase palpáveis de Belonísia, Bibiana, Salu e tantos outros personagens. Vemos o desenvolvimento de uma língua de sinais onde somente os habitantes da fazenda Água Negra reconhecem.
Podemos refletir a cada página sobre nossa sociedade racista até os dias de hoje.
Um livro que estará no meu TOP10, e que eu indico à todos lerem.
Stefany 20/01/2024minha estante
Amo esse livro!

kezya araujo 06/03/2023

Uma obra que traz muitas reflexões, história sobre o como a escravidão do povo negro não findou com a lei aurea, pois com o fim da escravidão eles não tinham pra onde ir, e acabavam aceitando ''trabalho" nas fazendas em trroca de morada, e a religião deles.
A história se passa em agua clara, uma dessas fazendas, e a história inicial na verdade, se torna secundária, a toda a reflexão sobre como eles sofriam volência, privações, em como apesar de trabalharem exaustivamente naquelas terras não tinham direito a construir uma casa que durasse.
Também aborda uma religião de matriz africana, o Jarê, e em como essa fé ajudava o povo, mas que quando seu principal líder religioso falece, eles passarem a sofrer com as tentativas de evangelização.
Maria.Fatima 06/03/2023minha estante
Quero muito ler

Carolina 19/04/2023

Leitura excelente
Essa leitura me fez refletir sobre muitas questões, sobre como as pessoas negras viveram muito tempo sem ter seus direitos garantidos, a margem da sociedade, as vezes tendo que se passar por pessoas indígenas pra obter algum direito? pessoas que moravam e trabalhavam na terra como escravos há anos e mesmo assim sem ter garantia a terra que lhes servia alimento, enfim, leiam torto arado!

indyr 20/02/2024

Notas de rodapé
Terceiro livro lido do desafio literário para ler mais livros físicos da minha estante e/ou ampliar meu repertório literário. O tema era: AUTOR(A) NEGRO(A).*

Considerando a fama do livro, minha expectativa já era alta, mas devo admitir que o livro conseguiu me surpreender e entrou para meus favoritos.

Eu amei cada detalhe dessa história e a riqueza que ela possui. Em alguns momentos, como ao contar da vida da avó, do pai e das filhas, o enredo me remeteu ao livro "Cem Anos de Solidão", mesmo que não se passe tantas gerações como no clássico. Além disso, retrata temas importantíssimos da história do Brasil, aborda sobre rascismo estrutural, resquícios da escravidão e traz vários aspectos das religiões de matriz africana. Fala sobre fraternidade, sobre laços de sangue e laços de amizade, fala sobre o luto de uma forma tão sofrida e bonita. Fala sobre fé! Fala sobre a natureza! Fala sobre amor! Esse livro fala sobre tudo e do melhor jeito possível.

Definitivamente, é um livro que merece a fama que tem! E graças a Deus, ele é nosso! 100% nacional!

*OBS: não sei de o autor se autodeclara como negro, mas devido a temática abordada no livro, achei válido para o desafio.

Cleber 21/02/2021

" O medo existe, mas a coragem se sobrepõe a esse medo."
Não tenho mais o que falar sobre esse livro incrível. Um livro premiado e super elogiado por público e crítica. Vejo no livro de Itamar, uma história viva, pulsante e universal. Vejo ecos de Guimarães Rosa, Graciliano Ramos, Jorge Amado e principalmente, a escrita fabulosa de Itamar Vieira. Gostei muito da leitura e acredito que levarei sempre comigo a história dessas duas irmãs de Torto Arado.
Anna Dut 21/02/2021minha estante
Tô curiosa.

Cleber 21/02/2021minha estante

Amanda 21/02/2021minha estante
Louca pra colocar nas minhas metas

Fabi 21/02/2021minha estante
Pessoal comentando muito! E bem!

Miryan Jussara 08/10/2022minha estante
Louca p ler

Andre.Neves 26/04/2022

Uma historia de vida sobre o brasileiro
ele é bem legal, talvez seja um livro ate para uma possivel releitura, nos mostra um Brasil de ontem que ainda tem traços hoje, trazendo a tona temas como pobreza, preconceito, trabalho no campo, vida humilde, lutas por melhores condições de vida, etc. nele vemos a historia não só de duas irmãs que começa desde criança e conta a trajetoria de vida delas, mas tbm de sua familia, seus vizinhos, fazendeiros, militares, conquistas que muitas vezes nossos avós tiveram, como a compra da primeira geladeira com a chegada da energia eletrica, é realmente uma viagem no tempo que nos faz pensar o que realmente mudou, mudou algo? aconselho assistirem tbm ao video que deixarei abaixo do professor leandro karnal conversando com o autor sobre o livro

site: https://www.youtube.com/watch?v=Bh7oR7oSKAw

Júlia Rocha 11/01/2022

Leitura INDISPENSÁVEL!
Comecei a ler o livro em meados de 2021, mas não consegui seguir com a leitura porque não estava bem para me aprofundar na densidade da história. Que bom que o deixei de lado na época para agora então poder aproveitar cada detalhe. Lembro que na época tive contato com um conhecido que julgou a história um absurdo, indo contra toda a crítica até o momento, inclusive os prémios que o livro ganhou. O comentário desse conhecido me encheu de raiva e o ataco aqui para que JAMAIS um ponto de vista infeliz caracterize uma obra do tamanho de Torto Arado, e que JAMAIS uma pessoa em condição nenhuma seja criticada por amar durante um período duro da sociedade.

Torto Arado é uma obra dura, real e aual. Permite que nos arrepiemos com a história e vivência de Bibiana e Belonísia e nos dê a honra de caminhar pelos olhos de uma encantada. Itamar sabe escrever muito bem, sua descrição parece os cortes rápidos de um filme com cores saturadas e poucas falas entre os personagens, que caracteriza um povo que foi silenciado, mas não emudecido. Traduz força e conhecimento para olhar para o que está ao redor.

Emocionante!

Celenice.Moraes 25/01/2022

Necessário!!
Torto Arado é uma explosão de ensinamento, sentimento, lição, força.
O hype dele é compreensível, esse livro foi escrito e conduzido com uma maestria sem igual, vejo potencial para virar leitura obrigatória nas escolas. Merece.

O livro é dividido em 3 partes: Fio de Corte (narrado por Belonísia), Torto Arado (narrado por Bibiana) Rio de Sangue (narrado por Santa Rita Pescadeira) e se passa na Fazenda Água Negra.

A obra conta a história de duas irmãs, Bibiana e Belonísia, que após um acidente provocado por uma brincadeira e curiosidade com a bolsa que a avó Donana guarda e provoca mistério para elas, terão suas vidas interligadas para sempre.
Residentes do Sertão baiano e filhas de pais humildes, crescem marcadas pela estigmatização e servidão de um trabalho cruel e abusador. A história não diz exatamente em qual período se passa, mas indica que é após o período escravocrata, e, com isso, o autor aborda de uma maneira muito forte as condições que as pessoas que foram escravizadas ficaram, a exclusão que sofreram, e como continuaram em situações de escravização, como é colocado no livro: ?Os donos já não podiam ter mais escravos, por causa da lei, mas precisavam deles. Então, foi assim que passaram a chamar os escravos de trabalhadores e moradores. Não poderiam arriscar, fingindo que nada mudou, porque os homens da lei poderiam criar caso...?. A família das irmãs e outras famílias que também residem em Água Negra, trabalham em situações cruéis em troca de residência - que só poderia ser de barro, pois assim não lhes asseguravam e nem davam garantia de permanência.
O livro não traz somente a violência e o trabalho servil, mas também dá ênfase a ancestralidade africana trazendo as tradições religiosas afro-brasileiras, atrelando a isso de uma maneira muito linda o protagonismo feminino. São pessoas pretas, descendentes de quilombolas que tocam o leitor de uma maneira inigualável, não só ensinando-as, mas introduzindo-as em uma realidade que até hoje é maquiada e superficializada. São críticas atuais a uma país que ainda está encalhado no passado e reproduz violências, perpetuando desigualdades raciais, sociais e de gênero.
Itamar Vieira me tocou de uma maneira linda e singela. Esse livro se tornou um dos favoritos não só de 2022, mas da vida. Ler sobre a história do meu povo e sobre a minha ancestralidade sempre me toca de maneiras indescritíveis.

Rafa 31/12/2021

Arrebatador
Uma obra genuína que sintetiza muito bem as marcas do nosso passado colonial. Além de exuberar poesia e espiritualidade, o romance ainda consegue expor as chagas abertas pelas desigualdades raciais e sociais.

Letícia 22/01/2022

Que livro?
Quando comecei esse tinha acabado Tudo É Rio e foi difícil acompanhar a escrita do Itamar, que é bem poética, mas quando acostumei, entrei na vibe, nossa, que leitura maravilhosa.

A construção dos personagens, o decorrer da história, tudo nesse livro é bem feito, é bem elaborado e é TRISTE. Esse livro doeu demais, chorei, tive que parar várias vezes pq é doído, é pesado.

Um dos melhores livros que já li, uma das escritas mais lindas que já vi e vou guardar pra sempre todos esses personagens comigo!

??

Maria12015 15/01/2021

Obrigada, Itamar Vieira Junior.
Posso afirmar que Torto Arado, é uma das minhas melhores leituras de 2021, apesar de ter sido a primeira. O romance é cativante, rítmico e muito bem escrito.
Os narradores nos envolvem no trama através de uma linguagem simples e muito detalhada. Ademais, além de ser um romance, Torto Arado compartilha também de linhas, para não dizer veias, de um estudo etnográfico. Ao mesmo tempo que acompanhamos a vida das duas irmãs - Bibiana e Belonísia - e dos seus familiares, iremos nos deparar com a história, luta e realidade de um povo vivo no presente e no passado. Indico fortemente esta obra, definitivamente abri com chave de ouro 2021.
Tiago 15/01/2021minha estante
Estou empolgado para ler

karolyne.reiis 27/11/2021

QUE LIVRO, agora entedo o por que desse livro ser tão falando.

retrata história de duas irmãs, e de sua vidas no sertão, aborda a escravidão, a fome, a falta de água.
direito básicos que não são efetivados na cidade. E como isso ainda é a realidade de muitas famílias.

Boneca sem manual 03/04/2021

"Então sentiu que desde sempre o som do mundo havia sido a sua voz". Um livro necessário sobre quem somos.

Elane.Medeiross 08/06/2021

Torto Arado
Um dos melhores livros que eu li esse ano.
Torto Arado toca em assuntos muito sensíveis e necessários, o principal deles é a escravidão moderna, pessoas que trabalham em fazendas mas não são assalariadas, não tem acesso a escola, e muito menos a hospitais, vão morrendo e dando herdeiros que continuam a lavrar a terrar. Também gostei de vê uma abordagem tão aberta da umbanda, aprendi muito.
leituraslau 08/06/2021minha estante
Ai amiga tava querendo ler esse livro mas talvez só leia ano que vem

Elane.Medeiross 08/06/2021minha estante
É excelente, você vai gostar