A megera domada

A megera domada William Shakespeare
Millôr Fernandes




Resenhas - A Megera Domada


626 encontrados | exibindo 196 a 211
14 | 15 | 16 | 17 | 18 | 19 | 20 |


Jil 30/10/2022

Supresa
Quando comprei não sabia que foi inspiração paga o cravo e a rosa.
Li de forma que sabia das coisas, mas é totalmente diferente. Se nao fosse pela novela talvez aproveitaria melhor
comentários(0)comente



Priscila.Veloso 24/06/2020

...
Uma ótima adaptação pra mostrar que é possível a qualquer um ler Shakespeare.
comentários(0)comente



spoiler visualizar
comentários(0)comente



Matheus 15/01/2022

sei lá
O começo chega ser engraçado e depois ele começa a ficar massante ainda mais com abordagem dos personagens, eu gostei até a metade para ser sincero depois fui empurrando com a barriga até o fim.
Adelson 19/01/2022minha estante
Eu lendo A culpa é das estrelas, mesma crítica.




Nathaliagcosta 10/08/2020

Gosto muito desses leituras em forma de peça, achei a leitura muito fácil. Adorei os diálogos, muito engraçados, e esse é com certeza um dos meus livros preferidos, li anos antes de assistir o filme "10 coisas que eu odeio em você", que é uma ótima adaptação.
caio.lobo. 10/08/2020minha estante
A novela "O Cravo e a Rosa" também é uma adaptação da Megera Domada. Walcyr Carrasco é fã mesmo dessa obra de Shakespeare rs




sofialmeidah 23/09/2020

É bom, Shakespeare sabe escrever uma boa trama, porém, que personagem idiota esse Petrucchio, se pudesse tava uns tapas.
comentários(0)comente



boemillys 26/09/2020

quase morri de rir
tão genial e engraçado que me lembrou muito o livro "a morte e a morte de Quincas berro dágua"
comentários(0)comente



Eliza.Beth 01/10/2020

Polêmica e quebra de expectativa
A peça é boa mas tem muitas questões que podem ser levantadas. Apesar de muitos estudiosos afirmarem que existe uma crítica na peça, é incômodo de ler, pelo menos para as mulheres.
Já tinha noção da história mas a forma de desenvolvimento não foi bem o que eu esperava.
Mesmo assim, vale a leitura.
comentários(0)comente



voaveronica 10/02/2022

Muitos sentimentos no decorrer dessa leitura
Me senti muito honrada em poder ler o que é dito ser uma das primeiras peças de comédia escritas por Shakespeare, e ao que parece trata-se de uma peça dentro de uma peça - ?????? ??? ???????? ???????? ????? ?? ?????? ??? ????? ?? ????? ??? ?? ?????, ????? ????? ?? ?? ???????????????, ? ?????????.
.
Enfim, temos aqui Bianca, uma jovem muito doce, amável, respeitosa e detentora de uma longa lista de pretendentes aspirantes à marido, e à seu completo oposto temos sua irmã mais velha Catarina, uma jovem de gênio forte (isso sou eu sendo bem educada para falar dela), tratada por todos os pretendentes como A megera, Catarina é tida como um impecílio, isso porque Batista, - pai das meninas, impôs uma condição para todos aqueles que desejam cortejar Bianca: somente após Catarina se casar, Bianca teria permissão para ser cortejada.
.
.
Então começam as confusões kkk Os pretendentes de Bianca começam a arquitetar um plano para "tirar" Catarina do caminho, e decidem usar Petruchio para este fim, ele nos fala que pouco se importa com o que falam de Catarina, ele é capaz de casar-se com qualquer pessoa desde que esta lhe valha um bom dinheiro (o dote).
.
É exatamente aqui que começa o meu descontentamento com a história, eu ODIEI Petruchio desde o momento em que o conheci e foi piorando com o tempo, vejam só:
.
Catarina e Petruchio se conheceram, trocaram farpas, mas no fim do dia Petruchio determinou ao pai dela que eles iriam se casar, conhecendo a personalidade de Catarina achei estranho já que ela simplesmente acatou, a mim não ficou claro se por ter se apaixonado por ele ou apenas por ter aceitado o seu fim. Entretanto, a cena do casamento meio que confirmou sua paixão, já que ela se viu nervosa ao pensar que Petruchio havia mudado de ideia, devido ao seu atraso.
.
Gente, sinceramente, depois desse casamento FOI SÓ LADEIRA ABAIXO. Catarina é o tempo todo animalizada, sendo tratada pelo próprio marido literalmente como um Falcão - ??? ?????? ????-?? ?????? ?? ?????? ???????? ??? ?????? ???? ????? ? ??? - então ele começa a privá-la de sono e de comida desde o momento que a tira da casa se seu pai, mas sempre argumentando que era por querer o melhor para ela, enfim, é fato que aparentemente a estratégia dele funciona e à vista de todos, Petruchio consegue domar a megera.
.
.
Devo admitir que errei o foco como leitora ao me cegar pelo ódio por Petruchio, Catarina era quem merecia a minha atenção, e ela mesmo provou isso a mim numa das últimas páginas da peça. Em um monólogo, Catarina começa a dar uma baita "lição de moral" às esposas que ali estão (toda trabalhada na ironia) e foi aí que eu percebi que na verdade tratava-se de um dilema muito antigo entre tantos casamentos: as mulheres assumem o comando de suas vidas ao fingir que estão obedecendo o marido, ou seja, seguem a dinâmica do "um finge que manda e o outro finge que obedece".
.
GENTE enfim os refrescos... CATARINA MUITO RAINHA, percebeu que a maneira de assumir o controle de sua vida era fingindo concordar com o marido, afinal... como ele poderia negar algo que ela já concordou?
.
.
Eu sei, eu sei, eu faleeeei que só! Mas prometo não mais me prolongar (apesar de querer falar de +detalhes). Gostaria apenas de fazer uma ressalva a quem possa se interessar por esse livro, reconheço que nosso instinto primário nós faz querer ceder a problematizar a peça, mas não acho prudente reduzir a obra ao machismo ??????????? ???????? ????, acho que devemos ser justos e respeitar a idade do texto (escrito +/- em 1594). Se você conseguir manter isso em mente aposto que irá se deliciar lendo uma comédia divertida, digo por experiência própria. Ah, um último adendo: "a megera domada" foi inspiração para adaptações famosíssimas tal qual "O Cravo e a Rosa ?" e "10 Coisas que Odeio em Você"
Lu 21/02/2022minha estante
Agora do esperar o encontro do clube ??
Mulher, tu vai? Eu tô vergonha de ir ?


voaveronica 21/02/2022minha estante
eu vou sim, mas acho que vou entrar muda e sair calada, tbm estou morrendo de vergonha kkkkkk


Lu 01/03/2022minha estante
Não fui kk


voaveronica 05/03/2022minha estante
eu percebi né kk mas vamos ler o próximo, eu gostei bastante, pretendo ir na reunião seguinte também...




LalA 26/06/2021

No início, me lembrou o filme ?10 Coisas Que Eu Odeio Em Você? por começar com alguns rapazes disputando a mão de Bianca (filha caçula) e para isso, precisavam arranjar algum homem que tivesse coragem de se casar com a ?megera? irmã mais velha dela, Kat. Eu esperava um pouco mais dessa história e como ela terminaria. É um bom livro pra te tirar algumas risadas e também faz uma crítica de cara ao machismo.
comentários(0)comente



Luigi Cristofari 16/01/2023

Uma maça com pedaço podre
É um livro de final machista, datado e de criatividade moderada, também não saberia dizer o que eu esperada de um livro de tal titulo. Mas isso o fazer ser um livro para jamais ler ? Eu diria com certeza que não. Como uma maça com um pedaço estragado, se você tiver estomago você pode retirar a parte estragada e ainda usufruir de toda bagagem que o livro possui.
Foi meu primeiro contato com Shakespeare e para mim a forma de leitura em peça de teatro onde tudo que é descrito é quase que totalitariamente dialogo foi um doce surpresa, realmente adorei este formato. As referências greco-romanas de mitologia também para quem tem alguma bagagem do gênero são de estremo deleite, mesmo eu não tendo muita. Os personagens masculinos são até interessantes dentro de seu arquétipo e a trama realmente me prendeu onde eu não saberia dizer qual seria o final. Acho que é um leitura que se leres em inglês é seria outra experiência. Bem no fim é Shakespeare não?
Enfim é um livro com coisas dessoantes para nossa época que eu realmente não me coube e fez o livro me perder um pouco pelo final. Mas o formato e as referências mitológicas e a trama são de boa valia.
É minha primeira resenha que faço, espero ter ficado bem cabível, obrigado! :D
comentários(0)comente



Carol206 24/12/2022

Tenebroso
Sinceramente, não sei porque ainda me forço a ler clássicos, sempre tenho experiências ruins e com esse não foi diferente? 1 estrela foi dada apenas pela narrativa simples e ótima adaptação do livro, porque a história é péssima. Juro que tentei ler sem deixar meu feminismo falar mais alto, mas é impossível, sabemos que naquela época mulheres eram forçadas a se casar, mas o Petrúquio deixou a Catarina com fome, sem dormir direito, usando roupas horríveis por semanas para ela aprender a ser uma mulher ?direita?, isso tudo para no final ela dizer que precisava que abrissem os olhos dela e que ela ama ele mais que tudo, o que é isso? Síndrome de Estolcomo? Achei horrível, não consegui achar graça como outras pessoas escreveram nas resenhas. Existem histórias que deveriam se perder junto com o passado.
comentários(0)comente



calebsrodrigues 15/03/2022

Shakespeare sempre além do seu tempo
Reli esse clássico no começo do ano, mas não tinha feito a resenha. Eu acho incrível que, não importa quantas vezes podemos reler a mesma peça de Shakespeare, quase sempre, vamos observar algo novo. A megera domada aborda a história de uma mulher "irreverente" aos padrões da época, mas vai muito além disso, relacionando questões tão atuais como o feminismo e as diferentes relações matrimoniais. Vale a pena ler, reler e ler de novo.
comentários(0)comente



EvaíOliveira 28/12/2020

Narra a história da megera Catarina, filha de Batista e irmã de Bianca. Bianca só poderá se casar depois da irmã. Daí surge a problemática de encontrar um marido que aceite as grosserias de Catarina. Chega à cidade, Petrucchio, que se interessa pelo dote afirma domar a megera.
comentários(0)comente



Mary(s) 18/03/2022

Razoável
É bom, gostei desse tipo de leitura embora nao leio muito esse estilo, uma obra de Shakespeare muito bem adaptado e os desenhos bem lindos, mas mudaria un pouco o final.
comentários(0)comente



626 encontrados | exibindo 196 a 211
14 | 15 | 16 | 17 | 18 | 19 | 20 |


Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com a Política de Privacidade. ACEITAR