A megera domada

Millôr Fernandes

Resenhas - A Megera Domada

Jil 30/10/2022

Supresa
Quando comprei não sabia que foi inspiração paga o cravo e a rosa.
Li de forma que sabia das coisas, mas é totalmente diferente. Se nao fosse pela novela talvez aproveitaria melhor

Priscila.Veloso 24/06/2020

...
Uma ótima adaptação pra mostrar que é possível a qualquer um ler Shakespeare.

Matheus 15/01/2022

sei lá
O começo chega ser engraçado e depois ele começa a ficar massante ainda mais com abordagem dos personagens, eu gostei até a metade para ser sincero depois fui empurrando com a barriga até o fim.
Adelson 19/01/2022minha estante
Eu lendo A culpa é das estrelas, mesma crítica.

Nathaliagcosta 10/08/2020

Gosto muito desses leituras em forma de peça, achei a leitura muito fácil. Adorei os diálogos, muito engraçados, e esse é com certeza um dos meus livros preferidos, li anos antes de assistir o filme "10 coisas que eu odeio em você", que é uma ótima adaptação.
caio.lobo. 10/08/2020minha estante
A novela "O Cravo e a Rosa" também é uma adaptação da Megera Domada. Walcyr Carrasco é fã mesmo dessa obra de Shakespeare rs

sofialmeidah 23/09/2020

É bom, Shakespeare sabe escrever uma boa trama, porém, que personagem idiota esse Petrucchio, se pudesse tava uns tapas.

boemillys 26/09/2020

quase morri de rir
tão genial e engraçado que me lembrou muito o livro "a morte e a morte de Quincas berro dágua"

Eliza.Beth 01/10/2020

Polêmica e quebra de expectativa
A peça é boa mas tem muitas questões que podem ser levantadas. Apesar de muitos estudiosos afirmarem que existe uma crítica na peça, é incômodo de ler, pelo menos para as mulheres.
Já tinha noção da história mas a forma de desenvolvimento não foi bem o que eu esperava.
Mesmo assim, vale a leitura.

voaveronica 10/02/2022

Muitos sentimentos no decorrer dessa leitura
Me senti muito honrada em poder ler o que é dito ser uma das primeiras peças de comédia escritas por Shakespeare, e ao que parece trata-se de uma peça dentro de uma peça - ?????? ??? ???????? ???????? ????? ?? ?????? ??? ????? ?? ????? ??? ?? ?????, ????? ????? ?? ?? ???????????????, ? ?????????.
Enfim, temos aqui Bianca, uma jovem muito doce, amável, respeitosa e detentora de uma longa lista de pretendentes aspirantes à marido, e à seu completo oposto temos sua irmã mais velha Catarina, uma jovem de gênio forte (isso sou eu sendo bem educada para falar dela), tratada por todos os pretendentes como A megera, Catarina é tida como um impecílio, isso porque Batista, - pai das meninas, impôs uma condição para todos aqueles que desejam cortejar Bianca: somente após Catarina se casar, Bianca teria permissão para ser cortejada.
Então começam as confusões kkk Os pretendentes de Bianca começam a arquitetar um plano para "tirar" Catarina do caminho, e decidem usar Petruchio para este fim, ele nos fala que pouco se importa com o que falam de Catarina, ele é capaz de casar-se com qualquer pessoa desde que esta lhe valha um bom dinheiro (o dote).
É exatamente aqui que começa o meu descontentamento com a história, eu ODIEI Petruchio desde o momento em que o conheci e foi piorando com o tempo, vejam só:
Catarina e Petruchio se conheceram, trocaram farpas, mas no fim do dia Petruchio determinou ao pai dela que eles iriam se casar, conhecendo a personalidade de Catarina achei estranho já que ela simplesmente acatou, a mim não ficou claro se por ter se apaixonado por ele ou apenas por ter aceitado o seu fim. Entretanto, a cena do casamento meio que confirmou sua paixão, já que ela se viu nervosa ao pensar que Petruchio havia mudado de ideia, devido ao seu atraso.
Gente, sinceramente, depois desse casamento FOI SÓ LADEIRA ABAIXO. Catarina é o tempo todo animalizada, sendo tratada pelo próprio marido literalmente como um Falcão - ??? ?????? ????-?? ?????? ?? ?????? ???????? ??? ?????? ???? ????? ? ??? - então ele começa a privá-la de sono e de comida desde o momento que a tira da casa se seu pai, mas sempre argumentando que era por querer o melhor para ela, enfim, é fato que aparentemente a estratégia dele funciona e à vista de todos, Petruchio consegue domar a megera.
Devo admitir que errei o foco como leitora ao me cegar pelo ódio por Petruchio, Catarina era quem merecia a minha atenção, e ela mesmo provou isso a mim numa das últimas páginas da peça. Em um monólogo, Catarina começa a dar uma baita "lição de moral" às esposas que ali estão (toda trabalhada na ironia) e foi aí que eu percebi que na verdade tratava-se de um dilema muito antigo entre tantos casamentos: as mulheres assumem o comando de suas vidas ao fingir que estão obedecendo o marido, ou seja, seguem a dinâmica do "um finge que manda e o outro finge que obedece".
GENTE enfim os refrescos... CATARINA MUITO RAINHA, percebeu que a maneira de assumir o controle de sua vida era fingindo concordar com o marido, afinal... como ele poderia negar algo que ela já concordou?
Eu sei, eu sei, eu faleeeei que só! Mas prometo não mais me prolongar (apesar de querer falar de +detalhes). Gostaria apenas de fazer uma ressalva a quem possa se interessar por esse livro, reconheço que nosso instinto primário nós faz querer ceder a problematizar a peça, mas não acho prudente reduzir a obra ao machismo ??????????? ???????? ????, acho que devemos ser justos e respeitar a idade do texto (escrito +/- em 1594). Se você conseguir manter isso em mente aposto que irá se deliciar lendo uma comédia divertida, digo por experiência própria. Ah, um último adendo: "a megera domada" foi inspiração para adaptações famosíssimas tal qual "O Cravo e a Rosa ?" e "10 Coisas que Odeio em Você"
Lu 21/02/2022minha estante
Agora do esperar o encontro do clube ??
Mulher, tu vai? Eu tô vergonha de ir ?

voaveronica 21/02/2022minha estante
eu vou sim, mas acho que vou entrar muda e sair calada, tbm estou morrendo de vergonha kkkkkk

Lu 01/03/2022minha estante
Não fui kk

voaveronica 05/03/2022minha estante
eu percebi né kk mas vamos ler o próximo, eu gostei bastante, pretendo ir na reunião seguinte também...

LalA 26/06/2021

No início, me lembrou o filme ?10 Coisas Que Eu Odeio Em Você? por começar com alguns rapazes disputando a mão de Bianca (filha caçula) e para isso, precisavam arranjar algum homem que tivesse coragem de se casar com a ?megera? irmã mais velha dela, Kat. Eu esperava um pouco mais dessa história e como ela terminaria. É um bom livro pra te tirar algumas risadas e também faz uma crítica de cara ao machismo.

Luigi Cristofari 16/01/2023

Uma maça com pedaço podre
É um livro de final machista, datado e de criatividade moderada, também não saberia dizer o que eu esperada de um livro de tal titulo. Mas isso o fazer ser um livro para jamais ler ? Eu diria com certeza que não. Como uma maça com um pedaço estragado, se você tiver estomago você pode retirar a parte estragada e ainda usufruir de toda bagagem que o livro possui.
Foi meu primeiro contato com Shakespeare e para mim a forma de leitura em peça de teatro onde tudo que é descrito é quase que totalitariamente dialogo foi um doce surpresa, realmente adorei este formato. As referências greco-romanas de mitologia também para quem tem alguma bagagem do gênero são de estremo deleite, mesmo eu não tendo muita. Os personagens masculinos são até interessantes dentro de seu arquétipo e a trama realmente me prendeu onde eu não saberia dizer qual seria o final. Acho que é um leitura que se leres em inglês é seria outra experiência. Bem no fim é Shakespeare não?
Enfim é um livro com coisas dessoantes para nossa época que eu realmente não me coube e fez o livro me perder um pouco pelo final. Mas o formato e as referências mitológicas e a trama são de boa valia.
É minha primeira resenha que faço, espero ter ficado bem cabível, obrigado! :D

Carol206 24/12/2022

Tenebroso
Sinceramente, não sei porque ainda me forço a ler clássicos, sempre tenho experiências ruins e com esse não foi diferente? 1 estrela foi dada apenas pela narrativa simples e ótima adaptação do livro, porque a história é péssima. Juro que tentei ler sem deixar meu feminismo falar mais alto, mas é impossível, sabemos que naquela época mulheres eram forçadas a se casar, mas o Petrúquio deixou a Catarina com fome, sem dormir direito, usando roupas horríveis por semanas para ela aprender a ser uma mulher ?direita?, isso tudo para no final ela dizer que precisava que abrissem os olhos dela e que ela ama ele mais que tudo, o que é isso? Síndrome de Estolcomo? Achei horrível, não consegui achar graça como outras pessoas escreveram nas resenhas. Existem histórias que deveriam se perder junto com o passado.

calebsrodrigues 15/03/2022

Shakespeare sempre além do seu tempo
Reli esse clássico no começo do ano, mas não tinha feito a resenha. Eu acho incrível que, não importa quantas vezes podemos reler a mesma peça de Shakespeare, quase sempre, vamos observar algo novo. A megera domada aborda a história de uma mulher "irreverente" aos padrões da época, mas vai muito além disso, relacionando questões tão atuais como o feminismo e as diferentes relações matrimoniais. Vale a pena ler, reler e ler de novo.

EvaíOliveira 28/12/2020

Narra a história da megera Catarina, filha de Batista e irmã de Bianca. Bianca só poderá se casar depois da irmã. Daí surge a problemática de encontrar um marido que aceite as grosserias de Catarina. Chega à cidade, Petrucchio, que se interessa pelo dote afirma domar a megera.

Mary(s) 18/03/2022

Razoável
É bom, gostei desse tipo de leitura embora nao leio muito esse estilo, uma obra de Shakespeare muito bem adaptado e os desenhos bem lindos, mas mudaria un pouco o final.