A megera domada

A megera domada William Shakespeare
Millôr Fernandes

Resenhas - A Megera Domada

sofialmeidah 23/09/2020

É bom, Shakespeare sabe escrever uma boa trama, porém, que personagem idiota esse Petrucchio, se pudesse tava uns tapas.

boemillys 26/09/2020

quase morri de rir
tão genial e engraçado que me lembrou muito o livro "a morte e a morte de Quincas berro dágua"

Eliza.Beth 01/10/2020

Polêmica e quebra de expectativa
A peça é boa mas tem muitas questões que podem ser levantadas. Apesar de muitos estudiosos afirmarem que existe uma crítica na peça, é incômodo de ler, pelo menos para as mulheres.
Já tinha noção da história mas a forma de desenvolvimento não foi bem o que eu esperava.
Mesmo assim, vale a leitura.

luana ;) 22/03/2023

A Megera Domada
Por ser em formato de roteiro me surpreendeu que tenha me prendido tanto quanto o fez.

A história em si é tolerável pelo tom de comédia, mas requer um nivel de atenção para entender quem é quem e quem ta fingindo ser quem. Eu terminei o livro e não consegui pegar o esquema dos personagens, talvez seja eu mesma o problema mas enfim.

Sobre a mensagem final; no final do livro tem uma breve explicação sobre a discussão sobre o livro ser machista, feminino ou feminista.

Na minha humilde opinião independente da mensagem que o queridíssimo Will quis passar, é extremamente irritante.

O livro exemplifica perfeitamente o conceito de gaslighting/manipulação no relacionamento da "megera" e do "domador". Me irritou mas eu consigo engolir por ser uma peça de quase quinhentos anos atrás e ainda haver o questionamento da real mensagem.

No geral foi uma leitura até que rapida, eu teria lido em uma tarde se não tivesse escolhido lembrar do livro só de noite. Engatei na história mas genuinamente não sei explicar a razão. Pelo menos agora eu posso dizer que li Shakespeare ;)

Ana 24/08/2021

A megera domada
Só li pela escola msm, achei que escrita difícil de entender e foi difícil terminar, achei um livro meio termo. Só tô fazendo a resenha pq to participando do desafio.

thewolfstarkid 25/04/2023

ótimo material de debate, reflexão e concientização
Li esse livro por causa da escola, e me fez entrar em debates e discussões interessantes com meus colegas de sala, amigos do clube do livro e até com meus pais.

Pois bem... Por onde começar? Primeiramente, é bem nítido o tema machista abordado na obra. Petrúquio era um cara muito tóxico e seu casamento com Catarina foi extremamente abusivo e perturbador, e me decepcionou o rumo que a peça acabou tomando. Diferentemente de Lucêncio e Bianca, que aparentemente tinham sentimentos verdadeiros, recíprocos e saudáveis um pelo outro, Catarina e Petrúquio foi um exemplo de sexismo, visando que Catarina foi diversas vezes (incluindo no TÍTULO DO LIVRO), rotulada como "megera", quando na verdade ela não passava de uma mulher decidida e com temperamento um pouco esquentado.

Além disso, o termo "domada" também foi usado diversas vezes, de forma obviamente problemática. A ideia de um homem "domando" sua esposa, assim como se domam animais, é catastrófico. Há a discussão sobre na verdade ser Catarina quem doma Petrúquio, porém, os outros elementos do livro me fizeram desacreditar dessa hipótese. E, mesmo que fosse verdadeira, não seria menos perturbador - Um relacionamento não deve possuir um(a) domador(a), já que não deve haver alguém superior. Um homem e uma mulher devem ser vistos como iguais, principalmente dentro de relacionamentos amorosos, onde ambas as partes devem colaborar. Porém, acho que esse tópico pode ser relevado, visto que na época em que A Megera Domada foi escrita esse assunto não era de muita atenção.

E, para finalizar, quero falar sobre a mensagem passada por Catarina no final do livro. Certas partes, sobre apoiar o marido e colaborar com ele, são verdades. Porém, todos sabemos que o verdadeiro intuito era convencer as mulheres de serem submissas a seus esposos, abrindo mão de suas opiniões próprias, e tentar normalizar até mesmo tudo que Catarina passou até “ser domada”. Acho que a proposta do livro, onde dois personagens cabeça-dura se apaixonam e vivem nosso atual “enimies to lovers”, seria ótima. Mas, claro, foi estragada a partir do momento em que a mudança não partiu dos dois, e pior, aconteceu de forma problemática.

Aragão 22/07/2021

A Megera Domada
Li apenas por causa da novela "O Cravo e a Rosa" e o filme "10 Coisas Que Eu Odeio Em Você" e esperava mais. Eu acho que é um que livro envelheceu muito mal. Tem momentos engraçados mas o final é horrível!
Naaracorrea 22/07/2021minha estante
Como que faz para ler ? Sou nova no app

Aragão 22/07/2021minha estante
Olá, aqui é um app apenas pra organizar os seus livros, então eu recomendo que você busque no google " A Megera Domada pdf" aí é só baixar. Se não encontrar me chama no pv, que te ensino outro jeito!

Gabriele487 21/04/2022

Gostei, mas não tanto quanto "Romeu e Julieta", foi uma leitura agradável e eu queria muito ler o livro que inspirou um dos meus filmes favoritos; "10 coisas que eu odeio em você"
Foi interessante, Shakespeare não decepciona!

EvaíOliveira 28/12/2020

Narra a história da megera Catarina, filha de Batista e irmã de Bianca. Bianca só poderá se casar depois da irmã. Daí surge a problemática de encontrar um marido que aceite as grosserias de Catarina. Chega à cidade, Petrucchio, que se interessa pelo dote afirma domar a megera.

gabi 04/05/2022

doido
assim, acho que se eu não tivesse um apego muito forte pela novela o cravo e a rosa, teria gostado menos desse livro. é fácil e bobinho, e tem que ter sempre em mente a época em que foi escrito pra não passar um pouco de raiva

Benício 28/01/2021

A megera domada é um daquelas comédias que é antiga sem perder a graça. A forma como ele faz ela perceber as ignorâncias dela agindo igual, é Ilario.

Shakespeare nos da uma lição: por mais grosso que você seja, ou queira parecer, sempre tem alguém que é pior que você e vai acabar derrubando suas barreiras e te tornando humilde.

judecarioca 01/02/2021

mto confuso! me confundia toda com as falas e os personagens trocados KKKKKJJ alem de ser meio machista a história

Lu Reis 30/06/2023

" 'A Megera Domada' foi escrita no final do século XVI, quando as esposas realmente eram consideradas propriedades dos maridos. Além disso, não podemos esquecer que a peça é uma comédia, gênero que tem o exagero como uma característica importante.

Se Shakespeare foi machista ou não é uma questão que divide os críticos. Alguns afirmam que sim, sem dúvida. Outros dizem que o dramaturgo estava satirizando essa dinâmica matrimonial."

david andriotto 13/07/2023

Óbvio que vi a adaptação Walcyr Carrasco antes de ler a obra a William Shakespeare e, embora existam diferenças grandiosas entre elas, não consigo escolher entre alguma. As duas se mostram incríveis, mas creio que a peça se mostra mais genial.

Aqui, o clímax está no discurso final de Catarina. Uma vez sincera, mal compreendida e, quando dissimulada, passa a ser a mais respeitada entre o seu grupo de mulheres.

O meu grande problema é que os arcos secundários aqui não são bem desenvolvidos, um pouco confusos e inacabados.

Framboesa 30/05/2022

A megera e o final com redenção!
Segunda experiência com uma peça de Shakespeare, eu gostei tem muitas partes engraçadas dessa comédia. Só queria saber o que aconteceu Sly o bêbado que fizeram achar que era um nobre. Mas, o meu preferido do dramaturgo ainda é hamlet, vamos ver qual vai ser a próxima peça que irei ler dele! ?