Breaking Dawn

Breaking Dawn Stephenie Meyer

Resenhas - Breaking Dawn

Luccubus 12/03/2024

Esse livro deveria ter sido a metade do que foi, mas a Stephenie definitivamente não consegue se conter em não fazer cenas de ação exageradas. A partir do momento em que Bella se torna a figura poderosa do assassino misericordioso, uma redenção de sua vida pacata, em que sim, poderia ter sido uma humana boa, mas nunca teria a capacidade de fazer o mal, então seria ela realmente boa ou apenas inofensiva? Aqui ela toma a sua fantasia total de poder. Pode ser uma assassina, a criatura mais legal de todas, com o maior poder, com a percepção mais aguçada e isso a redime em seu senso de eu desvalorizado em uma mulher segura, perfeita, linda, muito maior que os outros, mas igual aos que ela considera como dignos.
Mesmo que esse livro seja o que eu mais odeio em sua história linear e por fora, vista através dos filmes, pelo conteúdo certamente pró-vida, e que dá desculpas pra uma representação de violência doméstica, ao gromming e pedofilia do imprint de Jacob (só porque de qualquer forma ele precisava ser feliz e todas as peças tinham que se encaixar, porque nesse mundo realmente existem almas gêmeas e não pode haver dúvidas quanto a isso, e também a partir do momento da transformação ela nunca mais sentiu nada sexual ou de necessidade física por ele, por que se tornou mais poderosa que ele talvez?? É uma fraqueza humana a carência e o desamparo?), eu ainda me maravilhei pela forma como tudo é escrito e desenvolvido. É incrível ver pela perspectiva do Jacob todos os acontecimentos da gravidez perturbada, o sangue, a tristeza, a tragédia inevitável, o amor inconsumável, embora essa seja só uma parte do livro. É lindo porque se reflete num mistério da gravidez como sacrifício, como penitência imoladora, em Bella como uma salvadora e sua vida após a morte ser uma recompensa por sua provação.
Mas o livro ainda precisava ser dividido ao meio porque toda a cena de ação e perigo de os volturi virem puni-los pela existência de uma criança imortal é uma história apartada da inicial: o romance perfeito e a conclusão da realização do poder; como bella disse o fio da sua vida tecido pelas parcas deixando de ser um bege e se tornando um carmesim vivo. O amor como símbolo do poder feminino, da possessão da carne como última transformação.
E mesmo que a batalha com os Volturi, ou não-batalha, fosse a derradeira probação de seu poder, isso era uma história além. Mas eu sei que se a Stephenie dividisse ela do conteúdo final do romance em que Bella finalmente se tornasse vampira e fosse a vampira perfeita com toda a força sobre seus impulsos animalescos, ninguém ia querer ler um desfecho posterior à conclusão erótica. Ela morreu e voltou dos mortos, passou em todos os testes de Afrodite e está pronta para se unir com Eros, Edward, sem a divisão dos dois não há mais história, e a única história além seria sua morte improvável, ou a ascenção as constelações.

Queijinhos 23/02/2024

Não seeei
Aqui termino o último livro da Saga Crepúsculo, e eu me sinto aliviada mas ao mesmo tempo triste.
Aliviada porque esse livro foi muito longa e a leitura, para mim, foi arrastada; desde janeiro tentando ler isso.
Triste porque acabar uma série de livros me deixa triste por algum motivo (por isso eu prefiro livros sem continuação), porém ainda tenho mais 3 livros desse universo pra ler; mas não posso dizer que estou muito animada por isso.
Em geral, é bom, o final foi muito gratificante e mais rápido de ler do que o início ao fim perante todos os acontecimentos, e dei 4 estrelas porque me entediou bastante e demorei a ler.

Marina516 06/12/2023

Tudo o que eu queria
Essa saga é 100% meu guilty pleasure e esse livro só comprovou mais isso. Ao mesmo tempo que tem cenas constrangedoras e estranhas típicas da saga crepúsculo, tiveram coisas que eu passei três livros querendo que acontecessem e vê-las finalmente acontecendo deixou meu coração quentinho.
Se eu fosse julgar criticamente, com certeza não teria uma nota tão alta e eu não teria amado tanto, mas essa despedida do leitor com os personagens sem ter aquele sentimento triste que despedidas geralmente tem me ganhou.
Foi como mais um livro da saga crepúsculo (apesar de alguma forma ser diferente e parecido com os outros), sendo que com um final que durará para sempre e que apesar de mais simples do que eu esperava, era o que eu e os personagens precisavam.

Elô 20/11/2023

[22/04, 18:32] eloisa: as vezes vcs também se sentem como um cavalo deve se sentir quando ele tá com muita fome e uma menina da cidade que foi pra fazenda morar com o pai contra sua vontade pq os pais se separam e ela encontra um amigo no cavalo rebelde no celeiro e ela dá uma maçã na boca dele e ele come a maçã??????? e depois ele relincha???????
[22/04, 18:32] eloisa: crespúculo me dá uma reação muito primal de que eu preciso relinchar eu odeio tanto essa série

Jord 08/11/2023

Decepcionante
Tá de sacanagem que 600 e borrachinhas páginas de antecipação culminaram NISSO
Simplesmente jogaram no ar nas últimas 5 páginas que a Renesmee vai "atingir a maturidade" daqui a 6.5 anos, mas eternamente presa num corpo de criança
Jacob não sabe um A disso
Ficaram o livro inteiro enrolando pros Volturi chegarem, quando eles chegam não tem nem um soco entre os lados
Se Jacob e Bella trocaram 10 falas no livro foi muito
Essa parte final foi suuuuper corrida, como se tivesse com o prazo apertado pra lançar o negócio, nossa, gostei não viu

brenda (the house by the lakes) 14/10/2023

It?s over bitches!! I know this series is veeery scandalous in a lot of departments but I honestly ignored all of it and just enjoyed myself :). The beginning with Jacob?s pov was kinda boring but I pushed through it and vampire Bella narrative was a lot more interesting to read from? Anyway, as much as it was a fun experience I?d rather watch the movies over and over and over again

Evi 01/09/2023

Um desfecho frustrante pra uma saga que tinha tanto potencial
Finalmente terminei! levei bastante tempo pra terminar esse aqui - de um projeto pessoal de reler toda a saga no original dessa vez. foi o que mais me custou. nessa parte final até que a leitura fluiu, a Smeyer soube construir a tensão até que... nada acontece feijoada! esse desfecho é decepcionante por demais. os roteiristas do filme souberam contornar e entregar uma cena que, mesmo de imaginação dentro da narrativa, soube entregar a emoção que o livro prometeu e não cumpriu.
a Bella é, definitivamente, uma personagem sonsa, insuportável até. ela só se faz de boazinha mas na verdade é bastante egoísta e manipuladora. ela tá sempre envolvendo todos a sua volta nos dramas pessoais dela, de escolhas que ela fez sem consultar ou se aconselhar com ninguém. e depois, todo mundo precisa se empenhar pra tirar ela da confusão que ela própria criou, colocando a si próprios em perigo. o Edward é outro podre, que só faz as vontades da mulher, independente de quem sairá machucado na situação. vou dar um exemplo, quando o Charlie vai visitar a filha recém transformada. A preocupação do Eduardo é em relação aos sentimentos da Bella, e não com a segurança do Charlie, que poderia muito bem ter virado refeição. Aí que eu me refiro, eles são muito ego centrados e parece que ninguém percebe - pelo menos dentro do fandom.
mas enfim, acabei desabafando aqui minhas frustrações.
eu gosto da leitura que a Kristen deu pra personagem no contexto da adaptação. a Bella da Kristen eu consigo ver verdade, uma preocupação genuína com as pessoas a sua volta, diferentemente dessa do livro...
enfim, nota 2.5/5, apesar de alguns aspectos me incomodarem bastante tem alguma coisa ainda nessa saga que me desperta o interesse... eu tenho até dificuldade em teorizar sobre isso, só pode ser em um sentido nostálgico.
eu sinto que a Smeyer tinha a faca e o queijo na mão e não soube se beneficiar disso. a premissa é muito boa e tem muito potencial mas a responsável não soube utilizar-se disso. muito embora, é um puta sucesso, né?! afinal, talvez eu é quem esteja errada.
Cup the Cat 20/09/2023minha estante
Olha, ainda não cheguei no Breaking Down mas vou concordar com a parte da Bela ser sonsa e egoísta. Eu n sei como a trama prosseguiu no livro Amanhecer, só as adaptações, mas com a noção dos livros anteriores também percebi que ela tem uma cegueira inexplicável pelo Edward. Não considero "paixão a primeira vista" mas sim uma pessoa possessiva com um sentimento que nunca havia sentido.
Ela sempre demonstrava que queria morrer sem ele por perto, que queria morrer porque ele não a transformou?? Achei esse pensamento super egoísta e mesquinho, tipo uma criança mimada sem ter o que quer. Ela n aceitava, só reclamava e isso refletia nos outros. A Beca se distanciar em períodos e os outros "amigos" também. Enfim, sei que pode não ter muito a ver com o Breaking Down especificamente, mas isso me fez lembrar da trajetória dela, como a personalidade permaneceu igual.

Bruna.Toledo 29/08/2023

Bom fechamento de ciclo
Amanhecer é o meu livro favorito da saga. Por mim, poderiam ser quatro livros com o Jacob como narrador. Ele me soa muito mais genuíno e espontâneo que a Bella. Mas em termos de enredo, preciso assumir que Eclipse é mais rico.

Em Amanhecer, tudo é espera, expectativa, racionalização. Porque no fim das contas, nenhum dos receios se concretiza. A evolução da autoconfiança e autoconhecimento da Bella foi bem legal de acompanhar, mas faltou emoção do meio para o final do livro.

Lara 06/06/2023

Merecia melhor
Primeiro queria pontuar a emoção de ter relido minha saga favorita, pela primeira vez em inglês, queria ter aproveitado mas, porém questões de horário impediram. ?
Mas vamos lá, dos 4 livros, Amanhecer é definitivamente o que eu menos gosto, demorei mais do que eu costumo demorar porque simplesmente empacava, o livro ser dividido em 3 partes realmente pareceu que foram 3 livros diferentes, e com excessão do primeiro pov da Bella, foram livros densos e cansativos. O primeiro pov foi tudo, a essência de crepúsculo, a Bella obcecada pelo Edward, tudo lindo, ai chegou o maldito pov do Jacob que foi a maiooor tortura, meu ódio por ele até diminuiu, porém ele continuou um pé no saco, não cansa de ser humilhado pelo Edward. Aí chegou pov da Bella novamente, ok, estava legal de início, ela se "encontrando" como vampira, mas foi legal até a parte da visão da Alice somente. Pra mim, a Renesmee estragou a história toda kkkk tirou a essência da saga, tirou o que fazia a saga ser boa, a Bella conseguiu ficar mais chata ainda, eu não gosto de livros que ficam alongando a história com filho do casal principal e pra mim foi um péssimo rumo pra uma história que eu amo, o Jacob perdeu toda a personalidade, virou um sonso, o Edward não teve mais destaque, foi decepcionante de vdd. Porém continuei me emocionando diante algumas partes, a Bella permitindo que o Edward lesse sua mente é maravilhosa. Continuo dizendo que Edward é superior a todos.

Vieira 08/04/2023

- 2 ?
Então. A Bella é um PORRE. Ela se acha demais pra alguém que se acha um lixo (relatable, eu sei kkkk); algumas cenas que me marcaram muito na primeira vez que li ainda tiveram um impacto grande, mas no geral na minha cabeça era melhor kkkkk. E não dá mais pra passar pano, a Stephenie é muito racista e a cabeça dela é tão minúscula que não existe a possibilidade de alguém ser gay... Mas a Bella é muito bissexual em relação a Alice, principalmente. E aquela cena que o Edward chama o Jacob de filho?! Sinceramente, vai tomar 🤬 #$%!& . Uma coisa que os filmes fizeram errado, assim como muitas adaptações, é que eles não selecionaram o cast certo. O Edward tem cara de 17 anos, o Carlisle de 23, a Bella de 19. Quando você vê essas carinhas agindo como se fossem... Esquece, eu lembrei que adolescente se acha muito adulto, ô fase. E como são vampiros ficam empacados no tempo nessa chatice. Enfim, verossímil então.
Evi 01/09/2023minha estante
a bella é muito insuportável mesmo. eu só lembro da rita lee naquele vídeo, "Ai ela é tão boazinha ela é toda do bem ela é tão legal ela é TÃÃÃO GALERA... ah, sabe... CHATA PACAS!!!" kkkk
e a Smeyer é mesmo MUITO racista. é gritante nesse livro. a forma como ela caracteriza os brasileiros, as vampiras amazonas... nuss, dá muita raiva!

julya 06/03/2023

Queria dar um sacolejo na S.M
Nossa eu nunca vou superar essa ideia de jerico de enfiar uma crianca meio vampira meio humana no fim da historia. Tanto jeito bacana que ela podia terminar, enfiar uma super luta com os volturi pra conseguir manter a bella a alice e o edward a salvo pq eles eram desejados pelos poderes, fazer culminar nas duas matilhas separadas por odio dos vampiros, o jacob encontrar o AMOR DE VERDADE, um livro focando na bella e no edward SE AMANDO SEM EMPECILHOS PELA PRIMEIRA VEZ a bella aprendendo o mundo deles se decepcionando e amando ao mesmo tempo??. Mas a mulher me mete uma CRIANCA ALIEEENNNNN E FAZ O JACOB TER UM IMPRINTING GENTE ISSO ME DEIXA REVOLTADAAAAAAA MEU DEUS!!!!!!! Enfim amoooo saga crepusculo coisa mais linda eles brilhando no sol