Breaking Dawn

Breaking Dawn Stephenie Meyer

Resenhas - Breaking Dawn

Alice 11/05/2021

Um clássico da geração Z kkkkk mas nunca tinha lido, passei por momentos de vergonha alheia com Bella mas realmente ela nasceu pra ser quem ela se tornou pq a vergonha alheia sumiu também kkkkkkk, amei esse último mais que todos e acho que vale super a pena, leitura rápida, fácil e gostosa

Cams 07/06/2022

Eu achei que esse foi o livro mais dinâmico e com coisas interessantes acontecendo a todo o tempo. Fiquei chocada (e um pouco decepcionada) que o final é diferente do filme mas mesmo assim n achei ruim.
A escrita da Stephanie Mayer é aquilo mesmo e não pode pedir muito mass n é a pior do mundo.

Vitória 06/05/2024

Amei ver essa história com mais detalhes, perceber que o final do filme 2 foi uma inovação e poder entender melhor sobre a gravidez e o crescimento da Renesmee

- brenda 29/10/2009

Taí um livro cheio de controvérsias. Pra ser sincera, eu esperava muito mais desse livro, já qe Crepúsculo foi bom, e por sua vez lua nova foi melhor, e por sua vez, eclipse foi fantástico, era de se esperar qe BD fosse de tirar o fôlego, o qe não aconteceu. Ele até qe começa bem, uma lua de mel um tanto meia boca, eu diria afinal o draminha de Bella antes de entrar na água foi meio patético [/pronto, faley.

Eu até gostei da parte da descoberta da gravidez, mas pra um vampiro sensível e apaixonado, eu esperava qe ele fosse ADORAR constituir uma família bizarra. Me enganei.

Mas é ai qe chega a parte qe salva o livro, é a única qe eu considero realmente boa: a narração de Jacob. Saímos daqela atmosfera "eu sou humana, vou dar pro meu vampirão, estou eternamente apaixonada" e temos um trecho mais leve, já qe Jacob fala mesmo com um adolescente e cheio de sarcasmo, as piadas de loira me fizeram rir ,eu admito, e mesmo assim é bom ver a historia de outra pessoa alem de Bella, já qe a gravidez ia ficar um tanto distorcida se fosse contada pela própria gestante.

A parte da "luta" com os Volturi foi uma perda de tempo /fato. Steph esquentou os leitores pra se prepararem pra um derramamento de sangue e o qe houve foi uma conversinha amigável na floresta, qe lindo, parece um acampamento! Pra falar a verdade, eu queria ver mesmo era o pau comer, ponto.

Mandy Barros | Entre Telas e Livros 01/05/2021

forever.
Eu amo tanto essa saga, apesar de erros e coisas estranhas, é um livro incrível e a stephenie escreve muito bem

Jessy 31/12/2008

É um livro bom, emocionante, mas a autora criou um final que poderia ter sido melhor, além de deixar muitos pontos soltos.

luy 01/01/2009minha estante
concordo, é bem emocionante, tenso, mas no final deixou um pouco a desejar.

Laris 21/09/2021

Vale a pena ler a saga Crepúsculo? Amanhecer é bom?
?ALERTA DE SPOILER, se vc não sabe NADA da saga ou não viu o último filme, pode conter SPOILER! (Mas tentei ser bem sútil!)?

Antes de mais nada, SIM!! Valeu a pena, tiveram certas partes em certos livros que eu não amei e me irritaram (e vou apontar melhor na resenha de cada livro) mas chegar ao fim dessa saga me deu um sentimento tão bom de comfort book sabe? Foi como voltar pra casa!
? Mas enfim, o que dizer sobre Amanhecer? esse último livro é dividido internamente em 3 sublivros, o primeiro e último são narrados pela Bella e o segundo pelo Jacob! Achei essa proposta bem legal, foi divertido explorar outro ponto de vista mas se tenho uma crítica à fazer em relação a escrita foi que achei meio enrolado/arrastado em várias partes.
? Sabe o livro tem mais de 700 pags e gasta tanto tempo narrando pensamentos e lógicas tanto do Jacob e da Bella como tmb contando o que aconteceu ao invés de nos mostrar através da narração da própria cena! Acho que podia ser um livro mais objetivo e mais visual nesse sentido!
? O último sublivro foi com ctz o melhor, sem críticas sobre ele, foi intrigante e super divertido ler sobre outros personagens, especialmente a Renesmee!! Outra coisa que eu reparei nesse livro como um todo é que ele vai gradativamente te introduzindo a uma nova atmosfera dentro da saga que eu diria que se provou numa mudança mtt importante para a Bella que deixa de ser aquele personagem super frágil e começa a ser colocada no papel de protetora! Amei isso, sério, a mudança ficou clara e ainda assim sútil, toda a vibe mudou e isso eu achei incrível pois em várias histórias coisas marcantes ocorrem mas nem sempre isso é bem representado como um impacto que muda a essência do personagem e eu diria que a autora conseguiu fazer essa mudança extremamente bem!!
? Sobre a história em si não tem nem o que falar, não me surpreendeu pq já conhecia o filme mas acho o plot mtt genial, porém, aquela cena no filme da batalha que vc ainda não sabe que é tudo uma visão da Alice, é simplesmente genial, te joga naquele pânico e acho que teria deixado o final mais emocionante!!
? Enfim, tenho mtt carinho pela saga, tem outros pontos a se levantar que vou falar depois em outras resenhas mas valeu a pena, passei raiva de vez em quando mas não arrependo de ter lido! O meu favorito foi o primeiro, seguido desse pois amei a mudança de vibe, o crescimento dos personagens e claro, o sentimento de história encerrada!
Eduardo.Victor 21/09/2021minha estante
É muito bem escrita. Não é a melhor que já li. Mas, é divertida.

kassya 28/07/2009

Romantica
Assim como sou. Romantica. Adorei...
Adoro final feliz!

"Para renascer sempre, olhe tudo ao seu redor com muito amor.
Ame o sol porque ele te aquece e também a chuva porque purifica o espírito."

"Ame a luz, porque te ilumina o caminho e a escuridão que te permite ver as estrelas."

"Saiba receber a felicidade, pois ela engrandece o seu coração para que possa melhor compreender a tristeza."

ray 16/09/2020

Definitivamente o melhor livro da saga! Eu AMEI esse livro, uma das melhores partes dele pra mim foi o fato de terem diferentes pontos de vista (o que me deixou ainda mais ansiosa pra ler Midnight sun). A única coisa que pra mim foi um ponto baixo desse livro foi o final, acho que faltou um confronto de fato e por isso acabei preferindo o final do filme, uma adaptação que não se baseou no livro e mesmo assim ficou impecável (e eu ainda não me recuperei de ter visto aquela cena, sim você sabe qual é).
Katia Mel 16/09/2020minha estante
"Aquela cena" me deixou com as pernas bambas no cinema..espero gostar do livro mesmo sabendo que não tem o final como da adaptação.

ray 16/09/2020minha estante
Eu amei o livro, a única parte que perdeu pro filme foi o final mesmo, vale a pena!!

Katia Mel 15/11/2020minha estante
Vou arriscar. Obrigada.

Gabi C. 04/07/2009

Decepção
Achei um vacilo enorme da Meyer esse livro.

As personagens foram descaracterizadas e algumas foram até deixadas de lado, como é o caso do Edward e da Alice. O livro do Jacob foi o que deu uma 'salvada', mas a terceira parte foi monótona demais. O que foi aquilo de Renesmee? o.o

Enfim..! Só posso dizer que foi decepção total, depois desse livro meio que fiquei odiando a série inteira.. =/

Táh 26/10/2009minha estante
tudo o que você disse +1

Lu 20/11/2009minha estante
Poxa, Gabi. Tbm não foi tão ruim assim, vai? Tá certo. A Meyr deu uma de mãezona pra cima dos personagens dela geral. O que eu achei um tremendo vacilo. Mas o casamento foi lindo! E Renesmee só perde pra Albus Severus em matéria de nome bizarro. Só espero que isso não vire moda. O livro é razoável, mas aquém dos outros 3, especialmente do primeiro. Mas não me levaria a odiar a série toda.

Táh 26/10/2009

um insulto à literatura mundial.
Esse é simplesmente o pior livro que já li na minha vida. Perdão aos Twilighters, mas é a minha opinião e eu a defendo cegamente. Admito que até gostei um pouquinho de Twilight até Eclipse, mesmo achando que a escrita de Stephenie Meyer era meio repetitiva e muito estilo pré-adolescente com os hormônios à flor da pele. Mas quando cheguei em Breaking Dawn, não sabia se ria ou se chorava enquanto lia. Simplesmente o pior livro que já li (por mais que Paulo Coelho chegue perto, ela ainda ganha). Primeiro, o sexo explícito e abusivo descrito no livro é um absurdo para uma série para pré-adolescentes. Segundo, todo o draminha da gravidez de Bella é totalmente sem noção, já que um dia ela é completamente acéfala e infantil e no outro decide fazer de tudo pra defender sua filha que, além de ser uma aberração, está a matá-la por dentro. Terceiro, S. Meyer conseguiu destruir o personagem Jacob, que era a única pessoa "de verdade" da saga (apesar de ser um lobisomem), fazendo-o se apaixonar por um bebê, que além de tudo tem o péssimo e sem criatividade nome de Reneesme. Quarto, a terrível história de "sofrer muito quando se tornar uma vampira" e blablabla simplesmente não ocorre para Bella, e ela vira uma vampira que caça de salto e não ataca humanos. Eu poderia continuar, mas acho que esclareci minha opinião. Um verdadeiro insulto à literatura mundial e aos bons costumes, além de ter incentivado milhares de garotas a sonharem com o "amor" possessivo e doentio de Edward e a falta de personalidade e incrível submissão de Bella. Isso sem mencionar a TOTAL falta de critérios e pesquisa de S. Meyer em relação às lendas e história contadas no livro. E ainda existem pessoas com coragem de comparar essa saga com Harry Potter, que foram sete livros muito bem escritos e que fazem sentido científico, direferente de S. Meyer que simplesmente mudou a idéia do "vampiro" sem nem ao menos inventar uma razão pra isso.

Eu só queria que S. Meyer tivesse aprendido o significado de "ENREDO" antes de ter escrito esses livros. Agora o estrago na mente e senso crítico de milhares ao redor do mundo já foi feito. E lá se vai a literatura mundial...

PS: pra quem gostou da saga Twilight, há TANTOS livros de literatura de verdade que se pode ler... Quer amor doentio? "A Vida Como Ela É", de Nelson Rodrigues tem pra caramba. Quer ciúmes exacerbado? Dã, "Otelo" de Shakespeare. Quer desvendar as verdades sobre o amor? "Amar, verbo intransitivo" de Mário de Andrade. Quer cenas de sexualidade explícita? "Crime do Padre Amaro", Eça de Queirós. Uma heroína sem personalidade e de dar dó, mas muito bem inventada (diferente de Bella Mary-Sue Swan, é claro)? "A Hora da Estrela", Clarice Lispector. E, principalmente, quer um herói simplesmente intoxicante, uma heroína com personalidade e uma história de amor possível, invejável e realmente babável? "Orgulho e Preconceito", Jane Austen.