Agir E Pensar Como Um Gato

Agir E Pensar Como Um Gato Stéphane Garnier

Resenhas - Agir E Pensar Como Um Gato

Carla.Parreira 13/04/2024

Agir e pensar como um gato (Stéphane Garnier). Melhores trechos: "...Ao que tudo indica, o gato vive muito melhor do que nós! Por que não aprender com ele? Foi o que decidi fazer ao decodificar seu dia a dia, suas aspirações e seu estilo de vida. Estava tudo ali na minha frente, sem que eu realmente me desse conta esses anos todos... Mais do que uma rotina, uma segunda natureza do gato, trata-se mesmo é da razão da sua vida: ser livre. O resto, no final, pouco lhe importa, enquanto nós, muitas vezes, relegamos esse ideal a, quem sabe, um dia poder tirar férias, quando o cronograma da empresa permitir... O DESPERTAR DO GATO. Siga-o passo a passo e o inclua na sua rotina. Você viverá melhor! O DESPERTADOR TOCA. Com o cérebro sonolento, como acontece com muitas pessoas, o despertar nem sempre é fácil. Observe o que faz o gato. Ele não pula do cesto como o palhaço da caixa surpresa; faz mal ao corpo e ao humor. Ele se espreguiça, se estica, abre os olhos devagar e leva o tempo que achar necessário para acordar. Então, espreguice, boceje. De nada vai adiantar você se apressar. O gato se alonga enquanto ainda está deitado, depois se levanta, se encolhe para tornar a se alongar e boceja arreganhando os caninos; só depois se senta piscando os olhos. Eu tentei. Eu o imitei. De fato, é muito mais agradável agir assim do que dar um pulo digno de uma panqueca sendo virada na frigideira, e sair da cama feito um alucinado em direção à cafeteira. Esse fenômeno, usual na maioria dos animais, se chama pandiculação, um automatismo que nós humanos tendEmos a esquecer constantemente. É excelente para ter um bom despertar e um ótimo início de dia!... As pessoas mais carismáticas não são as mais extravagantes; ao contrário, elas estão presentes, mas sempre mostram uma certa reserva. O carisma se desenvolve à medida que somos honestos com nós mesmos e com os outros, que nos aceitamos tal como somos, sem usar de artifícios que não correspondem à nossa verdadeira personalidade. Por várias razões, todos nós podemos desenvolver a atraente personalidade felina, desde que sejamos autênticos em todas as circunstâncias... O gato exala calma e tranquilidade. Serenamente instalado, com os músculos relaxados, ele não mostra qualquer sinal físico de agitação, e seu olhar não reflete nenhuma tensão. O que, às vezes, chamamos de estresse nos gatos não passa de um pico no seu estado de alerta. Ele está atento a algum perigo em potencial, a algum acontecimento que acabou de perturbar a contínua e repousante calma do seu dia a dia. Suas orelhas se aprumam, o olhar se fixa, ele observa, ele aguarda. Contudo, uma vez identificado o causador da inquietude, ele volta à calma e, em poucos segundos, repousa a cabeça. O gato não cultiva estresse a posteriori de uma situação... PARA MANTER A CALMA E A PAZ INTERIOR, FAÇA COMO O GATO: IDENTIFIQUE A ORIGEM DO SEU ESTRESSE, RESOLVA O PROBLEMA DE UMA VEZ POR TODAS, VÁ INCANSAVELMENTE ATÉ O FIM E SE LIVRE DELE! NÃO FIQUE REMOENDO. A CALMA VAI VOLTAR, E COM ELA o SEU BEM-ESTAR... Para o gato, ser inútil é uma questão de honra, mas isso não o impede de reivindicar, na casa, um lugar melhor que o do cachorro... Existe uma grande diferença entre ter carisma e ser dono de uma personalidade forte como o gato, e usar de artimanhas para se impor. O gato ocupa o espaço que lhe é devido, sem com isso pisar no próximo, mas não tolera que invadam esse lugar. Ele se impõe serenamente, não age como um tirano, mas também não aceita o papel de figurante!... Para o gato, o essencial na vida é cultivar, antes de tudo, o próprio bem-estar. E para tal é preciso saber ser um pouco egoísta e pensar mais em si mesmo. Isso não significa ser ególatra, narcisista ou egocêntrico, e sim, em certos momentos, passar o seu bem-estar pessoal na frente da satisfação alheia. Não podemos dar nada a ninguém se não sabemos dar a nós mesmos. Seja física ou psicologicamente, antes de qualquer coisa cuide de você, essa é a chave da qual depende a sua felicidade. Quanto mais feliz e radiante, mais você saberá dar e compartilhar. O gato não nos acaricia, ele se acaricia em nós... Ao contrário do gato, muitas vezes rejeitamos o que somos por termos inveja daqueles que são o que gostaríamos de ser… Resumindo, é o melhor meio de nos tornarmos infelizes. O gato deseja ser um outro gato ou um outro animal? Ao que tudo indica, essa indagação nem passa pela cabeça dele, por ser completamente inútil. Ele é feliz e se orgulha do que é, e sua atitude, pra­ticamente altiva em relação aos outros animais, e às vezes também em relação aos humanos, só serve para confirmar esse fato. Ele é inteligente o bastante para não se incomodar com essa falsa indagação que nos faz ruminar reflexões estéreis. Consequentemente, ele se ama pelo que é, e isso o torna feliz. Saber se aceitar não é nada complicado, basta que nos coloquemos na pele do gato, que está muito bem, obrigado... A imagem que tem de si mesmo naquilo que faz, de quem você é, exerce um papel importantíssimo na sua autoconfiança. Se você está em sintonia com os seus desejos, necessidades e sonhos, a autoestima e a autoconfiança se juntam e se confundem para atingir o apogeu da sua plenitude e da sua imensa felicidade. O que dizer sobre a autoestima que o gato tem, sobre o orgulho de ser quem é e fazer o que faz? Ao que tudo indica, trata-se de uma conquista na qual devemos nos inspirar, tamanha é a sua falta de modéstia, com todas as vantagens que isso representa!... TENHA ORGULHO DE QUEM VOCÊ É! ASSIM, VOCÊ SERÁ EXCEPCIONAL!... O gato não se importa com essa necessidade que temos de sermos amados, apreciados, admirados e, no mínimo, aceitos 'pelos outros': ele é! Nesse caso, ele próprio se basta... Pouco importa o mérito, a importância ou o valor do novo conhecimento, mas é preciso um novo conhecimento por dia, às vezes uma simples palavra. Um conhecimento que você guardará para sempre. Isso pode parecer simples, mas o que conta é estar constantemente praticando esse exercício, se você não for um “espírito curioso” por natureza. Pois um instante de curiosidade por dia equivale a 365 novos conhecimentos por ano, e, acredite, tanto para a sua cultura, como para o seu bem-estar, isso fará toda a diferença... Conquistar a amizade de um gato é uma tarefa difícil. Ele é um animal filosófico, metódico, tranquilo, defensor dos seus hábitos, amigo da ordem e da limpeza, e que não estabelece suas afeições impensadamente: ele quer ser seu amigo, se você for digno disso, mas não seu escravo. A independência é uma das características principais do gato. Ele não se submete a nenhuma hierarquia, não precisa viver em grupo, em tribo, como certos animais. Sua independência é inalienável; longe da gataria, ele vive a vida ao sabor de seus desejos, sem precisar do aval de seus semelhantes e muito menos dos humanos! Por que tal independência como lifestyle? Isso lhe permite não ter de prestar contas. Só age em função da sua vontade, sem pressão externa, nem obrigação social, nem olhar acusador. Essa independência inegociável é a base da sua liberdade! A dependência em relação aos outros, seja ela pessoal ou profissional, só faz nos submeter a pressões que nem sempre correspondem aos nossos anseios. No entanto, por natureza, não podemos, como o gato, ser totalmente independentes. Os seres humanos sempre se aproximaram para viver em grupo. Apesar de tudo, gostamos de medir regularmente as nossas taxas de dependência e independência, fazendo-nos algumas perguntas, de tempos em tempos: Até que ponto eu sou financeiramente independente?... Existe uma diferença entre o cão e o gato. O cão pensa: eles me alimentam, eles me protegem, devem ser deuses. O gato pensa: eles me alimentam, eles me protegem, devo ser deus... Dar-se um tempo para curtir a vida é, ao contrário do que muitos pensam, conscientizar-se de cada instante que passa, levá-lo em consideração, apropriar-se dele para aproveitá-lo melhor e curti-lo até a menor fração de segundo… DE ONDE VEM A CAPACIDADE DE ADAPTAÇÃO DO GATO? SERÁ DO SEU AMOR PELA VIDA? SERÁ DO SEU AMOR PELA PRÓPRIA VIDA? SERÁ DO SEU AMOR POR SI MESMO? OS TRÊS, CREIO EU! TEMOS QUE APRENDER ESSA LIÇÃO!... Faça como o gato, busque um pouco de calma. E se o ambiente não se prestar a isso, faça igual a ele: saia sem dizer nada para se isolar, vá para um lugar que só você conhece! E só volte quando sua necessidade de calma estiver satisfeita, quando sua reserva de energia estiver revigorada. Podemos suportar todo o barulho do mundo, desde que não seja imposto pela opressão, desde que não venha invadir nossa paz de espírito para alimentar um estresse inútil... O gato que escolheu você testou a sua afeição, a sua personalidade e a sua fidelidade. Ele só se entregará a você se quiser, se sentir que você é fundamental na vida dele atual e na velhice, e lhe será fiel, pois a escolha foi dele. A vida é muito curta para dividi-la com idiotas: será que geralmente somos tão burros assim? Às vezes, somos mesmo, e isso não nos parece tão óbvio!... Teimoso, sim, obstinado, mais ainda! Você pode chamar seu gato mil vezes quando ele estiver todo encolhido num canto do jardim; ele não vai mexer nem uma orelha, muito menos virar a cabeça. Ele poderá ficar desse jeito durante horas, esperando o rato surgir de dentro do buraco. Paciência, obstinação; é possível observá-lo tardes inteiras assim, sem que ele se canse nem desista. Uma verdadeira lição de vida profissional, e pessoal também... QUANDO HÁ UMA DÚVIDA, NÃO HÁ DÚVIDA! SIGA SEUS INSTINTOS!... TODOS NÓS PRECISAMOS DE AMOR, MAS É PRECISO SABER DAR PARA RECEBÊ-LO. ELE É UMA CONDIÇÃO INDISPENSÁVEL PARA A NOSSA FELICIDADE. O QUE SERIA DA VIDA SEM AMOR?... O que eu quero de verdade? é uma pergunta que todos deveriam se fazer com regularidade e com a maior honestidade. Temos uma grande tendência a nos contentarmos com o que as pessoas à nossa volta 'querem' ou esperam de nós. Esquecendo, com isso, o que nos move e os desejos que realmente nos motivam. 'O que eu quero de verdade?', o gato sabe, e ele aplica essa pergunta em todos os momentos da vida dele. Saber bem o que queremos é a primeira etapa; a segunda consiste em dar a nós mesmos os meios de conseguir, de pedir, de sermos diretos nas nossas aspirações. Como diz o ditado popular: 'É preciso dar nome aos bois', e não ficar rodando em volta do próprio rabo. É preciso ser direto! Essa mania que todos nós temos de sempre dar voltas para dizer o que queremos ou para pedir com firmeza o que desejamos é ainda mais desgastante. Simplifique, não tenha medo de dar nome aos bois, de abordar de forma clara um assunto tal como ele é, de dizer a verdade na bucha e de afirmar sem rodeios o que você quer! Seja direto, você ganhará em energia e em tempo! Finalmente, se o gato sabe o que quer, e o reivindica indiretamente pela sua atitude (temos a sorte de ter a palavra para pedir), ele não fica parado: ele age. SEJA DIRETO, PEÇA. EU QUERO, EU POSSO, EU FAÇO! DEVE SER PARA VOCÊ ASSIM COMO É PARA O GATO... Aprender a se calar é também saber preservar um pouco de distanciamento, um pouco de sigilo na nossa vida. Ser sincero, sim, mas ser transparente em qualquer pensamento, o tempo todo e com qualquer pessoa talvez não seja a melhor atitude para se proteger dos mais fofoqueiros. Expressar-se não quer dizer se expor, e se a conversa for necessária, a observação e a escuta serão, em geral, mais convincentes do que todos os argumentos!... Todos nós temos uma tendência a exigir demais, a sermos duros com nós mesmos, chegando às vezes ao limite da autoflagelação! Ser ambicioso, sim, dar o melhor de si próprio, sim, claro, mas saber ser indulgente consigo mesmo em caso de derrota é, também, muito importante. Se você for honesto e der o máximo de si num trabalho ou num projeto, ninguém lhe pedirá para se sobressair em tudo, a todo momento, a ponto de ficar doente! Qual é a relação que isso tem com o gato? Tudo se resume na citação de Spinoza. Mesmo sendo um felino como o leão, o gato não se mata ao longo do dia por não ser tão forte e tão rápido quanto o leão! O gato não é e nunca será o rei da selva! Ele nem mesmo é o chefe dos outros gatos do bairro! E daí? Será que isso o impede de viver plenamente? De ser feliz? Ele passa o tempo todo querendo galgar um posto ou adquirir um status que ele sabe que nunca vai alcançar? E ele se culpa por isso? É preciso ter um pouco de humildade, um pouco de autoaceitação, o que não impede de nos orgulharmos do que somos e do que fazemos! Devemos parar de cantar porque não somos Freddie Mercury? Será mesmo que devemos parar de pintar só porque não somos Cézanne? Somos piores por causa disso? Ou apenas diferentes? O importante é fazer o melhor com o que se tem e continuar a progredir, porque, mesmo sabendo que nunca será um leão, o gato não se impede de saltar, de correr, de caçar e de ser, se não o rei da selva, o rei do seu sofá! SEJA HUMILDE NO QUE VOCÊ FAZ, SEJA INDULGENTE CONSIGO MESMO, MAS FAÇA! Saber se divertir é uma condição essencial para a felicidade. As pessoas sisudas demais, congeladas em opiniões tolas, as quais nunca abandonam, às vezes se tornam incapazes de brincar, de se divertir, de rir; elas acabam se tornando praticamente inválidas para o sorriso. Brincar é uma das principais ocupações do gato e, para ele, a caça faz parte do jogo, algumas vezes cruel quando o vemos brincar com um camundongo durante horas, deixá-lo escapar por alguns centímetros e depois subjugá-lo novamente. É o jogo da natureza, e nós humanos soubemos inventar milhares de outras maneiras de rir e nos divertirmos!..."

starlight1 01/04/2024

Eu amei esse livro, amo gatos rsrs. mas assim até pra quem não tem gatos eu indicaria, a gente aprende muita coisa com eles

Caio.Birolin 26/03/2024

Aprenda a ser mais como um gato
O livro passa por reflexões do nosso dia a dia, como analogias feitas como o estilo de vida dos nossos amigos felinos. É um livro com uma leitura simples e que causa momentos reflexivos, bons e boas práticas que podem deixar sua vida um pouco menos pesada !

iellen Bruna 25/03/2024

Leve e divertido
É um livro ótimo para dar uma relaxada e descontrair.
As comparações entre as qualidades dos gatos e dos seres humanos fazem o livro ficar interessante e ultrapassar o clichê do auto-ajuda! :) ?

Marcelo 16/03/2024

Divertido!!!
Leitura agradável e divertida, principalmente para os amantes dos gatos. Para mim são as melhores companhias e sua personalidade combina muito com a minha. Recomendo a leitura.

Flaviaatb 03/03/2024

Se o coach for um gato, eu levo a sério.
A leitura é bem rápida e nos ensina a viver de forma mais leve e melhor, tendo como modelo o comportamento felino.

O autor conta que se inspirou no seu gato, Ziggy, e acredito que o estilo do livro combina mesmo com um bichano. As reflexões são destrinchadas com uma escrita direta e bem humorada que consegue gerar certa provocação. As ilustrações são uma gracinha, e as partes em que o autor escreve como se fosse o próprio gato são bem divertidas.

Não é uma leitura tão densa e profunda, e, apesar de eu ter achado que a simplicidade traz sim um charme a mais para o livro, sinto que em alguns poucos temas ela não funcionou. Ainda assim, recomendo a leitura pelo tanto que foi agradável e me fez relembrar os vários pontos da minha vida que eu gostaria de melhorar.

Tatá 01/03/2024

Simplista.
Leitura super leve e simples. No geral ele nos faz lembrar de pontos importantes para manter uma vida associada ao equilíbrio. Realizando correlações com o gato. Chega a ser engraçado. Hahahah
Mas confesso que esperava mais do livro, sinto que faltou algo, mas agradeço por não ter sido um livro repetitivo ao extremo como alguns do gênero.

Joana.Amarante 22/02/2024

Mais um daqueles bonitinhos.
As vezes repetitivo (nenhuma novidade nesses livros), rasos (novidade nenhuma), mas de leitura rápida e fácil.

Realmente observar um gato é maravilhoso (também cachorro) e o livro faz querer ter um gato. Ficar observando eles horas a fio, prestar atenção quando devemos parar e só descansar, como eles sabem mandar e ainda assim a gente ama eles.

Mas para por aí o livro, nada de tão "uau, precisava saber disso", é mais "um, já sabia disso, mas agora tá na minha cara" ou "tinha esquecido desse detalhe, talvez dessa forma seja mais proveitoso".

Thais.Carvalho 18/02/2024

Gosto muito de gatos, por isso o livro me despertou interesse. Me trouxe boas reflexões. Claro, que as situações de cada pessoa e em cada contexto são relativas, então não concordei com cada trecho do livro, mas achei interessante.

Isis Costa 15/02/2024

Aprendendo a viver com a sabedoria felina
Inspirado pelas observações cotidianas de seu gato Ziggy, Stéphane Garnier compartilha uma revelação transformadora em "Agir e pensar como um gato". Ao notar as ações simples e descomplicadas de Ziggy, Garnier reflete sobre a complexidade e o peso desnecessário que muitas vezes adicionamos à nossa própria existência, repleta de compromissos indesejados, relações superficiais e estresse acumulado.

A epifania vem quando Ziggy interage com seu ambiente de trabalho de maneira intrusiva, mas esclarecedora, sinalizando um caminho para uma vida mais equilibrada e feliz: adotar a abordagem felina para a vida. Os gatos, segundo Garnier, possuem qualidades admiráveis como liberdade, honestidade, carisma, nobreza e independência, oferecendo uma fonte rica de inspiração para repensarmos nossas prioridades e abordagem para com o bem-estar e a felicidade. O livro propõe uma filosofia de vida mais simples, autêntica e gratificante, inspirada na serenidade e sabedoria felina.

Stéphane Garnier, nos presenteia com uma obra cheia de mensagens inspiradoras, capaz de provocar uma reflexão profunda sobre diversos aspectos da vida. Diferentemente de outros livros de autoajuda que já tive a oportunidade de ler, este se destaca pelo seu enfoque único: a comparação entre nossas vidas e as dos gatos para oferecer soluções simplificadas para questões complexas.

Como alguém apaixonada por gatos (e tendo quatro em casa rs), a leitura desse livro transformou a maneira como os vejo e, mais importante, como aprendo com eles. Através das páginas de Garnier, percebemos que, observando a liberdade, a confiança, a independência e a sabedoria dos gatos, podemos encontrar inspiração para nosso próprio comportamento e decisões.

Este não é um livro de autoajuda comum. Até mesmo para aqueles que usualmente não se interessam pelo gênero, "Agir e pensar como um gato" promete ser uma leitura reveladora. Através de uma abordagem lúdica e envolvente, Garnier nos convida a reconsiderar nossa perspectiva sobre a vida, encorajando-nos a buscar uma existência mais plena e independente, assim como nossos amigos felinos.
Fabio 17/02/2024minha estante
Resenha, impecável!??????

Milena 12/02/2024

A vida de um gato é uma calmaria que eu queria
O gato não se preocupa com muita coisa e é isso que quero pra minha vida... Um dia irei chegar lá kkkkk, mas enquanto esse dia não chega, vou fazendo o máximo pada não me exigir demais, fazer o possível e me acolher cada vez mais....

Victoria230 10/02/2024

Ótimo livro para uma tardezinha
Achei ele bem leve pra passar o tempo e é bem divertido pra quem gosta de gato. Dá pra tirar algumas lições e aplicar na nossa vida.

Dandi 05/02/2024

Alguém mandou o autor pegar todas as citações interessantes de gatos e fazer uma redação para cada. Precisava? Não. Mas os desenhos de gatinhos são fofos, e as próprias frases de outras pessoas.

TauLima 31/01/2024

Tenha gatos
Eu adorei demais essa leitura. Ela é bem leve e pra quem já tem gato já observou muitas coisas daquela e você acaba não se sentindo um maluco ao falar disso pra outras pessoas. Gatos são animais esplêndidos sempre vou falar isso e os ensinamentos do livro são necessários pra nossa vida porque muitas vezes esquecemos que temos que nos desligar, descansar e aproveitar mais a vida. Eu amo meus gatinhos e a minha vida melhorou 1000% depois deles. Recomendo a leitura demais.