Livro do Desassossego

Livro do Desassossego Fernando Pessoa

Resenhas -

1 | 2 | 3 | 4

Suzan8 21/07/2022

"O coração, se pudesse pensar, pararia."
Tenho uma relação especial com esse livro. Não é apenas um livro de pensamentos alheios, é como um portal que me leva a sentar à mesa com meu amigo Soares. E toda vez que abro o livro, lá está ele pronto pra mais uma conversa cheia de reflexões sobre a vida, sociedade, amor, melancolia, crise existencial. Uma conversa puxada pro pessimismo, mas sem medo de sermos bombardeados com palavras positivas que não fariam sentido naquele momento.

Além disso, não posso deixar de elogiar Pessoa, que não para de me surpreender pela facilidade com que exprime o que sente e pensa de maneira profunda. Ele consegue dar luz a todos os sentimentos confusos que temos e não sabemos exprimir.

maria | mariaclarasb 06/10/2021

Queria ter gostado
Achei bem chato, me deu muito sono. Confuso e repetitivo. Queria mesmo ter gostado pelo ícone que é esse livro principalmente para o curso de letras. Talvez no futuro eu esteja mais madura e consiga me identificar com ele, pq agora só ficou a decepção. Tem algumas frases legais até mas não compensa pra mim.

Alice 06/10/2023

Ótimo livro pra entrar em uma ressaca literária
Passei quase 3 meses pra terminar esse, juro. Uma das leituras mais cansativas que tive!!! Tem alguns pensamentos soltos bons e frases boas. Mas de resto, é um emaranhado monótono.

Hiamara.Hespanhol 30/12/2023

Desconcertante!!
Meu desassossego do ano. Andou comigo pra cima e pra baixo durante o ano.?

No começo uma leitura muito complexa cheia de trocadilhos e no final parecia o começo ?.

Mas brincadeiras as parte é obra em prosas perfeita muito reflexiva, desconcertante, provocadora e sensível sobre as sensações humanas.

Fernando Pessoa tem uma habilidade absurda com a escrita, as palavras simplesmente dançam e se costuram de tal maneira que me encantou, mesmo me fazendo várias vezes retornar ao texto por não entendê-los!!

Um leitura pra se apreciar e refletir durante o ano, não é pra uma leitura de um mês.
AndrAa58 31/12/2023minha estante
Vou ler esse ano ?

Hiamara.Hespanhol 31/12/2023minha estante
Muitoo bom.. mas pra mim foi umas das leituras que mais tive dificuldade. Quase abandonei?Mas no final minha mente já era outra?????

AndrAa58 31/12/2023minha estante
Livro capaz de mudar nossa mente... Amo ?
Obrigada pelo ânimo, quando pensar em deixar vou lembrar de vc para me dar forças ?

Chiara 01/01/2024minha estante
Abandonei? 2024 vou retomar ?

Hiamara.Hespanhol 01/01/2024minha estante
Nem julgo..?mas lê tudo dia um pouquinho sempre pressa.. que vai dá certo??

Mallu 30/01/2022

Primeiro livro de Fernando que leio e nas primeiras páginas já estava completamente apaixonada pela forma como ele escreve. Perfeito!

Weudaiane 09/11/2021

Sim, a Arte, que mora na mesma rua que a Vida, porém num lugar diferente, a Arte que alivia da vida sem aliviar de viver, que é tão monótona como a mesma vida, mas só em lugar diferente.

(Maravilhoso)

Samila 03/09/2023

Um livro denso, de leitura lenta pra absorver tudo hehe
são de uma profundidade intensa cada pensamento e reflexão da obra e, arrisco dizer, que muitas consegui "entender", no sentido de me identificar.
Enfim, um livro que nos faz refletir sobre como somos imensos em nossas sensações e sonhos, com uma visão de que os sonhos nos constirui

Rafa 23/06/2021

Fragmentos
Livro do Desassossego é um nome preciso pra esta obra. Tratando de assuntos diversos e de maneira não-linear, Pessoa, sob o pseudônimo de Bernardo Soares traz aqui um verdadeiro diário de pensamentos, conflituosos, melancólicos, esperançoso, tudo junto na mesmo obra.

Um dos meus fragmentos favoritos é o 287, na página 247 "Adoramos a perfeição, porque a não podemos ter; repugná-la-íamos, se a tivéssemos. O perfeito é desumano, porque o humano é imperfeito."

stephanie169 06/06/2023

Desprazer
Que prosa gostosa que tive ao decorrer das páginas com essas três personas de Fernando Pessoa que viviam e existiam e ao mesmo tempo lutavam com esses conceitos.

"A ironia é o primeiro indício de que a consciência se tornou consciente."

Esse é um tipo de livro que tende conversar com o leitor, que expõe sem aviso prévio pensamentos recorrentes de mentes que, particularmente, já testaram um pouco de sofrimento.

"E, quando me debrucei da janela altíssima, sobre a rua para onde olhei sem vê-la, senti-me de repente um daqueles trapos úmidos de limpar coisas sujas, que se levam para a janela para secar, mas se esquecem, enrodilhados, no parapeito que mancam lentamente."

O desprazer que senti foi o desconforto de ser confrontada com o que sinto nas palavras de outra pessoa. A leitura por si só é enriquecedora, ela te traz o exercício da reflexão de forma bem natural. Como se eu e Soares, por exemplo, fossemos amigos de longa data que há tempos não se viam e resolveram divagar sobre tudo em uma mesa de bar. Que experiência angustiante e libertadora.

"O coração, se pudesse pensar, pararia.?

Talvez não minha melhor leitura do ano (até agora) mas uma das que vou guardar na memória de um jeito mais especial.

Willian 31/10/2023

Marcante
Que bom que não li Fernando Pessoa nos tempos de ensino médio, faltaria maturidade e experiências de minha parte. Já se tornou um dos meus favoritos.

LidiCalado 22/02/2022

?Tudo me interessa é nada me prende?. Ah Fernando ??
Cada página que você abre encontra uma identificação!

clai 13/06/2021

Gostei, mas a linguagem as vezes complica.
Os poemas são legais. Prefiro outros tipos de poesia mas foi uma boa experiencia.
Indico para quem gosta de poesia.

Josiane PADIAR Zoch 11/06/2021

Fernando Pessoa, através do Bernardo Soares, escreveu esse livro que classifico como uma obra de arte.
Uma leitura espetacular e aconselho a ser um livro de cabeceira, daqueles que abrimos em qualquer parte e lemos a mensagem que está ali. É uma prosa como muita poesia...
Nesse "diário" de Bernardo Soares (heterônimo de Fernando Pessoa), acompanhamos um guardador de livros em Lisboa que retrata seu cotidiano através de sensações.
Há passagens com expressões muito bem explicadas dos sentimentos humanos e de uma tremenda honestidade, impossível de ser superada.
Em algumas partes ocorre a concordância em outras não e, ainda tem passagens que ele próprio se contradiz.
Na verdade, Bernardo Soares sente demais, há momentos de desespero, pessimismo, negação ao pessimismo... São escritos bem íntimos e a releitura é necessária. É um livro para a vida.

Guid 02/01/2023

O mais difícil de 2022
Li esse livro ao longo do tempo que lia outros livros, pouquíssimas páginas por dia, para mim foi difícil manter a leitura por mais que meia hora devido ao uso (e jogo) de palavras mais robustas, ao mesmo tempo que isso foi um empecilho serviu como ganho de experiência. No que diz respeito as palavras do Fernando Pessoa, em algumas passagens você consegue se conectar com eles e em outras você fica curiosa para descobrir como que funcionava a mente dele, muito bom.

1 | 2 | 3 | 4