Livro do Desassossego

Livro do Desassossego Fernando Pessoa

Resenhas -

1 | 2 | 3 | 4

galdeiasb 04/02/2024

Com certeza um dos melhores livros que já li!
"Tenho amor a isto, talvez porque não tenha mais nada para amar - ou talvez, também, porque nada valha o amor de uma alma, e, se temos por sentimento que o dar, tanto vale dá-lo ao pequeno aspecto do meu tinteiro como à grande indiferença das estrelas."

Guid 02/01/2023

O mais difícil de 2022
Li esse livro ao longo do tempo que lia outros livros, pouquíssimas páginas por dia, para mim foi difícil manter a leitura por mais que meia hora devido ao uso (e jogo) de palavras mais robustas, ao mesmo tempo que isso foi um empecilho serviu como ganho de experiência. No que diz respeito as palavras do Fernando Pessoa, em algumas passagens você consegue se conectar com eles e em outras você fica curiosa para descobrir como que funcionava a mente dele, muito bom.

lissandra 30/11/2022

Sensível e inquietante
O livro inicia em forma de confissão, quase como um diário, Bernardo Soares trás suas concepções sobre o mundo, detalha a monotonia do seu cotidiano e o cotidiano do ser humano em si. Ao aprofundar a minha leitura, senti a necessidade de Bernardo Soares de retratar a verdadeira essência humana, a sua alma desnuda, sem idealizações e com uma certa ironia.

?uma vontade de não querer ter pensamento, um desejo de nunca ter sido nada, um desespero consciente de todas as células do corpo e da alma. É o sentimento súbito de se estar enclausurado na cela infinita. Para onde pensar em fugir, se só a cela é tudo??

Além de deslumbrar a condição crua da alma humana, há também um deslumbramento da sua própria alma, talvez até uma busca pela sua identidade, que gera uma aflição, não possui apenas uma mas várias e devido a isso consegue escrever com tanta maestria sobre o que propôs.
Em cada página um novo pensamento, uma nova reflexão aflora, deixando o livro sem ordem cronológica e ao meu ver ainda mais sensível.
É uma viagem pelo inconsciente do semi heterônimo e me ponho em risco ao dizer que, uma viagem pelo inconsciente de Fernando Pessoa.
Sensível, forte, reflexivo e extremamente inquietante é o livro desassossego, um relato da vida e do que se percebe sobre ela.

?Porque eu não sou nada, eu posso imaginar-me a ser qualquer coisa.?

Mile46 13/09/2022

Difícil e poético
É um livro do semi-heterônimo do Pessoa, Bernardo Soares. É muito difícil de ler, a linguagem é da época, além de ser em forma de anotações, como se fosse um diário do Soares, em que ele devaneia em muito momentos, isso torna a leitura difícil, mas ele também faz reflexões bem pertinentes e o livro é bem poético.

MirzKr 30/01/2024

Um livro muito bom, recheado de reflexões e trocadilhos que dão um toque especial para a leitura. Recomendo!

Pam 26/12/2023

Bem desassossegado, muito desassossego, realmente bastante desassossegante, me senti desassossegada.

Viferoli 25/12/2023

Não é que o livro é ruim, só não foi pra mim. A escrita tem sua importância e seu impacto, mas os assuntos de alguns trechos não me fizeram ficar deslumbrada.

Emy 26/11/2023

Perfeito
Eu sou completamente apaixonada por FP. As pessoas deveriam dar uma chance as escritas e a vida do Fernando Pessoa.
É um heterônimo extremamente melancólico, depressivo e pessimista, em muitas passagens eu me senti no lugar no Bernardo Soares, e tudo que ele sente e pensa, por mais melancólico que seja, é extremamente real.

Juliano 26/11/2021

Persistência, Pessoa e Pensamento
Fernando Pessoa é, quiçá, o maior poeta que escreveu na língua portuguesa. Apesar de sua poesia ser deveras densa, Pessoa explora até o limite cada sentimento, seja de amor ou de angústia. Cada detalhe nesta obra é fenomenal, mostrando o personagem Bernardo Soares, tal qual julga ter uma posição insignificante, mas que em si, possui estes inúmeros pensamentos sobre todos os temas. Esta obra é como se Pessoa colocasse no papel todos seus pensamentos que lhe viesse à mente. Atribuo nota 4 pois acho que a obra é extensa e, quem sabe, poderia ser dividida em dois livros, separando os temas de forma mais lógica e de fácil seleção pelo leitor. Ademais, na persistência, busquei absorver parte do pensamento deste gênio que foi Fernando. Não sei dizer quantas vezes, lendo este livro, me vieram pensamentos e reflexões sobre a vida, no que toca as diversas abordagens feitas no livro.

bella 05/03/2023

Pela boca morrem o peixe e oscar wilde.
Sendo bem sincera, não foi uma leitura prazerosa. acredito que o prazer da leitura está no alento que ela gera, e nesse caso, toda entrada ficou martelando na minha mente por pelo menos uma semana. o desconforto dessa obra é que faz ela ser o que é: um livro do desassossego.
*o título dessa resenha foi retirado da entrada número 470

Ali 20/02/2023

Linguagem difícil em?
Nossa minha cabeça fritou do início ao fim dessa leitura. Gastei mais de um mês pois tinha que ler com muita calma. Mesmo sendo um livro muito profundo não me trouxe grande impacto. Foi muito difícil a leitura.

crenanrocha 24/01/2023

????????
?Sou os arredores de uma vila que não há, o comentário prolixo a um livro que se não escreveu. Não sou ninguém, ninguém. Não sei sentir, não sei pensar, não sei querer. Sou uma figura de romance por escrever, passando aérea, e desfeita sem ter sido, entre os sonhos de quem me não soube completar?

Leandro676 01/03/2024

Desassossego
Meu primeiro contato com Fernando Pessoa, é incrível. O livro é composto por vários textos, de diversos assuntos, que nos fazem refletir. Não é uma história; você pode abrir em qualquer página e ler. Recomendo!

Thayara.Passos 01/03/2024

Um completo desassossego.
?O único modo de estarmos de acordo com a vida, é estarmos em desacordo com nós próprios. O absurdo é o divino.?

DD 21/05/2021

A sensação que tive é que era um diário, não um livro de um conto propriamente dito é cheio de pensamentos desconectos da vida cotidiana, é fácil com a leitura se aproximar de quem foi o autor, que ao meu ver apesar do pessimismo muito é sensível (não que uma coisa impeça a outra). Me vi em vários trechos, e quis estar em outros, minha primeira visita a Fernando pessoa mas com certeza não será a última." O meu corpo era um grito latente. O meu o meu coração batia como se falasse"

1 | 2 | 3 | 4