Feliz Ano Velho

Feliz Ano Velho Marcelo Rubens Paiva

Resenhas - Feliz Ano Velho

Ellen 26/01/2024

"As pessoas não entendem o que é a morte porque a morte não é pra ser entendida, é pra ser apenas a morte."

Michelle B. 24/01/2024

Via real
Um relato da vida real, com muitos pensamentos do autor sobre a situação que está vivendo e com pitadas políticas.

Bella221 21/01/2024

Não sei
O livro é uma autobiografia do Marcelo Rubens Paiva (eu nem sabia quem ele era).
Achei que seria mais uma história de superação e que no final teríamos uma lição pra aprender e um ensinamento pra guardar, mas o livro me deixou um pouco entediada.
O cara é machista e racista o tempo todo. E cita coisas do passado do nada e depois volta pro "presente" como se nada tivesse acontecido e o passado acaba ficando sem nexo.
Não gosto de julgar biografias porque acho difícil opinar sobre a história de vida de alguém. Mas só queria dizer que o jeito como foi escrito, não me agradou muito.

leomnds 19/01/2024

Por que fui ler isso?
Olha, este livro até pode ter feito sucesso na época em que foi lançado, mas hoje em dia não convence mais. Ele tem partes boas, como a passagem pelo hospital e a recuperação. O problema é que o resto do livro é basicamente ele transando com alguém, e eu não aguentava mais ler a mesma coisa repetidamente. Tudo bem que um jovem pode ter uma vida agitada, com muitas namoradas diferentes aos 20 anos e vários relacionamentos, mas isso foi exagerado demais. Cheguei ao fim do livro e não aguentava mais continuar. Já estava com vontade de vomitar a cada história que ele contava.
Além disso, não posso ignorar o racismo explícito presente neste livro. O autor chama pessoas negras de "crioulos", o que me causa uma revolta. Ele também é totalmente desrespeitoso com uma mulher que cuidava dele, revelando-se um machista. Os comentários horríveis sobre mulheres são lamentáveis.
Se você está buscando um livro sobre um jovem que se envolve com várias pessoas, fuma maconha, não trabalha, é burguês, racista, machista e acaba em uma cadeira de rodas, então este é o livro certo para você. Acho que hoje em dia Marcelo seria um Esquerdo - macho, como dizem.

Pc 12/01/2024

Com o racismo, machismo e sexualização, poderia facilmente ser confundido como um livro do Bukowski.
Mas o livro vai além disso, é um livro que te transporta para outra época, que te faz vivenciar mentalmente uma tragédia. É angustiante! Mas a forma como foi escrito, faz a leitura torturosa ser fácil.

Giacomelli 11/01/2024

Como um bom livro pode envelhecer mal!
O livro de Marcelo Rubens Paiva certamente impressionou os leitores, especialmente os mais jovens, naqueles idos anos de 1980. A linguagem leve provavelmente alcançava o ouvido dos jovens de uma maneira macia, e os fazia se sentir pertencentes àquela narrativa. Imagino, também, que a temática gerava bastante curiosidade ? um jovem, universitário, popular, que, num repente, no período auge de sua vitalidade juvenil, por causa de um acidente estúpido, perde os movimentos do pescoço pra baixo. Isso, em final da década de 70. Em meio a tantas revoluções culturais, sexuais, de comportamento. E também em meio a anos de tanta repressão ditatorial em nosso país. Esse breve argumento deve ter criado no público à época da primeira edição de Feliz Ano Velho uma curiosidade quase sádica, e voyeurista. Outro tema que deve ter inspirado a curiosidade é a história pregressa do autor e sua relação com seu pai, deputado morto pela ditadura militar. À época de sua publicação acontecimento ainda sem explicações, sem um veredicto. Um sumiço misterioso. Será que Marcelo vai expor nesse livro algum segredo que ainda não conhecemos sobre o assassinato do pai? Todas essas questões, ao lado de muitas mais, fizeram deste livro um best seller. Um livro com um Jabuti em seu currículo. Mas, apesar desse motivador enredo, o autor nos apresenta, em seu personagem principal ? ele mesmo ? características bem pouco dignas de louvor ? pelo menos hoje em dia. O personagem obviamente cativou e inspirou a identificação em muitos jovens de sua época, mas com o olhar distanciado dos dias atuais, com uma lupa de aumento apontada para alguns pontos da trama, podemos encontrar expressões e passagens que precisam ser discutidas, criticadas e repensadas. Expressões e passagens essas que entre os jovens dos idos anos 70 poderiam passar como naturais, hoje nos parecem amplamente questionáveis. O personagem, durante sua narrativa, por vezes, dispõe de termos homofóbicos, racistas, misóginos, machistas, etaristas, e por aí, vai. O que causa uma sensação de estranhamento nada positiva no leitor da atualidade. O incômodo nos pega desprevenidos e de surpresa ao virar da página. Em termos chulos, desnecessários, ou mesmo na forma de piadinhas sem graça, que não ajudam em nada na narrativa da história. Outro ponto negativo é a hipersexualização das mulheres em alguns momentos. E justamente vinda de um personagem que se defende em vários momentos como não machista, ou, talvez, menos machista que a maioria dos outros caras. Próximo às últimas páginas do livro, o autor nos entrega a descrição de uma cena de sexo que poderia estar em qualquer um desses antigos livros pornográficos de banca de jornal. Pornografia pela pornografia? A princípio me pareceu, mas ao final do livro, parece que ele quer fechar a ideia dizendo que pessoas com deficiência também transam e sentem prazer. Essa mensagem é legítima e importante, mas poderia ter sido passada com um pouco mais de delicadeza em sua escrita, sem tornar-se pornográfica, mas erótica, nos termos e ações. Por essas e outras, eu digo que o livro envelheceu mal para os nossos tempos, para os nossos novos olhares e as nossas novas formas de encarar o mundo. Aquilo que era naturalizado na década de 70 e 80, hoje nos causa estranhamento e é objeto de crítica. No mais poderia afirmar que um dos pontos positivos do livro talvez seja justamente ele se tratar de um documento desta época, um documento de como os jovens se comportavam, como os jovens se comunicavam, com o que se identificavam. Como algumas expressões que hoje nos são claramente preconceituosas, eram tratadas com naturalidade naquele tempo. E também outro ponto positivo da história é demonstrar e mostrar, assim como um documento, várias facetas da época, como os festivais de música, as mudanças políticas do país, os discos que estavam sendo lançados, a cara dos artistas da época e o comportamento dos jovens em geral.

Em resumo, o livro aborda temas sensíveis e controversos da década de 70 e 80, como a questão da deficiência, as revoluções culturais e comportamentais, além da relação do autor com seu pai, vítima da ditadura militar. E minha principal crítica em relação ao livro é em relação à forma como certos temas são abordados na narrativa, especialmente no que diz respeito a termos e representações consideradas problemáticas nos dias de hoje. É  fato a importância de se analisar obras literárias à luz do contexto atual e questionar como certas abordagens podem ser impactantes para os leitores contemporâneos, mas o livro ainda guarda sua relevância sendo encontrado em diversas listas de ?livros para compreender a década de 70?, ou ?livros para saber mais sobre o período da ditadura no Brasil?. Aliás, foi assim, através de listas como essas, que me interessei por sua leitura. A reflexão sobre a evolução das perspectivas e valores ao longo do tempo é essencial para compreendermos o impacto das obras em diferentes épocas. Parece que o livro ainda desperta debates significativos sobre sua relevância e representatividade nos dias atuais. É interessante observar como a literatura pode servir como um documento histórico, refletindo as transformações sociais e culturais ao longo das décadas.

Achoqvitoria 02/01/2024

Péssimo
Esse livro narra a história de Marcelo Rubens Paiva que após um mergulho mal sucedido acaba ficando tetraplégico aos 20 anos. Entendo que o autor tenta passar a história de forma descontraída. Mas, acaba errando com frequência essa escolha ao praticar gordofobia, homofobia, racismo, machismo e principalmente sua sexualização ao extremo sobre mulheres. Isso pra mim foi algo marcante, e me vi em muitos momentos durante a leitura com nojo de homens como ele que só enxergam mulheres como um buraco para transar. Tento dar certa relevância pois foi publicado em 1982. E entendo que naquela época todo e qualquer tipo de preconceito era maior. Porém, não faz sentido voltar pra regressão ao ler esse livro.
Um ponto importante citado, foi a ditadura militar.
Ele sendo filho do ex- deputado federal teve o pai sequestrado em sua residência e desaparecido para sempre. Então sua mãe, criou seus 5 filhos sozinha.
Luciana.Uchoas 02/01/2024minha estante
que Chernobyl que você enfrentou hein

elen5 02/01/2024minha estante
Li esse livro por causa do vestibular e sofri o mesmo tanto q vc

aline577 26/12/2023

Então?
Sinceramente alguns momentos do livro tive dificuldade de me afeiçoar com o autor, muito em questão do período que foi escrito, a idade do autor e a classe social dele. Por causa disso acabei achando alguns momentos do livro cansativos e desnecessários, mas sei que é um livro autobiográfico. Cada ser humano vê a vida de sua própria maneira e naquela época era assim que Marcelo via.

Sam 17/12/2023

Da primeira leitura à releitura
A primeira vez que eu li esse livro foi em 2019, em pleno período de pré-vestibular, leitura obrigatória e afins. Peguei pra ler despretensiosamente e lembro de ter achado o livro um máximo, sensacional. Nunca tinha lido nada desse tipo, sempre fugi de biografias e coisas do gênero, mas, surpreendentemente, esse livro tinha me feito ficar encantada.
Esse ano, consegui comprar o livro que tinha gostado tanto, para finalmente tê-lo na estante. Aproveitei para relê-lo, jurando que ia me trazer aquele mesmo sentimento da primeira leitura. Doce Ilusão.
Não entendi o que me impressionou tanto naquela época que não consegui ver agora. Pelo contrário, percebi coisas que achei até problemáticas em certas partes, mas entendo que são reflexos de uma sociedade dos anos 70/80.
Apesar disso, achei curioso viver a experiência da releitura, observando o contraste entre minha primeira impressão e a de agora.

Laris 05/12/2023

Um livro que não dá pra explicar
Uma das coisas que sempre me chamou atenção na história do Marcelo é o senso de humor que ele fez questão de colocar no livro... ele lidou com uma situação extremamente delicada da vida pessoal de uma maneira que só se deve ser elogiada e enaltecida.
Principalmente pra um garoto tão jovem como ele era.
Eu amo esses livros que nos fazem entrar dentro das casas, clínicas, hospitais, dentro de (cenas quentes ?), e narrativas que nos fazem sentir aquilo que o personagem sentiu mesmo não sabendo 🤬 #$%!& nenhuma do que é viver aquela vida.
Eu gostaria que todas as pessoas na face da Terra pudessem ler as palavras do Marcelo. De verdade
EsterdAnjos 05/12/2023minha estante
Até q enfim alguém achando o mesmo que eu desta obra

Andressa792 26/11/2023

Feliz ano novo é um livro impactante
Feliz ano velho é a biografia sobre o acidente do jornalista Marcelo Rubens Paiva, que se tornou paralítico após um acidente em sua juventude. A gente consegue vivenciar com ele como era ser um jovem sem deficiência e o pós acidente, como ele precisou se reinventar. É um livro incrível e que nos faz repensar muito.

Hisla Grillo 25/11/2023

Nele há até algumas passagens bem escritas.
E dá pra aprender um pouco da sua experiência,
mas é demasiadamente imaturo.

lcsfagundes_ 20/11/2023

Lendo umas resenhas aqui percebi que muitos encararam o livro com anacronismo. O livro foi escrito na década de 80, óbvio que vai ter falas preconceituosas, a sociedade era preconceituosa.
Tirando esses pontos é uma leitura muito boa, o Marcelo era aventureiro e namorador e tenta levar a vida com humor mesmo depois do acidente.