Feliz Ano Velho

Feliz Ano Velho Marcelo Rubens Paiva

Resenhas - Feliz Ano Velho

Rafa 18/09/2023

O autor relata o seu acidente - que o deixa tetraplégico - e o processo de recuperação. Quem não conhece a figura de Marcelo fica na expectativa em saber se ele se recupera ou não. Em meio a essas memórias, o autor faz memórias de outros tempos de sua vida sem realizar uma trajetória lógica e linear em relação ao tempo. Essa estrutura fragmentar de narração imprime um estilo poético aos eventos de sua vida.

kas.amaro 05/09/2023

É um livro bom, o escritor é um tanto jovem e imaturo, o que não torna a leitura menos agradável, o garoto tem um bom senso de humor, o período histórico é algo que nos leva também para aquela época onde se passa tanta coisa importante...

bebs 05/08/2023

A maneira que o autor escreve o livro realmente é bem atrativa e entendo o porquê de ser um livro tão consagrado, até mesmo o favorito de muitos, mas acredito que ele tenha alguns problemas que me incomodaram.
Não sei se a vida do Marcelo foi exatamente assim como ele descreveu, mas em certos momentos senti que ele deu algumas exageradas que deram um ar meio arrogante à sua pessoa. Tirando isso, o livro me trouxe alguns bons ensinamentos e também ajudou um pouco a conhecer como é o cotidiano de uma pessoa tetraplégica, que, diga-se de passagem, não é nada fácil.
Recomendo bastante, talvez o livro funcione melhor para outros, mas de qualquer modo foi uma leitura que me agradou.

Amanda 28/07/2023

Já tinha lido esse livro antes e minha opinião sobre ele não mudou muito. É um bom livro, bem escrito, flui bem, consegue colocar leveza em um assunto difícil e por ser autobiográfico, você lê sabendo parte do que vem depois. É agridoce, não sei se consigo encontrar uma definição melhor
#MLI2023

Leila 23/07/2023

Conhecimento é poder
Feliz Ano Velho - Marcelo Rubens Paiva, 268 páginas.

4 ? no Skoob

Esse livro conta a história do autor, que sofreu um acidente em 1979, ao mergulhar de cabeça em um lago raso e fraturar a C5, vértebra cervical (região da nuca), e sofrer uma lesão na medula. Ele tinha vinte anos na época.

Marcelo nunca ouvira falar do perigo desse tipo de mergulho. O livro retrata sobre como era sua vida de jovem universitário e os desafios de se tornar tetraplégico após o acidente.

Esse livro é uma prova de que conhecimento é proteção!

Só a título de informação:

Fratura de C1 a C3: possível morte
Fratura de C4: movimento do pescoço
Fratura de C5: movimento do ombro e braço
Fratura de C6: movimento de antebraço e punho
Fratura de C7 e C8: movimento das mãos e dedos.

@Marverosa 23/07/2023

Verdade explícita, mas vencido no tempo
A força do livro se dá na verdade com que autor revela sua experiência: sem filtros. A linguagem arrojada é certo toque de ironias e humor.

Mas no geral, soa como um desabafo de uma mente jovem e imatura jorrando seus pensamentos perante ao acidente que lhe ocorreu.
Vale pelas descrições médicas, algumas imagens e reações do paciente aos procedimentos da época (pouca coisa mudou desde então?).

Agora, a narrativa e permeada de pontos críticos: machismo, racismo, gordofobia, preconceitos de classe, sexualização da figura feminina, e uma visão até certo ponto limitada, visto que fica claro que ele teve acesso à bons serviços para a época.
Há uma mistura imprecisa quanto à narrativa do pai, que desloca também da história. Uma defesa política de esquerda, teórica, mas não praticada pelo personagem, que parece não fugir muito do egocentrismo.

Concordo com os comentários, personagem e autor se confundem, e espero que tenha amadurecido. Mas no contexto atual, muitos pontos o livro cansa e é enfadonho.
Vale pelo exercício de linguagem.

Sofia136 19/07/2023

Uma leitura espetacular!

Feliz ano velho conecta o autor pós o acidente, com o Marcelo de antes com o leitor. Após ler o livro sinto até um pouco amiga de Marcelo.

Nath 19/07/2023

Forte
Uma experiência muito boa. Foi uma indicação do meu pai (segundo ele, a única e melhor leitura da vida dele rs), foi forte, cativante, e tocante.

Vieira 13/07/2023

Show de bola
Gostei demais! Tô até sem palavras. Quero ler tudo que ele já escreveu, tudo que ele recomenda. Inclusive, o do Gabeira é o próximo que vou ler. Ao som de Tropicália. Obrigada, Marcelo S2.

hel 11/07/2023

Traz reflexões, mas...
A narrativa do livro é bacana e envolvente, senti-me como se estivesse lendo o diário do Marcelo Paiva.

entretanto, a sexualização absurda de basicamente todas as moças da história provocou-me muito incômodo, ainda mais quando o próprio autor no livro critica "machistas"; beira a hipocrisia. há também preconceitos de raça, orientação sexual e corpos gordos. porém, levando em consideração o contexto da época em que foi publicado, juntamente com a idade e círculo/classe social do autor, torna-se compreensível tudo que citei acima.

no mais, a obra causa reflexões sobre deficiência física, ditadura e até mesmo o nascimento do PT e Lula. portanto, considero uma leitura válida.

Milton 06/07/2023

Relato incrível
Dentro de meu repertório, por alguma razão eu gosto de buscar sempre ler/assistir obras que retratam a juventude. e poxa, o marcelo consegue fazer isso tão bem através de sua escrita fluida e descontraída!!

as críticas tecidas ao livro (preconceitos escancarados como o racismo, o machismo, o sexismo, a xenofobia, a homofobia e etc) são absolutamente justas, é triste demais ver o preconceito em qualquer forma e vemos isto a todo o instante neste livro. mas acredito que é preciso ter claro a mentalidade massiva daquele tempo, isto é, um comprometimento absoluto com a verdade, sem ficar maquiando o que o autor de fato pensava, e eu acho isso bacana enquanto retrato do que foi o pensamento juvenil da época. todavia, é absolutamente importante ler este livro somente se tiver uma certa maturidade para discernir com nitidez o preconceito, mesmo sob suas formas mais veladas, para então, discutir e por em pauta todo esse pensamento atrasado.

"feliz ano velho" me disse o que eu precisava ouvir, a lição que ele me deixa sobre entender que o que já foi, está para trás, pode parecer óbvia e até repetitiva, já que ouvimos a vida inteira que não adianta chorar pelo leite derramado. mas foi somente aqui, ao ter essa ideia exposta de uma maneira didática, que eu pude de fato absorver e guardar para mim esta lição. eu precisava ouvir sobre a metáfora da escada.

marcelo, muito obrigado pelo seu relato.

Elanyy 01/07/2023

Feliz Ano Velho
Por ser um livro autobiográfico, o livro trás as histórias da visão do próprio autor sobre sua perspectiva de vida após o acidente que lhe deixou paraplégico. São recorrentes algumas histórias da sua adolescencia e infância, também como a história do seu pai, que foi um militante ativo da época da ditadura aqui no Brasil.
As passagens sobre a história do seu pai e suas reflexões sobre esse período realmente valem a pena de serem lidas, mas, sinceramente, são umas das únicas partes que se salvam do livro. Claro, levando em consideração que o livro é da década de 70 e foi escrito quando o autor era jovem, a sexualização escrachada de praticamente todas as mulheres do seu convívio foi algo que me incomodou durante toda a leitura.
Sendo assim, não é uma leitura totalmente perdida ou que não recomendaria, mas é um livro que iria valer mais a pena se fosse editado e retirassem essas partes desnecessárias, que não influênciam em nada na história.

Maria.Eduarda 29/06/2023

Não sei como me sinto em relação a esse livro. Ao mesmo tempo que enquanto lia me sentia viciada, quando terminava não queria mais voltar - acredito que seja pelo modo ?diário? em que é escrito, não me prende. Apesar disso o considero interessante, tem partes muito engraçadas e outras muito tensas. O ponto forte pra mim foi a maneira como ele narrou a história, o livro todo parece uma grande conversa/desabafo do autor com o leitor.

Gabriele230 27/06/2023

Esse livro eu comecei sem nenhuma expectativa de que ele fosse bom ou que eu de alguma forma fosse terminar, mas me surpreendeu quando eu não conseguia solta-lo, ele me fez pensar muito sobre a vida e sobre minha relação com minhas pessoas favoritas e isso me deixou muito intrigada.