Rádio Silêncio

Rádio Silêncio Alice Oseman

Resenhas - Rádio Silêncio

Yarlawatanabe 24/03/2024

É.. bem mais ou menos
No começo gostei muito da história, pq achei que se tratava de algo diferente. Essa questão da Frances(narradora) ter a divergência de papeis, a Frances chata da escola e a real Frances que gosta de arte e escutar o esquisito podcast do University City. Foi um conflito bom e que me prendeu bastante, mas infelizmente durou pouco pq logo depois percebi que a história não se tratava dela mas sobre a vida de seu melhor amigo Aled.
Chegou num ponto da história que fiquei até estressada pq o livro se passa num curto período de tempo, então a protagonista remói muito tudo e perde mais tempo tentando entender do que realmente entendendo.
Aled é um adolescente comum e com problemas comuns, mãe tóxica, irmã mais velha que se muda de casa, responsabilidade com os estudos e questões amorosas. Absolutamente nada demais, apenas temas comuns, já saturados. A única coisa que poderia ser interessante sobre Aled era o Podcast, o mundo de University City que ele criava e era sua válvula de escape, mas é um bando de ideia sem pé e nem cabeça.
Pelo menos gostei dos personagens, apesar do drama meio forçado, eles são fofos e sensíveis. Talvez se eu tivesse lido esse livro a uns 10 anos atrás poderia ter sido
melhor.

yukari7 23/03/2024

Gostei. no fim acho que a proposta do livro se tratava de algo diferente do que eu esperava. na real, n sabia mt sobre o livro. fui com a ideia de que ia me identificar muito e ia pirar com a escrita de tão boa. n foi tão tão assim. foi uma boa leitura, rápida e fluída, mas diria que fui esperando demais. a linguagem é rápida e leve, mas senti um tanto de raso nisso. senti que algumas coisas só foram abordadas de forma muito nsei, jogada e pouco aprofundada. n esperava um puta aprofundamento, mas sinto que em alguns momentos tinham detalhes um tanto desnecessários que podiam mt bem terem rendido um desenvolvimento a mais. ou sla, eu n me importaria de ler umas páginas a mais p certas coisas serem abordadas de uma forma melhor, n só soltas no ar. acho que no final eu me incomodei com o fato dos acontecimentos serem convenientes demais, mas é a proposta do livro...n é uma história de grandes "tragédias", no fim td tem que dar certo... de resto, curti a leitura. li no metro e no onibus pq a leitura é realmente mt fluída e viciante. vc quer ler até acabar e pronto. me empolguei, me emocionei, me identifiquei, e vibrei com os personagens, recomendo.

Lgia.Moreno 23/03/2024

Olá. Espero que alguém esteja ouvindo...
Eu amei.
A história é narrada por Frances Janvier, e tem transcrições de trechos do podcast Universe City. Esse podcast é criado por um estudante anônimo, e o nome faz referência a 'University'.
Frances acaba descobrindo quem é o criador, e ele a convida para fazer parte do podcast por causa das fanarts que ela postava no Tumblr.
A trama vai ficando cada vez mais pessoal, o que torna tudo mais interessante. Os personagens são bem estruturados (um deles é uma pessoa horrível, diga-se de passagem. Odeio ela).
Frances e Aled se tornam melhores amigos. Gostaria muito que tivesse o ponto de vista do Aled, mas amei a narração mesmo assim.
O podcast é incrível.

Gai 23/03/2024

Como eu temia, não me apaguei muito ao livro por conta da idade das personagens e seus problemas não me afetarem. Mas eu gostei do suspensezinho da história e de entender que a história não era sobre a protagonista, ela só tava vendo a vida de outra pessoa, gostei desse estilo de narrativa

Bisbella 23/03/2024

Rádio Silêncio ? Alice Oseman
"Rádio Silêncio" de Alice Oseman é uma emocionante história sobre amizade, amor e autodescoberta. A trama gira em torno de um grupo de amigos que criam um podcast para explorar questões pessoais e enfrentar desafios emocionais. Com personagens cativantes e temas relevantes, o livro aborda a importância da comunicação e do apoio mútuo. A narrativa envolvente de Oseman oferece uma reflexão sensível sobre as lutas internas e externas que muitos jovens enfrentam.

Clara4008 23/03/2024

Ódio
Não sei o motivo de eu ter comprado isso, ele é horrível, pior livro que já li, não me prendeu, achei uma leitura horrível e quase queimei o livro de raiva por ter gastado meu dinheiro nisso

Kaio217 23/03/2024

Um livro MARAVILHOSO em toda sua extensão, um livro que envolve uma narrativa que te prende e de deixa imersivo na história, personagens cativantes e legais. Esse livro consegue mexer com os teus sentimentos de uma forma tão grande, ver a história do aled, ver como tudo dele era tão mais profundo e interessante foi muito legal!??

torino0 21/03/2024

~_~
Estava com muita expectativa e levei um tombo.
eu esperava que fosse uma leitura mais dinâmica e instigante, mas é morna, lenta e monótona (no bom sentido, já que da uma sensação de tranquilidade).
há personagens amáveis aqui, mas nenhum tem um desenvolvimento tão legal ao meu ver, acho a relação dos protagonistas fofa, porém um pouco difícil e fiquei com muita dó da frances durante a leitura, ela é muito boa pra ter perdoado todos e ainda pedido desculpas! foi uma leitura tranquila mas zero emocionante, final meio corrido e sem solução, enfim, culpa das minhas expectativas

Stella.Samires.S.A 21/03/2024

As vezes aquele que está em silêncio está gritando...
O meu sentimento com esse livro é uma confusão, de alguma forma enquanto lia não conseguia mais parar, tinha dúvidas que queria a resposta e lia para ter elas, mas ao mesmo tempo não parece um livro que voltaria a ler. Gosto como algumas questões são abordadas, a pressão em cima dos estudantes pra tirarem notas boas para provarem ser inteligentes e o quanto isso é sufocante e sem sentido, como somos pressionados a acreditar que só teremos futuro se fizermos faculdade e meio que ficamos cegos para qualquer outra opção. E mesmo que grande maioria dos personagens principais tenham me irritado, não me impede de gostar deles. Contudo mesmo assim me deixou um sentimento de frustração, como se de alguma forma faltasse algo.

Isabela 19/03/2024

Personagens reais, tangíveis, sensíveis
Não vejo outra nota que não seja 5 estrelas
Narrativa fluida, personagens com os quais eu me importava muito, o que acontecia com eles sentia como se acontecesse comigo, senti cada trecho, cada linha, tudo lindo
Amei a mãe da frances e LINDA a amizade entre frances e aled, e como foi bom ver isso sendo construído, real e bonito ver que as relações são difíceis mesmo, temos medo, dor, raiva, ao mesmo tempo em que gostamos do outro, queremos estar perto e longe, e com tudo isso, o amor não tem que doer. Lindo, emocionante, tocante, absurdamente sensível

E toda a construção de radio silêncio mds!!!!!! A forma como a autora fez o universe city ser um grito do aled, ser uma tentativa de ajuda, de fato um pedido "sombrio e desesperado de socorro"
A autora criou personagens tão palpáveis, tão tangíveis, com sentimentos reais, falas reais, e não houve nada que eu n tenha gostado. Outro ponto INCRÍVEL foi ela ter mostrado todo mundo na superfície, ter mostrado como julgamos rápido, e mostrar que na verdade todo mundo tem muitas camadas, algumas são so pessoas ruins mesmo, e outras, estão so interpretando um papel em que não se enquadram. Bom, bom e bom, fala de vaaaaarios temas, desde relação abusiva e como é difícil sair disso, pressão social no quesito faculdade, lidar com as expectativas alheias, e ser um adolescente quase adulto. Acho q tudo me tocou muito pq eu estou na mesma fase da protagonista e sou parecida com ela em alguns muitos pontos. Terminei a leitura agora mas ja estou com saudades do Aled e da Frances, queria muito dar um longo abraço nesses fofinhos e segurar suas mãos ??

Heringer1 19/03/2024

A Bíblia sagrada para homossexuais indecisos e pateticos
Alice Oseman é capaz de escrever um livro ruim que não toque o fundo da minha alma? ao que tudo indica, não!

Amanda.Boufleur 18/03/2024

Gostei do livro, não é um dos meus preferidos, mas acredito que toda leitura valha a pena.
Li bem rápido (4 dias), leitura bem fluida! Foi difícil de engrenar no começo, mas da metade pro final só foi!
História sobre autodescobrimento e abusos! Recomendo!

Brenda 17/03/2024

Sim
Primeiro livro q leio todo da autora e devo dizer que eh muito bom não sei se eh o melhor dela mas com certeza eh um ótimo livro, eu engatei muito na leitura depois de alguns capítulos e esse livro específico era algo que eu tava guardando pra ler agora no ano pré vestibular, e me deu muito conforto com certeza, eu ainda não sei se o que quero vai ser o que vou fazer mas fico feliz de saber que ela vai conseguir seguir em frente mesmo não estando na faculdade eu tenho medo disso sabe, me dá esperança de ver toda essa nova perspectiva. me identifiquei horrores com a France, me sinto como ela na escola mesmo que seja de um modo diferente, ela é uma querida pra sempre no meu coração, e ver como tudo terminou me deixou de coração quentinho

blueseason 17/03/2024

Simplesmente meu livro favorito tá? me identifiquei tanto com o aled e a frances, principalmente com o aled. a demissexualidade dele, a forma que ele lida com as coisas, só uau k aled last você é literalmente eu

mareduna 17/03/2024

Na primeira metade da leitura me senti mt esquisita como se tivesse lendo páginas e páginas de uma conversa constrangedora e tb não senti muita dinâmica no enredo

mas na segunda metada (a qual eu li em uma manhã) houve todo um dinamismo de drama, choro, fuga e perguntas respondidas. a cena da frances com aled na boate no final me quebrou muito

e final foi o melhor possível para todos, gostei bastante!!