Rádio Silêncio

Rádio Silêncio Alice Oseman

Resenhas - Rádio Silêncio

Gabi Ju 01/07/2022

5 anos atrás eu teria adorado (eu acho)
A expectativa estava grande, tipo, grande mesmo! E a realidade foi que eu quase dormi durante toda a leitura. Tédio me dominou o tempo todo. Não consegui gostar dos personagens, achei todos extremamente superficiais. Os temas abordados são ótimos, mídia invasiva, abuso psicológico doméstico, pressão estudantil... mas faltou o tempero que eu procuro nos livros, a famosa encheção de linguiça que agrega na imersão.

O que mais me irritou foi a obviedade das coisas e ninguém vendo nada. Supostamente são nerds, certo? Extremamente inteligentes, deviam pelo menos saber olhar fora da caixinha de vez em quando. Desde a primeira página que mostrava o primeiro episódio do podcast já era óbvio que se tratava de alguém passando por um momento difícil e queria ajuda, óbvio e eu nem sou nerd kkk. February Friday? Pelo amor, não é possível que só eu entendi sobre quem era logo quando mostrou trechos das cartas. Histórias são feitas de pontinhos, e nessa aqui é bem fácil ligar eles.
A Frances precisa de um chá de "se toque" e parar de ser cachorrinha dos outros. Pelo amor guria, bota um cropped e reage. Fica chorando por aí porque seu amigo colocou a culpa em você por uma coisa que nem foi sua culpa de verdade? Ah meu poupe.
Frustração atrás de frustração. A mãe do Aled é um lixo desprezível de pessoa? Sim, mas cadê o conteúdo, aquela parte onde mostra um pouquinho mais. "Ela sempre foi assim", ok... por que? O que é que rolou no passado? Eu PRECISO dessas informações pra aproveitar e me conectar com a história.
Esse final entrou pra lista dos "tudo acontece nas últimas 50 páginas".
Oi, mãe da Frances? Obrigada por ser uma personagem legal :3

Têm muitos pontos na história que dá pra tirar e parar para refletir, mas o que eu mais aprendi é baixar minhas expectativas porque eu posso passar MUITA raiva e tédio. Minha paciência pra adolescentes se esgotou, real oficial, essa aqui foi a gota d'água kkk.
Surtei muito aqui: @gatubooks ;)
.fer.nan.da 13/07/2022minha estante
Concordo plenamente contigo

bili 01/11/2022

O ACLAMADO
Aled, o menino quieto do ensino medio que a gente viu em heartstopper, agora faz um podcast (e tem um cabelo rosa).Daria TUDO pra ouvir os episódios de universe city.

Apesar de tudo o protagonista dessa história não é ele e sim Frances, uma garota que apesar de muitas vezes se descrever com esquisita/estranha é uma personagem muito fácil de se identificar.

O livro trata justamente da amizade desses dois e todos os altos e baixos que passam tanto juntos quanto separados. Além disso tem toda a diversidade que a Alice sempre entrega nos livros incríveis dela
lau.jesus 01/11/2022minha estante
mdsss amo demais esse livro

marianaaaaaa 24/11/2022

Ola, alguém está me ouvindo?
Radio silencio esta longe de ser um livro de romance adolescente clichê, é um livro para se indentificar na real, os capitulos são curtos tornando a leitura super fluida, ele tem diversos gatilhos, como depresão, problemas familiares, pressão escolar. A representatividade dentro dele tambem é maravilhosa, tem praticamente todas as letras da comunidade lgbtqia+.
acho muito dificil não se indentificar com alguém dentro do livro, isso que o torna maravilhoso. Sinseramente Alice entregou tudo em rádio silêncio. Muito bom, chorei, dei risada, fiquei surpresa, leiam, vale MUITO a pena.
Vi_menezes 24/11/2022minha estante
Linda amei

Atenasis 17/06/2022

Decepção
Olha sinceramente acho que eu tinha expectativas muito altas para esse livro e elas não foram nem um pouco cumpridas.

Acreditei que seria um livro que, como a maioria dos clichês, exploraria a vida adolescente, um romancezinho e um drama meio tosco mas que tocaria o coração e faria chorar. Não foi nada disso.
O início do livro foi bom de fato... Deixou aberto muitas coisas a serem exploradas no futuro, trabalhou bem com o suspense e o romance também. (Adorei que este livro usou mensagens de celular pra notarmos a aproximação dos personagens). Infelizmente parece que no meio a autora se perdeu e pensou ?não, mudei de ideia, não quero mais abordar o clichê?. E com isso ela só largou muito a ideia original (na minha mera opinião) e fez umas coisas que não foram desenvolvidas direito.

Eu sinceramente espera um grande desenvolvimento de personagens, demonstrando com avidez seus medos, sonhos, vontades, etc. Nao foi o que aconteceu, parece que ficou em segundo plano sendo que, na minha opinião, deveria ter sido o foco do livro. A personagens principal apenas muda drasticamente sem um maior aprofundamento e, ao invés de torná-la mais independente e confiante, a torna mais dependente de uma amizade (que eu achei muito fraca) e algum que fica pedindo desculpas toda hora achando que é certo.

Por fim, até a metade do livro eu estava disposta a dar 4 estrelas, porém com o modo que as coisas foram se concluindo eu abaixei para 2,5. Sinceramente não
recomendaria.
DANILÃO1505 17/06/2022minha estante
Parabéns, ótimo livro

Livro de Artista

Resenha de Artista!

camisss 14/07/2022

eu espero que alguém esteja escutando...
geralmente eu faço as minhas resenhas falando sobre o livro, o desenvolvimento dos personagens e tudo mais, mas dessa vez vou falar da minha experiência com ele

Eu me senti uma mistura de frances com o aled.

Sempre tive uma insegurança muito grande de ficar sozinha, é um trauma meu. O aled era solitário, por mais que tinha Daniel ao seu lado. E só depois de muito tempo ele teve a france. Então lendo isso me tocou muito!, mas foi de um jeito que eu não me senti sozinha e sim confortada.

Então esse livro por vários outros motivos se tornou muito importante para mim. Aled Last eu te amo muito meu garoto, e saiba, que eu estou te escutando.
Biagventura 14/07/2022minha estante
meu favorito pra sempre

nadiny5 18/11/2020

eu amo esse livro mais que tudo
segunda vez que eu leio e termino com os olhos cheio de lágrimas novamente, eu aprendi tanto com esse livro e contínuo aprendendo.
Obrigada Frances, obrigada Aled, obrigada carys entre tantos outros personagens e obrigada alice por esse livro perfeito capaz de mudar nossa visão sobre infinitas coisas.
Lary 29/12/2022minha estante
Quero ler os outros dela!

Kauã 13/07/2022

"Olá. Espero que alguém esteja ouvindo..."
QUE LIVRO!!!! A Frances e o Aled fizeram eu me apaixonar, ficar louquinho, sentir raiva e voltar tudo do começo, comparando com a outra experiência que eu tinha tido com um livro da Alice Oseman (Um Ano Solitário) sem duvidas Rádio Silêncio foi muito mais agradável, em alguns momentos fiquei um pouco entediado lendo porém rapidamente pegava o ritmo e me imergia dentro dessa história. A representatividade lgbt dentro do livro é muito diversa, tendo personagem gay, lésbica, bi, demi, pan... Além da protagonista ser birracial! Sério, foi uma das minhas melhores experiências literárias de 2022
Paula 14/07/2022minha estante
Esse livro é perfeito, simplesmente meu favorito.

novais.gio 04/09/2022

Olá. Espero que alguém esteja ouvindo.
Rádio Silêncio conta a história sobre Frances, uma aluna muito inteligente (e sua secreta obcessão por um podcast desconhecido), e Aled, outro aluno exemplar (criador do podcast favorito de Frances). A vida de Frances vira de cabeça para baixo quando descobre esse segredo, e muitos outros.

A história é muito viciante, capítulos curtos (que eu amo) e um certo suspense. Ela aborda temas como a demissexualidade de Aled, sua tensa relação com sua mãe, a grande falta que sente da sua irmã e sua dificuldade de se expressar. Já Frances, com toda sua vida sendo baseada nela se esconder atrás de suas notas, não podendo ser ela mesma.

Posso estar meio emocionado dando a nota desse livro (como todos os outrosKKK), mas admito que adorei o plot, já tinha minhas teorias e quando foi confirmado, surtei! Leia para descobrir.
uma pessoa inexistente 04/09/2022minha estante
LACROU DMSSSS

giovanna 08/10/2022

a esse ponto acho q a alice oseman poderia escrever sobre uma sopa de letrinhas e eu ainda leria e ficaria facinada.
entre a frances e o aled acho que o livro foi uma lembrança que querendo ou não todos somos dois, que o mundo nos obriga a ser dois.
que a familia nao se escolhe, mas o que faremos e onde chegaremos sim.
que a escola e o sistema corrompem e quebram crianças, e que as vezes nem todo mundo tem o mesmo sonho.
enfim, amo a alice oseman com todas as minhas forças e esse livro também
giovanna 08/10/2022minha estante
escrevi fascinada errado lol mals

joao366 29/09/2022

Rádio silêncio
Olá, espero que alguém esteja ouvindo. EU DEFINITIVAMENTE AMEI E FUI SEM EXPECTATIVA. me surpreendi demais, a leitura fluiu bastante e amei a escrita da Alice em um livro sem ser hq. Recomendo muitoooo, amei os personagens, as histórias e as trocas de mensagem, só leiam
art.leitor 05/10/2022minha estante
Esse livro e perfeito ???

lett 20/10/2022

se você estiver com medo do pós ensino médio...
rádio silêncio é incrível. ganhei esperando um romance fofo e bobinho e no final me deparei com um livro que retrata não só a manutenção das amizades em tempos de turbulência como também os medos enfrentados com o fim do ensino médio. se você ta na reta final do terceiro ano, esse livro é uma ótima sugestão de leitura. em diversos momentos da história me senti representada pelas personagens, que me fizeram torcer e chorar junto delas. só leiam.
lore 22/10/2022minha estante
ia falar q vc escreve resenhas mt boas daí lembrei o pq??minha futura jornalista?? eu leria suas matérias 10/10

paula.thieme 18/10/2022

com certeza esse foi um livro de conforto para mim. a cada página que eu lia ficava ansiosa para a próxima, recomendo muito para alguém que quer ler algo + leve
Gabriel 19/10/2022minha estante
Boi de gogar ma tera

Manu 15/08/2022

"Você sempre teve coragem suficiente para arder no fogo."
Não sei nem como começar, os personagens são muito bem desenvolvidos, tratando não apenas das questões dos personagens principais, mas também dá história e dos problemas daqueles personagens que não são o foco.

No começo eu não conseguia parar de sorrir a cada palavra, e ao final fiquei vidrada, indignada e curiosa com o que aconteceria.

Não esperem um romance, o livro trata da amizade e da possibilidade de ser feliz e encarar seus medos e as expectativas dos outros.

Alice Oseman é incrível.
Taylaind 16/08/2022minha estante