Rádio Silêncio

Rádio Silêncio Alice Oseman

Resenhas - Rádio Silêncio

camisss 14/07/2022

eu espero que alguém esteja escutando...
geralmente eu faço as minhas resenhas falando sobre o livro, o desenvolvimento dos personagens e tudo mais, mas dessa vez vou falar da minha experiência com ele

Eu me senti uma mistura de frances com o aled.

Sempre tive uma insegurança muito grande de ficar sozinha, é um trauma meu. O aled era solitário, por mais que tinha Daniel ao seu lado. E só depois de muito tempo ele teve a france. Então lendo isso me tocou muito!, mas foi de um jeito que eu não me senti sozinha e sim confortada.

Então esse livro por vários outros motivos se tornou muito importante para mim. Aled Last eu te amo muito meu garoto, e saiba, que eu estou te escutando.
Biagventura 14/07/2022minha estante
meu favorito pra sempre

Gabi Ju 01/07/2022

5 anos atrás eu teria adorado (eu acho)
A expectativa estava grande, tipo, grande mesmo! E a realidade foi que eu quase dormi durante toda a leitura. Tédio me dominou o tempo todo. Não consegui gostar dos personagens, achei todos extremamente superficiais. Os temas abordados são ótimos, mídia invasiva, abuso psicológico doméstico, pressão estudantil... mas faltou o tempero que eu procuro nos livros, a famosa encheção de linguiça que agrega na imersão.

O que mais me irritou foi a obviedade das coisas e ninguém vendo nada. Supostamente são nerds, certo? Extremamente inteligentes, deviam pelo menos saber olhar fora da caixinha de vez em quando. Desde a primeira página que mostrava o primeiro episódio do podcast já era óbvio que se tratava de alguém passando por um momento difícil e queria ajuda, óbvio e eu nem sou nerd kkk. February Friday? Pelo amor, não é possível que só eu entendi sobre quem era logo quando mostrou trechos das cartas. Histórias são feitas de pontinhos, e nessa aqui é bem fácil ligar eles.
A Frances precisa de um chá de "se toque" e parar de ser cachorrinha dos outros. Pelo amor guria, bota um cropped e reage. Fica chorando por aí porque seu amigo colocou a culpa em você por uma coisa que nem foi sua culpa de verdade? Ah meu poupe.
Frustração atrás de frustração. A mãe do Aled é um lixo desprezível de pessoa? Sim, mas cadê o conteúdo, aquela parte onde mostra um pouquinho mais. "Ela sempre foi assim", ok... por que? O que é que rolou no passado? Eu PRECISO dessas informações pra aproveitar e me conectar com a história.
Esse final entrou pra lista dos "tudo acontece nas últimas 50 páginas".
Oi, mãe da Frances? Obrigada por ser uma personagem legal :3

Têm muitos pontos na história que dá pra tirar e parar para refletir, mas o que eu mais aprendi é baixar minhas expectativas porque eu posso passar MUITA raiva e tédio. Minha paciência pra adolescentes se esgotou, real oficial, essa aqui foi a gota d'água kkk.
Surtei muito aqui: @gatubooks ;)
.fer.nan.da 13/07/2022minha estante
Concordo plenamente contigo

Manu 15/08/2022

"Você sempre teve coragem suficiente para arder no fogo."
Não sei nem como começar, os personagens são muito bem desenvolvidos, tratando não apenas das questões dos personagens principais, mas também dá história e dos problemas daqueles personagens que não são o foco.

No começo eu não conseguia parar de sorrir a cada palavra, e ao final fiquei vidrada, indignada e curiosa com o que aconteceria.

Não esperem um romance, o livro trata da amizade e da possibilidade de ser feliz e encarar seus medos e as expectativas dos outros.

Alice Oseman é incrível.
Taylaind 16/08/2022minha estante
Quero ler tbem.

Juu 16/07/2022

Alice Oseman decepciona nuncaaaa
Que livro delicioso de ler sério, me identifiquei DEMAIS com a principal, oq me trouxe uma conexão enorme com o livro!
Recomendo q todos os adolescentes leiam essa obra prima e reflitam sobre a mensagem que é passada , e se sintam acolhidos como eu me senti
Daniel Dornelas 16/07/2022minha estante
Alice Oseman = tudo

analice 28/09/2022minha estante
chorando no meio da aula

nadiny5 18/11/2020

eu amo esse livro mais que tudo
segunda vez que eu leio e termino com os olhos cheio de lágrimas novamente, eu aprendi tanto com esse livro e contínuo aprendendo.
Obrigada Frances, obrigada Aled, obrigada carys entre tantos outros personagens e obrigada alice por esse livro perfeito capaz de mudar nossa visão sobre infinitas coisas.
Lary 29/12/2022minha estante
Quero ler os outros dela!

novais.gio 04/09/2022

Olá. Espero que alguém esteja ouvindo.
Rádio Silêncio conta a história sobre Frances, uma aluna muito inteligente (e sua secreta obcessão por um podcast desconhecido), e Aled, outro aluno exemplar (criador do podcast favorito de Frances). A vida de Frances vira de cabeça para baixo quando descobre esse segredo, e muitos outros.

A história é muito viciante, capítulos curtos (que eu amo) e um certo suspense. Ela aborda temas como a demissexualidade de Aled, sua tensa relação com sua mãe, a grande falta que sente da sua irmã e sua dificuldade de se expressar. Já Frances, com toda sua vida sendo baseada nela se esconder atrás de suas notas, não podendo ser ela mesma.

Posso estar meio emocionado dando a nota desse livro (como todos os outrosKKK), mas admito que adorei o plot, já tinha minhas teorias e quando foi confirmado, surtei! Leia para descobrir.
uma pessoa inexistente 04/09/2022minha estante
LACROU DMSSSS

ltmeugato 15/07/2022

eu simplesmente adorei tudo nesse livro. a historia de universe city e a ligação de february friday ? alice eu te adoro
Eduardo 16/07/2022minha estante
esse livro é muito bom, a história do aled me fez pensar o quanto muito pais são assim com o filho, e a construção sobre a february Friday foi perfeita, eu achei fofa e triste

Joice.Figueiredo 07/06/2022

devia ter lido antes
Gostei muito do livro, mais do que eu esperava. A mensagem que ele têm é incrível, além dos personagens serem incríveis.
DANILÃO1505 28/06/2022minha estante
Parabéns, ótimo livro

Livro de Artista

Resenha de Artista!

giovanna 08/10/2022

a esse ponto acho q a alice oseman poderia escrever sobre uma sopa de letrinhas e eu ainda leria e ficaria facinada.
entre a frances e o aled acho que o livro foi uma lembrança que querendo ou não todos somos dois, que o mundo nos obriga a ser dois.
que a familia nao se escolhe, mas o que faremos e onde chegaremos sim.
que a escola e o sistema corrompem e quebram crianças, e que as vezes nem todo mundo tem o mesmo sonho.
enfim, amo a alice oseman com todas as minhas forças e esse livro também
giovanna 08/10/2022minha estante
escrevi fascinada errado lol mals

_venusvssf 31/10/2022

Olá, espero que alguém esteja ouvindo.
Eu amei demais rádio silêncio, eu li muito rápido em 3 dias, os personagens são muito bem desenvolvidos e profundos, a relação do Aled e da Frances é simplesmente incrível e lembrou muito eu e minha melhor amiga e isso foi muito gostoso de ler, esse livro é tudo em um, tem choro, gritos de raiva, fofura, felicidade, representatividade, ele é simplesmente incrível, ele aborda muito bem todos os problemas nele, como a maluca da mãe do Aled, acho que nunca senti tanta raiva de um personagem quanto eu senti de Carol Last, que mulher odiosa e pscicopata, eu fiquei muito tenso em várias cenas, a maioria por causa da mãe do Aled, acredito que virou o meu novo livro favorito, eu amei muito muito mesmo, Alice Oseman você está de parabéns porque você escreveu uma obra de arte. (Mas também tá me devendo terapia.)
_venusvssf 12/02/2023minha estante
psicopata* aí que ódio

millena77 02/12/2022

alguem consegue me ouvir? pfv alguem.
eu AMEI esse livro. terminei ele em poucos dias e em menos de 9hrs de leitura. leitura mt fluida, recomendo mt p quem eh adolecente ou que ta comecando sua vida academica (foi incrível eu ter lido esse livro agr ja q vou comecar a minha
me identifiquei em mts partes com a frances, mas confesso q teve certas partes q deu vontade de pegar alguns personagens ai e taca eles na parede e falar q eles sao id10tas
tirando isso, o livro eh mt bom mesmo leiam!!!!
confesso tb q teve certas partes q tava com um medinho na hr q tava lendokakaka a atmosfera n sei pq mas me deu medo
Belle131 02/12/2022minha estante
Mano sim, KSOSKKK aí como eu amo a Frances ( todos eles tbm * menos a mãe do Aled)

marianaaaaaa 24/11/2022

Ola, alguém está me ouvindo?
Radio silencio esta longe de ser um livro de romance adolescente clichê, é um livro para se indentificar na real, os capitulos são curtos tornando a leitura super fluida, ele tem diversos gatilhos, como depresão, problemas familiares, pressão escolar. A representatividade dentro dele tambem é maravilhosa, tem praticamente todas as letras da comunidade lgbtqia+.
acho muito dificil não se indentificar com alguém dentro do livro, isso que o torna maravilhoso. Sinseramente Alice entregou tudo em rádio silêncio. Muito bom, chorei, dei risada, fiquei surpresa, leiam, vale MUITO a pena.
Vi_menezes 24/11/2022minha estante
Linda amei

airtvee 07/01/2023

Olá. Espero que alguém esteja ouvindo..
Preciso começar dizendo que passei uma boa parte do livro confusa, principalmente com a questão da Carys Last, mas nada que o tempo não mostrasse.

Eu simplesmente amo a dinâmica Frances-Aled, eles nasceram um para o outro, amizade verdadeira e essas coisas. Fico um pouco triste por ter demorado tanto para eles se encontrarem em suas vidas, mas feliz, por terem se cruzado no caminho.

A Frances é uma personagem adorável, só acho triste o fato de ela ser alienada com isso de "só terei um futuro se estiver na faculdade", entretanto, creio que ela é um reflexo dos próprios vestibulandos atualmente, são muitos anos de pressão psicológica para serem apagados com um simples "você não precisa de faculdade para ter um futuro brilhante." O ponto onde isso ficou explícito para mim, foi quando ela encontra Carys, e imagina que sua vida estaria um lixo apenas por não estar na faculdade, ou quando ela se dá conta de que artes poderia ser uma ótima opção, mas não lhe traria muito em troca.

Aled... Eu simplesmente amo Aled. Facilmente seria amiga dele. Lamentável a situação familiar, ele merecia muito mais, sua mãe foi capaz de arruina-lo pouco a pouco, até que nada restasse. Foi doloroso de assistir. Ele é genial, fez um ótimo trabalho com o podcast, que tinha todo um contexto por trás. Ele é um garoto triste que precisava muito de um amigo e a Frances apareceu na hora certa.

Esse livro tem uma leitura muito fácil, porém, trata de assuntos pesados, recomendo que procurem listas de gatilhos ou se atentem a isto. Amo Alice Oseman porque todos os seus livros são conectados, e quando você conhece o universo, fica fácil encontrar as referências.

Ao decorrer do livro fica claro a situação emocional dos personagens, são várias questões que precisam ser resolvidas e dá pra sentir todo o desespero, tristeza, sofrimento e alegria de todos. Minha única crítica é o final ter ficado um pouco aberto, mas tudo bem.

Eu poderia falar por horas sobre como eu amo o Aled, mas seria mais viável vocês descobrirem sozinhos.

"Às vezes me pergunto se você já explodiu, como uma estrela, e o que estou vendo é você três milhões de anos no passado, e você não está mais aqui."
uma pessoa inexistente 05/03/2023minha estante
OI TORI TO VENDO SUA RESENHA AGR Q TERMINEI O LIVRO, disse td arrasa msm

Fer 27/12/2022

Achei que seria um romance qualquer, e fui surpreendida por uma narrativa incrível e que no fim não tinha nada do que eu esperei o tempo todo.
Sou muito grata por isso. E por essa ter sido a única leitura que consegui finalizar nos últimos anos.

"Olá. Espero que alguém esteja ouvindo..."
Fer 27/12/2022minha estante
meses* kkkk