Rádio Silêncio

Rádio Silêncio Alice Oseman

Resenhas - Rádio Silêncio

Isamariana 20/02/2024

"Estou perdido como sempre, amigos. Percebem? Gostaria que alguém me resgatasse logo. Ah, eu adoraria se isso acontecesse."

Me surpreendi demais com a escrita da Alice Oseman. Foi uma leitura fácil e muito agradável.

A amizade de Frances e Aled foi linda. Toda cumplicidade e a forma como tudo começou.
O podcast criado como uma forma alternativa de fugir de toda pressão e abuso psicológico é o ponto principal do livro. Triste e emocionante.

Para quem não se sente encaixado, perdido em seu sentido de vida pré montado, esse livro é para você. O mundo não vai acabar se você desistir daquilo ou dizer NÃO.

Frances e Aled trouxeram muitos conhecimentos. Muito bom.

Daniel651 21/04/2023

Olá, espero wue alguém esteja me ouvindo
Pra ser sincero, não esperava TANTO desse livro, só sei que gostava de hearstooper e me peguei pensando em por que não ler né? Não pode ser tão ruim.
E diferente disso!! Foi perfeito! Uma leituda tão gostosa e confortável, o tipo de linguagem fácil que só te faz flutuar enquanto lê, a história aborda temas complicados de maneira leve e te faz se preocupar com os personagens e se identificar com eles.
Sinceramente, fiquei obcecado com essa história e eu tenho o box de livros!! Então ja vou lendo o próximo.

karoladolfo 20/10/2023

Olá! Espero que alguém esteja ouvindo...
Sim Rádio, eu estou te ouvindo!
Obrigada Alice por uma história que aquece o coração na mesma medida que me faz ter raiva de certos personagens (sim Carol Last, isso é ora você), obrigada por desenvolver um relacionamento platônico de amizade que não necessariamente envolve romance porque meninos e meninas podem sim ser amigos, obrigada por toda representatividade com birraciais, bissexuais, gays, assexuais e etc, obrigada Alice por Rádio Silêncio

Bia 24/12/2023

Um dos melhores da Alice
Eu amei esse livro.

Acho que principalmente por ter temas que eu adoro e/ou me identifico: Foco em problemas familiares e não em romance, relação de irmãos (!!!), assexualidade, validação acadêmica, e uma amizade verdadeira.

Certos momentos achei corridos e em outros um pouco arrastado, mas não me impediu de devorar o livro em dois dias.

Amo o Aled, ele está tão diferente das hqs de Heartstopper, me apeguei demais a ele. Amei a France, o Dan, a Carys e a Raine. E odiei muito a Carol Last.

Senti muita vontade de ouvir um podcast fictício, adorei o Univercy City, me deixou curiosa do começo ao fim.

Mais uma vez, um livro da Alice que se tornou um queridinho para mim.

Fireheart.l 06/03/2022

Eu juro pra vocês!!!!!!!! Esse livro foi tão ????????

A escrita da Alice é incrível e esse livro tem 400 páginas sem nenhum plot incrível, são só ?adolescentes? vivendo a vida deles mas a autora faz isso de uma forma tão boa!!!

Todas as pequenas revelações foram incríveis e a amizade da Frances e do Aled é maior que carreiras!!!

Amo todos os personagens e quero ler tudo dela!!!!

Carol 23/02/2022

" Às vezes me pergunto se você já explodiu como uma estrela,e o que estou vendo é você três milhões de anos no passado,e você não está mais aqui. Como podemos estar juntos aqui,agora,sendo que você está tão longe? Quando você está tão no passado? Estou berrando mas você se vira pra me ver. Talvez eu já tenha explodido.
De qualquer modo,vamos trazer coisas lindas ao universo."

letlovebooks 21/03/2022

Simplesmente perfeito ????
Me apaixonei por esse livro, ele aborda temas extremamente importantes, como abuso emocional, crítica ao sistema educacional, ansiedade? A escrita da Alice é maravilhosa e muito envolvente.

O rumo que a história vai tomando e as coisas que vamos descobrindo durante a leitura é uma experiência muito boa, é fácil se identificar com algum dos personagens do livro como Frances, Aled, Carys, Daniel? Eu realmente amei esse livro ?

marcusmvps 27/12/2021

uma leitura muito gostosinha e que gostei mais do que esperava. rádio silêncio é um livro incrível sobre amizade e sobre a pressão que sofremos ao sair do ensino médio pra entrar em uma faculdade. acho que todo mundo deveria ler algum dia.

Lorena.Herrera 25/04/2021

Meu Deus
Ganhei esse livro de presente de aniversário de uma amiga muito queria, mas não dei muita bola pro livro, porém eu fui ler porque ela me disse que essa protagonista sou eu todinha. Pois é, imagina um livro onde a protagonista prece fazer e ser quem você acha que seria/faria?

Caju 17/07/2022

Rádio Silêncio
" Olá, espero que alguém esteja ouvindo
.. "

Tinha certa expectativa pela escrita da Alice, depois de ler Heartstopper, e acredito que foi suprida! Gostei demais do modo que ela construiu a narrativa. Na primeira metade do livro eu tava achando tudo beem ok, fofinho o desenvolvimento e tal, maaaas na segunda metade foi quando os "plots" começaram a pipocar de vez, e foi tudo muito lindo. Permaneço com ódio da desnaturada, mãe do Aled, e espero que ela assine contrato vitalício com a terapia em breve. No mais, mal posso esperar pra ler os outros livros da autoraa.

maria 13/01/2022

?Todo mundo é diferente dentro da própria mente?
Acho que nunca tinha lido um livro no momento tão certo quanto esse. Minutos antes de começar a ler ele estava tendo uma conversa sobre faculdade e como eu não tenho vontade de entrar em uma logo depois de terminar a escola, esse é um assunto que venho pensando muito ultimamente.

Também venho pensando muito sobre como eu deixo de fazer coisas pequenas mas que eu queria muito por ficar pensando no que as pessoas vão achar, e como eu vou quebrar as expectativas delas se fizer algo. Eu sinto que a maioria das pessoas já tem uma imagem formada sobre mim que não é exatamente quem eu sou assim como a Frances.

O livro trata de assuntos tão importantes de uma forma leve, a escrita é muito fluida e os capítulos são pequenos o que (pelo menos pra mim) tornou a leitura bem rápida.

Os personagens me conquistaram, esse não é um livro de romance é sobre uma amizade linda que vai te deixar com o coração quentinho.

Não sei muito o que falar sobre, acho que esse livro acabou se tornando algo muito pessoal.

Se você está no ensino médio deveria dar uma chance pra esse livro!
Agradeçam por viver na mesma na mesma época que a Alice Oseman.

Luigi 05/11/2022

que livro.
eu simplesmente adorei cada detalhe, cada momento da história.
a leitura é fluida, sempre da vontade de continuar lendo.
quero ler outros livros dessa autora, sendo que só havia lido heartstopper que por ser em quadrinhos, é bem diferente, mas tão bom quanto
agradeço eternamente a pessoa que me deu este livro

com certeza indicarei esse livro

beka 03/06/2021

Olá. Espero que alguém esteja ouvindo.
Sinceramente, tô apaixonada por todo o universo que a Alice criou com esses personagens tão incríveis. Como sempre, ela tratou com responsabilidade e de forma muita aberta assuntos importantes que muitos evitam, e isso é sempre meu detalhe preferido de cada obra que ela cria. Nesse, especificamente, eu amei como ela mostrou que nem todo adolescente quer fazer faculdade, que nem todo mundo quer seguir esse ciclo e que tá tudo bem nisso, que dá para forjar novos caminhos por outros meios.
Eu amo como os principais sempre são tão diferentes um do outro, onde sempre existe esse equilíbrio de personalidades distintas. Amo também como ela enfia personagens antigos como referências de forma tão natural que você não consegue evitar de ficar feliz de notar. Teve muitas partes que fiquei enrolando para ler só por não querer terminar logo (isso até já mostra como o livro é extremamente aconchegante). Resumindo: eu adorei.
sophs 03/06/2021minha estante
me deixou com vontade de ler vou colocar na lista

The 04/04/2023

Todos deveríamos ter uma amizade como a de Fances e Aled
Rádio silêncio conta a história de Frances que sonha em entrar em Cambridge a todo custo e não sabe de fato quem é e Aled que é muito tímido e se esconde por traz de seu podcast o Universe City.
O plot "coming of age" vem me ganhando cada vez mais. Me sinto representada com os medos, problemas e experiências amorosas falhas.
Me identifiquei com os personagens por suas pequenas ações, como pedidos excessivos de desculpa, falta de identificação com os "amigos" e o grande dilema do jovem moderno: O que eu quero fazer de faculdade? Será que quero fazer faculdade?
Muitas vezes isso é imposto por outra pessoa ao invés de uma decisão própria. A especialização é muito importante mas n precisa ser terrível e sofrida.
Outro ponto que me marcou muito foram as amizades, que são uma das (se não a) mais importante nessa fase. Como todo tipo de relacionamento vemos que a comunicação é essencial e como muitas vezes não nos identificamos com nossos "amigos". Acho que em uma fase tão difícil e incerta ter alguém que te entenda, se preocupe e respeite sua individualidade é tão importante.

Nhyx0 07/04/2023

Olá. Espero que alguém esteja ouvindo...
"Todo mundo é diferente dentro da própria mente."
Pensei que Alice Oseman estava querendo me deixar órfão. Ela obviamente criou um subgênero novo: Soft fiction - ou já existe? Se não existe, ela criou com o Osemanverse. Achei que encontraria dificuldade em me conectar com os livros de Oseman, já que Heartstopper e Rádio Silêncio são de gêneros narrativos completamente diferentes. Nunca me sentir tão absurdamente feliz por estar errado.
Meu medo com a escrita dela, desapareceu nas primeiras páginas. Li Rádio Silêncio rápido demais, felizmente - ou INFELIZMENTE? - me senti tão conectado a história que não consegui largar, e sem nenhum sentimento de que precisava terminar a história de qualquer jeito. Alice consegue criar personagens e situações que OBRIGAM o leitor a se importar e desejar descobrir até onde vai a história e saber mais sobre os personagens.
Existe dois fatos sobre a história de Frances Jenvier e Aled Last: Primeiro é que são dois deslocados e fascinantes - de uma maneira bem estranha. Segundo é a conexão que existe entre eles, de forma instantânea, afirmando que para acontecer, é independente do tempo.
Oseman trabalhou muito bem assuntos como as dificuldades da transição da adolescência e a vida adulta, o medo de assumir a própria identidade, a romantização do meio acadêmico como o auge da realização individual, e relacionamento abusivo.
Talvez quem não gosta muito de referências a cultura pop, diminua uma ou duas estrelas na avaliação, no meu caso não me importei na hora de avaliar o livro.
Enfim, eu adorei demais essa história. Esse livro se tornou fácil um dos favoritos da vida. Pode até ser simples demais, ou até com algumas falhas, se você estiver disposto a procura-las, mas tive uma ótima experiência com Frances e Aled.