Quando a luz apaga

Quando a luz apaga Gustavo Ávila

Resenhas - Quando a luz apaga

Codinome 13/02/2021

Um pouco sobre "Quando a luz apaga"
Gustavo Ávila mantém sua fórmula de sucesso de “O sorriso da hiena” (pelo menos para mim, foi um sucesso, mas acredito que tenha vendido bem também): “Quando a luz apaga” é também um romance policial protagonizado pelo seu detetive Artur Veiga e possui uma estrutura narrativa muito parecida, apesar que nesse segundo livro, Ávila deixa mais complexo com sua abundância de personagens.

Outra similaridade é o estilo thriller (uma espécie de sub-gênero das histórias policiais) que o autor consegue trazer nessas suas duas obras: e o bom thriller é aquele que te fisga, deixando-o curioso para o que vai acontecer na próxima página ou no próximo capítulo, uma obra desse tipo consegue manter um clímax praticamente constante em todo seu desenrolar. Na minha opinião, essa é a melhor qualidade de Gustavo Ávila.

Em “Quando a luz apaga”, Artur investiga o sumiço de mendigos e quem está provocando esse sumiço, ambientado antes das histórias do primeiro livro. Ao longo do texto, e acredito que não seja spoiler, o detetive percebe que está lidando com um serial killer (outra similaridade com o caso de “O sorriso da hiena”). Como eu havia dito, existe uma estrutura narrativa peculiar nas duas obras: ambas mostram o serial killer cometendo suas atrocidades e revelando informações desconhecidas para o detetive, uma maneira de contar a história que difere do romance policial clássico, em que o detetive e o leitor possuem praticamente as mesmas informações para desvendar um crime. No entanto, Ávila não revela tudo para o leitor, principalmente em “Quando a luz apaga”: a diversidade de personagens em diferentes espaços (em alguns momentos, em diferentes tempos) joga um quebra-cabeça na mesa que também temos que montar, o autor tem uma preocupação bem “faulkneriana” em ir puxando esses fios narrativos para se convergirem da metade da obra para o fim.

A situação caçador-caça, que é protagonizada pelo investigador Artur e o serial killer, é muito bem escrita e situada; nela, aliás, senti o maior gosto pela leitura nesse livro, ambos são personagens inteligentes que parecem “jogar” entre si. Um pouco das palavras do escritor já perto do fim do livro: “(...) o suspeito tinha a vantagem de estar na frente por começar primeiro, ele possuía a vantagem de estar atrás, observando seus movimentos.”

ELCi 02/01/2021

Quando a luz se apaga
Livro impactante. Excelente! Frases reflexivas. Uma história envolvente. Vale a leitura.

Ferdy 15/02/2024

Esperava mais, achei que o autor colocou muitas ideias e personagens na história e se perdeu um pouco, demorei pra engrenar na leitura...insisti por ter gostado muito do trabalho anterior do Gustavo, mas este aqui não curti tanto...o livro é bem escrito, mas um pouco longo demais, demora pra chegar num clímax que você quer chegar logo no final...

Elizajales 16/05/2024

O livro não é ruim, definitivamente, mas O sorriso da hiena é melhor (e é impossível não comparar). Nesse tem muita enrolação desnecessária, muito blablabla de pensamentos de uns personagens completamente who, dava pra dispensar. No mais, o livro é bom, a história é interessante e o assassino é um imbecil que me causou muita muita raiva, só gostaria de saber mais sobre o caso que a Bete tava investigando em paralelo ao de artur, o que não é concluído e eu fiquei curiosa

stonermilker 24/08/2021

De longe, esse livro não é simplesmente um thriller policial. O autor aqui evolui muito desde "O sorriso da Hiena" e isso fica muito claro, também, pelo personagem principal ser o mesmo detetive (Não sendo necessário ler um para entender o outro). Mas aqui, temos muitos questionamentos desde sociais até raciais, muito pontos são tocados e tem sua utilização de forma muito inteligente.
É definitivamente uma ótima obra que vai muito além do que se propõe inicialmente. Digo que ficarei ansioso e a espera do próximo lançamento do Gustavo e, quem sabe, o retorno do ótimo detetive Arthur Veiga.

Yasminy 03/06/2023

Não consegui parar de ler
Segundo livro do autor que leio e me deixa da mesma forma. Não conseguir parar de ler e nos momentos em que não pude ler fiquei pensando sobre isso. Li no banheiro, no salão fazendo as unhas e até escondida no trabalho, tudo pq não consegui largar esse livro.

rafinha 10/06/2021minha estante
muito bem descrita*

Dani.Costa 26/12/2020

Recomendo
Aquilo que você acha que é o tema central do livro não é, vai muito além.

Mona 07/11/2019

Não convenceu......
Uma premissa que teria tudo para ser um ótimo livro, claro que vale a leitura, sempre vale!!!!! Mas.......

Infelizmente não me cativou, muitos acontecimentos e todos de certa forma rasos, em nenhum caso temos um aprofundamento......

Uma preocupação excessiva de passar uma msg a sociedade que faz com que o livro fique cansativo e longo.....

Muitas frases de impacto, e é claro que diante dos vários assuntos, de certa forma polêmicos abordados, essas mesmas frases nos faz pensar e questionar nosso papel no mundo, mas se tornaram excessivas......

Ana 05/05/2024

Gustavo Ávila o escritor que você é!!!! Nosso Jöel Dicker brasileiro.

Esse tava na minha lista a anos e nem sei como ele foi parar lá, mas que bom que foi.

A narrativa é muito intrigante e envolvente. No início o leitor fica meio perdido pois vários personagens são apresentados separadamente cada um em seus próprios universos e contexto, e não parece que vai fazer sentido. Essa parte do livro é mais arrastada, e dá vontade de parar.

Mas aí as coisas e pessoas começam a se conectar e você simplesmente precisa saber como aquela teia vai ser formada.

E eu amo livros que não deixa o plot twist pras últimas páginas. Eu amo quando no meio ele já te revela, te surpreendendo por aquilo ter acontecido tão precocemente, e ao mesmo tempo concedendo o tempo necessário pra explicar detalhadamente como tudo aconteceu, mas se chegou a aquele ponto ali.

Os personagens aqui não são apaixonantes e sim provocativos (e eu amei tanto isso). E o detetive é algo digno de Hércules Poirot.

Muito bem escrito e construído, com foco em uma população nunca escrita em lugar nenhum. Um esplêndido retrato do que a literatura brasileira contemporânea é e ainda pode ser.

wirt 04/05/2020

o livro te prende do inicio ao fim com personagens até então "aleatórios", mas que pouco a pouco vão se esbarrando e fazendo com que esse livro seja tão sensacional. Um suspense intrigante e bem escrito que me impactou de uma forma que nem sei explicar.

Fred Zanitti 06/03/2021

Imperdível e perturbador
Gustavo Ávila nos surpreende com uma história chocante e que passaria em branco caso um incidente não tivesse acontecido. A construção desse thriller policial é perfeita, desde a introdução dos personagens até o desfecho da história passando por várias camadas da sociedade e questionamentos sobre o comportamento humano. A forma como as histórias dos personagens se cruzam é incrível. O livro faz a gente refletir sobre a sociedade.
Vale muito a pena a leitura.