Kalciferum

Kalciferum Andrei Fernandes

Resenhas - Kalciferum

abacagii 10/08/2023

Original e um pouco confuso
Esse livro tem uma escrita muito acessível e fluida. Foi muito fácil acompanhar os acontecimentos até mais ou menos a metade. O problema é que de uma hora pra outra tanta coisa começa a acontecer, que você meio que se perde na linha original da trama.
Foi interessante até a variedade de criaturas mitológicas inseridas na narrativa, mas acredito que teria sido mais fácil de acompanhar se as coisas fossem um pouco menos emboladas.
De todo modo, gostei da história, apesar dos personagens serem irritantes, e irei acompanhar a continuação.

Carolina.Formoso 18/12/2020

Surpreende!!
Comprei o livro empolgada com a possibilidade de ler uma ficção/fantasia escrita por um brasileiro. E me surpreendi!! A trama é criativa, envolvente, embora seja bem simples e pouco rebuscada. Super recomendo!!

J.Morgado 18/05/2021

Confesso que não esperava muito do livro, mas tive uma surpresa boa, é uma narrativa fácil e envolvente, com certeza uma boa leitura

Nat.Rizzo 31/03/2021

leitura facil e leve
esse livro é muito bom! Não sou muito familiarizada com a literatura brasileira atual, mas essa aqui com toda certeza foi muito boa de ler, amei todos os capítulos, o final achei meio milagre. Fora isso foi otimo!!

Eliene12 05/12/2021

A história é boa mas em alguns momentos fica sem explicação
Gostei do livros nas primeiras páginas mas no meio do livro ele se perde um pouco e no final fica empolgante.
Em alguns momentos específicos o autor coloca algumas coisas e não explica depois e fica aquela lacuna na história.

Thyci Silva 03/04/2021

?Nada é verdadeiro, tudo é permitido?.
Falar sobre céu e inferno e tudo que acarreta o assunto, as vezes é profano pra uns e espetacular pra outros. O livro de uma forma diferente trás visões do mundo em que vivemos, onde todos passam por seus infernos e sua glórias dentro de si. Ler sobre o assunto, me faz viajar nesse universo e me faz tentar compreender algumas coisas.

Hobbits Leitores 03/11/2021

Kalciferum
O @andreizilla faz um trampo massa no Mundo Freak. Kalciferum foi sua obra de estreia em 2016 e eu só conheci agora. Incrível como me apeguei. Talvez pela leitura ter rendido. Pode ser porque o Andrei fez aula com o Eduardo Spohr, autor de Filhos do Éden e A Batalha do Apocalipse e eu adorar as obras? Não sei, só sei que foi assim.

Pega a ideia: Rafael, brasileiro loser desempregado sem objetivos na vida tem oportunidade de entrar em megarede de varejo. Acaba lidando com o estagiário Cal, que na verdade é um demônio que deu fuga do Sheol. Fazem um contrato, o demônio vira segurança do magrão e eles se metem em altas confusões.

Simples né? Parece anime né? Eu sei que daria um anime. Como otaku véio que sou curti a premissa e curti a leitura. Legal fazer isso vez ou outra, leio coisas sem nenhum apelo comercial ou indicação, só por ter achado e simpatizado do além (conheço um Calcifer do estúdio Ghibli). Ser nacional ajudou, ser uma leitura despretensiosa mais ainda. Tem uma proposta simples e pancadaria entre seres capirotescos. Valeu o contato. E tem continuação.

Para quem gosta de mitologia, temos cristianismo, judaísmo, xintoismo e o querido paganismo coexistindo em São Paulo, no bairro favorito do povo amante da cultura nipônica, a Liberdade.

É legal ler algo mais suave. Estou com It atravessado e Pancadaria que narra a disputa histórica entre as editoras Marvel e DC, Kalciferum foi uma quebrada do ritmo dessas leituras mais densas, difíceis de render. Uma ficção sobrenatural em SP interessante que foi um bom entretenimento.

Por Thiago Natus.

site: https://www.instagram.com/p/CRFP_AkLVW2/?utm_source=ig_web_copy_link

Maisavila 23/06/2021

Gostei e não gostei ao mesmo tempo
O livro fala basicamente sobre o demônio chamado Cal e o mundano chamado Rafael. Eles tem que resolver varios problemas relacionados ao mundo demoníaco.
Minha opinião: achei varia partes arrastadas e fiquei muito entediada com a leitura, tanto é que demorei 2 meses para finalizar ela. Mas, por mais que eu ache isso, concluo que a história tem um enredo bom. A história possui uma continuação (O Martelo das Feitiçarias) e vou afimitir que não tenho vontade de ler agora. Talvez outra hora....

Conclusão final:
É um bom livro, por mais que eu ache que seja um tiquinho arrastado.
?????

Flávia Corá 12/04/2021

Gostei muitooo
Bom, no começo do livro eu achei q n iria gostar nem um pouco, mas acabei me envolvendo com a história. A escrita foi um pouco cansativa e com descrições desnecessárias mas gostei muitooooo do Cal, um dos personagens principais. Já comecei o segundo livro kkkkk

Nich 08/12/2021

As pessoas veem o que querem ver, ignorando as múltiplas possibilidades de realidade.
Rafael era só mais um, perdido em suas convicções mundanas sobre tudo, até descobrir que seu colega de trabalho era, na verdade, um demônio fugitivo, a partir daquele momento, sua vida nunca mais seria a mesma.

Andrei Fernandes criou um mundo invisível, escondido atrás das luzes da cidade. Através de personagens cativantes e uma história empolgante, o autor criou um mundo fantástico que pode ser expandido e explorado a longo prazo.

A imersão da história é quase imediata e, um dos pontos que me chamou a atenção foi a forma com o autor descreve o ambiente, podendo se encaixar em qualquer grande metrópole. Os personagens sobrenaturais e "mundanos" são extremamente palpáveis, qualquer um deles poderia existir com facilidade.

Mesmo tendo continuação, Kalciferum é uma obra que fala por si só, com um final digno da história apresentada no decorrer do livro e não deixa a sensação de "obrigatoriedade" de ler o próximo, mas sim com DESEJO de ler mais e mais.

Acredito que o autor poderia ter se aprofundado um pouco mais nas motivações dos vilões, mas isso não chega a ser um problema a trama, tornando uma ótima experiência de leitura.

Por fim, coloco o livro como uma leitura viciante, daquelas que quanto mais lemos, mais vontade temos de chegar ao fim.

site: https://nichollas17.wixsite.com/nichcalixto/post/um-livro-um-caf%C3%A9-kalciferum

Agata.leitora 29/12/2021

O livro é muito bom!
Uma fantasia contemporânea, passada na cidade de São Paulo!
Gostei muito da história, apesar de achar o Rafael um pouco chato.
É sempre bom ler livros de escritores brasileiros. Temos excelentes escritores e muitas vezes os ignoramos.
Temos que valorizar mais a nossa literatura!

Gaitista 03/04/2020

Interessante mas pecou em alguns pontos
A história tem um clima interessante, mistura demônios, bruxas e vagantes, num mesmo caldeirão, tenta apresentar as coisas num ponto diferente, mas a ideia não foi muito bem executada, Rafael um cara normal é introduzido nesse mundo e pouco a pouco as coisas são explicadas, só que não existe uma totalidade da explicação, deixando o personagem e nós o leitor confusos e o universo apresentado no meu ponto de vista ficou raso, não possibilitando uma total imersão.
Outro ponto, o autor ele repete muito no livro, o mundano, mundano, Rafael, Rafael, Cal e por ai vai, tornando a leitura um pouco repetitiva, falta uma variação de uso de sujeitos que atrapalha um pouquinho o seguimento do livro.
Embora, eu senti a necessidade de uma explicação maior do universo do livro e mais alguns detalhes, é um livro que tenta sair do clichê, não foi executado com maestria, mas vejo muito potencial no autor e vale a leitura!!!

Sete 11/06/2021

Básico
Uma leitura simples, porém interessante para passar o tempo, provavelmente leio no futuro a continuação.

Monique259 19/03/2021

Surpreende.
Comecei a leitura não dando nada por ele, confesso. Mas me surpreendeu e muito! Eu devorei o livro em uma madrugada, não pensei em mais nada. Fiquei muito feliz por ter "comprado" ele e a sequência no Amazon. Sem dúvida nenhuma vou comprar o livro físico assim que puder pra ajudar o autor, que inclusive, procurei no tt na mesma hora kkkk