Felicidade clandestina

Felicidade clandestina Clarice Lispector

Resenhas - Felicidade Clandestina

gabi.3 26/04/2023

Fazendo o grande sacrifício de não ser louco. Eu não sou louco por solidariedade com os milhares de nós que, para construir o possível, também sacrificaram a verdade que seria uma loucura.

Eva Kelly 17/04/2023

?Eu, que jamais me habituarei a mim, estava querendo que o mundo não me escandalizasse. Porque eu, que de mim só consegui foi me submeter a mim mesma, pois sou tão mais inexorável do que eu, eu estava querendo me compensar de mim mesma com uma terra menos violenta que eu.?

Bela.leituras 15/04/2023

Um livro de uma mulher sobre ser mulher
Eu simplesmente AMO a clarice lispector, felicidade clandestina traz muito o texto escrito por uma mulher para outras mulheres sobre ser mulher.
Eu sinceramente acho que a Clarice é o Kafka tem a escrita mais excruciante.

Alex 13/04/2023

Legal... Porém.
O livro contém 25 contos. Foi o priemiro livro clássico que li, e sinceramente, eu não gostei muito, realmente existe vários contis bons, porém a maioria não me agradou como esperado, fiquei perdido nos contos e não entendi o que a escritora queria dizer. Além, de serem um pouco sem graça. Todavia, achei interessante alguns contos, como: UMA AMIZADE SINCERA, RESTOS DO CARNAVAL, PERDOANDO DEUS, TENTAÇÃO e O PRIMEIRO BEIJO, amei cada palavra desses contos. Não recomendaria o livro, apenas os contos que citei.

Ingrid320 07/04/2023

A amizade é mateira de salvação
Meus contos favoritos desse livro foram, Felicidade Clandestina, Amizade sincera, restos de carnaval, uma história de tanto amor e o primeiro beijo!

Fábbio (@omeninoquele) 06/04/2023

Amo Clarice!
#OMeninoResenhando

"Viver é extremamente tolerável, viver ocupa e distrai, viver faz rir."

Todos que me conhecem sabem que sou apaixonado pelas obras da Clarice Lispector. Um amor que começou ainda no colegial, quando deparei-me com "A hora da estrela" e todos os desafios que esse livro me expôs. Ler Clarice é sempre uma experiência magnífica de profunda incitação, beleza, desafio e acima de tudo orgulho, por ter em minhas mãos algo tão brilhantemente pensado e que tanto nos desafia. Em suas obras Clarice vai além da razão, e seus escritos podem muito bem significar a cada vez que relemos algo que por ventura deixemos passar, ler Clarice é muito bom!

Em "Felicidade Clandestina" temos um livro de crônicas ou contos, que narra cotidianos de personagens onde a gente pode ver claramente experiências ou situações vividas ou vistas pelo olhar atento da autora. Eles não são como contos que se ligam de forma direta, muito pelo contrário, cada um é um desafio enorme para encontrar o fio da meada e mesmo eles não conversando claramente entre si, eles possuem algo que os liga profundamente, a esperança.

Esse é um trabalho brilhante de uma autora que usa e abusa de uma escrita que sempre nos desafia porque não é algo meramente pensado com um único entendimento, seus escritos são arduamente trabalhados assim como teias que se ligam das mais variadas formas, trazendo essa qualidade enorme até em textos cotidianos como as crônicas, que ela sempre disse não saber fazer, e contos.

Não imaginava a anos atrás, lá quando me deparei com essa autora, de que ela seria tão essencial em minha vida. Sua obra é para mim o que muitos pensam: um verdadeiro desafio e um mergulhar no escuro sem medo de se jogar. Sempre que leio algo da Clarice fico meio inseguro de falar, porque ela é uma das autoras que ou a gente devora ou somos devorados por suas obras e mesmo não sendo um crítico mais adequado pra expor sobre seu trabalho, me sinto na obrigação de dizer que suas obras valem muito a pena serem conhecidas.

#FelicidadeClandestina #ClariceLispector #EditoraRocco

site: https://www.instagram.com/p/CqGrNjwvyrs/

Vee 02/04/2023

É uma obra de contos de Clarice Lispector que apresenta uma prosa delicada e profunda, capaz de envolver o leitor em um mundo de emoções e sensações. Dentre os contos, destaca-se "O ovo e a galinha", que se mostra misterioso e envolvente a cada leitura. Clarice consegue explorar de forma magistral os personagens e suas emoções, criando uma narrativa que se revela cada vez mais profunda e intrigante. Para quem aprecia uma escrita sensível e reflexiva, este livro é uma excelente escolha.

aiyroo 31/03/2023

Continhos da Clarice
Eu gostei dos primeiros contos, alguns outros espalhados pelo o meio do livro também. Meus favoritos foram Felicidade clandestina e Restos do Carnaval. Adorei esse tema mais inocente, passou um sentimento de nostalgia lendo eles. Infelizmente com o passar dos contos, eles foram ficando bem mais fraquinhos e chatos, sem algum ?sabor?. Só pareceram coisas jogadas no liquidificador e estava pronto.

Bruna 29/03/2023

Felicidade Clandestina
Incrível! A escrita da Clarice me toca muito fundo. Ela tem uma forma tão linda e sensível de escrever.

linne 27/03/2023

São os tipos de contos que eu amo! Aquelas histórias que te prendem e te fazem sentir-se bem só por estar lendo.
Virou um dos meus favoritos ?

Beatriz 27/03/2023

Felicidade Clandestina
Gostei muito da leitura. Não sou muito acostumada a ler poemas, porém gostei muito da escrita da Clarisse. Felicidade Clandestina me fez refletir em muitos momentos. Recomendo pra quem gosta de poemas, porém achei muitos deles bem confusos.

Eduardo 26/03/2023

Os nocautes de Clarice
Dizem que os contos são feitos para nos arrebatar de imediato, pois, diferentes dos romances, são breves e devem nos nocautear logo de cara, conforme eu os defino. Assim são os contos de Clarice Lispector na obra Felicidade Clandestina, que traz uma coletânea deles, os quais anteriormente foram publicados em diversas publicações e épocas.

Clarice se enquadra junto com os outros autores do movimento pós-modernismo. Esses contos vão de vivências da própria autora quando viveu sua infância no Recife até questionamentos mais profundos da alma. O exercício de escrever era uma forma dela se posicionar no mundo, embora tal ato a deixasse sempre em volta de questionamentos: os mistérios de Clarice.

Ler essa obra é quase um dever de leitores que buscam algo a mais do que uma simples leitura de início, meio e fim. Não, não! É uma obrigação! Clarice, que resolveu escrever para se divertir, conseguiu se divertir escrevendo. E que a sorte a nossa!

Anna 21/03/2023

Magnífico!
Achei a leitura complicada pois não estava acostumada,mas os contos são leves e carregam muitas lições de vidas.
Para quem gosta de livros com frases marcantes esse é um dos melhores.
Clarice nunca erra

Renata 20/03/2023

Cada vez mais me aprofundando nas águas de Clarice ??
Clarice conseguiu, mais uma vez, me encantar com suas histórias. Dessa vez, com os seus contos. Por serem histórias mais curtas, não são tão aprofundadas, como nos romances, porém isso não quer dizer que não são histórias intensas. São muito intensas. Eu me identifiquei com várias! Consegui captar a essência de algumas e outras precisaram de um exercício maior (pesquisa de análises)... Interpretei algumas da minha forma e outras só consegui interpretar por completo com a ajuda das análises. De todo jeito, aprendi muito. Fui feliz (literalmente) e absorvi Clarice da melhor forma possível: devagar e sentindo.
Os meus contos favoritos foram: Felicidade clandestina, Evolução de uma miopia, O grande passeio (esse conto é lindo, lindo, lindo), Perdoando Deus, O ovo e a galinha, A legião estrangeira, Os desastres de Sofia (um conto muito inteligente), As águas do mundo (me identifiquei horrores) e Encarnação involuntária.
Todos os contos tiveram os seus valores para mim e, com certeza, vou querer relê-los em algum momento. Clarice é assim pra mim: precisa de releitura porque uma só vez não me é suficiente. Amo! ??