Felicidade clandestina

Felicidade clandestina Clarice Lispector

Resenhas - Felicidade Clandestina

Sabrina758 13/10/2022

Um livro marcante
Me marcou muito, pois esse livro me fez companhia em meses bem difíceis e amargos. Consegui mergulhar em cada conto que a Clarice dedicou a estas páginas. Em muitos momentos me identificando, me perdendo ou me encontrando, mas me enxergando naquelas narrativas. Poucos autores despertam essa profunda imaginação em mim. Amei demais.

victor.victor.victor 12/10/2022

Contos bons, a maioria protagonizados por crianças. Esses costumam ser bem leves. Outros são mais densos na análise psicológica, mas nenhum chega a ser hermético.

Os melhores sao: conto-titulo, Encarnação involuntária, Restos de carnaval, Cem anos de perdão, Uma história de muito amor.

Ana 12/10/2022

Memórias de um Recife do passado.
Uma coletânea de contos por parte de Clarice não poderia ser uma coisa fraca ou monótona. Cada conto traz um sentimento e uma vivência diferente. Ler Lispector é ter tempo para refletir sobre a história que ela te traz, e como desta vez são várias, é bom ler com paciência.
Vale ressaltar o quanto amei ver memórias do passado de Clarice em meio ao livro, principalmente ao falar e nós trazer para dentro de Recife e você se sentir em meio àquelas ruas.

giu 09/10/2022

Ninguém soa como Clarice
Esse é um livro que eu quero reler depois de ser mãe, com certeza vai ser uma leitura diferente depois de certa maturidade.

Achei e escolha dos contos genial. Os elementos da vida dela são muito perceptíveis nas sequências dos contos. O fascínio que ela tinha por galinhas também é de se admirar, ne?

Enfim, não sei bem escrever sobre esse livro mas com certeza é um coletânea essencial para quem gosta de Clarice.

Não entendi nada de alguns, não entendi tudo de outros mas acho até que me sai bem nos parâmetros gerais kkkkkk

Meus favoritos: Felicidade Clandestina, Restos do Carnaval, A Legião Estrangeira, A Repartição dos Pães e O Desastre de Sofia.

Tai Ramalho 05/10/2022

Clarice arrasa sempre. Coração quentinho sempre que leio os contos dela, muita reflexão, com certeza um dos maiores tesouros que temos ?? vale a pena se jogar de cabeça em cada conto e desbravar suas profundezas.

Maria1691 28/09/2022

Gratificante
Comecei a ler porque meu professor de literatura disse que gostava muito dela, ele sempre fala bem dela. Pra ser bem sincera, no começo eu não entendi muito sobre o livro mas ao decorrer da leitura fui entendo e pensando bastante sobre as coisas. Espero que eu consiga ter a oportunidade de ler outros livros dela :) e desde já, gratidão a meu professor de literatura ( Magno ) por está recomendação. :))

@fugiprascolinas 20/09/2022

Ler Clarice Lispector... tem prazer literário maior? Se tem, desconheço! É como um copo de água refrescante - não gelada de trincar a garganta - num dia seco. Ah, Clarice!
Essa edição de #felicidadeclandestina faz parte de um box da @editorarocco com outros dois livros de contos dessa escritora que se denominava ser do tipo dos sem tipos, e assim são suas estórias que narram algo que você definitivamente não estava esperando, mas precisava ler.
Confesso que uma das minhas inspirações para escrever é a #ClariceLispector e sei de cor uma penca de trechos do que ela escreveu ?
Minha vontade era encher isso aqui de quotes, mas prefiro que se deliciem seguindo um conselho: #leiamoqueeuleio e não irão se arrepender. E só para fazer graça: "Eu não escrevi metade dessas bobagens que vocês postam" - LISPECTOR, Clarice.

MarcosQz 19/09/2022

Clarice escreve com uma leveza e destreza peculiar. Felicidade Clandestina é o primeiro livro que leio dela, fiquei apaixonado, fiquei confuso, fiquei feliz e triste. Algumas crônicas me deixaram sem entender absolutamente nada, o que é aquilo do ovo? Clarice escreve com leveza e profundidade, com um toque de filosofia, com questionamentos que ficam gravados em nós. Felicidade clandestina, Uma amizade sincera, Restos do Carnaval, Uma esperança, Cem anos de perdão, Uma história de tanto amor e A quinta história ficaram gravadas.

Aleff Coelho 06/09/2022

Obra prima
Todos esses 25 contos me fez refletir, não se lê Clarice, se consome. Estou apaixonado pela sua escrita assim como por seus contos...
Tarsila 18/09/2022minha estante
Terminou há 11 DIAS! E só veio me contar agora que destruiu meu livro...

Aleff Coelho 18/09/2022minha estante
Tava criando coragem :(

Vi 04/09/2022

perdeu 1 estrelinha porque pelo menos 50% desses contos eu já tinha lido, MAS absolutamente ninguém no mundo escreveu do mesmo jeito que a Clarice, todas as vezes que leio algo dessa mulher sinto a minha alma recebendo um abraço

nalusales 14/08/2022

Livro favorito da minha escritora favorita, sou muito suspeita pra falar. Esses contos despertaram em mim, pela primeira vez, a vontade de pesquisar literatura.

Marco 12/08/2022

Ótimo
Talvez a melhor obra da Clarice. O formato de crônica torna a leitura do seu estilo reflexivo menos suscetível a dispersões. O encadeamento dos textos cria conexão potente entre as histórias, tipo O ovo e a galinha precedendo Legião estrangeira. É muito bom chegar a metade final da leitura e constatar que o professor de Clarice já tinha notado desde o começo: ela é muito engraçada e doidinha. Um ponto de vista único que narra o cotidiano trágico com profundidade e senso de humor. Clarice a maior!

Geane.Gouvea 10/08/2022

Desafio 12 livros em 12 meses - Clarice Lispector #livro7
? Sobre o livro:

É composto por contos escritos em épocas diversas da vida de Clarice. E por não contos.

Muitos deles ? como "Felicidade clandestina", que dá título ao livro ? foram publicados no Caderno B do Jornal do Brasil. Como crônicas. Que também não eram crônicas.

Terminada a leitura deste livro, o que temos é Clarice Lispector em sua plenitude. Não apenas é ela a personagem da quase totalidade dos contos, traçando seu próprio retrato ou o retrato de seus sentimentos ? ela na infância, ela na juventude, ela mãe e atenta observadora dos filhos, ela e suas relação com as galinhas ? como o mundo que nos entrega, pura densidade, é fruto de sua constante observação da vida. ?Ficar atenta me tomava dias e dias?, diz em ?Os desastres de Sofia?. Em verdade, tomava muito mais do que isso.

? Minha experiência:

?Textos repetidos?
Alguns desta obra, também se encontra em
"A descoberta do mundo", da mesma escritora.
?Novas descobertas?
Sim, LISPECTOR se revelando em suas palavras, com suas particularidades, reflexões e leveza. Ela fala dos animais, ela fala de gente, de sentimentos.

? "(...) Meu menino menor sabia, antes de eu saber, que eu me desfaria do gorila: ?E se eu prometer que um dia o macaco vai adoecer e morrer, você deixa ele ficar? e se você soubesse que de qualquer jeito ele um dia vai cair da janela e morrer lá embaixo?? Meus sentimentos desviavam o olhar. A inconsciência feliz e imunda do macacão-pequeno tornava-me responsável pelo seu destino, já que ele próprio não aceitava culpas."

Pedro.Alves 08/08/2022

4,7/5
(+ 15)

Livro de contos muito bom, com destaque para O Grande Passeio, A Legião Estrangeira, Os Desastres de Sofia e A Mensagem