Felicidade clandestina

Felicidade clandestina Clarice Lispector

Resenhas - Felicidade Clandestina

Bibi ð¦ 21/07/2022

? Resenha: Felicidade Clandestina ????? | Autora: Clarice Lispector | Editora: @editorarocco

Esse livro é uma coletânea de 25 contos escritos em diferentes fases da vida de Clarice. No conto que da nome ao livro, a personagem conhece a maldosa filha do dono de uma livraria em Recife, e como boa "criança devoradora de histórias" anseia por As Reinações de Narizinho que está sob a posse da menina que, no entanto, promete emprestar-lhe.

No outro dia a personagem corre ansiosa até a casa da menina que alega não estar com o livro e que ela deve voltar no dia seguinte. Todos os dias ela vai aos pulos e com o coração palpitante até a casa da filha do dono da livraria que sempre com uma desculpa diferente não  lhe entrega o livro, mas ela é movida pela esperança de um dia tê-lo em suas mãos. Quando finalmente o tem, em puro êxtase, ela não o lê, o deixa guardado em algum canto, lê algumas breves linhas e depois fecha-o de novo, e assim ela percebe que para ela a felicidade era algo clandestino.
"Criava as mais falsas dificuldades para aquela coisa clandestina que era a felicidade. A felicidade sempre iria ser clandestina para mim. Parece que eu já pressentia."

Esse foi o primeiro livro que eu li da autora e foi o que fez eu me apaixonar por ela. Clarice possui uma escrita única e indefinível, escreve sobre seus próprios devaneios e por isso suas personagens (a maioria são mulheres) possuem muito dela.

yas 16/07/2022

que mulher maravilhosa!! foi meu primeiro contato com ela e meu deus que escrita maravilhosa e que histórias geniais. não gostei de todos os contos, mas no geral curti dmss

Fat212 15/07/2022

Pensamentos jogados ao vento?
Ler Clarice pra mim foi como ver meus pensamentos mais loucos jogados no papel sem usar filtro. Mas eu não teria essa coragem, rs.
Contos que gostei muito, outros que gostei menos, alguns que preciso reler pra entender?

Paula1735 11/07/2022

Não foi o melhor pra mim
Não sei se por conter textos mais abstratos, ou por eu não estar "no clima", não consegui gostar desse livro como amei as outras obras de Clarice. Esse é repleto de contos, dos quais eu gostei, foram só dois ou três, estourando. Destaque para: O Grande Passeio, que tocou meu coração profundamente. Ai se todos fossem assim!

Suzana Mendonça 03/07/2022

Brilhante
Felicidade Clandestina traz diversos contos desenvolvidos por Clarice Lispector, cujas histórias são profundamente diferentes entre si, embora igualmente marcantes. Os contos apresentam frases e reflexões de arrepiar.

O primeiro conto ?Felicidade Clandestina? já seria suficiente para demonstrar o impacto da escrita e das ideias da autora.

greenai 26/06/2022

Que delicinha, meu primeiro livro e contato com Clarice, totalmente inesquecível. Cada conto me transportou, e com uma leveza tão boa, o próprio conto que leva o nome do livro se tornou meu preferido, minhas expectativas foram supridas e quero ter mais acesso ao mundo da Clarice.

Evelly.Carolina 06/06/2022

felicidade de contos
Essa é uma coletânea de textos da Clarice, estava com muita expectativa já que esse não seria meu primeiro livro a ler dela. As histórias, várias delas eu gostei muito muito, com finais super surpreendentes e inesperados ou trazendo reflexões e frases bem interessantes. Também tiveram outros que eu não gostava tanto e só queria passar para o próximo, mas acontece, em 25 contos era provavel eu não gostar de todos, mas é isso, foi muito bom.

Cecília 03/06/2022

A escrita simples e intimista da Clarice Lispector é incrível, ela faz o leitor se conectar com os personagens e as situações narradas de uma forma maravilhosa, é um livro ótima para refletir sobre a nossa essência.

Carolina 03/06/2022

"Ah, está se tornando difícil escrever. Porque sinto como ficarei de coração escuro ao constatar que, mesmo me agregando tão pouco à alegria, eu era de tal modo sedenta que um quase nada já me tornava uma menina feliz."

erickinha 28/05/2022

estou triste por terminar esse livro, me apeguei demais a ele. como foi o primeiro conteúdo que li de clarice lispector algumas coisas ficaram meio confusas, já que seus textos são muito autênticos e subjetivos, mas em geral foi uma ótima experiência de leitura e sem dúvida alguma vou querer ler outros livros dela. também foi o primeiro livro de contos que eu li e gostei muito desse formato.

Yasmin 23/05/2022

clarice como sempre trazendo de situações simples um simbolismo e uma profundidade que são características dela, quanto mais leio seus contos e crônicas mais me apaixono pela escrita.

Fernanda Sheila 23/05/2022

Um conto por vez
Felicidade Clandestina foi, para mim, uma leitura intrigante.
Li um conto por vez, fazendo pausas para absorver e tentar entender o conteúdo.
Não sei se consegui, mas sei que é uma leitura que vale a pena.
O modo como ela pega acontecimentos simples, do cotidiano, e os transforma em narrativas detalhadas, complexas e até filosóficas.
Essa foi minha primeira obra da autora e pude perceber uma coisa: Clarice é incrível.
Uma escritora única.
Quantos talentos temos na literatura brasileira.
Pretendo continuar lendo outras obras da autora, para conhecer mais.

Tiago343 22/05/2022

Não superou as expectativas :-(
MAIS DO QUE ISSO, AS EXPLODIU!
simplesmente não sei como eu consegui passar tantos anos, 18 anos e 5 meses, sem nunca ter lido Clarice Lispector. Os últimos 3 anos, que foi quando entrei e finalizei o ensino médio, ouvia muito sobre Clarice Lispector, ouvia seu nome quando tinhas aulas sobre o modernisno e quando me dei conta, por vontade espontânea e explosiva, estava vendo aquela entrevista que ela deu a TV Cultura, de lá eu já passei a ama-la, amar a mulher Clarice, a escritora conheci agora.

Nos últimos três anos eu venho vendo aquela entrevista, acredito ter a assistido mais de 5 vezes além das várias outras.
O que eu posso dizer, precisava e queria conhecê-la, só não sabia que ela já me conhecia tão. Desse livro tiro coisas, frases e reflexões que quero aplicar a minha vida, uma frase não me sairá da cabeça, "pão é amor entre estranhos".
Lilo P 10/06/2022minha estante
Muito legal saber q esse livro foi bom pra vc, eu sinceramente compreendi muito pouco do q a autora quis dizer, mas foi uma experiência legal, ela é tão renomada e tal. Acho legal dar uma variada nos livros q tenho lido. Certamente algum dia vou reler os contos dela e pesquisar bastante sobre a vida e escrita também ?

Leo Farias 22/05/2022

"Perdoando Deus" e “Felicidade Clandestina” são duas obras-primas condensadas em poucas páginas.
Escrito com fluidez, e mantendo toda a margem para profundidades. Escutei Clarice, a minha versão dela, a idealizada, do meu lado contando as histórias desse livro. Cheio de metáforas e uma psicologia natural, que brota de mentes geniais como as de Clarice.
Contos escritos em diferentes épocas da autora, tendo como temas a infância, a adolescência, família, amores e assuntos tão importantes para a rotina de nossa existência.
Deve-se ouvir Clarice, antes de tudo.